segunda-feira, 14 de abril de 2008

HUERTAS, O ELEITO DA TORCIDA


Marcelinho Huertas / Foto: Divulgação

Não dá para prever se o técnico Moncho Monsalve vai escutar a voz do povo, mas o torcedor parece já ter escolhido o nome ideal para criar as jogadas
da seleção no Pré-Olímpico: Marcelinho Huertas. O armador do Bilbao é o brasileiro que mais evoluiu na temporada do basquete internacional, tanto que os europeus também se renderam ao seu talento - prova disso é a disputa palmo a palmo com o fenômeno Ricky Rubio na votação popular de MVP da liga espanhola. A um mês de completar 25 anos, Huertas mantém o pé no chão, mas se diz maduro para assumir novas responsabilidades com a camisa amarela. Direto da Espanha, ele bateu um papo com o Rebote.

REBOTE - Por conta da ótima fase que você vive aí na Espanha, muita gente acha que agora a seleção finalmente terá o armador que vem procurando há muito tempo. Você
se considera pronto para assumir uma responsabilidade
ainda maior do que nas últimas convocações?

HUERTAS - Primeiro de tudo: acho que a posição de armador sempre esteve bem ocupada. Sei que estou evoluindo e, pouco a pouco, vou ganhando espaço na seleção. Tenho certeza de que vontade não vai faltar para assumir responsabilidade caso o Moncho me dê a oportunidade. Os anos que tenho na Europa e na própria seleção ajudam. Sou consciente de que isso é coisa que se ganha com o tempo, mas já estou muito mais maduro.

>>> "Se ele (Moncho) conseguir implantar uma filosofia de jogo com estilo mais europeu, vamos triunfar, pois talento não falta à seleção"


Marcelinho Huertas / Foto: CBB- O que achou da contratação do Moncho? Em termos de carga tática e filosofia de jogo, a seleção pode mesmo dar um salto de qualidade?
- Trazer um técnico europeu para a seleção foi muito importante. Pessoalmente e como técnico não o conheço muito bem, mas tenho certeza de que, se ele conseguir implantar uma filosofia de jogo com estilo mais europeu, vamos triunfar, pois talento não falta.

- O que mais pesou para sua subida de produção neste ano? Em que aspectos do jogo você se considera melhor hoje?
- Para mim, a chave foi a troca de time (do DKV Joventut para o Bilbao Basket). Neste ano tenho muito mais espaço e minutos. Conseqüentemente, minha produção é melhor. Em relação aos aspectos nos quais melhorei, não destaco nenhum aspecto técnico, mas sim a parte mental, de mais confiança.

Marcelinho Huertas / Foto: Divulgação- No site da liga espanhola, você disputa a votação popular de MVP palmo a palmo com Ricky Rubio, seu ex-companheiro de time. Ele
é realmente um fenômeno?

- A disputa é saudável, mas sabemos que a votação é popular. Fico contente de ser reconhecido pelo público, que tem votado em mim. Acho que ainda não estou num momento para concorrer ao título de MVP da liga, mas quem sabe um dia isso possa acontecer. Falar do Ricky é muito fácil: ele é um fenômeno, foi um privilégio ter visto seu crescimento. Sua progressão foi impressionante. Além de ser um grande jogador, é uma grande pessoa, é humilde e trabalhador. Ele tem um futuro brilhante pela frente e, alem de tudo, é um grande amigo.

5 comentários:

Unknown disse...

Realmente o Marcelinho é um jogador sensacional, e está num processo de crescimento (mental e do seu jogo) muito grande no basquete Europeu. Eu sou fã assumido, e acho que a posição 1 na seleção está definida por alguns anos.
Em tempo: pra votar nele pra MVP, é só acessar http://www.acb-basket.com/ e seguir os links para se votar.

Fiel disse...

eu tb sou suspeito, sempre fui fã e achava que ele ja merecia ser titular, mesmo com o valtinho em quadra (ate entendi, pela esperiencia, e claro pelo valtinho jogar demais).
Nao acompanho ele no espanhol, mas pelo que falam chegou sua vez ! Quem sabe nao abre espaço pra ele ate na NBA !

Anônimo disse...

Concordo em genero numero e grau com os amigos acima... Huertas joga muito, ele jogando com confiança é titular tranquilamente na seleção.
Ja com relação a NBA, o agente dele na epoca do draft fez uma das maiores cagada em drafts que eu ja vi. Pq ainda quando ele jogava no Paulistano, ele era muito cotado pra entrar no first round la e mtos ainda diziam que ele era top 20 ou 15, eu morava la na epoca e cheguei a ler reportagens sobre ele em algumas revistas.
Ai o empresario esperou pra eleger ele no ano seguinte, querendo garantias de ser top 15 ou top 10, e mandou ele pro DKV Juventud onde ele nao jogou muitos minutos e despencou na cotação do draft, ja que passou a ser incognita e acabou ficando fora até mesmo da segunda rodada. quem sabe agora ele nao tenta outra chance na NBA, via summer league ou até mesmo via seleção, como aconteceu com o alex.

Essa historia de deixar pra concorrer no "proximo" ano, tb teve o splitter como vitima, ele que ja foi cotado pra ser top 10, ate msm top 5, acabou sendo numero 24 (se nao me engano) pelo spurs.
Spurs que por sinal eh na minha opniao o time que melhor escolhe jogadores no draft. Não eh atoa que eles pegaram o Ginobili como ultima escolha do second round e parker no final do first round - o proprio Leandrinho foi draftado por eles como numero 28 depois trocado pro Suns. Hoje em dia ja fala que o Splitter tem tudo pra ser o mais novo "steal" do spurs.

Luiz Fernando Paes disse...

não assisto o huertas jogar desde o pré olímpico, mas tomara que ele esteja conseguindo armar bem a equipe

estamos precisando dum armador calmo pro 5x5, q saiba servir bem nosso garrafão e o barbosa

confio em huertas-barbosa-giovanonni-splitter-nenê (varejao)

Anônimo disse...

chegou a hora dele e pronto...ele vai ser titular e a selecao vai ate onde a capacidade tecnica dele deixar! ele vai enfrentar uma pressao grande, mas acho q o povo vai acabar ficando do lado dos jogadores desta vez