segunda-feira, 21 de abril de 2008

O DONO DO MUSEU VIRTUAL




Há exatos 12 anos, o 21 de abril de 1996 marcou dois fatos históricos para o Chicago Bulls. No mesmo dia em que o time bateu o Washington Bullets e atingiu as incríveis 72 vitórias, Michael Jordan deixou para trás Wilt Chamberlain ao se tornar
o cestinha da temporada pela oitava vez em sua carreira. Para lembrar a data, o Rebote foi atrás do maior responsável por manter viva na internet a memória do melhor jogador de todos os tempos. Batemos um papo com o misterioso sujeito que se autodenomina Hoopsencyclopedia e já acumula, em seu canal no YouTube, 69 vídeos espetaculares sobre Jordan - na maioria, resumos longos e bem editados das melhores atuações do gênio. Da primeira vez que ele passou dos 40 pontos, em 1984, aos incríveis 51 com a camisa do Washington Wizards, está tudo
lá, com direito a descrições detalhadas sobre cada partida.

Ao longo da entrevista, clique nas imagens para assistir aos vídeos.

REBOTE - Você se tornou a maior referência na internet em relação a vídeos sobre Michael Jordan, mas o canal no YouTube não menciona sequer o seu nome. Quem
é você e de onde vem essa obsessão pelo ex-craque?

HOOPSENCYCLOPEDIA - O canal não tem informações pessoais porque a intenção é apenas compartilhar a incrível experiência de Michael Jordan. Não importa quem sou, prefiro ser apenas o homem por trás da cortina, assim a mensagem essencial se mantém pura. Eu era um fã de beisebol até ser capturado por um jogo dos Knicks aos 8 anos. Descobri MJ aos 9, vendo Carolina do Norte x Rutgers na TV. Falei para mim mesmo: "Esse cara consegue fazer coisas que ninguém mais consegue". A partir dali, gravei todos os jogos dele. Felizmente, aquela minha previsão aos 9 anos virou verdade e ele se tornou o melhor jogador de todos os tempos.


Os 63pts contra o Boston; o lance mais genial; o jogo da gripe em Utah

- Seu canal tem mais de 4 mil assinantes. Dá para medir a importância desses vídeos para quem não viu Jordan no auge?
- É gratificante. Os caras mais velhos, como eu, sabem o que Jordan significou, então compartilhar essa experiência com as novas gerações significa que meu objetivo está sendo cumprido. Mas, obviamente, não há nada como ter visto MJ ao vivo. Vídeos no YouTube não são capazes de reproduzir esse sentimento.


64pts contra Shaq; obra de arte contra os Nets; imagens raras de 1985

- A NBA chegou a abrir uma cruzada contra o YouTube no ano passado. Você já teve algum problema com a direção da liga?
- Por sorte, nunca tive problemas. Só tive um vídeo apagado pelo YouTube (51 pontos contra o New York Knicks, creio que foi um pedido de alguém do Madison Square Garden). Acho que a NBA entende o que eu estou fazendo. Mostrar o jogo aos fãs na era pós-Jordan é algo com que o David Stern se preocupa, então sei que ele está feliz pelo fato de os mais novos poderem curtir.


1º e último em NY pelos Bulls; All-Star 88; e uma coletânea da carreira

- Você já encontrou Michael Jordan pessoalmente? Ele sabe sobre a existência do seu canal de vídeos no YouTube?
- Nunca o encontrei, mas tenho algumas histórias interessantes com ele. Moro em Nova York e, em 1996, eu estava num clube chamado Eugene e fiquei sabendo que ele estava na área VIP. Infelizmente eu não estava na lista dos VIPs (risos). Em 1994, comecei a gravar os vídeos para um amigo da minha namorada. Ele trabalhava na empresa de advocacia que representava o sindicato dos jogadores. MJ e outros atletas costumavam ir ao escritório. Um dia ele encontrou com Jordan no banheiro e falou sobre mim, contou que estava me pedindo para gravar em fita todos aqueles jogos dos anos 80. MJ disse que ele era maluco!

4 comentários:

Thiago Anselmo disse...

Houu

esse cara é maluco mesmo, mas um maluco das boas... Queria ser um maluco desses...

Quero esse canal..!!

Elemento disse...

E pensar que até outro dia desses, nem faz tanto tempo, para ver uma jogada dessas era só ligar a TV e assistir o NBA Action, inclusive com transmissão pela TV aberta e tudo mais... Bons tempos...

Anônimo disse...

Realmente eram bons tempos.
Ainda bem q ainda tenho vários desses momentos gravados, pois tinha a ótima mania de gravar todos os jogos dos Bulls q passavam.
Começar a acompanhar a NBA por causa de MJ e torço pelos Bulls pelo mesmo motivo.
Agradeço muito por ter podido ver alguma coisa de MJ ao vivo em ação, mesmo q somente à partir de 1996.

Parabéns a postar isso aqui Rodrigo, pois assim quem naum chegou a ver o maior de todos pode ver o q ele fazia. Eu mesmo naum sabia desse museu virtual.

abs

Rafael Bicalho

Anônimo disse...

Ótima matéria, amigo.
O arquivo do nosso amigo Hoopsencyclopedia é simplesmente incrível. O trabalho desse sujeito merece aplausos.

Abraço!