terça-feira, 22 de abril de 2008

PAPO DE GARRAFÃO COM SPLITTER


Tiago Splitter / Foto: Reprodução

A grande decepção do torcedor brasileiro com o retrospecto da seleção masculina não costuma chegar até Tiago Splitter. Com boas atuações e primando pela regularidade, o pivô do Tau Cerámica continua sendo, de longe, a nossa opção mais confiável para o garrafão. A 10 dias de encarar o CSKA no Final Four da Euroliga, o catarinense fala ao Rebote sobre o Tau, a seleção, a NBA e a irmã Michelle, que voltou a enfrentar o tratamento para se curar da leucemia.

REBOTE - O Tau Cerámica e o CSKA já estão mais do que acostumados com o Final Four da Euroliga. O que esperar deste confronto? O Will McDonald, pivô que joga contigo, se envolveu numa confusão com o técnico. Como está o clima aí?
TIAGO SPLITTER - Entrar no Final Four é uma coisa muito difícil de se conseguir, nosso time está de parabéns. O McDonald saiu na imprensa falando mal do técnico. Estava quente e soltou muitas coisas. Depois pediu desculpas, mas continua separado do grupo, o clube ainda vai tomar uma decisão sobre ele. O clima no time está legal, todo mundo com vontade de mandar bem.

Tiago Splitter / Foto: CBB- E o Pré-Olímpico mundial? Já está pensando nele?
- Sim, penso muito no Pré-Olímpico, em como ganhar, o que a gente tem que fazer, dou muitas voltas no assunto. Se tudo der certo, vamos trazer essa vaga para o Brasil.

- Na próxima temporada, você vai jogar na NBA. Isso pode criar algum problema de liberação para o Pré-Olímpico?
- Não acredito que eu tenha problemas para jogar o torneio. O San Antonio não vai criar problemas com esse assunto.

>>> "Eu vi o primeiro jogo entre Spurs e Suns, foi uma das melhores partidas que vi nos últimos tempos. Fico com o meu coração dividido!"

- O Moncho Monsalve já chegou a falar com você?
- Já falei com o Moncho várias vezes. É um técnico muito experiente. Para falar a verdade, eu não o conhecia muito bem. Mas acho que ele vai fazer o possível e o impossivel para ajudar.

Tiago Splitter / Foto: Reprodução- No meio da correria aí, tem conseguido acompanhar este início de playoffs da NBA? Na série entre Suns e Spurs, está torcendo para o Leandrinho ou para a sua futura equipe?
- Eu assisti ao primeiro jogo desta série, foi uma das melhores partidas que vi nos últimos tempos, incrível. Fico com meu coração dividido (risos), que ganhe o melhor!

- A Michelle, sua irmã, voltou ao tratamento contra a leucemia aqui no Brasil, e parece bem animada com a recuperação.
- Eu estou muito positivo. Toda a nossa família está na "guerra", e ela é a nossa melhor guerreira. Vai passar por isso com certeza!

5 comentários:

Jones Mayrink disse...

Obrigado por toda essa cobertura Rodrigo
como sempre ajudando a nos manter informado sobre os brasileiros
fico feliz de ver o splitter em mais um final four e tambem de ve-lo com vontade de estar na NBA
tomara q ele consiga mandar bem na seleçao ajudar a gente a nos classificiar
quando ele disse coração dividido era por que ele deveria estar torcendo para o leandrinho tambem
rsrs

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

de garrafão. o brasil ta bem servido, se quiser um garrafão mais defensivo, Thiago e o Varejão, se quiser mais ofensivo, vai de Thiago e Nenê!!!
falta jogador de perimetro, leandrinho é titular, falta 2, pro quinteto titular!!! atualmente não vejo ninguem com a capacidade parecida com a do leandrinho para a posição 1 e 3!!!
talvez Huertas, que evoluiu bastante nesse ultimo ano, vamos ver!! mas eu sou otimista e acredito no brasil nesse pre-olimpico!!

www.ny-knicks-brasil.blogspot.com

felipemmKNICKS

Unknown disse...

Parabéns pela matéria Rodrigo.

Que bom ver Tiago tão motivado. Concentro toda a minha energia positiva para que ele não seja trocado e jogue na NBA e permaneça no SPURS.

Acredito que ele tendo como mentores o Greg Popovich e o Tim Duncan terá tudo para ser o melhor pivô Brasileiro de todos tempos. Até porque ainda é muito jovem e talentoso.

Abraço a todos e hoje tem mais esporada no TEXAS.

Anônimo disse...

Fico só imaginando o Splitter no lugar do Oberto. Vai aprender muito com o Duncan.

Anônimo disse...

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou o espanhol Juan Manuel “Moncho” Monsalve Fernandez como o novo técnico da seleção masculina de basquete. A notícia foi veiculada pela entidade, na sexta-feira, e a apresentação do novo comandante está marcada para o mês de fevereiro.

O treinador chega com a missão de conseguir a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-08. O Brasil não disputa uma Olimpíada, desde Atlanta-96 e, terá no Pré-Olímpico Mundial em junho, em Madri, a última chance de chegar à Pequim. O “Moncho”, já teve a oportunidade de dirigir dois jogadores brasileiros, em 1978, comandou Oscar Schimdt, no Castilla Valladolid, e recentemente, foi técnico do ala Marcelinho Machado, também na Espanha.

A aposta em um técnico estrangeiro seria pelo fato do profissional estar mais atualizado com relação ao estilo europeu de atuar. A Argentina passou a ter sucesso no basquete quando começou a adotar um estilo mais conservador e de controle de jogo, reconhecidamente um modelo europeu. Porém, tudo isso foi feito a partir de uma mudança na estrutura interna do basquete. Os clubes criaram uma Liga e passaram a administrar seus interesses, ao contrário do que acontece por aqui, onde a CBB insiste em centralizar e inibe qualquer movimento dos clubes.

Não vai adiantar nada mexer na ponta da pirâmide se a base continua fraca e com uma estrutura péssima. O que adianta você ter um bom time se não tem tempo para prepará-lo? Qual a vantagem de ser ter um bom ataque se a defesa não consegue recuperar a bola? O técnico pode dar o seu melhor, no entanto, nada vai acontecer se não tiver um alicerce e boas condições de trabalho, coisa que tem de vir da instituição que administra a modalidade. A CBB precisa parar de brincar de ser profissional e voltar a olhar para o esporte com o carinho e a atenção que ele merece. Infelizmente, acho que com essa direção atual isso não vai acontecer.

Aos amantes do basquete, inclusive o blogueiro que vos escreve, resta torcer para que os jogadores e a comissão técnica consigam superar as adversidades e recoloquem o Brasil nas Olimpíadas. O Brasil torce para que unidos vocês consigam superar a incompetência da CBB.