quarta-feira, 30 de abril de 2008

QUEM DIRIA, OSCAR!


Foto: CBB



Não vou dizer que as recentes atitudes de Oscar lembram as de Pelé porque seria exagero. Mas o maior cestinha do basquete brasileiro tem tomado decisões parecidas com as do Rei do Futebol, que, após anos de críticas à CBF, se uniu a Ricardo Teixeira e, talvez sem querer, ajudou a demolir a CPI da Bola.

Foto: CBBSem entrar no mérito do oportunismo de homenagens como esta e o delírio pop-star-eleitoreiro de Lula ao dar ao ex-jogador a Ordem do Rio Branco, nesta terça, em Brasília, chamam a atenção alguns fatos. As fotografias foram distribuídas à imprensa via CBB. Grego esteve na cerimônia (na foto, com o presidente da Federação do DF). O presente do Mão Santa a Lula foi uma camisa da seleção – com direito aos logos de todos os patrocinadores no uniforme, inclusive o da estatal que incrivelmente ainda coloca dinheiro no basquete.

Foto: CBBFoi Oscar que criou uma liga, a NLB, em protesto à CBB. Foi Oscar que cansou de criticar a mesma CBB, que há pouco tempo o ignorava, mas que agora lhe cobre de louros. Foi Oscar que reclamou que não era convidado a opinar, que estava marginalizado pela entidade. Pois então, Oscar, parabéns, você conseguiu!

Sem querer entrar na polêmica sobre a necessidade de render este tipo de homenagem para atletas que fizeram mais pela modadlidade (Wlamir ou Amaury), é triste saber que o ídolo mais recente da bola laranja acaba de compactuar (mais uma vez) com uma administração tão ruim e perniciosa para o nosso basquete.

18 comentários:

papi disse...

Caro Fábio,

gostaria de adicionar uns pontos no seu texto. Não é de hoje que acho a administração esportiva do basquetebol no país a pior entre os esportes amadores. Número de praticantes, temos, tradição, idem, gosto pelo esporte, também. O tênis conseguiu fazer muita merda não aproveitando melhor a era Guga (e mesmo Meligeni e Oncins - antes de Guga e depois deles, que outro brasileiro chegou entre os 35 do mundo?). Enfim, o pior mesmo é quando vemos um grande símbolo de coração e respeito ao basquete fazer uma coisa dessas. Seria difícil sustentar uma liga que já de cara, começa tomando todo o País. Os patrocinadores não sentem confiança, a qualidade não é a mesma do Campeonato Nacional (a despeito da qualidade do Nacional) etc. Mas um ponto importante vem dos clubes participantes, que viram como uma oportunidade a idéia de pessoas bem-intencionadas. Infelizmente é fácil ter ideologia com uma estrutura por trás. Contas a pagar, filhos a alimentar ou fora Grego? Os clubes (não Franca, que desistiu de maneira covarde da NL)até tinham esse direito depois de uma experiência de insucesso, mas Oscar não. Pelo que ele representa e mais ainda pelo que ele acha que representa, a Ordem da Capital do Acre vale menos do que o basquete. Espero ao menos que pendure a condecoração ao lado do troféu 1ª NLB.

Anônimo disse...

Complicado isso do basquete nacional... temos aqui umas 100-150 pessoas que adoram basquete, mas temos que concordar que nao eh um esporte popular.

Se nao eh popular, nao tem dinheiro e sem dinheiro nao se faz nada.

Em relacao ao Oscar, eh um cara carente... tudo o que ele quer eh atencao.

Anônimo disse...

"delírio pop-star-eleitoreiro de Lula ao dar ao ex-jogador a Ordem do Rio Branco"

Comenta basquete nacional, nba, logo se ve q vc naum entende nada de Ordem do Rio branco nem deve saber para qm ela jah foi dada.
Naum foi enttrar nas suas opções politicas pq isso aki eh um blog sobre nba, sendo assim vc poderia discutir basquete naum oq o lula faz ou deixa de fazer.
Falo isso sem querer defender o lula, mas oq vc escreveu foi um absurdo vc devia ter lido pelo menos oq eh a ordem do Rio Branco.
Lembrando vc, q num pais do primeiro mundo ateh o tecnico de um time eh cavaleiro da rainha.

Elemento disse...

O Oscar não critica o Grego pela sua péssima administração. Da mesma forma que não critica os jogadores atuais da seleção por deficiências técnicas, falta de comprometimento ou questões táticas. Ele critica a todos por carência, vaidade e falta de atenção e prestígio com eles. Se o Grego fosse um pouco inteligente (somente um pouquinho apenas...) ele levaria o Oscar na manha...

Anônimo disse...

agora q o Grego esta usando a tatica certa pra continuar no poder, enchendo o Oscar de flores, quem vai ser o proximo a parar de lutar pelo basquete? Tomara q o Wlamir, Marcel, e outros, continuem com a cabeca certa e lutando pelo basquete....e nao por atencao!!

Jones Mayrink disse...

Fabio nao é bem assim como que vc está falando não.
Apesar deu ser contra a atual administração, brigar com ela nao vai adiantar nada, e sim mais prejuízos ao nosso basquete
o Oscar está certo, por que quando estorar uma bomba eu tenho certeza que ele vai ser o primeiro a falar todos os podres q estavam ocorrendo nos bastidores de equipe de base,adulto e administração
anota aí

Anônimo disse...

Amigos!!
Comungo com a opinião de quase todos que postaram, porém, acho q se pudéssemos resumir em um ditado o capítulo aqui narrado seria: "se não pode vencê-lo, junte-se a ele". Acho q na verdade, o Oscar, que sempre foi um cara que verdadeiramente, amou o basquete, cansou de ser um elemento combatente da atual administração do nosso basquete!!!
Cansou pq, talvez, não veja luz no fim do túnel. Federações que vendem seus votos por miséria, clubes que só olham para o próprio umbigo ao invés de se unirem e tentarem alguma atitude, técnicos que preferem criticar-se mutuamente e mostrar que são melhores do que os outros ao invés de se unirem e criarem uma associação de técnicos. Enfim, é duro vermos times sendo criados e desmontados (como se formar um vínculo de coração com um time q nasce e acaba em pouco tempo?).
Acho que o problema do nosso basquete é muito maior do que as atitudes do nosso querido Oscar, mas vendo ele, justamente ele, de mãos dadas com aquele que destruiu minha maior paixão (o basquete) é realmente de se lastimar e rezar por dias melhores.

Abs.

Mozart Maragno disse...

Oportunismo? Qualquer país civilizado tem comendas aos grandes homens e mulheres. Oscar é merecedor dessa comenda. Delírio pop-star? Lula deve trancafiar-se num escritório, então? O que é isso? Faz parte de suas atribuições homenagear os grande brasileiros, independente de Oscar ter errado aqui e ali.
Totalmente equivocado esse post. Nem as críticas à CBB se salvam.

Anônimo disse...

totalmente equivocado esse post msm, fabio naum deve saber o q eh ordem do rio branco.
Eh obvio q o oscar merecia ganhar e o lula nem ganha qualquer publicidade homenageando ele, como se o lula ainda precissase disso.
Equivoco total seu.

Anônimo disse...

"O Oscar é o Pelé do basquete".

Essa frase, que um leitor que não lembro o nome(desculpa aí) colocou num comentário recente aqui no Blog resume tudo!!

Anônimo disse...

O problema não é a condecoração, o simbolismo da ordem, nem o Lula. O problema é rodeado dessa exposição pública que a homenagem rende posar para fotos com o Grego - essa é a parte hipócrita que Oscar deveria rever...
Esse é meu ponto.
Abs

Anônimo disse...

E não é o oscar o maior crítico dos jogadores da nba, pricipalmente o Nenê, q querendo ou não foi o maior crítico da CBB até agora ?

Não são os jogadores da NBA q mais criticam a CBB, sendo elas diretas ou indiretamente, como o impeachment do lula ?

Não é engraçado justo qdo o oscar mais ficava c aquela ladainha de eslavo contratarm um treinador estrangeiro e o oscar ficou feliz da vida ?

Não foi o oscar q falou q a culpa da seleção ser ruim é dos jogadores da nba q não botam 40 pontos no 4o. quarto ?

Não foi o oscar q já foi candidato ao senado ?

Não estamos próximos de eleições importantes ?

hmmmmmmm


acho q tudo começa a fazer sentido não ?

Acho q logo logo veremos o oscar de terno e gravata em algum gabinete, em troca do silêncio e das críticas...

escrevam aí... eu acho q o Brasil não se classifica p olimpíada e acho q os jogadores da NBA serão execrados por esse senhor aí ..

A cereja no bolo e o final da politicagem nojenta q acontece o tempo todo...
MALDITA CORJA!

Anônimo disse...

"Contas a pagar, filhos a alimentar ou fora Grego? "

Mas q desculpinha essa ein ? second to Podia estar roubando, podia estar matando ....

O oscar não é nenhum pobre endividado ou nenhum classe média como nós q se fode de trabalhar todos os dias p pagar impostos q essa corja nos cobra.

Tá precisando de grana ? Abre uma padaria, usa o prestígio e lança uma marca de tênis, vai fazer uma faculdade e trabalhar em alguma profissão.

Ridículo isso. O oscar é um idiota c um ego maior q a cabeça dele q ficou brigado com a CBB não pelo melhor do basquete, mas pq o deixaram fora da festa. O cara quer poder, quer estar na panelinha, e uma vez q conseguiu, agora fica aí rasgando seda com a corja toda.

É tudo sobre poder. Tudo q ele quer é poder!!!!!! Agora ele está sendo chamado para as festinahs da corja, participando das reuniões e tlvz até tirando o dele.

Taí tudo q ele queria!

Anônimo disse...

"Eh obvio q o oscar merecia ganhar"

Pelo ouro olímpico, pelo campeonato mundial ou pela sua enorme ajuda filantrópica e projetos beneficentes ??

afe, dá um tempo .. Pelé do basquete. ..

Pelé ganhou 3 títulos mundiais, fez com q o Santos ganhasse o mundo.

O oscar foi um excelente arremessador de 3 e chorão, e apoveitou por viver num tempo escasso aqui no país.


Se falarem de Hortência, Paula eu até q acho q são grandes. GANHARAM UM MUNDIAL, fizeram com q o time fosse competitivo por anos e ainda deixaram um legado, q a CBB conseguiu estragar.

é tão claro, tão ridículo, q chega a ser inocente!!!

Anônimo disse...

Galera, só reiterando. A crítica ao Oscar não foi ao prêmio, mas ao simbolismo que ele carrega, bem como a falta de coerência do mesmo. Só isso, e nada mais. E, evidentemente, nada contra a Ordem, até porque não teria sentido algum criticá-la. Só juntei os pontos e, na minha opinião, o Oscar pecou no quesito coerência. abs, fábio

Anônimo disse...

Respeito a opinião de todos, mas tenha a minha.
Concordo com o Balassiano quando ele diz que Oscar pecou com a coerência.
Algum de vocês acham que se o Grego quisesse se aproximar (com segundas intenções) do Marcel, por exemplo, o cara ia ceder? Ou com o Wlamir? Ou com o Nenê?
Realmente Oscar me decepcionou, apesar de ser merecedor dessa Ordem. Ficou uma mancha no seu curriculo.
Bom, espero que o basquete brasileiro sobreviva a todas essas palhaçadas. Acho que mesmo com a classificação, o futuro é negro. E sem as Olimpíadas, o basquete brasileiro vai ser acompanhar nossos jogadores na NBA e outras ligas internacionais.
E sobre o Lula... podia ter mudado a história desse país, mas resolveu se vender.
É tudo farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

o Oscar sorrindo ao lado do Grego? isso e' coisa de cagao!!

Anônimo disse...

Estão policiando o Oscar?

E quem banca o Grego há 10 anos na CBB ?
Certamente não foi o OScar.

Campeoantos esvaziados , esporte a míngua também não são resultados do trabalho do Oscar.

Qualquer prêmio que se dê ao Oscar é pouco , como também seria ao Wlamir e ao Amauri Passos.
Sempre vejo Oscar dar entrevista elogiando esses jogadores mais antigos.
Mas ao mesmo tempo vejo certas restrições do antigos ao brilho e respeito que o mão santa conseguiu obter no mundo do basquete;
Mas não é culpa dele vivermos num mundo globalizado onde as notícias ganham divulgação mais rápida,;
Oscar já deve ter se enchido de gritar em vão e tem o direito de curtir e aceitar premiações que quiser.
Certamente a presença do Grego nessa cerimônia não foi idéia dele.

Quando Oscar e outros ídolos do esporte deram a cara para bater criando a NLB não vi a mídia ajudar, ou só muitos poucos deram apoio ao Oscar, como no caso da ESPN Brasil.
A maioria elogiava mas nada fez para ajudá-los.

Garanto que o OScar tem muita revolta por ter sido "abandonado' naquela idéia , inclusive por clubes e dirigentes.
Há um certo ranso de comodidade e apoios comerciais inclusive da TV, nesse basquete nacional que têm bancado o Grego na CBB;
Mas porque não postar algo sobre isso?
Será porque Oscar é uma vidraça mais fácil de atingir?