sexta-feira, 20 de agosto de 2010

LESÕES QUE NOS ASSOMBRAM


Quando escrevi num post ali abaixo que o amistoso contra a França era para ganhar, é claro que eu imaginava condições normais, com o Brasil praticamente completo, desfalcado apenas de Varejão. Pois Marcelinho Huertas não jogou, com uma tendinite no joelho – foi este, aliás, o problema que o tirou da partida contra a Espanha. Nenê saiu do banco e não fez nenhum ponto, ninguém sabe como foi seu rendimento. Tiago Splitter fez apenas sete. Huertas e Anderson voltam a treinar amanhã e devem jogar o torneio de Villeurbanne, contra Austrália (domingo, 13h), Costa do Marfim (segunda, 13h) e França (terça, 15h30).

A fotinho ao lado parece ser o único registro existente da partida, cortesia da federação francesa. Foi o máximo que consegui.

Fato é que, a uma semana da estreia no Mundial, não dá para negar: as questões físicas assombram a seleção. Nossos três pivôs sofreram com isso – um se lesionou agora e os outros dois ficaram machucados durante a maior parte da preparação. Como se não bastasse, nosso principal armador (logo ele, que não podia se machucar de jeito nenhum!) arrumou uma tendinite às vésperas da competição. É claro que a CBB não será alarmista e tentará tranquilizar o torcedor, mas eu, sinceramente, não consigo imaginar em quais condições físicas o Brasil chegará à Turquia. Para mim, é uma incógnita.

Nossa vantagem em relação aos rivais desfalcados só existe de verdade se nosso elenco estiver completo, entrosado e 100% fisicamente. O Brasil melhorou desde a chegada de Moncho, e tem tudo para melhorar ainda mais com Magnano, mas opa, não vamos nos iludir: ainda não estamos na elite do basquete mundial. Para jogar de igual para igual na Turquia, precisamos do nosso melhor. Do jeito que está, dá para ficar preocupado.

37 comentários:

Anônimo disse...

Brasil não vai passar da primeira fase= fato!!!

Anônimo disse...

concordo com o anonimo acima.

Anônimo disse...

Problemas, todas as seleções estão enfrentando:

USA- time C
Argentina- Sem Ginobili e com Oberto e Nocioni machucados.
Espanha - Sem Gasol e com Rudy poupado nos amistosos.
Grecia- sem Papaloukas e saindo de uma briga contra a Servia
Porto Rico- Ayuso e mais 2 pediram dispensa esta semana.
Eslovenia- Lorbek pediu deipensa
Canada-- Nash não vai
.............++++
Assim, o que estamos enfrentando é parte de jogo e não pode servir de desculpa, a não ser que tenhamos escolhido mal o preparador fisico já que só temos problemas físicos) .

Torço muito para o Brasil fazer bonito na Turquia, mas estamos com o máximo possível e devemos prestar mais atenção para a preparação física!!!!!!

Flavio Medeiros -RJ

Jones Mayrink disse...

Ta complicado realmente...
tem algum problema essa seleção para ter tantos problemas físicos... incrível...
to preocupado demais... por que tambem é só derrota... dava pra ganhar hoje...
Nenê zerou em que condições? jogou mais de um quarto, será?
ta complicado...
abraço

Anônimo disse...

Tenho medo do que vai ser esse mundial...ou eles estão escondendo jogo ou "estamos ralados"

Anônimo disse...

Nene é sempre uma piada na seleção Tenho 40 anos de idade e não lembro de NENHUMA partida decente do atleta com a camisa amarela (se bem que agora é verde ou branca)... tsc tsc tsc

jdinis disse...

Como disse o Rodrigo Alves, só temos alguma chance com a seleção completa e em bom estado. Fora isso não dá!

Como ponto positivo vejo o fato dos 2 primeiros jogos não serem tão complicados. É uma chance de dar mais ritmos aos nossos contundidos.

E vamos torcer para o Huertas ficar 100%. Sem ele não temos chance nenhuma.

@lisangelo disse...

Ginasio cheio...

Anônimo disse...

Olha Rodrigo que bom que você está ponderando essa situação.

Já tenho comentado aqui há tempos que tanto Tiago como Nenê estão sem ritmo e nós não sabemos suas reais condições, depois não entemos por que jogam pouco nos jogos. (AGORA ISSO SE CONFIRMA)


Sinceramente ainda tenho esperanças de que eles estejam só sendo poupados pois amistoso é amistoso.

Sem contar o fato de um início de trabalho do Magnano que é bom mas não é Mágico, além disso esse mundial está de certa forma esvaziado por tantas ausências.

Temos que trabalhar para mostrar um basquete melhor do que os outros anos e não ficar fissurado para ter um grande resultado.

O foco tem que ser a longo prazo,a ao meu ver os jogadores não tem culpa pelas contusões é resultado da temporada muito forte na Europa e na NBA

Creio que FIBA, as outras principais ligas do mundo e a NBA deveriam repensar o calendáiro em anos de Mundiais e Olimpíadas. Algo semelhante já aconteceu no futebol.

Seria bom para o esporte não apagar o brilho de suas principais competições sem seus craques.

Abraços

Sandro

marcelo marques disse...

comecei a ficar preocupado

Anônimo disse...

Brasil não terá a mínima chance contra EUA, Eslovênia e Croácia. Pode até ganhar da Tunísia e do Irã, mas não sei se será suficiente para avançar para a próxima fase, e se avançar vai ser na 4ª colocação vai pegar ou Argentina ou Sérvia... aí já era...

Anônimo disse...

Fazem cada comentário, pra cair na primeira fase tem q perder pra tunisia ou pro irã.....isso nem com o time B conseguiriamos.

Qnto ao comentário do post, assino embaixo, minha expectativa de uma quartas de final, é baseada no fato de estarmos completos, 100% fisicamente e entrosados (mais os desfalques dos outros).

Fora isso, o máximo q pode acontecer é ganharmos um jogo da eslovenia ou da Croácia e ficarmos em 3º, aí nas oitavas cairiamos de qualquer jeito, pra Argentina ou Sérvia.

Tomás

Harley disse...

Vai ser mais um fracasso, não importa o motivo.

Como o Sandro disse ai em cima, o trabalho tem que ser pensando a longo prazo. Pq pra esse não dá. O trabalho do Magnano ainda não amadureceu o suficiente para gerar frutos, principais jogadores com problemas físicos.

É esperar que o basquete seja trabalhado a sério e que daqui uns dez anos tenhamos um basquete sólido.

Anônimo disse...

Eu só vou ficar assim tão pessimista como vocês (que dizem que não passamos da primeira fase), quando puder ver o time completo jogando. Quando tivermos Huertas, Leandrinho, Alex, Spliter, Varejão e Nene jogando cada um 30min, e ainda assim o time não render, ai sim direi que a "vaca foi pro brejo"....

Por enquanto axo que esses amistosos não são parâmetro para nada. Primeiro que não estivemos com força total em nenhum deles (pelo menos 2 titulares faltando em cada jogo), e segundo que mesmo com as estrelas entrando em quadra, a maioria jogou poucos minutos (pra dar rotação aos reservas).

A verdade é que a diferença pro nosso time titular completinho, para os reservas é gigantesca, por isso não temos como examinar a seleção com esses reservas jogando tanto tempo....

Esperancildo Tristão disse...

Realmente, a análise do Harley é corréta. Agora, essas coisas sao participadas com a imprensa. Afinal, a partir de sábado, esses profissionais estarao sendo observados pelo mundo todo.Como nao vimos o Nenê e quase nao vimos o Splitter penso que estarao sendo "valorados". Principalmente quando jogam pelo seu próprio país.
Concluindo: Hoje não passariam pela Eslovênia, Croácia e Estados Unidos. Neste cenário, estariam nos braços da Argentina ou Sérvia, onde seriam "lanchinho escolar"
É melhor analisar agora do que chorar mais tarde

NEZÓFILO disse...

Um jogo comandado pelo Nezinho,huuummmmm...... Não gosto daquele braço esticado com a munhéca quebrada. Provoca minha urticária. Äs vezes penso que minha TV está com defeito. Não é.. É dêle mesmo. É, semana que vem vamos sofrer... ( Pô, Nezinho. Faz outro sinal...)

Anônimo disse...

Eslovenia e Croacia também não são la grande coisa!
Argentina também jogando no limite.
Mesmo que o Brasil ganhe os amistosos na próxima semana, ainda não quer dizer nada.
Só mesmo quando a bola subir em Istambul!

Alexandre Estefan disse...

Amistosos são só amistosos, nada mais.

Anônimo disse...

Eslovenia e Croácia não são lá grandes coisas?????

Paises que surgiram do fim da Iugoslávia são equipes cujo basquete tem base e jogadores com fundamentos, que não estão aprendendo a mudar o estilo de jogo como o Brasil.

Ou seja embora não tenham grandes conquistas no momento estão a frente no Brasil que esa num ciclo de transição.

A questão não é só ser pessimista ou otimistas, mas realista, estamos em início de um novo trabalho e jogadores quebrados, são fatos.

A torcida continua mas sem ilusões.

abraços

Sandro

Klaus BSB disse...

Respeito todas as opiniões postadas. Só queria deixar registrado que o jogo jogado. Ninguém ganha antes dos 40 minutos. Vamos aguardar e torcer pela seleção. Em relação ao Huertas (baita jogador)tomara que se recupere, senão vamos presenciar o amadurecimento precoce do Raulzinho, visto que nezinho não tem condições t´cnicas de armar a seleção. Há males que vêm para bem!

Klaus BSB disse...

Outra coisa que nòs velhinhos observamos é o seguinte. Na minha época 1,90 era altura razoável par pivô e quando deparávamos com um adversário de 2,00 tínhamos que usar todo nosso fundamento para poder fazer os pontos. Me admira muito um jogador de 2,10, 2,08, 2,11 etc, tomar um toco (Varejão x Fran Vasquez)!!! O giro foi bom, só faltou a finta!!! O pivô espanhol teria ido longe e o Varejão faria os pontos facilmente. As vezes acho que falta um pouco de malícia (malandragem) nos nossos jogadores!

Anônimo disse...

A verdade é que o planejamento da CBB e do Magnano foi precário.
A dupla Neto e Diego( ambos preparadores físicos) tentaram mostrar serviço ao Argentino e detonaram nossos rapazes que vinham de ferias ou final de temporada.

A culpa também é do Argentino, que trouxe um auxiliar hermano e não trouxe preparador físico.
Agora, na véspera do Mundial, onde deveríamos estar a ponto de bala, chegamos meia bomba com Nene,Tiago,Varejão,Huertas e Leandrinho

Assim não da!!!!

Anônimo disse...

belo ponto levantado pelo aônnimo acima.

Me parece que erramos FEIO na preparação física desta vez.
O prep físico de seleção (Diego) esteve muito envolvido em meter-se no lançamento da Escola de Técnicos e pouco se preparou nas reais necessidades individuais do elenco......está dandoi no que estamos vendo.

Sempre achei muito estrano o envolvimento de um preparador físico no lançamento da Escola de Técnicos há semanas do início da preparação da seleção.....mas agora os resultados práticos (uma verdadeira enfermaria nos atletas) mostram que energias foram gastas em projetos secundário para o momento, e a selação paga o pato.

Gostaria que refletissem sobre o tema....e vc Rodrigo o que acha?

FLAVIO MEDEIROS---RJ

Anônimo disse...

MARQUITO

CORRIGINDO UM POST ACIMA,O NETO NÃO É PREPARADOR FÍSICO,É CAMERA MAN E EDITOR DE VÍDEOS.O DIEGO SIM É O HOMEM QUE FAZ TUDO.
AGORA,QUE SABEREMOS O NIVEL DE COMPETENCIA DESTA CBB,DEPTO TÉCNICO,NA ELABORAÇÃO DE UMA PROGRAMAÇÃO DE JOGOS,PARA UM GRUPO QUE RECEBEU JOGADORES RECEM SAÍDO DE COMPETIÇÕES FORTISSIMAS-HUERTAS,TIAGO,ANDERSON,NENE,LEANDRINHO.LEMBRANDO QUE QUANDO A ARGENTINA GANHOU A OLIMPIADA,ERAM POUCOS OS JOGADORES QUE ESTAVAM NA NBA. ACHO UMA QUANTIDADE DE JOGOS GRANDE E MUITO DESGASTE PARA QUEM PRECISA DE UM PERÍODO DE DESCANSO ATIVO PARA RETOMAR UM PERÍODO DE TREINAMENTO E AI SIM ALGUNS AMISTOSOS.DESTA MANEIRA CHEGAREMOS NO MUNDIAL COM 10 JOGOS,PARA ENFRENARMOS UM MUNDIAL COM PELO MENOS 9 .CONVENHAMOS MUITOS JOGOS EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.MAS,O BRUNORO COM SUA COMPETENTE EQUIPE DE TRABALHO COM CERTEZA EQUACIONARA ESTES PROBLEMAS,

Anônimo disse...

Somente lembrando que a origem do Neto é como preparador físico.

Anônimo disse...

Parem um pouco de criticar. O Brasil não jogou completo em um jogo sequer. Saudades do Moncho? Não se esqueça que nos amistosos do pré olímpico foi muito bem e quando valia tomou duas senhoras surras da Grécia e Alemanhã. De tempo ao Argentino, esperemos o Mundial, ninguém sabe como o Brasil jogou contra a França. Nezinho de titular já diz muita coisa. Amistosos são amistosos, nada mais, não esqueçam que antes do ouro olímpico a Argentina de Magnano teve a proeza de perder para o Brasil B, e olha que isso não deve ser fácil. Não sejamos tão cri cris. O mundial vem aí, torcemos e, se der errado, criticamos posteriormente. Agora a seleção precisa de um voto de confiança. A proposito Rodrigo, o Esporte Interativo vai passar todos os jogos do torneio, todos mesmo, começa amanhã 13:00 (Brasil vs Aus). Dessa vez saberemos o desenrolar dos acontecimentos. Abraços, Gustavo.

Anônimo disse...

Nenê está fora do mundial.

Anônimo disse...

PQP, agora já era... Nenê fora, vide site da CBB... Isso é uma zica, o basquete brasileiro tá zicado...

Anônimo disse...

Que varzea, nunca dá nada certo!!!

Nem precisamos assistir o mundial, o basquete é um esporte óbvio, brasil vai ganhar de irã e tunisia e perder os outros 3. Fica em 4º e perde pra argentina ou sérvia nas oitavas. Nem precisa ter bola de cristal para saber isto.

Ao contrário do futebol, o basquete não é uma caixinha de surpresas.

Nos resta torcer para que Argentina ou EUA ganhem o mundial, ai teremos alguma chance de ir pra Olimpiada.

Tomás

Guto Sousa disse...

JP Batista convocado pro lugar de Nenê. http://bit.ly/9djcZO

Anônimo disse...

O negocio agora ja e investir no lucas bebe no fab mello no raulzinho e no aguirre e outros mais novos. concordo com Anonimo acima que so vamos ganhar 2 jogos e perder nas oitavas. Boa sorte pra eles. Ai, Ai

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,péssima notícia de sábado

Tá feia a coisa.
Nenê fora agora...

JP Batista no lugar...medo!

Isac

bigmanrj disse...

Após esta notícia do Nenê, sinceramente, vou torcer para os EUA vencerem este Mundial e abrir mais uma vaga para as Américas, caso contrário só no Pré-Olímpico Mundial.

Anônimo disse...

Quem é esse Gustavo?
Parente de alguém da comissão técnica?
Talvez o eterno auxiliar do Neto?
A situação é complicada, véspera de iniciar e como diz não jogamos completo.
E não vamos jogar completo,pois caro Gustavo, o Nene foi cortado , simplesmente por falta de competência de todos os envolvidos.Ainda temos spliter,huertas,varejão no grande estaleiro CBB.
Gustavo,quando não temos competência em uma empresa,a demissão é na hora.

Jose " o Troll"

Anônimo disse...

Nene é uma piada...

Não consegue ficar um mês sem lesão.
E quando chega na seleção, elas aparecem com uma facilidade...

Anônimo disse...

Afe, o rodrigo tem uma boca... quando ele fala de lesão...

coitado do nene! heheh

Pablo

bigmanrj disse...

Bem lembrado Anônimo 12:43. Basta o Rodrigo pensar em lesão, nem precia escrever, e já sabemos que alguma coisa irá acontecer. haha...