quarta-feira, 30 de abril de 2008

DIRETO DA CAIXINHA

O polêmico hack-a-Shaq, muito utilizado por Gregg Popovich na série Spurs x Suns, rendeu opiniões divergentes dos leitores. Então fomos à caixinha e pescamos duas como exemplo. E você, o que acha?



O Spurs é uma vergonha!!! Fazer hack-a-Shaq de novo!!! Time que não confia em suas capacidades defensivas nem ofensivas para fazer isso!!



O hack-a-Shaq, apesar de imoral, não é ilegal. A falta é feita, a falta é marcada, cobram-se os lances livres. O problema todo é a incompetência monstruosa do Shaquille O´Neal para bater lances livres. Se tivesse um aproveitamento digno, ninguém pensaria em usar esta tática contra ele. E ninguém em Phoenix pode argumentar que não sabia disso. Quando ele veio para os Suns, foi no pacote completo - trouxe rebotes, maior presença no garrafão e também um aproveitamento pífio dos lances livres.

19 comentários:

Rodrigo Alves disse...

Só para deixar minha opinião: a prática é legal, mas configura um antijogo que não combina com um técnico do calibre do Popovich. E fica mais ridícula ainda quando é feita no primeiro quarto! Vale lembrar ainda dois pontos:

1) De maneira inexplicável, o aproveitamento do Shaq nos lances livres costuma subir muito no caso do hack-a-Shaq.

2) No último jogo, o Popovich exagerou no antijogo e chegou a fazer um hack-a-Skinner!

Abraços!

Unknown disse...

Eu fico é envergonhado com uma atitude desta. Pode ser legal perante a regra, mas cá entre nós, eu fico até sem palavras para uma atitude assim. Feito isso com qualquer jogador ou circunstância.
Abraços

Anônimo disse...

Uma vergonha é o aproveitamento do o'neal nos lances livres.O negocio do esporte e você conhecer a fraqueza do seu adiversario e explora-la.
se ele tem o aproveitamento ruim o problema e dele.

Anônimo disse...

Eu sou Torcedor do Suns, Fiquei muito descepecionado com a eliminação do suns, mas nao se pode botar toda a culpa no hack-a-shaq.
No jogo de ontem, aqueles error bobos de boris diaw e nash, no finalzinho, podiam ter ganhado o jogo, mas faze oque

Nao, acho bonito de se ver um jogo assim, mas nao discordo da tatica

Se eu fosse tecnico, jogando contra um time que tem shaq, usaria sim
Pois se pensar bem, eh um meio de se defender.

Se a NBA quiser eh soh mudar um pouquinho as coisas, e pronto, esta resolvido.
2 lances + posse de bola para faltas fora do lance, ou consideradas propositatis, tanto faz

Eu nao discordo da tatica, mas preferiria mil vezes que a regra fosse mudada

Anônimo disse...

Eh chato para o desenrolar pro jogo e deveria haver uma regra para punir faltas intencionais como faltas tecnicas, ou seja, um lance-livre e a posse de bola continua com o time que sofreu a falta.

Abracos!

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

A questão principal é q nem tudo q é permitido respeita o basquete.

O hack-a-shaq pode ser legal, mas é um desrespeito com o esporte basquete. Anti-jogo, impede a prática plena do esporte. Em um torneio de basquete, antes de respeitar as regras internas, vc deve mostrar reverência ao esporte. E o Spurs não o mostrou, infelizmente. Pq, como todos sabemos, é um time q ñ precisa disso.

Fica ainda mais patético qdo Gregg Popovich tem a cretinice (sim, pq esta é a palavra) de colocar jogadores com a história de Robert Horry e Brent Barry para fazer o hack-a-shaq. Aí, ele ultrapassa o desrespeito ao esporte, desrespeita a carreira de grandes jogadores.

Abraços!

papi disse...

simples

hack-a-shaq (ainda mais quando feito no primeiro quarto) carrega o outro time de faltas. O Spurs é um time equilibrado, mas ao mesmo tempo, vamos dizer idoso. Por mais que não seja o Duncan que faça as faltas o 21 vai precisar de um respiro. Se o Kurt Thomas se encheu de falta e o Oberto também, ele baila. Se o barry se encheu de falta, quem baila é o Ginobili, e assim por diante. Cabe ao time dos Suns manter o jogo parelho. No último quarto das duas uma, ou o adversário está com o time cansado ou em foul trouble. Não acho hack-a-shaq bacana não, mas colocando em termos práticos....Olha shaquille, vc não usa sua bunda enorme e sua força descomunal para ganhar espaço que nós não fazemos faltas. A tática vale para cada os dois lados, cada um joga com o que tem. Lembro que muita gente defendia que a força do Shaq quando ele estava no auge deixava o jogo mais feio, chato, sem graça. Agora que ele já nao faz 30-12 todo jogo, pobrezinho dele.

Bom, entre as duas táticas prefiro as bundadas do que o hack, é só um comentário imparcial.

aquele

Anônimo disse...

Acho uma puta choradeira essa coisa do hack-a-whatever ...

é feio, é anti-jogo, mas eh uma opção. E qdo o shaq tava no auge, distribuindo cotovelos, fazendo faltas de ataque e a juizada nem marcava ?

Ele q se vire p acertar os lances livres ou o time q se vire p carregar o outro time de faltas ... bota o shaq carregar os caras de faltas e dá-se um jeito

Renan Ronchi disse...

http://nbachampions.blogspot.com/2008/04/hack-shaq-apelao-ou-estratgia-para.html

historinha do Hack-a-Shaq. Vendo isso, Shaq não tem nem do que reclamar perto do que o Chanberlain sofria. Graças ao Chanberlain que o Shaq tem 3 títulos, porque se aquela regrinha não fosse inventada Shaq nunca iria sequer para as finais.

Anônimo disse...

´´e do jogo

Anônimo disse...

O apelo ao Hack a Shaq deixa uma falsa impressão de que sem ele o Spurs não ganhariam a série.

Tem mais falamos de um time tetracampeão cujo o talento e a força são reconhecidos por todos nós

Outra coisa o que esse tipo de tática manda de mensagem a jovens e futuros esportistas, uma mensagem antiesportiva com certeza

Popovich não está acima das críticas.

Se o Sun não perdeu por essa tática a culpa é do próprio Spurs de dar essa "falsa " impressão.

Anônimo disse...

spurs ganho a serie nakela bola de 3 do TD no jogo 1, ali ja dava pra ver q era pro spurs ganha, n tinha como tira deles, quanto ao hack a shaq, eu realmetne concordo com o Zeca ali quando diz sobre colocar Horry, Barry pra faze isso, os caras se n fossem por isso nem entravam, independente da idade ou forma fisica, são jogadores experientes e com certo nome na liga, eu acho q essas faltas intencionais deveriam ser unidas com 2 LL e posse de bola, mas como n há nada na regra, não acho nem desrespeito e nem errado o que o Spurs fez...

Anônimo disse...

hack-a-skinner foi foda aHSUEehsueAH

Thiago Anselmo disse...

O Hack a Shaq é uma tática de jogo e não uma coisa anti-esportiva. Porque se não a FIBA e NBA deveriam proibir as faltas ou punir as quem os fazem, principalmente n 4º quarto. Se um time estiver perdendo por 4 pontos e faltam 40s pro termino do jogo, ele vao fazer faltas pro time adversario ir aos lances-livres... Só q no caso do SPURS, eles n fazem isso para virar a partida e sim para aUmentar a vantagem q ja foi contruida ao longo do jogo. Claro, isso tira o glamour da partida, mas fazer oq? é valido!!!

Unknown disse...

A arbitragem deveria punir essas faltas como falta antidesportiva, acabaria com o problema

Anônimo disse...

Pessoal vocês já pensaram na utilização dessa tática como meio para desastabilizar o emocional adversário.

Por que imagina como deve ser chato vc iniciar sua jogada e derrepente falta no shaq, matando a sua jogada. Por isso o Hack-a-Shaq logo no primeiro quarto, para desestabilizar o emocional adversário, e deixar sempre no jogo aquela sensação, será quer vamos fazer nossa jogada ou eles vão matar com falta.
Pois basquete é força, habilidade e muita inteligência.

Elemento disse...

Gostaria de pegar carona nesta discussão para constatar duas coisas:

Primeiro que é impressionante como as discussões sobre o Suns movimentam as caixinhas daqui do blog. Me acostumei a ver o Lakers com uma grande torcida no Brasil, o Bulls da era Jordan, o Spurs mais recentemente, etc. A CBB deveria se apropriar do gosto pela NBA para usá-lo a seu favor e não se posicionar como quem vê na NBA um adversário. Fico irritado quando vejo o Oscar criticar o basquete AND1, como se a AND1 fosse culpada pelos problemas do nosso basquete. Precisamos descer do salto alto e refletirmos: o que tem na AND1 que não tem nas nossas ligas? Porque os jovens se atraem tanto? Acho que o Brasil, pelas suas características, tem maior identificação e afinidade com a NBA do que com o basquete europeu.

Outro ponto é o fato de mais um brasileiro estar disponível para a seleção: o primeiro foi o Nenê e o segundo agora é o Leandrinho. Tá chegando a hora!!!

Eu havia me prometido que não iria passar o mesmo nervoso que passei no pré do ano passado, mas não tem jeito, sou brasileiro e não desisto nunca...

Anônimo disse...

Elemento, concordo com vc em quase tudo q vc escreve aqui, masn AND1 eh uma merda!! Aquilo não é basquete e tá acabando c a mulecada já na base. Se vc for de sampa, vai um dia no ibirapuera ou no Vila Lobos e tenta jogar uma partidinha. São andadas, conduções, basquete totalmente sem objetivo onde o importante não é mais fazer cesta. Eu odeio AND1, qdo comparado ao basquete. P mim trata-se de um circo e deve ser encarado como isso. Uma atração circense e só.!!!

Acho q o AND1 só tem essa pentração por aqui por causa no nível pífio e inexistente do nosso basquete.

Vai explicar p um cara desses q joga AND1 o q é uma andada ou uma condução.

Elemento disse...

Eu também odeio AND1. Só que é o que a molecada está curtindo...

A gente, na nossa época, via o harlem globetrotters e admirava, como exibição, só que a gente separava bem as coisas, sabíamos que a NBA ou a FIBA era outra coisa. A molecada de hoje em dia não sabe a diferença...

Concordo com você ez sobre o nível do nosso basquete. Isso contribui para que isso aconteça (no caso da AND1). Eu somente quis dizer que a NBA sabe valorizar o talento individual e o 1 contra 1, assim como a AND1, mesmo que de uma forma anárquica e sem regras claras. No Brasil, acho que temos que observar e tirar lições disso.