domingo, 27 de abril de 2008

DIRETO DA CAIXINHA

Com o debate sempre fervendo nos comentários, damos mais um pulo na caixinha e pescamos o Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr, do
blog OpiNBA. Ele tem uma opinião sobre o Boston Celtics diferente do que costumamos ouvir por aí. E você, o que acha? Comente!


Kendrick Perkins / Foto: NBA

O Boston Celtics não é tudo isso. Tem problemas sérios na posição 5 (na foto ao lado, o pivô Kendrick Perkins) e, não à toa, tem retrospecto negativo na temporada regular contra Dwight Howard e o Orlando Magic). Não possui um banco tão forte (Cassell não é sombra do que já foi) e é seriamente ameaçado quando cai na velocidade de outros times (no jogo 3, foi surrado pelo atleticismo e pela rapidez do Hawks). Vai vencer esta série, mas está longe de ser esta maravilha que muitos dizem. Quando a defesa não entra, é um time comum, entregue à qualidade individual do trio Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen.

28 comentários:

Thiago Anselmo disse...

é amigos.. O tio zeca está certo!!!
O BOSTON não é isso tudo, é um time batível, vimos ontem o ATLANTA, que deu um espetáculo contra o CELTICS...
KG não é aquele homem defesa-ataque, como KOBE, que sabe defender muito bem e atacar melhor ainda!

Anônimo disse...

analise interessante mas disso tb mundo ja sabe, a sote do Celtics eh que o Rajan Rondo vem se mostrano um bom jogador, desde o primeiro jogo estava na cara q eh soh o trio, o resto do time eh mto fraco, jogadores que não dá pra confiar, e o gar~rafão sem o KG eh a mesma coisa q o do SPurs sem TD um lixo, n tem ninguem com o minimo de qualidade pra entra no lugar.... por sorte ambas as ekipes estão com seus pivos saudaveis...
celtics vem pra ser campeão do leste e dar mto trabalho na final pois o trio deles n eh somnte de ALL STARS são de SUPER STARS JIsejiejSIJEi jogam demaisssssss e estão sedentos por titulos

Renato disse...

Ontem eu vi pela primeira vez os Celtics esse ano.

Eles não jogaram bem mas acho que o Tio Zeca exagerou.

O fato é que os Celtics cochilaram nas rotações defensivas, só isso. Sempre que eles dobravam a defesa em alguém, atrasavam a rotação pro jogador que ficava livre, e com isso levaram várias cravadas do Josh Smith nas costas.

Isso normalmente não é uma falha estrutural fundamental da equipe, é mais uma falta de atenção ou acomodação que um bom "presta atenção" resolve.

Thiago Anselmo disse...

KG tem experiencia, mas não é bom para defender e sim para atacar, ontem o ATLANTA mostrou que tem jogadores para defender e atacar, já o BOSTON só tem para atacar, que é o TRIO e os outros dois jogadores que estarao na quadra servem só para compor o elenco!

Thiago Anselmo disse...

Renato, pode ser uma falha de atenção, mas tbm é uma falha na estrutura do BOSTON, pois isso pode abalar o time todo se começarem a tomar muitos pontos e assim começarem a perder os jogos!!




NBA ETC E TAL

entrem e comentem..

http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Rodrigo Alves disse...

Thiago, KG não é bom para defender? Ele acabou de receber o prêmio de melhor defensor da temporada...

abraços!

Anônimo disse...

SHEUHEaueaue eu ia fala isso Rodrigo, eh, o Zeca ae exagerou, imagina o q ele n ia fala se perguntassem do Heat! xD

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Rodrigo, obrigado pelo espaço.

Sabe q lendo agora até eu achei q exagerei um pouco... No entanto, é só um pouco mesmo. Na síntese da minha observação, é isso mesmo. Inclusive, estou escrevendo um artigo sobre este assunto neste minuto.

O Celtics é um time baseado em defesa. Toda a sua dinâmica em quadra baseia-se em uma boa postura defensiva. Isto, sem dúvida, é louvável. (Vide os tropeços de D'Antoni e do Suns). No entanto, qdo esta defesa ñ é efetivada, o Celtics perde mais do q alguns pontos. Perde-se mto das características de jogo. E o time acaba ficando entregue ao talento individual dos seus principais jogadores, que são excelente atletas mesmo.

O banco do Celtics foi feito dentro de grandes limitações. É um grupo limitado. E, dentro da folha salarial disponível, foi feito um bom trabalho. No entanto, jogadores como Cassell, Posey e PJ Brown já jogaram bem mais do q jogam. Davis é inexperiente. Powe e Allen são inconstantes. Ñ é um banco confiável.

Kendrick Perkins é um problema conhecido por todos. Esforçado, porém limitado. Já o problema do jogo de transição, cair na velocidade, foi admitido pelo próprio Doc Rivers durante o jogo de ontem. Contra times atléticos, não é bom negócio para o Celtics.

Sobre Rondo, é um armador q sabe atacar e defender. Grata revelação, tem tudo para ser um grande jogador. Ainda é um pouco experiente, mas está jogando mto bem. Uma aposta certa!

Com a "chutada de balde" da postagem, não quero dizer q o Celtics ñ é favorito. É, fez por onde na temporada regular. Inconstestável. No entanto, vejo mta gente já colocando o Celtics na final. Tem mta pista ainda para isso. Contra os outros três times com mando de quadra do Leste, a campanha do Celtics é 5-5. É bom ficar de olho.

Agradeço mais uma vez pelo espaço, Rodrigo. Como deu para perceber, estou sempre passando por aqui!

Abraços a todos!

Thiago Anselmo disse...

Rodrigo, o KG só sabe pular para dar tocos, ele não é bom para desarmar sem faltas... O que ele faz é dar tocos e cavar faltas de ataque(time adversario), por isso ganhou esse titulo! Se o Varejão tivesse aquele desempenho do ano passado para cavar faltas de ataque e tivesse uma média boa em tocos, sem dúvidas Varejão iria ganhar esse título!

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Rao,

O Heat foi um chute de balde homérico. Se já falo isso tudo sobre o Celtics, é melhor nem abrir a boca para esmiuçar o Heat hehehehehehehe

E Garnett sabe defender, sim. É melhor ofensivamente, mas sabe defender. Aliás, é um jogador completo. Na minha opinião, um dos mais completos de sua geração.

Thiago Anselmo disse...

Eu accho que ele tem qualidade sim na defesa, mas não acho ele aquele jogador nato que merecia ter ganho o titulo!!!

Ele é sem dúvidas melhor ofensivamente!!

Anônimo disse...

Nosa senhora..o KG é bom pra dar tocos e cavar falta??
Rebote...posiconamento...a energia q ele passa e o jeito q ele conduz até verbalmente o time na defesa num conta?/
Lembrando q marcar defender bem num tem nada a ver com ser lider de roubadas...rebotes ou sei la o q...
tem a ver com a capacidade q o jogador tem de induzi o adversário ao erro...
e isso o KG tem de monte...afinal..Bostos entre as melhores defesas....e KG Defensive player..
Sobre o post...acho q tem razão nas limitações do elenco..
mas...como o time tem 3 Super Stars....q conseguiram se encaixar e todos os 3 são jogadores de decisão....o o Boston de ve chegar as cabeças sim...
abraços

Rodrigo Alves disse...

Thiago, respeito totalmente sua opinião, mas acho que tenho visto outro Kevin Garnett ao longo de todos esses anos...

Tio Zeca, não concordo 100% com o que você escreveu, mas puxei o comentário pro blog porque achei seus argumentos muito bons. E é sempre legal prestar atenção em opiniões que vão na contramão do que a maioria diz. Abraços!

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Obrigado, Rodrigo.

É mto legal saber q uma pessoa com um destaque dentro do "campo" como vc está olhando e prestigiando os comentários e opiniões de outras pessoas. Este é um dos motivos pelos quais sempre passo por aqui. Se todos concordassem 100% com os outros, ñ haveria espaços como estes. Fico feliz q meus argumentos sejam interessantes.

Obrigado novamente e abraço!

Rafael Bicalho disse...

È fato q o Boston tem na sua defesa a base de seu jogo.
Naum concordo q quando a defesa naum entra o time passa a ser um time comum. Nenhum time é comum com o trio Garnett-Allen-Pierce.
Enfim, ~todo mundo já sabe q o banco do Boston naum é dos melhores, mas Doc Rivers conseguir durante a temporada dar um padrão a equipe q continua favorita ao titulo.
Quanto a KG, pra mim, o ums dos mais completos da liga, ataca, defende, pega rebote, contagia os companheiros etc.
Ele até pode ser melhor ofensivamente, mas naum deixa nada a desejar na defesa. (titulo mais do que merecido pra ele).

E os Hornets ganharam em Dallas. 3 a 1 com Kidd expulso. Dallas vai ter q remar muito pra virar. A garotada vai mostrando que naum sentiu a pressão na hora da decisão. Belo time esse dos Hornets.

Anônimo disse...

Tudo isso é por causa da derrota de ontem do Celtics.
Sou fanático pelo Celtics e acredito nesse time. Não é imbatível.
Na minha opinião eles relaxaram na defesa no início e o adversário embalou no jogo. Talvez fosse necessária uma atuação fora-de-série de Pierce ou Ray Allen para juntar com a pontuação de KG.

Mas se o Boston vencer amanhã, muda tudo nesses comentários. Se perder...

Será a maior enganação da NBA. Tudo porque esse time é totalmente novo.

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Leonel,

Garanto-lhe q é uma opinião antiga minha. Desde os primeiros jogos da equipe. A ñ ser em relação a Cassell e Brown, q chegaram depois. Sinceramente, ontem só me fez refrescar certos pontos.

O Celtics certamente ñ é uma enganação. De uma forma ou outra, vencerá o Hawks. E como já disse, tudo o q disse ñ apaga um fato q até eu admito, pq é óbvio: o Celtics é o favorito ao título do Leste, e da NBA.

Abraço!

Anônimo disse...

Cara, pelo número de pontos que o Garnett faz, ele podia muito bem não se aplicar na defesa, como muitos astros no Suns fazem. Porém, ele joga pra equipe o tempo todo, com muita vibração e energia. Dá até medo de entrar naquele garrafão rsrsrsrsrs...

Tirem a aplicação defensiva do Spurs, por exemplo. Continuará sendo uma equipe forte, mas não com a força que apresentou nas últimas temporadas... É por isso que o Suns é sério candidato a voltar pra casa mais cedo.

Não acho o Celtics um time imbatível. No entanto, é com certeza um sério candidato ao título. Se não houver surpresa, no meu ponto de vista, deve se confirmar na final.

Sobre os atletas, acho que uma "equipe" é isso, pra ser vencedora. O trio se destaca, com certeza, mas para além deles se destacarem individualmente, o conjunto também funciona. Estive pensando muito nisso com as derrotas do Suns. Quando o Diaw, o Bell e os demais jogam, conforme aconteceu hoje, a coisa engrossa. Pensemos no Rondo na temporada passada e agora. Pensemos no próprio Perkins - que tem seus defeitos, admito - ou no Cassell. Alguém esperava que eles jogassem o baskete que estão jogando? Com todas as deficiências, o Técnico e as estrelas do Celtics têm seus méritos pelo Baskete que vêm jogando até aqui.

Pensemos no Nuggets: difícil não é o Carmelo ou o Iverson jogarem bem. Isso é natural. Difícil mesmo é eles se entrosarem com o time e subirem o rendimento da equipe como um todo, com um técnico capaz de tirar proveito do que cada um deles têm de melhor, onde um cobre as falhas do outro e todos superam suas limitações... Um time com aplicação defensiva, padrão de jogo, etc.

Cara, e o Doc Rivers? Ninguém falou dele aqui... Que trabalho...

O texto do Zeca está muito bem fundamentado, com argumentos consistentes sim, embora eu não concorde com suas conclusões, sua opinião deve ser respeitada. Mas eu acho muito difícil, embora não impossível, que alguém tire o Celtics da final.

Anônimo disse...

Nao existe time imbativel e, talvez, numa serie de 7 jogos, o Boston nem seja o time mais forte da liga, mas a velocidade com que as pecas se encaixaram foi impressionante.

Paul Pierce aceitou ceder seu espaco de estrela solitaria do time e deixar os holofotes em KG. Ray Allen aceitou a idade e o papel de terceiro melhor jogador do time (na minha opiniao). Doc Rivers esta sabendo usar a rotacao e nao esta comprometendo com as burradas que costumava fazer nos finais de jogos. E os jogadores do segundo escalao (Rondo, Powe, Davis, Perkins, etc) estao cumprindo muito bem o seu papel.

Acho impressionante que tudo isso tenha acontecido logo na primeira temporada desse "novo" time e, por isso, tanto oba-oba em cima dos Celtics.

Acredito que nao terao grandes dificuldades para ganhar a conferencia Leste. Resta saber se conseguirao bater quem vem do outro lado...

Abracos!

Anônimo disse...

Acabei de descobrir esse blog, parabéns, muito bem feito. Então é aqui que está o Rodrigo, que não posta no globoesporte.com há uma semana! Quanto ao Boston é realmente um time incrível, melhor defesa da NBA, mas eu acho que vai sofrer muito com um time rápido e ofensivo como o Lakers numa final. Abraços

Unknown disse...

Caros amigos,

Na minha opinião é difícil ter uma posição definitiva sobre a capacidade do Boston neste momento. Sua campanha foi algo impressionante, mas como já foi dito num post anterior (não lembro quem comentou) 60% dos seus jogos foram contra adversários da conferência Leste, que é sabidamente, salvo honrosas exceções, composta por times mais fracos. Este fator contribuiu para o Boston ser a melhor campanha da liga e por ter a melhor defesa (ou a segunda, perdendo para o Detroit - outro do Leste, não tenho certeza agora).
A favor do time do Boston temos a excursão que fez ao Oeste, acho que em fevereiro, onde saiu batendo em todos os grandes times. Isto me fez acreditar que se chegar mesmo na final o Boston pode enfrentar os grandes do Oeste de igual para igual, mas não quer dizer que serão campeões facilmente.

O Spurs, que parecia estar se poupando nas últimas semanas da temporada regular, entrou com a faca nos dentes nos Playoffs, confirmando que sabe como jogar séries eliminatórios. Acho que o Lakers também deve ir longe, apesar da série contra os Nuggets não ter servido para testar o potencial do time. New Orleans, e principalmente Chris Paul, são a grata surpresa e podem dar trabalho. O Utah tem no jogo coletivo o seu forte e se continuar com o retrospecto que teve na temporada regular nos jogos em casa pode endurecer qualquer série. Apesar disso, vejo Spurs e Lakers um pouco a frente de Utah e New Orleans, pelo menos neste momento.

Um grande abraço a todos.

Ben Hur

Fiel disse...

Eu tb concordo em partes com o Tio Zeca, alias, no começo da season achava que a tonica seria exatamente essa, de problema no elenco de apoio ao Big 3. Porem Doc Rivers que eu nao confiava pra comandar esse time, me surpreendeu e fez um grande trabalho, montado um otimo esquema defensivo, que sem duvida é a base do Celtics, e contando com rondo muito acima do esperado nao so na sua produção, como liderando o time com um PG tem que fazer.
Os reservas e ate o Perkins vinham respondendo muito bem tb, apesar de tb achar que a posição 5 é o ponto fraco do celtics, talvez um dos poucos (mais esse de defender na transição que foi apontado, que pra mim é novidade), porem todos vinham contribuindo bem, inclusive com o Big 3 produzindo menos do que imaginavamos e ate conseguindo se polpar em algumas oportunidades.
Acredito que o Atlanta vem muito empolgado mas o Celtics levara os proximos dois jogos, pois vencendo hj a empolgação do atlanta cai, e jogar em Boston sera muito dificil pra qq um ...

Nos proximos rounds, o Cavs possivelmente vai dar muito trabalho, ainda mais contando com Lebron, mas ainda considerarei o Celtics favorito, assim como uma possivel final de conferencia contra Pistons (ou quem sabe o Magic), o time de boston nao pode entrar sem ser como favorito. O Pistons ainda tem condições de bate-los claro, se bobear ate o Magic, explorando bem o D12, mas mesmo torcendo pelo Magic, ainda acho um time que falta um algo a mais para conseguir tao feito.
Resumindo, espero que o Celtics tenha dificuldades, porem vai encontrar um real desafio numa final contra o Lakers ou Spurs (hornets e jazz tb seriam complicados, mas correm por fora, estilo Pistons, IMO) !

123456 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Anselmo disse...

Bom amigos, o DOC RIVEr fez sem duvidas um belo trabalho, mas vamos combinar que os time dos leste não sao tudo isso!! Mas não podemos menospresar a belissima temporada regular do CELTICS. Mas voltando falar da defesa, o BOston tem uma defeba boa, mas se não entrar naquele jogo, o time perde e KG não é tudo isso na defesa para ganhar o titulo, ele ganhou mesmo o titulo por causa da "defesa coletiva" que seus amigos o ajudaram!!!


NBA ETC E TAL

Entrem e comentem!

http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Abraços

Anônimo disse...

Amigos,

Acho que o celtics deve ser campeão no leste... ja me arrisco a dizer que a final da NBA vai ser Boston X SA, a nao ser que um tal de kobe ou um menino lebron resolvam fazer coisas que até Deus duvida, mas ainda assim, elencon por elenco, acho Boston e SA os mais bem preparados, sobretudo se tratando de pós-temporada... mas enfim, queria dizer tambem o quanto acho legal isso de as vezes publicar uma opnião da caixinha, essa idea é super bacana, parabens rodrigo e fabio!!

Agora, quanto ao assunto KG, pelo amor de Deus vai, o cara é um monstro!! Marca muito, ataca muito e alem de tudo é um lider, um exemplo de motivação e de energia... falar mal dele é não ter visto nada de basquete nos ultimos 10 anos.

saudações a todos!!

Anônimo disse...

é engraçado ver opiniões opostas... mas tem gente que fala muita besteira né. As pessoas se envolvem emocionalmente no calor da discussão e se perdem.
Seja como for, idenpendente do tom mais ou menos agresivo, parece uma conversa de copo pela metade da água - tem gente que acha vazio, tem gente que enxerga quase cheio - o fato é que falamos do mesmo copo. Agora, dizer que KV não é bom marcador, deus do céu... medo.

Anônimo disse...

Esses defeitos do Celtics todos sabem, só que as qualidades são tão grandes que encobrem os problemas.
Quando o celtics formaram o time, o medo de não dar certo era por esses motivos "Não tem banco.. não tem CE.. Não tem PG..".
Com anel ou sem, acho que deu certo, se vão ser campeões.. só o futuro vai dizer, pois temos outros grandes times no campeonato, todos com seus defeitos, mas com grandes qualidade.

Anônimo disse...

O Boston tem um aproveitamento ruim contra o Orlando e contra o Cleveland tb, o q na minha opnião naum quer dizer mt coisa, pq contra os adversários da outra e poderosa conferencia ele massacro.
Posiçao 5 do time naum eh uma maralivilha, pode ateh ser ruim, mas q time naum tem jogadores q naum são taum bons quanto o resto.
Discordo totalmente quando vc fala q o time naum tem banco, o banco do time eh mt bom, tem excelentes defensores, pode naum ter grandes numeros mas eh top 5 da liga ctz.
A defesa do time entra em 90% dos jogos e a qualidade individual do trio de ferro eh imensa.
Garnett foi merecidamente melhor defensor do ano, ele eh um excelente jogador defensivo cm uma grande visão de jogo.