quarta-feira, 23 de abril de 2008

PHOENIX FRÁGIL, MAS NÃO MORTO


Tony Parker e Shaq / Foto: Reprodução

Mais uma vez, o Phoenix fez bonito antes do intervalo e abriu 14 pontos de vantagem. Só que, na terça-feira, o time não apenas caiu de produção, mas entrou em colapso. Após fazer 27-11 no terceiro quarto, o San Antonio venceu o jogo 2 por 102-96, em grande parte graças à dupla Parker-Ginóbili, e abriu 2-0 no duelo. Se não me engano, a estatística mostra que o vencedor dos jogos 1 e 2 fecha a série 94% dos casos. Este número é tão alto porque, na maioria das vezes, os confrontos têm um favorito evidente - e aí o 2-0 é fatal. A máxima não vale para Spurs x Suns. É perfeitamente possível para o time do Arizona vencer duas vezes em casa e embolar tudo de novo.

Difícil é imaginar que o San Antonio vai perder quatro dos próximos cinco jogos. Principalmente porque o Phoenix - volto a bater nessa tecla - ainda me parece um time menos consistente do que era antes da chegada de Shaquille O`Neal. Nem tanto pela presença do pivô (que anotou 19 pontos, 14 rebotes e quatro tocos na terça), mas pela mexida drástica e pela ausência do faz-tudo Shawn Marion. Quando Shaq chegou, o time era líder da conferência. Desde então, encarou 17 vezes os chamados grandes (leia-se os outros sete do playoff no Oeste, além de Boston e Detroit). Das 17, perdeu 12. Ou seja, é fato que a troca ainda está longe de surtir o efeito desejado. Para começar a surtir, só existem duas saídas no jogo 3: vencer ou vencer.

25 comentários:

Anônimo disse...

Eh bem complicado torcer pro Suns. Como disse no comentario sobre o jogo 1, o time nao passa seguranca. Pode estar 20 pontos na frente, mas ainda sim, vc nao pode achar que o jogo acabou.

Acho muito dificil que o Suns passe para a proxima fase. Temos que ganhar os proximos tres jogos e fica dificil quando ninguem no time esta se destacando.
E por mais que Amare esteja jogando bem, ainda tenho a impressao que ele as vezes eh um buraco negro no ataque do Suns, impedindo que outros jogadores se envolvam mais no jogo.

Nao tiro mais da cabeca que a culpa eh do tecnico D´Antoni. Seu sistema eh cheio de falhas e muito "loose" pros Playoffs. Alem disso, sua postura eh pessima e seu bigode fora de moda!

Abracos!

Anônimo disse...

Assitir Suns x Spurs é como assistir Brasil x Argentina. Quando a coisa aperta começam os ataques sem a menor lógica, arremessos precipitados etc.

Pena que o Brasil seja o Suns hehehe

Unknown disse...

94%. É isso mesmo Rodrigo.

Anônimo disse...

Suns fora, 4x1

Danilo disse...

Rodrigo, das 17 eles perderam 12, mas duas das vitórias foram justamente contra o Spurs. Ou seja, eles são obviamente mais consistentes contra a equipe de San Antonio do que eram antes dela.

Abraços!

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos

Na minha humilde opinião o noem do probleamm do Suns é um falta de rotação de envolver todo elnco sseja qeum for o reserva senão vejamos:

- No lakers no início de temporada e no ano passado grande parte do elenco que está aí hoje era detonada e nada produzia, coube comissão técnica trabalhar firme investir nos caras na rotação durante a temporada regular, motivá-los a fazerem parte do time e hoje o Lakers tem um elenco com que pode contar já em rítimo pego durante o ano;

-No Boston, certo que tem as 3 estrelas, mas qual é um dos grande elogios que se faz ao Doc Rivers, saber utilizar e um elenco de apoio também contestado no início da temporada, Baby Shaq e outros e, até o próprio Rondo foram postos em dúvida, e criticados, mas trabalhando o elenco Doc Rivers conseguiu fazerem entender que estavam no grupo que tinham sua importância e então Boston formou uma rotação ampla;

- Por fim para não ir longe , o Spurs, Udoka é mais jogador que o Skinner (este até já foi finalista de NBA com o Sixers)?
E o Francisco Elson ano passado(chegou a ser titular do time campeão)?
Udoka e Francisco Elson jogariam na rotação do Suns, formado pelo D'Antoni?
Tenho minha dúvidas aliás , vou falar o português claro , pelo que sabemos e vemos não jogariam;
Falou-se da pouca idade do Strawberry , mas olha a idade do Rondo.
É evidente que Skinner, Strawberry não estão preparados para jogar esses playoffs, pois não foram usados e motivados com frequência na temporada regular;

D'Antoni não merece ser crucificado tudo bem, mas tem que ser cobrado nisso, pois ele já não gostava de ampliar a rotação faz tempo;
Abraços
http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Luiz Fernando Paes disse...

alguém sabe que jogo vai passar hoje na ESPN, e que horas?

queria uns links pra ver os jogos via sopcast também, perdi o site que eu utilizava nos playoffs do ano passado

alguém me ajuda?

valeuu

Anônimo disse...

Olha, o próximo jog na ESPN será sexta-feira. O jogo 3 suns x spurs.

Unknown disse...

Não sei se é questão do time estar melhor ou pior depois da troca. Talvez não seja nem questão de consistência, brincando um pouco com a língua portuguesa, acho que é questão de constância. Time que quer ser campeão não pode apagar num terceiro quarto, ou no caso de ontem no segundo tempo. Temos time pra ganhar do Spurs (com o NOH o match up é péssimo, mas com os Spurs não). Ganhamos deles antes na temporada regular. Ganhamos deles nas duas primeiras metades dos jogos, e teríamos ganho a primeira partida não fosse o imponderável chute de três de Tim Duncan. Agora, precisa querer muito ganhar. Ser meio argentino mesmo, como disse o cidadão aí em cima.

Anônimo disse...

Suns perdeu ontem em grande motivo pelo STAT, no primeiro tempo ele fez 25 pts!!!!!! mas no segundo marcou apenas 5 pts sendo pelo menos 3 de lances livres... desde a troca Nash diminuiu um pouco de produção e ele vem carregadno o time nas costas, cada jogo em que ele falhar assim novamente, Suns vai perder....

Anônimo disse...

Caros,
Ontem mesmo durante a transmissao do 2o jogo da serie entre Spurs x Suns pelo Globoesporte.com, nos discutimos o problema da falta de rotacao do Suns...
Por mais que entenda que uma equipe deva envolver a maior parte de seus jogadores para que eles estejam aptos a entrar em quadra nos momentos cruciais - e o Suns eh culpado(leia-se D'Antoni) por pouco utilizar esse recurso, eu confesso nao ver solucao plausivel vindo do banco para que a partida fique mais equiibrada nos momentos necessarios.
Nao acredito que Udoka, Skinner, Strawberry e outros mais, possam mudar muito o panorama do que vimos ontem.
O Suns continua dependendo demais do Nash, tanto como criador de jogadas, como executor nos momentos decisivos... e o pobre coitado muitas vezes nao tem mais o gas de outras series, precisando dar uma saida pra descansar... e eh exatamente nesse momento que nos percebemos a fragilidade do time.
Ta certo que teoricamente a equipe tem 3 pontuadores de primeira linha com o Shaq, Amare e Nash; mas basta o armador sair pra bola nao chegar tao facilmente.
Quem faria esse papel de desafogo com o Nash fora? O Steve Kerr?
Sei nao... o negocio ta feio.
abs
robyporto

bcb disse...

Sou torcedor do Lakers e, portanto, abomino tanto Spurs como Suns.Isto posto, achava que o Suns iria finalmente passar pelos Spurs, principalmente por estar com mais urgencia, vontade de ganhar, mas acho que a série acabou.
D'Antoni é um excelente técnico na metade ofensiva do jogo de basquete mas, defensivamente é absolutamente incompetente, além do fato de o o elenco do suns não ter ninguém que jogue defesa, com exceção do Raja Bell.
Assim, para concluir, vou afirmar categoricamente que, salvo uma reviravolta de proporções históricas o Suns está fora da disputa do título da Nba com o elenco atual.
Digo mais, se fosse o Steve Kerr buscaria uma troca de técnico (Larry Brown?) e se não funcionasse trocaria Amare pelo que conseguisse, pois mais e mais ele se parece com uma versão século 21 do Dominique Wilkins (forte, atlético, ótimo jogo ofensivo mas sem tesão para defender e desparecendo do jogo na hora da decisão).
Acho que o Phoenix ficou pelo caminho

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

se eu fosse tecnico do Suns, não colocaria a Shaq,Amare, e Nash para descansarem juntos, eu colocaria o nash pra descansar quando Shaq e Amare estiverem em quadra, colocaria o leandrinho mesmo para armar, pois não precisa ser nehum genio para armar pro Shaq e pro Amare, só colocar a bola para eles perto da cesta que eles resolvem, ae sim quando o Shaq e o Amare descansarem, colocaria o Nash, para criar jogadas mais inteligentes para Diaw,Giricek,Hill!!!
que não usam a força fisica para pontuarem!!

o jogo do Suns ficaria mais previsivel sem o Nash, mas não oscilaria tanto, como ontem que ficou 6 minutos sem marcar pontos!!!

felipemmKNICKS

www.ny-knicks-brasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Roby e caros

Também falta atitude para esse time do Suns;
Atitude de vencedor é uma choradeira só a começar pela cara do técnico;
o qeu era aqiuela voz nos tempo pedido(AGUDO MEDONHO E CHOROSO)

Não basta de bons jogadores, tem que ter atitude de vencedor,essa que "infelizmente" sobra no SPurs;
Nash realmente tem seus dias de glória cada vez mais perto do fim consequencia natural da idade e dos desgaste dessa posição;

Mas vai achar campeão com 7 jogadores nas estatísticas e ontem foi menos ainda com a "zerada" do Leandrinho;
Peo menos acho está claro que não ofi só a troca Marion x Shaq.
Não é ?
Abraços
http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Anônimo disse...

Do jeito que o Suns jogou ontem eu acho dificil o Spurs não acabar vencendo pelo menos um joguinho em Arizona e fechar em 5 jogos. Precisa melhorar muito.

Anônimo disse...

Nada me prova que o time com Marion era melhor, muito pelo contrario.

O primeiro argumento usado é que Banks ainda estaria no time e com isso o Suns teria uma maior rotação. Mas pera lá, olhe a rotaçao que o Anthony fazia antes da chegada com Shaq, mesmo com Banks ali, tinha jogos que ele não era nem utilizado. Qd entrava, jogava uns 9 minutos por jogo. Logo, esse argumento não me prova nada.

O segundo é de que o time estava em 1 da conferencia e caiu pra 6. Veja vem, o Suns não tem varinha magic em mudar o time e ter efeito imediato, os primeiros jogos o Susn enfrentou Dallas duas vezes, Lakers duas vezes, Hornets uma vez. Sem entrosamento, o time perdeu mesmo. Mais tarde o Suns foi se entrosando e começou a ter as vitórias. E outra, o time com Marion tambem ia MUITO mal contra os grandes, se pegar essa mesma estatistica no antigo time do Suns, o resultado provavelmente sera o mesmo. Logo, esse argumento eu não considero valido.

O Suns ja mostrou que é um melhor time sim, a troca em momentos ja surgiu efeito sim. Basta ver a defesa que eles tiveram em jogos da temp.regular contra o Spurs, eles nunca marcaram tão bem eles quanto naqueles jogos.

Enfim, acho que foi super valido essa troca, e nada esta me provando o contrario. Nem esse 2-0 que é super normal, considerando que o primeiro jogo o Spurs teve 3 bolas DECISIVAS e conseguiu pontuar todas e o jogo foi a 2 OT. Ou seja, EQUILIBRIO MAXIMO.E pra quem disse que Shaq não aguentaria correr, ele vem jogando mais de 30 minutos por jogo e vem tendo boas atuações nos finais dos jogos.

Anônimo disse...

Fico feliz em ver comentarios detonando o patetico D´Antoni. Nao sei como esse sujeito ja ganhou um COY.

Em relacao ao banco, eh mais uma caracteristica do tecnico: rotacao curta, usando 7-8 jogadores no maximo. O que eh um disparate se pensarmos que temos Nash, Shaq e Grant Hill, todos com mais de 35 anos e contusoes cronicas.

Sendo assim, o time se posicionou vendendo picks de drafts, fazendo extensoes caras (Diaw e Leandrinho), se livrando de bons jogadores de banco (Kurt Thomas) e pegando qualquer tranqueira para compor o banco.

O Roby tem razao em citar a extrema dependencia do time em relacao ao Nash. O Suns nao tem armador reserva, deixando essa tarefa para Leandrinho e Hill na ausencia do canadense.
O proprio Rajon Rondo, foi drafteado pelo Suns e despachado para o Celtics em troca de tinta laranja para os uniformes.

A troca do Shaq foi uma asneira e o pretexto usado foi "QUANDO CHEGARMOS NOS PLAYOFFS, TEREMOS TIME PRA GANHAR DO SPURS". Pois bem, a possibilidade de levarmos um nabo eh enorme. E agora? Como fica?

Ou sera que estamos nos precipitando demais em esperar resultados imediatos da troca?

Passo a torcer secretamente para que o Spurs nos de uma varrida, se isso significar a demissao do D´Antoni e o inicio de uma era baseada na eficiencia. Nao quero que meu time seja palhaco dos outros, quero que meu time seja odiado por todos de tanto ganhar titulo.

E assim segue, Phoenix Suns, eternamente o time do futuro...

Anônimo disse...

So para constar, nao acho que o time tenha ficado pior com a troca do Marion pelo Shaq.

O Marion estava causando problemas para o time e TINHA que sair. Ate porque o Suns tem bem definido que seu franchise player eh o Amare e os dois nunca se bicaram muito.

O caso eh que a chegada do Shaq nao trouxe nem um jogador de ponta e nem alivio salarial.

So de pensar que ja demos embora picks como Luol Deng, Rajon Rondo e perdemos a chance de ficar com o pick do Atlanta no ano passado, fico com enjoo.

Thiago Anselmo disse...

Como podemos ver aqui, esse POST é o que tem mais comentarios, pois isso foi muito "repentino", pois todos ou quase todos esperavam uma vitoria do SUNS, mas nem sempre ganham..

Agora é levantar a cabeça, e na sexta e segunda fazerem dois jogaços, mas sem medo, atacar e defender....para ganhar os dois jogos em casa


Torcer para o SUNS é igual torcer para o BOTAFOGO do ano passado....faz belas temporadas, mas na hora H, perde tudo... podemos ver ai na copa do brasil, no carioca e no brasileirao!!

Anônimo disse...

Rodrigo.Acho o contrário,agora sim o time dos Suns parece um time.Acho que os Spurs jogaram um basquete de campeão,que ainda nao tinham jogado nessa temporada.Mas é facil criticar o Shaq aos 36 anos.Mas,na minha opiniao,foi o mais lucido do time,o unico com pegada firme no ultimo quarto.O que foi a atuação do Amare nos dois ultimos periodos?Ridicula para dizer o minimo.Me parece que aquela jogada super manjada onde ele entra pelo meio do garrafão ja com a bola na maos nao funciona contra um time com defesa tao firme quanto os spurs.Ele tem que jogar como 4,nao como 3.E outra coisa que nem foi citada no seu texto.A aula de basquete que o Parker forneceu ao Nash.Isso mesmo,o duas vezes MVP tomou uma aula de como defender e atacar.Perdeu bolas que armador nao pode perder,errou arremessos que nao pode errar e nao manteve o ritmo da equipe,função que lhe cabe.

Luiz Fernando Paes disse...

alguém sabe de algum site que tenha os links do sopcast pra poder assistir ao vivo os jogos de hoje (e os demamis tbm)?!

Anônimo disse...

Há tempos eu venho falando desses prováveis últimos suspiros do Nash no Suns e, eis um dos motivos, porque eu jamais critiquei a tentativa dessa troca Marion x Shaq;
O Suns já havia tentado 3 vezes com aquele formato com Marion e Amare na posição 4, e havia fracassado;

Por tanto já prevendo só mais algumas poucas temporadas para o Nash num nível alto, tentou-se uma alternativa diferente;

Respeito muito a opinião do Rodrigo Alves quando ele fala que o Suns não perdeu por quem veio (Shaq) mas por quem saiu Marion( ele cita ainda o Marcus Banks);
Mas Rodrigo onde estava o Marion nas últimas 3 eliminações de playoffs?
Por tanto respeito mas não concordo.

Na minha opinião existem outros aspectos:
- Rotação deficiente culpa da comissão qeu não se prepara ter isso n após temporada
para;
- Falta de atitude vencedora, nos playoffs o time joga como um jogo normal de vez em quando.
E isso não pode, pois nos playoffs tem que jogar sempre duro como no sábado;
Cabe ao tecnico sim conduzir o time para jogar com esse espírito semple;
http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Anônimo disse...

Marcelo campinas tem razao eu jah havia falado isso no blog da globo.com, essa estatistica esta inflada pois os primeiros jogos do shaq foram contra times fortes, logo, ele teve resultados ruins, cm o entrosamente posterior o time melhoro e ganho do spurs cm grane contribuição defensiva do shaq.
Tb axo q o time cm o marion era uma coisa q comprovadamente naum deu e provavelmente naum ia dar certo, arriscar o shaq foi uma solução arriscada mas foi uma solução q pode dar efeito.
Agora os jogos em casa o suns tem obrigação de vencer.

Anônimo disse...

Sobre a rotação:

os seis pontinhos seguidos que o Udoka fez no terceiro período acabaram sendo a diferença do jogo...

concordo que a rotação do Suns é uma piada e a razão para o time sempre se ferrar.

Abraço,
Vitor Sergio Rodrigues

Anônimo disse...

"Jogamos como nunca. Perdemos como sempre".