quarta-feira, 30 de abril de 2008

GOLPE DE CAMPEÃO


Tony Parker / Foto: NBA

O roteiro previa sete jogos, disputa acirrada, clima tenso e, quem sabe, a melhor série de playoff dos últimos tempos. O San Antonio Spurs, que não tem nada com isso, tratou de rasgar o script. Em noite de Tony Parker (31 pontos, oito passes) e Tim Duncan (29 pontos, 17 rebotes), o atual campeão da NBA deu o golpe de misericórdia no Phoenix e despachou o rival do mata-mata. Em jogo equilibrado até o fim (92-87), pesaram os sete desperdícios de bola dos Suns na reta final, sendo três infantis em momentos decisivos - um passe sem direção do Nash, uma assistência do Diaw para a arquibancada e uma reposição de bola errada com 25 segundos no relógio. Falhar desse jeito diante de um time tão consistente pode ser fatal. E foi.

Duncan e Shaq / Foto: NBASe o Phoenix pensava em virar a série e fazer história, o sonho virou pesadelo. A eliminação, diga-se, não é culpa do Shaq. É culpa da troca que envolveu o Shaq. O pivô até rendeu acima do esperado, mas Steve Kerr pagou caro por desmontar o núcleo do elenco no meio da temporada. De uma só tacada, além de mudar o estilo de jogo, o cartola abriu mão de uma peça fundamental no esquema (Marion) e um reserva para Nash (Banks). Dessa maneira,
só valeria a pena se O`Neal cumprisse o que alguns esperavam: frear Duncan na série. Isso esteve longe de acontecer - os números melhoraram em relação à fase regular. Nos confrontos anteriores com o Phoenix em mata-mata, o San Antonio vencia, mas precisava suar. Desta vez, após o épico jogo 1, passou quase sem despentear o cabelo.

Amare Stoudemire / Foto: NBAA subida de produção de Amare Stoudemire (foto) e a elogiável contribuição de Shaquille nos rebotes não compensaram o esfacelamento de um esquema no momento em que os Suns lideravam o Oeste. O time ficou mais frágil, e a prova disso é o retrospecto contra os grandes desde a troca: em 20 partidas, seis vitórias e 14 derrotas. O pior é que, para a próxima temporada, quatro titulares (Shaq, Nash, Hill e Bell) estarão perigosamente um ano mais velhos. E agora, o que fazer?

De imediato, a dica é sentar no sofá e curtir Spurs x Hornets, a partir de sábado. Com um pouco de sorte, quem sabe essa não se transforma na melhor série de playoff dos últimos tempos...

22 comentários:

Anônimo disse...

Pena... o Suns nao jogou bem a temporada inteira e, mesmo antes da troca pelo Shaq, estava jogando mal. Entao nao culpo a troca, ja que mesmo que ela nao tivesse ocorrido, nao teriamos chance.

Quem sabe se tivessemos trocado o Amare pelo KG? Ou Marion pelo Kirilenko?

Falha da organizacao que nao soube melhorar o time e falha do tecnico que nao soube administrar egos e criar um sistema eficiente de jogo.

Parece que agora o D'Antoni vai rodar mesmo. Resta saber quem vem. Com o mercado de tecnicos meio fraco, nem sei quem eh meu favorito... talvez o atual assistente, Adrian Griffin fique. So espero que nao venham perebas como Del Harris, Rick Carlisle, Sam Vincent, etc.

O futuro eh assustador!

Abracos!

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

o Spurs é uma vergonha!!!
fazer Hack a Shak de novo!!!
time que não confia em suas capacidades defensivas nem ofensivas para fazer isso!!

www.ny-knicks-brasil.blogspot.com

felipemmKNICKS

Anônimo disse...

É...realmente é uma vergonha!

O Spurs ganhou de QUATRO a UM por causa do hack.

:-)

Anônimo disse...

Eu discordo que a culpa da derrota do Suns tenha sido o Hack-a-Shaq, e tenho certeza que foi pelo desempenho pífio de Steve Nash nos playoffs mais uma vez !

Anônimo disse...

Não concordo com o Rodrigo ao dizer que o Spurs não suou pra vencer os Suns. À exceção do jogo 3, todos os demais foram extremamente equilibrados, decididos nos últimos minutos.
Tbm não acho q a saida de Marion foi crucial para a derrota. Quantas vezes os Suns ganharam dos Spurs em pfss com o Marion???
Steve Kerr tinha que se mexer e se pecou, pelo menos tentou fazer alguma para melhorar a defesa, principalmente os rebotes.
E acho q fez certo, pois é fato que os rebotes da equipe cresceram e o garrafão ficou mais forte e Amare cresceu incrivelmente seu jogo.
Na minha opinião, a derrota não foi culpa de Shaq ou Kerr mas o principal responsável Foi Steve Nash, que, tirando o jogo 1, falhou em todos os momentos decisivos.
Ontem por exemplo, foram 3 erros nos 2 últimos minutos do jogo. E aqui, não temos como culpar D'antoni, pois Nash foi poupado durante a temporada e teve muitos minutos de descanso nos jogos, mas tomou as decisões erradas na hora da decisão.
O jogo 1 mudou a historia da serie, pois os Suns tinham o jogo ganho e tomar uma virada daquela tirou muito da motivação e a energia necessária para vencer um ótimo time como os Spurs.
Também não acho q foi uma temporada desastroso como disse o Fernando, o time se manteve entre os primeiros no forte oeste, fez jogos bastante equilibrados contra a melhor equipe da década, mas falhou nos momentos decisivos.
Agora, cabe ao Suns repensar seu estilo de jogo (mudança de técnico), tentar contratar um reserva pro Nash e voltar com tudo na próxima temporada, pois o tempo de duração da equipe está acabando.

Só para constar a minha posição, naum condeno o Hach a Shaq, pode até ser anti-ético, mas é legal e dentro das regras. É somente uma arma utilizada pela equipe pra ganhar jogos, repito, é feio mas totalmente dentro da normas do jogo.
E tbm, não foi por isso q os Suns perderam. A derrota passa muito pelas mãos de Nash...

Rafael Bicalho

Anônimo disse...

Na minha opinião não foi a troca que definiu essa derrocada como já tenho dito outras vezes.
O Suns não pode deixar de reconhecer que os tempos de glória de Steve Nash estão contados.
A busca de um pivô era a única opção diferente que não havia sido tentada de dar a oportunidade ao time com base no jogo do armador canadense.
E no elenco o único inconformado era o supervalorizado Marion.
Aquele que jamais conseguiu decidir nos momentos cruciais das outras eliminações contra os Spurs.(vale lembrar foram duas com Marion);
Voltando ao Nash, ele não vai deixar de ser um ótimo jogador de ma hora para outra, mas foi evidente como sempre que ele não suporta mais 80 jogos da temporada e depois o jogo e a marcação física dos playoffs.
Aliás essa perda de posse de bola no jogo de ontem faltando 25 segundos e com 2 pontos atrás, foi apenas reflexo da insegurança na armação do Suns e da queda de produção do armador do Arizona.
Ele terminou o primeiro tempo (2 quartos do jogo) com 7 pontos e NENHUMA ASSISTÊNCIA e o jogo todo com 11 pontos e APENAS 3 assistências.
Com desempenho desses de quem se esperava liderança e a condução do time , como poderia o Suns ganhar , seja com Marion ou com Shaq?
O confronto contra o SPurs foi um cobertor curto para o Suns: cobria de lado com o pivô ,descobria de outro com a derrocada de seu armador principal.
E não seria o tal do Banks que resolveria isso eu creio.
Vejo um fim de uma era no Suns , agora é montar uma equipe em volta do Amare e aprender com erros.
E mostra uma atitude mais de vencedor.
Veja o exemplos do Spurs memso com 4 títulos não se envergonhou de fazer o detestável e horrendo Hack a Shaq. Para mim um fator determinante ontem pois o aproveitamento do Suns nos lances livres foi de 45%.

Danilo disse...

O pessoal ironiza a importância do hack-a-Shaq na série, será que eu sou biruta por achar que essa tática mudou todo o plano de jogo do Suns?

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo que disse o Rafael Bicalho, com excecao que a temporada foi desastrosa pois jogamos no lixo 1 ano de um time ja muito velho e comprometemos o futuro desse time com uma folha salarial gigante.

Anônimo disse...

POis é temos uma folha salarial gigante, e Nash, Shaq, Hill, Bell já não são garotinhos mais, e são todos titulares !

O Suns tem que partir pra reforma geral !

Chegou o fim da era Nash ! Mas conhecida como a era da amarelada !

Anônimo disse...

Hahahaha Gabriel, so por favor nao associe o Nash a amarelar!

Ta certo que ele nao jogou nada nessa serie, mas sempre foi o cara com mais culhoes nesse time, ao contrario do nosso futuro star(Stoudemire) que se esconde na defesa e eh um buraco negro no ataque.

Nash nao foi MVP duas vezes por acaso e deve ser reverenciado por todo fa de basquete e, principalmente, pelos torcedores do Suns.

Em 17 anos acompanhando o Suns, posso dizer com seguranca que ele eh um dos tres melhores jogadores que mais contribuiram para o time durante esse tempo (juntamente com Charles Barkley e Tom Chambers).

Em relacao a reformular o time, concordo, mas nao gosto da base que temos: Stoudemire, Diaw e Leandrinho. Nao acho nenhum dos tres muito confiaveis e, provavelmente, Diaw ou Leandrinho devem ser trocados na offseason, entao nosso futuro eh BEM incerto.

Abracos!

Unknown disse...

Amigos,

Na minha opinião o hack-a-Shaq, apesar de considerá-lo imoral, não é ilegal. A falta é feita, a falta é marcada, cobram-se os lances livres. O problema todo é a incompetência monstruosa do Shaquille O´Neal para bater lances livres. Se tivesse um aproveitamento digno ninguém iria pensar em usar esta tática contra ele. E ninguém em Phoenix pode argumentar que não sabia que ele não sabe bater lance livre. Quando ele veio para o Suns foi no pacote completo, trouxe rebotes, trouxe maior presença no garrafão e trouxe também um aproveitamento pífio dos lances livres.

Se não me engano, o hack-a-Shaq foi criado para tentar parar o Bulls de Michael Jordan, fazendo faltas em Dennis Rodman. Numa das vezes o Rodman calou o técnico adversário, Don Nelson, com um desempenho impressionante nos lances livres.

O que o Spurs fez foi apenas explorar uma deficiência em um fundamento que o Shaquille tem. Por mais reprovável que possa parecer.

Abraços, Ben Hur

Anônimo disse...

Na minha opnião, o fato de Nash ter jogado mal não representa que a partir de agora o Suns não ganha mais....pra mim...com Nash...time nenhum ganharia....
Impossível fazer um time jogar como campeão , tendo Nash como armador. Os times armados por ele desenvolvem um estilo de jogo que não tem resultados hj em dia. Muita velocidade, e nada de defesa, aliando talento a descompromisso tático.
Nash ter sempre números altos em assistências da uma impressão errada de que ele é um armador que faz o time jogar, pois diversos ataques ele passa 10..15...18 segundos com a bola, não envolve os jogadroes do time...envolve um ou outro.
Enfim, pra mim ja seria bem dificil pelos motivos q citei acima...sendo contra o Spurs, tornou-se praticamente impossivel para o Suns.
Abraços

Anônimo disse...

quanto ao hack-a-shaq, tenho minhas duvidas com relação a isso. algumas horas acho que a NBA poderia interferir de alguma forma, como marcando "anti-desportiva" caso fique evidente que o adversario esta usando o hack-a-shaq, mas por outras horas, entendo tudo como uma opção tática do adversario, cabendo ao Shaq melhorar seu desempenho e ponto final. Mas não sei, é tudo muito estranho, por exemplo, no futebol a FIFA instrui o arbitro a dar cartão aos jogadores caso ocorra um "rodizio" de faltas em determinado jogador. talvez no basquete poderia ocorrer o mesmo.

ja quanto ao Suns, bom , so espero que a eminente saida do D´Antoni nao implique em uma redução do papel do Leandrinho. é fato que o D´Antoni é um dos responsaveis pelo crescimento do brazuca, o proprio irmao do Mike (esqueci o nome)treinava o leandrinho individualmente.... bom, é esperar pra ver

Unknown disse...

Eu já não gosto do Spurs por natureza, mas é o time mais covarde q eu já vi na minha vida, até agora das 30 faltas feitas pelo time, metade foi no S. O'neil. Time sem vergonha na cara. O técnico coloca os caras só pra bater nele, nem jogar os caras sabem. É um bando de cara escroto q só entra pra fazer isso. Time não merece ser campeão.

Unknown disse...

Pedro,


Entendo seus argumentos quanto ao hack-a-shaq, mas acho complicado se punir baseado em algo subjetivo como a opinião dos árbitros.

Se for assim, em tese, poderia ser aplicado o mesmo critério quando vemos um time, nos minutos/segundos finais de um jogo em que está atrás por poucos pontos, aplicar faltas em sequência para tentar a sorte do time adversário errar os lances livres, além de tornar os ataques mais rápidos que os possíveis 24 segundos, impedindo que o time que está na frente do placar possa controlar o relógio no ataque.

Abraços, Ben Hur

Unknown disse...

Concordo com sandrosampa na análise do suns e com ben hur sobre o hack-a-shaq.

Acredito que o Kerr ainda tem chance de acertar com o time, mas tudo dependerá das trocas e do draft.Talvez se tivessem trocado o matrix pelo ak-47 o suns teria um time com uma reconstrução menos dolorosa.

Quem sabe um bobcats da vida não trocaria o Felton e outro de quebra ou o bucks trocaria o Mo Willams e outro de quebra pelo Nash.

Me desculpem tocedores do Suns, mas tenho certeza que se pegassemos o genérico bombado(Warriors) ia ser muito mais difícil.

Já era...Hornets 2 x 4 Spurs

Já estamos esperando o Lakers único time com chance de nos baterem, pois Kobe é "imparável" e ele ainda terá o Gasol de quebra, e que quebra!

Anônimo disse...

O Nash eh bom demais... claro que ele eh ruim na defesa, mas o fato do time nao ter defesa nao eh culpa dele, eh culpa do esquema.

O time do Dallas, quando Nash era o armador, defendia muito bem. Se o time defende bem ou mal, nao eh um problema individual e sim de esquema.

O esquema do Suns sempre foi: "deixa o outro time atacar e a gente contra-ataca com muita velocidade, com Amare dentro e os chutadores fora". Nao funcionou. Paciencia, hora de trocar.

Ele nao eh um jogador pra defender, mas tem outras quatro posicoes que poderiam fazer isso, entao nao eh so ele que nao defende no Suns: NINGUEM defende.

Acredito que cercado pelos jogadores certos e com um esquema menos frouxo, o Nash pode liderar um time ao titulo, sem duvida.

Trocar Nash por Felton ou Mo Williams so pode ser piada. Nem que viesse meio time do Charlotte ou Milwaukee junto...

Repito: Nash foi mal na serie sim, ate porque colocaram o melhor marcador individual da liga em cima dele. Mas a culpa do vexame nao eh dele... eh do D´Antoni, do Kerr, do Amare, do Shaq e, depois de todos esses, ai sim, a culpa eh dele porque jogou a serie sem vibracao e sem comandar o time.

Alias, o Amare esta lentamente se tornando o jogador que fala mais do que vale, tipo Jermaine O´Neal. Quer ser tratado como franchise player mas nao tem capacidade de carregar o time nas costas.

Lembrem-se que o Shaq veio pro Suns porque:

1 - Amare nao se dava com Marion.

2 - Amare nao marca ninguem, muito menos o Duncan.

3 - Amare nao queria o Marion mas tbm nao queria pegar rebote.

Enfim, o Suns fez um planejamento em cima da filosofia do D´Antoni e, para isso, correu varios riscos em busca do titulo... agora eh aproveitar os ultimos anos de Nash, Hill e Shaq pra ver se sai alguma coisa e comecar a pensar em reformulacao.

Abracos!

Anônimo disse...

E pera la... vexame tbm nao... perdemos do time dominante dos ultimos anos, com 4 titulos.

Bola pra frente!

Abracos!

Elemento disse...

O problema do Suns é que suas estrelas são extremamente boas em alguns aspectos e ruíns em outros. O Nash é rápido, grande pontuador, alto número de assistências, mas não é um líder que organiza o time taticamente e não defende bem. O Shaq tem presença no garrafão, mas não acerta os lances livres. Daí resulta que é necessário um técnico que combine estes ingredientes e faça com que os bons fundamentos de cada um apareçam e os maus fundamentos não comprometam. O D'antoni falhou neste aspecto. Pior, algumas características do Nash não prevaleceram nestes playoffs, onde seu desempenho foi fraco, com exceção do jogo 1, conforme o Rafael Bicalho expressou anteriormente. E tá na cara, desde antes dos playoffs, que o Leandrinho não é o substituto do Nash. Ele pode ajudar mais em outra função.

Até acho que o Marion poderia ter sido envolvido numa troca melhor, no sentido de trazer um jogador jovem, e não mais um para a lista de veteranos. Porém, não acho que se o Marion estivesse no time a história tivesse sido outra. Temos as temporadas recentes como parâmetro para chegarmos a esta conclusão. Inclusive, acho que o Shaq, mesmo jogando num time que não possui um padrão tático de jogo definido, aumentou o número de rebotes e deixou o Stoudemire livre para melhorar o seu desempenho. Aquele corre-corre anterior do time do Suns era bonito de ver, porém não dava resultados diante do jogo "feio" mas competente do Spurs. O Suns não mudou para pior... Ficou na mesma na minha opinião. Muito mais em função de erros do D'antoni do que pela troca em si. Tenho muito respeito pelo Shaq, não somente pelo seu retrospecto (que é glorioso), mas por sua humildade, aplicação tática, esforço, carisma, etc., mesmo hoje, com a idade que tem e a consagração que conquistou merecidamente, ainda é capaz de jogar pro time e não pra si como muitos. Faltou o D'antoni usar isto a favor de um esquema tático.

Concordo também com o Rafael quando ele fala do equilíbrio dos jogos, onde somente no jogo 3 houve uma prevalência do Spurs - justamente o jogo que foi televisionado...

Eu senti no time do Suns algo muito parecido com o que senti na seleção brasileira no pré do ano passado: falta de confiança e insatisfação com o comandante do time. Foi o que me pareceu depois que o Leandrinho voltou pro jogo de cabeça baixa após ter feito uma série de pontos que deram um gás no Suns no jogo 3 e ter sido retirado inexplicavelmente da quadra... Naquele jogo a Suns parecia estar disputando uma pelada. A bandeja de costas que o Nash errou me pareceu displicência de quem não está mais nem aí com nada...

Anônimo disse...

o Shaq conseguiu controlar o Tim Duncan....na medida do possivel! mas o problema foi q o corta luz pro Parker e pro Ginobili foi impossivel de marcar...

F. Carvalho disse...

Engraçado, só escuto a imprensa falar no nome do M. D'antoni na berlinda. Mas quanto a Steve Kerr? Será que ele fez um bom Draft? Será que ele fortaleceu o elenco ao longo da temporada (vide K. Thomas por exemplo)? Pelo que eu saiba, éramos líder do oeste antes da "mega-troca". Quem sabe não trocamos o O'Neal mais o Steve Kerr por um GM que saiba fortalecer um núcleo de bons jogadores ao invés de arriscar tudo em um "Deal or No Deal".

Anônimo disse...

f. carvalho.

Não se esqueça q Marion pediu p sair no início da temporada, o clima nos verstário s não era dos melhores e acho q Oneal foi o melhor q eles conseguiam obter em uma troca.

Marion iria sair de qq maneira, pois a clima estava insustentável.

Ninguém c lembra disso!!!