sábado, 5 de abril de 2008

NEGLIGÊNCIA TÁTICA


Lula Ferreira / Foto: CBB

É evidente que Flamengo e Brasília podem virar suas séries na Liga Sul-Americana. Têm mais time que os rivais argentinos e jogaram muito mal na abertura das semifinais. O que não dá para aceitar é a negligência tática apresentada pelas duas equipes (não é surpresa que o time candango seja treinado pelo ex-técnico da seleção). É óbvio que isso não é novo, mas, principalmente depois do telefonema-aula que recebi de Bruno Lima após os embates, fica claro que times inferiores mais bem armados em quadra podem surpreender rivais melhores e desorganizados.

Para se ter uma idéia da falta de estudos de nossos técnicos, Paulo Chupeta, do Flamengo, respondeu assim à pergunta do repórter de O Globo sobre como seria a marcação em Leo Gutierrez, astro do Boca Juniors: "Falta só definir quem vai marcá-lo. Passarei um vídeo horas antes da partida". A declaração foi feita na quarta-feira, e o jogo aconteceu na quinta...

Paulo Chupeta / Foto: CBBComo assim? Antes de tombar contra Joinville, a única derrota do Flamengo havia sido para o Boca de Leo Gutierrez, pela Liga das Américas. E Chupeta não havia definido quem seguiria o argentino a menos de 24 horas do jogo? Não houve sequer um treinamento de ajuste defensivo então? E será que um vídeo a oito horas da partida faz com que um atleta assimile algo?

Pensando bem, não é surpresa alguma que os clubes argentinos, organizados dentro de quadra por técnicos inteligentes fora dela, vençam seguidamente times brasileiros com mais reserva técnica.

14 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim não é nenhuma novidade isso. E depois os corporativistas ainda reclamam quando chamam um técnico estrangeiro.

Alfredo Lauria disse...

Fábio,

É a mesma velha história de sempre.

Sinceramente, eu já não acho essas equipes brasileiras superiores às equipes argentinas, mesmo no papel.

Eles já estão tão acostumados a jogar organizados taticamente que simplesmente tornaram-se jogadores melhores.

O brasileiro perdeu-se na máxima de que a habilidade individual garante as vitórias.

Hoje o nosso material humano que deveria ser bom, está bem abaixo da média.

Você constata que há algo de podre no reino da Dinamarca, quando Roman Gonzalez consegue ser um jogador produtivo contra a sua seleção.

Anônimo disse...

Eu acompanhei o Minas Tenis no campeonato sul americana de campeos e liga das americas, e vi um TIME muito bom, mesmo sem astros tirando o armador ARGENTINO, eles ganharam duas vezes do Boca Juniors, duas do Libertad Sunchales sendo q uma la em Sunchales e uma do penharol..E mesmo assim a CBB tira o direito do Minas Tenis de jogar o sul americano. Eles preferem botar os times ricos e cariocas..........VAI ARGENTINA, pelo menos no futebol e voley ainda somos MUITO melhores do que eles...
Almir Junio,,,

Anônimo disse...

Almir concordo com voce, tambem vi pela TV a equipe do Minas nestes jogos e me deu orgulho de ser brasileiro, e ver uma equipe nossa bater de frente e ainda vencer as equipes argentinas, ocorre que não damos valor a nada que temos, quando ganhamos é obrigação quando perdemos é incompetencia, achei tambem um absurdo Franca, atrapalhar os planos do Minas por puro despeito de ver uma equipe sair vencedora de todos os torneios que participou INVEJA É UMA MERDA,
Mauro Tunes
Curitiba

Anônimo disse...

Sou tecnico de uma equipe juvenil a grande dificuldade do tecnico no Brasil e fazer com que o atleta brasileiro acredite no sistema, com esse negocio de que tanto se fala que o brasileiro e criativo no ataque o jogador brasileiro acaba querendo decidir o jogo a qualqer custo sem equilibrado para arremesso se esta hora do arremesso enfim sem paciencia no ataque e com isso sobrecarrega as defesas quando jogamos contra equipes com ataques e defesas bem postadas quase sempre som derrotados a algum tempo tive a chence de conhecer o Paulo Chupeta um tecnico que sabe muiuto as anuancias do jogo o que acontece e que dez em quando o jogador brasileiro quer ser o heroi e nao pensa no jogo coletivo.

Anônimo disse...

Alguém ainda tem dúvida que o treinador da seleção tem que ser estrangeiro????

Isso ai relatado pelo Rodrigo é claramente o dia a dia do nosso basquete.

É só olhar qualquer jogo de campeonato nacional pra se perceber que o estilo tático de TODOS os nossos times é "Bagunça e Correria".

O Minas realmente é o menos desorganizado. Mas ainda é.

As vezes eu fico pensano que a nossa classe de treinadores é BURRA mesmo. Será que na era da internet e transmissões internacionais eles não perceberam que ta tudo errado??????

Lamentável...

Anônimo disse...

Não

Anônimo disse...

É ridiculo ainda sustentar a tese de que somos superiores aos Hermanos no bola ao cesto, o flamengo é inferior ao boca é o brasilia então nem se fale perdeu em casa dos argentinos desfalcados dos americanos. É só anaisar o desempenho dos nossos clubes nas ligas sul americanas, dos onze torneios disputados ganhamos apenas tres enquanto eles ganharam oito, em materia de seleção o desnivel é pior ainda pois nem time b mais da argentina ganhamos, acho que talvez ganhemos o C principalmente se jogarmos em casa pois se for em campo neutro estamos arriscados a passar mais um vexame. Portanto Fabio Balassiano contribua para melhorar a qualidade de nosso basquete expondo que hoje somos inferiores aos nossos hermanos também nos campeonatos de clubes e pare com essa lorota de " Temos mais reserva tecnica" se tivessemos mesmo não teriamos virados fregueses há pelo menos uns 8 anos do basquete platino. Hoje pedemos tecnicamente e taticamente pra eles. Falar ou escrever qualquer coisa diferente disto é querer esconder a verdade e compactuar com a nossa "querida cbb" que enterrou o nosso basquete.
SDS

Anônimo disse...

Estes times parecem aquelas peladas de final de semana, ainda assim nas peladas os "jogadores" pensam um pouco mais..

Anônimo disse...

SDS: Concordo com vc em relacao as selecoes brasileiras e argentina, estamos anos luz atras deles, mas em relacao a CLUBES, somos sim superiores: Darei numeros a vc: Minas Tenis clube nesta temporada isso vem de novembro a ayual data: venceu 5 vezes os argentinos e perdeu apenas uma, isso inclui Libertad, Penharol e Boca os melhores times da argentina. O Flamengo ganhou 1 e perdeu outra isso inclui Libertad e Boca e ainda tem dois jogos em casa com ginasio lotado, vamos ver no q dara, apenas universo brasilia esta devendo mas ainda tem uma remota chance....Entao eh isso, em relacao a selecao estamos muito atras, mas CLUBES mesmo vcs considerando peladas estamos a frente....abs a todos...
Almir Junior

Anônimo disse...

anônimo, eu só digo o que o sergio hernandez, técnico da seleção argentina, cansa de repetir: "os 12melhores jogadores do brasil são, juntos, melhores que os 12 melhores jogadores da argentina". e, antes que você já possa reclamar, ele mesmo completa: "mas o brasil não joga como um time". portanto, o problema tá explicado, e não creio que a gente, aqui no rebote, deixe de falar disso. abs, fábio

Anônimo disse...

Fábio, o treinador argentino é um grande político. Só pode ser pra dizer um negócio desses.

O Brasil simplesmente não tem nenhum ala decente (tirando o Barbosa).

Como a nossa seleção pode ser melhor que a argentina???

A única posição em que somos melhores é a de pivô (e é justamente a que os nosos treinadores não utilizam). Ai eu concordo. Mas no resto do elenco argentino é muito superior ao nosso.


E pro outro la que disse que os nosos clubes são melhores.

Tu ta asistindo o mesmo jogo??????

Beto disse...

E aí, Fábio, o que achou da defesa do Flamengo hoje? Eu gostei muito, principalmente a partir do segundo quarto. Vamos ver se o time consegue marcar duas vezes seguidas desta maneira, né?

Anônimo disse...

Aracaju os numeros nao mentem...Se os clubes argentinos sao tao bons pq nao eh Boca e corientes na final....Leo melhor vc comecar a ver os jogos e fazer as contas..
abs do outro ai..
e para oq entendem de basquete abs Amir junior...