sábado, 21 de agosto de 2010

NENÊ FORA DO MUNDIAL. E AGORA?


Se as lesões já nos assombravam, como escrevi no texto abaixo, agora elas nos atingem de fato. Nenê está fora do Mundial. O pivô sofreu um estiramento muscular na perna direita no amistoso de ontem. Ele jogou por 12 minutos e saiu machucado – informação que, aliás, foi escondida pela CBB durante todo o dia, e só agora a gente entende por que ele saiu zerado.

Tenho visto nas caixinhas algumas críticas à preparação física da seleção, mas não vou aqui julgar nada, porque 1) não sou médico; 2) sequer vi os treinos, que eram fechados; 3) lesões acontecem em qualquer esporte, em qualquer lugar. Dito isso, deixo as causas um pouco de lado para poder me concentrar nas consequências.

Magnano já mandou chamar JP Batista para completar o grupo. Justo e esperado, já que Hátila tinha sido cortado do Sul-Americano e só estava no elenco para reforçar os treinos. A desvantagem é que JP não treinou em nenhum momento com o time principal. E ele não vai à Turquia só para fazer número. Se o grupo de pivôs ainda tem Splitter e Varejão se recuperando de lesões, agora tem também um novo nome para pegar química.

Se eu já estava preocupado, imagine agora. Segue caindo por terra todo o clima de otimismo que nos influenciou quando imaginamos a seleção completa e saudável no início da preparação. O cenário agora é bem diferente. Classificar na primeira fase continua sendo fácil. Mas, sem Nenê e com outros problemas físicos, até onde vai esse Brasil?

40 comentários:

Anônimo disse...

Pronto. Fudeu de vez.

Anônimo disse...

uhauahahuhauhauauhaua

rir pra nao chorar

peter schiling disse...

com muita sorte conseguimos fic entre quinto e oitavo.

João Marcos disse...

Rodrigo, pq a nova CBB está se revelando a velha CBB? Pq as notícias não chegam? Pq continuam escondendo tudo da gente?

Anônimo disse...

Não é assim....
A saída do Nenê não me preocupa. Sempre achei q com ele e com o Waltinho...nunca iriamos a parte alguma. Agora, a reposição é uma oportunidade de surpreender. JP não é uma boa escolha, com todo respeito, afinal é um profissional.Inclusive essa escolha coloca em "check" a visão técnica direcional. Lastimável. Como sofre o basquete brasileiro. Por que não se faz como o Volley?
Acreditem....O Nenê não faria grande falta não fosse essa escolha vazia...

jdinis disse...

Uma dúvida:

- o site da CBB diz que a recuperação do Nenê levaria de 5 a 10 dias. Dessa forma, ele perderia talvez 2 jogos (os mais fracos) e ainda poderia atuar no Mundial. O JP poderia ser chamado e o Raulzinho (eu preferia o Nezinho) cortado. Ficaríamos com 2 armadores mais o Leandrinho para "quebrar o galho" e com 4 pivôs mais o Nenê para os jogos mais difíceis (Nenê "a meia bomba" é bem melhor que o JP).

- então, quem decidiu o corte do Nenê? Foi a comissão técnica ou o próprio jogador que não quis se arriscar?

Anônimo disse...

Quem decidiu corta-lo foi o médico da seleção!!

Rodrigo Alves disse...

Jdinis,

Na prática, o Nenê não esteve de fato com a seleção em nenhum momento da preparação. Não treinou de verdade nenhuma vez, com exceção desta uma hora antes do jogo contra a França. Ou seja, as condições dele são ruins desde o início. Apostar em sua recuperação agora, depois disso tudo e ainda mais de um estiramento muscular, me pareceria uma opção errada.

Seria diferente se fosse um jogador que viesse treinando e jogando e, sei lá, torceu o tornozelo. Aí vale a pena esperar. No caso do Nenê, o melhor era cortá-lo mesmo e chamar alguém saudável, que de fato possa contribuir (não estou discutindo o nome do JP, mas o fato de ser um jogador saudável fisicamente).

Abraços.

Unknown disse...

Rodrigo,

Toda essa história de lesões em várias seleções não é privilégio do basquete. Na copa do mundo de futebol acontece algo semelhante, com vários atletas chegando "estourados" em fim de temporada. A FIFA já cogita um encerramento de temporada um mês antes do atual para o proxímo mundial, não seria bom a FIBA fazer o mesmo? No basquete tem um complicador que é a NBA que não está nem aí para o basquete fora do USA, mas é algo que eu acredito que deve ser levado em consideração, pois com o jogo cada vez mais fisico esse cenário só tende a piorar.

Um abraço.

Anônimo disse...

Nene estava parado DESDE ABRIL meus amigos, é muito tempo pra desansar, a culpa é dos preparadores físicos dessa merda de CBB

http://www.youtube.com/watch?v=iqB3HN8h_ok

viram o video?? coincidencia??? nene saiu machucado com o mesmo problema!!! 2:10

CBB AMADORA!!! RIDÍCULA!!!

Anônimo disse...

Quem deve ta boladão eh o Leandrinho, toda entrevista ele falava do Nene... e numa seleção sem psicologo fica complicado, espero que ele nao desanime.

Diogo Aquino disse...

Anonimo, que ta bolado com Leandrinho sou eu, tda entrevista o cara fala em titulo, mas ele é o primeiro a ratear, qnd agente precisa.

bigmanrj disse...

Basta o Rodrigo pensar em lesão, nem precia escrever, e já sabemos que alguma coisa irá acontecer. haha...

Anônimo disse...

É verdade Rodrigo, lembra no dia que falou que seria melhor o Denver perder pois o Nenê chegaria mais em forma. Pronto. Fudeu. O cara se machucou. Tô brincadeiro Rodrigo, tu faz bem ao basquete brasileiro, apenas não mencione mais lesão ao condição física, pelo amor de Deus. Falando sério, se a comissão confiasse no Nenê esperaria até os 10 dias, mas não confia nele, nem eu. Como deiz o Denver Post o cara é meio Softy e se apaga nas horas decisivas. Splitter e Vareja formam um garrafão espetacular. Guilherme poder ser uma vávcula para o jogo de fora. Não vamos desanimar antes de começar moçada. É difícil, mas vamos pra cima Brasil.

Anônimo disse...

eu acho q Brasil ainda pode ir longe sem nene, nao acreditava em titulo nem com a presença do pivo, magnano eh um treinador experiente e vitorioso, mas nao eh santo pra fazer milagre

Anônimo disse...

Espn transmitindo amistoso EUA x Lituania, e nada de selecao Brasileira

Anônimo disse...

Brasil passa da primeira fase em último para ser merenda da Argentina nas oitavas...

Gustavo disse...

Será q ta machucado mesmo?

O Nene ja tem fama de num ta nem ai pra seleção....

Anônimo disse...

Provavelmente não contaremos com Huertas, Splitter e Varejão também.
Eu chamaria para o lugar o Duda, Baby e Cipolini. A formação seria então:

PG - Nezinho / Raulzinho
SG - Leandrinho / Alex / Duda
SF - Marcelinho / Marquinhos
PF - Giovanonni / Cipolini
C - Baby / JP / Murilo

jdinis disse...

Com a seleção que o anônimo das 17:17 montou o Brasil não ganha nem de Irã e Tunísia.

A verdade é que temos a "conta do chá". Não podemos nos dar ao luxo de perder jogadores por contusão.

Anônimo disse...

Parem de secar a seleção caralho. Desculpe a palavra mas vão se fuder, bando de FDP. Perdemos o Nenê e só. Todos os outros estão lá. Chega de pessimismo e mau pressentimento. Força Brasil. Gustavo. Desculpe, é que estou irritado com post como o do anônimo das 17:17 e varios outros que dizem que cairemos fora na primeira frase. Eu ainda acredito.

Anônimo disse...

Parem de secar a seleção caralho. Desculpe a palavra mas vão se fuder, bando de FDP. Perdemos o Nenê e só. Todos os outros estão lá. Chega de pessimismo e mau pressentimento. Força Brasil. Gustavo. Desculpe, é que estou irritado com post como o do anônimo das 17:17 e varios outros que dizem que cairemos fora na primeira frase. Eu ainda acredito.

Anônimo disse...

O Brasil tem tempo para estar a 100% recuperado e com ritmo com todo o elenco de sempre (sem o Nene e o Valtinho)para os jogos decisivos e mais importantes dessa primeira fase. Os 2 primeiros contra Tunisia e Irã serão bons para pegar ritmo. O terceiro contra os EUA a principio pode-se perder e não precisariamos desgastar a equipe e correr riscos de contusões. Sao na 4a. e 5a. partidas que devemos estar a 100% e vencer de qualquer maneira contra a Croacia e Eslovenia, para ficar em 2o. da chave, e não pegar uma pedreira nas oitavas de final. Aí com a graça e proteção divinas estaremos embalados para lutar e vencermos nas 4as. de final e chegarmos entre os 4 semifinalistas.
Esta é a minha teoria e profecia.
Amém !

Anônimo disse...

Brasil ainda está vivo!

Perdemos o Nene, que este ano estava afim.....mas isto contece.

O JP foi a melhor escolha (ja esta entrosado, pois fez parte da Copa America no ano passado).

Vamos que vamos....aind acredito que vamos fazer um belo mundial aaposto no QUARTO LUGAR, sem medalha, mas bem)

Vamos ser positivos e para aquueles que gostam e amam o basquete.....VAMOS TORCER E DAR APOIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Klaus BSB disse...

Sei não, mas parece que os caras são de vidro!! No mínimo estranho essa contusão!

Anônimo disse...

Vejo que o meu otimismo era um pouco diferente de todos, pra mim time completo e 100% fisicamente tinhamos uma chance de chegar nas quartas.

Antes de fazer previsões é sempre bom dar uma olhada em quem são os adversarios do grupo e do grupo que cruza na fase seguinte. Pra fazer o milagre das quartas teríamos q no minimo ganhar de eslovenia e croacia, pra pegar alemanha ou australia nas oitavas.

Agora, do jeito que dá, meia-boca fisicamente e apresentando erros que não eram feitos na época de Moncho, vamos ficar em 4º e perder nas oitavas.

Vamos torcer, quem sabe com uma rotação de somente 7, 8 jogadores a coisa funcione e consigamos coisa melhor, mas não vamos nos iludir e nos surpreender se o Brasil for eliminado nas oitavas.

Tomás

Unknown disse...

é complicado ler alguns comentarios do tipo "nene n ia fazer diferença na seleção", ou falando q o leandrinho é o primeiro a sumir, eu realmente n vejo as coisas desse jeito não, do estilo e da capacidade do Nene não tem ninguem q possa substituilo seria muito bom se ele estivesse em condições de jogar, Leandrinho é sempre presente nas competições e sempre jogando bem. Infelizmente os problemas fisicos podem fazer com q essa campanha do Brasil no mundial seja muito fraca, logo quando os jogadores estavam com vontade e compromissados, é uma grande tristeza que Nene, splitter, varejão, estejam sofrendo com problemas fisicos num momento tão importante como o atual.

Anônimo disse...

Vamos jogar um MUNDIAL.

No futebol, com todas as glórias e "craques" ficamos em 7 lugar.

No basquete qualquer posição entre 5 e 8 tá valendo.

Temos um cruzamenbto nas Oitavas que vale o campeonato!

Anônimo disse...

Nene contundido??? Será???
Todos sabem que ele e o Valtinho são cú e calça...
Ele não treinou, não fez porra nenhuma junto com o grupo...todos sabem que ele não consegue fazer parte desse grupo...ele é jogador de panelinha.
& a 10 dias pra recuperar e ele vem embora???
Decisão do médico??? porra nehuma, foi decisão dele!
Este é um jogador que não é mais brasileiro há muito tempo.
Esqueçam esse babaca...
ou é muito azarado ou é muito FDP e tá cagando pra seleção...
eu digo que é a opção "b"

Anônimo disse...

Quanto pessimismo em volta de um corte do nene.. jogamos de igual pra igual com a argentina sem o splitter que eh nosso principal nome, entao o time continua sendo bom.

Anônimo disse...

Na verdade o Nene intimidaria pela posicao na NBA, mesmo jogando mal poderia ajudar no psicologico. Agora realmente nao dá para explicar se contundir em 12 minutos de jogo, sendo que tinha disputado uma longa temporada na NBA quase ileso. O fato é o seguinte precisamos de mais opcoes de jogadores ao invés de ficarmos esperancosos por jogadores que só pensam nos milhoes. Ainda está engasgado os outros pedidos de dispensa anteriores do Nene. É isso... agora é o bebê.
desculpem a falta de acentos estou em teclado desconfigurado do potugues.

Anônimo disse...

Acredito que o Nen6e se machucou mesmo, mas não critico quem o crucifica, Na sessão o passado te condena ele leva culpa pretérita, além de nunca ter jogado bem pela seleção, logo, aos que dizem que ele é o melhor da seleção, só podem estar de brincadeira. Mesmo que seja verdade, os inúmeros pedidos de dispensa ficaram na memória dos que gostam de basquete até ele fazer uma grande competição pela seleção. Quer saber, vai tarde Nenê, nem veio e também não vem mais. O cara treinou 1 dia com a seleção, 1 mísero dia e ficou comendo e viajando de graça. Gustavo.

Wando Rabelo disse...

vamos esquecer isso agora, Nenê estava disposto mais não deu para ele.

gostaria de saber se o jogo de amanhã vais ter trnasmissão por alguma TV ou se tem algum link

Anônimo disse...

Perguntinhas:
- Nene arriscaria jogar o mundial fora de forma, sem ter treinado nada com a equipe ?
- Arriscaria jogar sem estar 100% fisicamente e ter a orelha puxada pelo Denver?
- Arriscaria fazer um papel secundario na selecao?
- Jogaria por amor a camisa mesmo sem estar 100%?
- Teria pedido dispensa alegando uma pretensa contusao irrecuperavel a tempo?
- Teria tido algum arranca rabo com alguem?
- Nenhuma das anteriores e somente esta com uma contusao realmente seria e que comprometeria a equipe ocupando uma vaga que poderia ser de outro jogador em condiçoes de jogo?
Tenho muitas duvidas... o passado o condena.

Guilherme Zago disse...

om vamos lá galera vou fazer um desabafo como praticamente, admirador e amante desse esporte tão desvalorizado no nosso Brasil.

O corte de Nene foi a gata da agua para eu vim aqui e fazer esse desabafo, e já deixando um ponto bem claro, Nene não é uns do melhores jodagores no estilo FIBA tanto com ele ou sem ele, o Brasil continua sendo um time fraco, falando em nivel mundial, apesar o nome Nene hoje ser forte e de ele ser um dos melhores do mundo na posição no estilo de jogo da NBA.

Mais o que deixa mais desapontado é o seguinte, desde sempre sei que mesmo se estivemos com o nosso time "completo", o Brasil a curto prazo, com o Magnano no comando, nao seria um time forte, talvez com o tempo e acho que é isso que estava motivando e dando esperanças aos torcedores e amantes do esporte, como eu.

Mais com o nivel de basquete apresentado nos amistosos, filosofia de trabalho nova que só se deu nos 2 primeiros amistosos, porque fora isso o Brasil continua tão ruim como foi nesses ultimos anos, julgando claro quando teve realmente uma seleção forte a sua frente (Argentina, Espanha e França).

Se o Brasil nao consegue dar ao menos trabalho completo a uma Argentina desfalcada e a uma França sem ninguem, diria que sera mais um mundial daquele e nos dar vergonha..(nem vou mencionar a Espanha porque EUA completo e Espanha estão acima de todos).

Nossa maior carencia continua sendo em 2 aspectos ao meu ver, Alas e padrão tático. Além claro de vários problemas de lesões que vamos enfrentando.

Guilherme Zago disse...

Um Brasil que eu pudesse acreditar em alguma coisa seria com os melhores que temos e um estrangeiro que joga aqui, que ao meu ver tinha que se naturalizar o quanto antes, porque nao temos na ala um jogador que falta e é o precisamos, o time seria esse:

Pivos:
Nene, Tiago S., Varejão, Paulão e Murilo.

Alas:
Marcelinho,Leandrinho,Alex,Guilherme Shamell.

Armadores:
Huertas,Raulzinho e Nezinho.


Os jogadores NBA e Thiago S. e Huertas eu nem tenho muito o que falar, são os melhores do nosso Brasil em nivel mundial, vou analisar minhas outras escolhas ae,Paulão e Murilo de longe os melhores pivos tecnimente e fisicamente no FIBA, o cara la que chamara pro lugar do NENE meu deus..., Alex melhor marcador apesar da estatura e tbm arremesa bem, reserva imediato de Leandrinho, Guilherme e Shamell com Shamell o Brasil teria um estilo de jogador é o que precisamos e nao temos, de força explosão que tambem tem tecnica e tem razoavel marcação e Guilherme junto com Marcelinho seriam os reservas para diferentes tipo de mudança de jogo, um mais alto e joga mais aberto, infiltrando e fazendo um pivo quando precisamos, e Marcelinho que de longe, mesmo com todos os seus feitos é o melhor arremesador do Brasil e nao amarela mesmo nao estando no seus melhores dias..., Raulzinho porque é a unica "noticia boa" desse mundial um jogador que com mais evolução fisica, amadurecimento e nivel internacional vai nos dar muitas felicidades e junto com Lucas Bebe serão provavelmente nossos proximos idolos, e finalmente Nenezinho eu tanto critiquei ferozmente aqui mesmo nesse blog, é de longe um dos que mais se esforça, nao pipoca e demosntro um amadurecimento incrivel, melhoro muito seu jogo, escuta demais o tecnico, PARABENS Nezinho, devo reconhecer e aplaudir.

Esse time é o melhor, claro que é a minha opinião e talvez com Tavernani completando o grupo porque nao me lembro se já deu o total de jogadores mais enfim. Esse time treinado e bem preparado, poderia nos dar alegria, mais tudo que veio acontecendo só vem nos mostrando uma coisa, mesmo um time forte desse, porque ao meu ver mundialmente é igual ou mais forte que muita seleção media da Europa, temos que se por no nosso lugar. O Brasil nao é nem a 10º colocação em basquete ao meu ver, isso sendo a realidade hoje, o que a minha cabeça de conhecedor e amante do esporte nao entende, é como para mim o brasil é no minimo a 7º força no mundo no papel e a varios anos nao consegue colocar isso dentro de quadra.

Vamos torcer que um trabalho a longo prazo de certo, que nosso jogadores tenha mais sorte com contusões, que tecnicamente o Brasil cresça, que talentos novos apareçam e o principal, garra nao esta faltando mais temos que parar de quando estamos perdendo dar bola para alguem e deixar no individual resolver, e como quase sempre, erramos, perdemos a bola, e somos vitima do famoso "abaixam a cabeça" e marcação e espirito de grupo vão agua baixa.

Sei que falei demais, mais é isso, criticas e quem sabe elogios eu vou receber, mais precisava fazer esse desabafo. E antes disso saibam vou assistir e torçer como torço pro Brasil na Copa e para o meu Palmeiras com vibração, mais talvez com a conciencia e realidade que do jeito e continuamos a caminhar, só estamos atrasando para chegarmos nos nossos objetivos.


Obrigado e muita sorte para o Brasil
Guilherme

Anônimo disse...

uma pena mesmo

eu nao acho q ele ta fazendo corpo mole, se nao quisesse jogar ele teria falado no primeiro dia, ou ate antes mesmo

mas jogo é jogado, não vamos desclassificar um time antes mesmo de começar né gente

flw

Régis Marlo - Campo Grande/MS disse...

Sei que posso estar sendo injusto com o Nenê, pois é possível estar julgando sem total conhecimento de causa. Mas parece mesmo que o Nenê está cagando para a Seleção Brasileira de basquete. Poxa o cara está sempre com uma desculpa que está contundido quando é chamado e agora que aceitou o convite fica estes dias todos sem treinar e depois dá no pé. No mínimo muito estranho. Estive em Brasília e fiquei lado a lado dele na arquibancada enquanto assistíamos o jogo de Angola x Venezuela, aí minha namorada pediu pra tirar uma foto com ele que estava a pouco mais de um metro de distância dela e o cara com um desânimo danado negou, minha namorada ficou puta, mas eu falei que isso era normal. Mas na verdade o que eu analiso agora é que o cara não tem amor pelo povo brasileiro, por isto ele estava com uma cara de gente descontente. Aqui vai um recado para o Nenê: Se for pra vir pra Seleção Brasileira com este ar de menosprezo é melhor não vir mesmo.

Infelizmente o basquete do Nenê fará falta. Mas espero que o Tiago Splitter brilhe mais ainda com isto.

Boa Sorte Brasil!

Régis Marlo - Campo Grande/MS disse...

* é possível estar julgando mal

Régis Marlo - Campo Grande/MS disse...

* o jogo acima do qual me referi na verdade é Chile x Venezuela.