terça-feira, 8 de abril de 2008

DIRETO DA CAIXINHA


A opinião do leitor é tão fundamental que, às vezes, a caixinha fica pequena. Por isso, a partir de agora, vamos pescar algumas opiniões e transformá-las em post. Para começar, a análise detalhada escrita pelo Pedro Trindade ao comentar o texto sobre as baixas argentinas.

Tiago Splitter / Foto: CBB

Em tese, a se julgar pela idade principalmente, a atual geração dos argentinos está no seu último ciclo olímpico. Ginóbili, Oberto, Scola, Nocioni, Prigioni e Cia. vão ter lá seus 30 e tantos em 2012. No nosso lado, Leandrinho , Splitter, Varejão, Nenê, Huertas, Baby, Paulão, Marquinhos etc ainda não terão completado 30 anos. Apenas Marcelinho Machado e Valtinho não terão mais condições, o que na verdade não chega a ser tão ruim. Sem falar que a geração Paulão/Betinho venceu todos os Sul-Americanos e ficou em quarto no Mundial. Agora, nós precisamos sem dúvidas de um trabalho tático para formarmos um time de verdade. Já em meados de abril, faltando cerca de dois meses para o Pré-Olímpico, em que fase estão nossos principais atletas, sobretudo em comparação com a fase no Pré das Américas? Abaixo, algumas opiniões a respeito:

Leandrinho / Foto: CBB))) Leandrinho: Não deve ser eleito sexto homem de novo. Vem alternando altos e baixos, mas, ainda assim, é o melhor jogador do elenco com sobras.

))) Nenê: Terá condições de verdade de jogar? Acho que só sua presença em quadra de dez a quinze minutos já seria uma mega-ajuda.

))) Tiago Splitter: Ótima fase, segundo cestinha do Tau
(top 15 da ACB), reboteiro do time, sempre muito regular.

))) Marcelinho Huertas: jogador brasileiro que mais evoluiu na temporada. Esqueçam o Valtinho.

Guilherme / Foto: CBB))) Guilherme Giovannoni:
A julgar por números, vem bem na Itália, sendo cestinha diversas vezes. Mas no ano passado chegou totalmente acima do peso.

))) Anderson Varejão: Crescendo no Cleveland, firmou-se de vez na rotação, inclusive jogando de titular diversas vezes e correspondendo.

))) Marcelinho Machado: Sempre uma incógnita. No Flamengo vem sendo o jogador mais eficiente do Nacional, mas tem um dos piores aproveitamentos em bolas de três na sua carreira.

))) Baby: Enfim jogou uma temporada, acho que pode ser útil.

21 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimos, infelizmente, acredito que esse Pré-Olímpico vai ser mais uma decepção para nós brasileiros. Tomara que eu esteja errado. Acredito muito em algo que Oscar disse uma vez, que o simples fato de vários deles estarem na NBA não é tão definitivo porque nenhum deles é o "franchise player" por lá, nem na Europa. Acho que a seleção precisa de tática, colhões, defesa e inteligência. Acho que jogadores nós temos, falta ganhar. Senão, esse Pré será mais um capítulo da novela "jogamos como nunca, perdemos como sempre".

Anônimo disse...

Diagnóstico: falta Marquinhos, falta JP Batista, quando teremos os meninos da NCAA convocados ?

MACACO disse...

Pô... e o Alex como está no Macabi!??! Esse quando tá inteiro faz muito mais diferença que esse bando de tanga frouxa como Guilherme, Marcelinho Machado e Baby.

Anônimo disse...

Muita legal o coment.....só um erro..
A geração que vem ai ...de Paulão e Betinho....foi extraordinaria no mundial...mas nunca foi campeã sul americana..
valeu

Anônimo disse...

Sinceramente acho que a ida do Alex pra Israel pode ter sido boa pra seleção. Apesar do pouquíssimo tempo em quadra, o Alex é um jogador inteligente e torço que tenha conseguido assimilar algo do jogo europeu.

Anônimo disse...

O Brasil não tem laterais. Me desculpem mas essa é a pura verdade.

E sem laterias não se chega a lugar nenhum.

Giovanoni brigaria muito pra entrar na seleção B da Argentina.

Marquinhos é um mistério. Dispensado por deiciência técnica. Na liga de desenvolvimento que jogou tinha números pífios. Não sei como chegou na NBA. O Empresário dele é fera.

E quanto a seleção sub-20 teve um resultado expetacular.

Agora esse mundial foi muito estranho. O time do Brasil jogava naquele nosso estilo "bagunça tática S.A.". Quem acompanhou as transmissões viu.

E individualmente somente dois jogadores me deram uma esperança. Por isso estranhei onde a seleção chegou.

Paulão - esse vai ser fera. Jogou demais. Ele foi decisivo na campanha. Gostei muito mesmo.

Betinho - se for bem trabalhado pode vir a ser muito bom.

Tinha um terceiro que acho que o nome era Tomas que me parece que era um ala-pivô. Esse também mostrou que tem qualidades.

O restante vi muito esforço e raça. Mas só. Os nossos armadores eram muito inocentes. Sinceramente me surpreenbdi muito com o resultado.

Eu vejo com pessimismo o futuro da nossa seleção. Esse negócio de ter jogador da NBA hj em dia não significa muita coisa. Vários países possuem. E os nossos são reservas.

Acho que essa geração foi sobrevalorizada. Ela não é tão boa assim. Embora se tívessemos um treinador de verdade nas competições anteriores teríamos resultados muito melhores.

Anônimo disse...

A geração é boa, temos jogadores, etc, etc.
Mas não é ser negativista reconhecer que o tecnico contratado para seleção, que a bem da verdade significa uma tentativa de remodelação e aprimoramento tático;
Pasmem vocês, só vem a princípio para o Pré-Olimpico nem na Olimpíada está garantido.Pode isso?

Ou seja, mantemos o planejamento de antes, quer dizer nenhum;

Vejo muitos comentaristas e pessoas do esporte falarem sobre a necessidade de uma mudança na formação tática dos nossos jogadores, mas ela fica muito difícil quando os reposnsáveis são as mesmas pessoas que estão no comando do estafe da seleção do Brasil a anos e décadas;
Sincermente nada contra o Neto, que hoje é o auxiliar definido e a priori o favorito para suceder o espanhol;
Mas será que ele está disposto a fezer essa remodelação tática que precisamos, sendo que para isso ele memso terá que admitir certa incompetência pois a tempos vem trabalhando nas divisões de base, e não se esqueçam fez parte da comissão da principal, aquela do "coach" Lula;
Para fazer remodelação , ir bem nas competições, e não de uma hora para outra, precisamos de pessoas , que MESMO EMPREGADAS PELO SISTEMA,contestem os métodos usados até aqui, com humildade e autocrítica para buscar ajuda se for o caso fora do país, e em conjunto começar pela base a formar esse novo pensamento tático.
Senão, desculpem-me a falta de otimismo,
nem a classificação para a Olimpiada resolverá nada, embora eu torça muito por ela.
Abraços
SANDROSAMPA

Anônimo disse...

Acho essa geração boa, talvez não para ser campeã do mundo, mas com nível Olímpico e para ser top10 em um Mundial, se com até aquele time com Helinho e Rogério ficavamos.. Falta opções, são alguns nomes e não tem como sair deles.
E aproveito para discordar do amigo Francisco sobre "Jogar como nunca e perder como sempre..". Pessoalmente não vejo o Brasil jogar bem a maior parte de uma competição a muitos anos, e estamos perdendo merecidamente.

Anônimo disse...

E o Johnathan Tavernari??? talvez seja o unico ala defensivo brasileiro de qualidade!!! Seria essencial para parar o Dirk... Se for o Marcelinho, vaum ser bolas e mais bolas de três encestadas pelo alemão proximas ao perímetro...

Anônimo disse...

os problemas do brasil são varios:

falta de vontade de jogar pela seleção(entenda-se se precisar quebrar um braço,pulso,dedo,dente,para irmos a olimpiada dos 12 jogadores da ultima convocação somente alex e tiago splitter quebrariam)jogar sem vontade até os usa com lebron,carmelo....etc perderam imagina o brasil
taticamente estamos 4 anos atrasados as demais seleções pq lula desde da epoca do Palmeiras ele era fraco e acho dificil pra naum dizer impossivel dar padrão em 3 semanas
a falta de um acompanhamento por parte da cbb dos jogadores no exterior alguem sabe como esta o Fernando Fisher na Suiça,Michel na Alemanha e outros milhares de brasileiros pelo mundo
a falta de um campeonato descente para o surgimento de novos jogadores e com isso a massificação do esporte
MARCELINHO MACHADO NINGUEM AGUENTA MAIS JURO SE ELE PARECE Q VAI SER CONVOCADO E JOGAR DE TITULAR DONO DO TIME CAPITÃO CHUTANDO TODAS AS BOLAS EU TORCEREI PRA CABO VERDE

Anônimo disse...

Reclamar do MM já virou rotina (e com razão) mas a culpa maior era do esquema, vide aquele arremesso do Leandrinho, na bola decisiva quase do meio da quadra, ficando quicando a bola por mais de 10 segundos.
Não lembro de ter visto o Leandrinho fazer uma besteira desse tipo no Suns.

Anônimo disse...

Seleção de Paulão e Betinho sempre perdeu pra Argentina e muitas vezes pro Uruguai. Nunca foi campeã sul-americana. Sem contar que ninguem explica a ida de alguns jogadores (Romário, Henrique Medeiros, Bruno) e outros da gerãção foram deixados de fora(Thyago Aleo, sempre foi eleito melhor jogador da sua categoria, Ricardo Zanini, Renan Leichtweis)

Anônimo disse...

Quase nula nossas chances....
Breno

Anônimo disse...

Bom, Sergio Hernandez está na profissão errada, se ele realmente falou que os doze melhores do brasil são melhores que os doze da argentina. Olha, sinceramente a ONU ta perdendo um belo diplomata, o cara merece estar com um quadro lá no ITAMARATY por tanta diplomacia esportiva, é brincadeira o Balassian acreditar na declaração do DT argentino que de bobo não tem nada, tanto que alimenta com elogios a mediocridade do basquete brasileiro. Mas parece um crocodilo que quando come suas presas chora deveria se chamar SERGIO CROCODILO HERNANDEZ, alias comer é um verbo que a seleção argentina aprendeu a conjugar há bastante tempo pois há cerca de 8 anos tem nos comido vivos em competições importantes ( pre-olimpico,mundiais,olimpiadas) se alguem disser que o PAN é importante vou já ligar para o SHOW DO TOM indicando-o para substituir o Tiririca. Então vamos há uma comparação direta de times titulares excluindo os (estes sim em curva descendente de desempenho)HERMAN E PEPE SANCHEZ) ARGENTINA ARMADORES ( prigione,ginobili) Brasil ( huertas,leandrinho) larga vantagem para dupla argentina ginobili é CRAQUE e leandrinho é um BOM JOGADOR, PRIGIONE como armador é muito consistente joga pro time e quando tem que matar, mata, já o huertas vem sendo uma BELA surpresa na espanha quero ve-lo jogando assim na SELEÇÃO, vantagem pro prigione pois tem mais tarimba é ja mostrou que rende na seleção deles, aspecto que falta o huertas provar. PF ALAS PIVO ARGENTINA( NOCIONI) BRASIL (GUILHERME) vantagem total pro nocioni joga na melhor liga do mundo e tem numeros consistentes, gosto muito do guilherme mesmo abusando do macarrone no pre mostrou que bem utilizado e em forma pode ser de garnde valia tem um bom arremesso e boa estatura. PIVOS ARGENTINA ( SCOLA,OBERTO) BRASIL ( VAREJA,SPLITER) a posição mais parelha SCOLA É O DISPARADO MELHOR DOS QUATRO mas a dupla brasileira é mais homogenea que a da argentina OBERTO esta cansando e desaprendeu a atacar nos spurs ( DUNCAN MONOPOLIZA AS AÇÕES DO GARRAFÃO )SPLITER é BOM e ao meu ver VAI EMPLACAR NA NBA, VAREJA é um otimo defensor com ele o brasil equilibra as ações no garrafão RESULTADO EMPATE TECNICO vamos ao banco das seleções ARGENTINA ARMADORES ( QUINTEROS,DELFINO) BRASIL(ALEX,CRAZY SHOTER 5/50 3PTS MÃECELINHO MACHADO) só pelo MÃECELINHO a argentina leva com quinteros e delfino, ALAS ARGENTINA ( FREDERICO AXTERIX, LEO GUTIERREZ) BRASIL ( MARCUS VINICIUS,MARQUINHOS) vantagem brasileira na altura empate na tecnica na tatica lavagem argentina. PIVOS RESERVAS ARGENTINA ( ROMAN OBELIX GONZALEZ E ROBERT BATTLE OU WOLKOSWIKI)BRASIL ( NEENE OU THE ROCK JP BATISTA, MURILO) bom ai é simples se naturalizarem o BATTLE ganhamos um belo problema pois o cara é dominante e novo portanto vai nos atazanar durante um bom tempo, NENE SE estiver saudavel e enxuto desequlibra essa peleja de pivos reservas em favor do brasil. Bom terminei, como vc pode concluir uma bela dianteira da argentina que pode com certeza se reduzir com o tempo torcendo também que lá nao surjam novos ginobilis ou scolas nas proximas gerações, se bem que o basquete deles esta bem acima no quesito organização e infra estrura, ou seja é mais facil brotar um ginobili lá do que aqui. Mas isso é uma outra historia para debatermos.
PS: Vamos lá galera vamos enriquecer de opiniões este post
HIGINO GOES.

Anônimo disse...

mal posso esperar pra ver o Huertas como o maestro da selecao! acho q agora ele ta preparado!!

Anônimo disse...

bom , primeiramente gostaria de agradecer ao Rodrigo e ao Fabio por terem publicado o meu comentario, fiquei surpreso e feliz em ver minha opnião sendo utilizada, alem de achar a iniciativa super bacana, pq aqui na caixinha tem muita gente que manja muito de basquete e escreve legal.
agora, com relação aos comentarios emcima do texto que escrevi, concordo com quase todos, nao escrevi sobre os braseileiros da NCAA pq honestamente n acredito que eles serao efetivamente utilizados nesse pré-olimpico, isso caso sejam convocados, e ainda assim, so acredio que o Tavernari tenha condicoes de contribuir, o Passos é pivo e de pivo agente ja bem.
Ja quanto a geração Paulão, nao me recordo bem, mas acho que eles venceram o sulamericano sim o Betinho inclusive foi cestinha e MVP, isso sem falar nos desfalques do time (Faverani por exemplo eh pra muitos o mais talentoso dessa geração e ainda tem o Renan Leichtis , Marcellus, T. Aleo...enfim)

Saudações a todos e obrigao ao pessoal do Rebote

Elemento disse...

Gostaria muito de ver o Johnathan Tavernari, o Betinho e o Paulão convocados. No caso do Paulão, mesmo que todos os nossos pivôs estejam à disposição, livres de contusão, ele merecia uma chance, pois tem qualidade para tanto.

Anônimo disse...

Vamos fazer uma justiça ao Guilherme. Ele realmente estava acima do peso no pré-olimpico. No entanto, houve tb um pouco de culpa do planejamento. Relembrando, o atleta chegou ao Brasil e não havia gente suficiente para treinar (recordam?)e aí resolveu fazer uma cirurgia na boca, que foi autorizada pelo comando da seleção, depois ele chegou a declarar que estava se mantendo em forma com a ajuda de uma amigo, daí vemos tb pq as coisas não dão certo conosco.

Anônimo disse...

A seleção do Paulão não ganhou nenhum sul-americano....Betinho foi cestinha ..mas não MVP na sub-17..
e Paulõ jogou apenas um sul-americano pelo Brasil na base....(Tiveram 3)...pois ele apreceu bem só no infanto....relativamente tarde..
falo com autoridade pq eu tava la hehehe
abraço

Anônimo disse...

Bellots vc me da uma oportunidade única (como eu gostaria de ser jornalista as vezes, hehehe). Por favor me responda uma coisa.

Vc como jogador (se era da comissão Técnica a pergunta tb ta valendo) não acha esse estilo de jogo das nossas seleçõs totalmente errado??? Por que vocês jogam nesa correria maluca????

Valeu

Anônimo disse...

Então cara...eu joguei nas seleções de base com Betinho, Paulão, Mineiro e Andrezão...joguei até meu segundo ano de juvenil q foi o ano passado...e resolvi para....
muito por causa disso que vc esta falando....falta de perspectiva...não só de uma carreira...mas sim de evolução do esporte.
Acho sim que esta todo errado o estilo de jogo, e que qndo ha uma pequena mudança...como a q o Neto conseguiu implementar na Sub-19 q foi muito bem na Sérvia...os resultados aparecem...pq jogador bom é o q não falta....principalmente os mais novos....Mas concordo...q não temos a força fisica suficiente para jogar em uma correria muito grande....jogo trabalhado no 5x5...liberando os chutes e encontrando oos pivos ( q são ótimos) é o ideal....