domingo, 29 de agosto de 2010

OS TREINOS DE LUXO


Tem gente que acha balela esse negócio de "tensão da estreia". Eu já pensei assim, mas diante de tantos exemplos ao longo dos anos (não só do Brasil, e não só do basquete), hoje estou convencido de que, realmente, é preciso dar um leve desconto no primeiro jogo de um torneio importante. Ainda assim eu esperava uma seleção melhor na metade inicial da partida contra o Irã – "Cometer dez desperdícios em um tempo é uma coisa mortífera", disse o próprio Rubén Magnano após o jogo deste sábado (81-65).

O Brasil continua fazendo seus ajustes, e o fato é que nós só vamos ter a ideia exata do que este time é capaz na quarta e na quinta, contra Eslovênia e Croácia. Até lá, qualquer avaliação será feita sobre um terreno meio pantanoso, com risco de escorregar para um lado ou para o outro. A Tunísia parece ser uma seleção mais fraca que o Irã, então é claro que a expectativa é de uma vitória mais elástica. No mais, será outra oportunidade de dar ritmo, rodar o elenco, fazer testes, o de sempre. Entre os 24 países que disputam o Mundial, o Brasil é o único com o privilégio dos treinos de luxo nas primeiras rodadas.

Chances de vitória do Brasil:
99,9%. O risco é ainda menor do que foi contra o Irã. Primeiro pela qualidade da Tunísia, segundo porque não é mais a estreia, então a tensão brasileira será menor, imagino.

O que eu espero da seleção:
Mais cuidado com a bola. Nas entrevistas, Magnano sempre bate nessa tecla, e os erros no primeiro tempo contra o Irã deixaram o técnico furioso. Hoje, não tem mais desculpa.

Olho no brasileiro: JP Batista
Não tem o mesmo nível dos outros pivôs e foi muito mal contra o Irã (2pts, 0/4). Tem de aproveitar hoje para ganhar moral, porque, queiram ou não, ele vai ser usado no torneio.

Olho no tunisiano: Amine Rzig
Jogador mais badalado do país, o ala teve uma atuação ridícula na estreia, com 0/6 nos arremessos. Certamente vai querer mostrar serviço, então é bom ficar atento a ele.

Olho em outros jogos de sábado:
Vale ficar ligado em EUA x Eslovênia (10h30), Porto Rico x Grécia (12h30), Alemanha x Sérvia (13h), Turquia x Rússia (15h). E a Espanha, né, que pega Nova Zelândia às 15h.

E você? O que espera deste segundo dia de Campeonato Mundial? Diga na caixa!

12 comentários:

Thiéres Rabelo disse...

Espero Raulzinho mais tempo em quadra!

Anônimo disse...

Acho que levar o novo rick rubio brasileiro foi uma precipitaçao , menino nao passa tanta confiança ainda estão jogando esse garoto numa fogueira masss...

jdinis disse...

Acho certa injustiça crucificarmos o JP. Ele não é nenhuma "brastemp" mas era a melhor opção que tínhamos.

JP tem certa técnica, colocação mas zero de impulsão. Isso não vai mudar nessa idade, ainda mais depois que ele achou que não ia jogar o Mundial e deve ter relaxado um pouco na preparação física. Deve melhorar com o andamento da conmpetição.

Hátila não era a opção. Magnano vou os 2 treinarem e mandou o JP para o Sul-americano mantendo o Hátila com o grupo apenas para completar o plantel nos treinos (por conta do problema de Mr. Hilário). Hátila era um "convidado", mais ou menos como Jordan Burger e Raul (sendo que esse último reverteu a situação). Se não fosse o JP seria um outro pivô do Sul-americano (é assim que vejo - de fora, é claro).

Temos melhores opções? Sim temos, o Paulão e o Hettsheimer. O primeiro estava contundido e o segundo "esnobou" a seleção. JP, pelo menos, está "dando as caras". Não sou fã do seu jogo mas torço pelo cara.

Anônimo disse...

Não se trata de crucificar o JP, mas de ver que ele não tem condição física e técnica para um mundial nesse nível. Posso até concordar que não haviam outras opções. É uma tese. Mas colocá-lo em quadra é um risco muito grande. Ele deveria entrar só em último caso, quando os outros 4 pivôs não tiverem mais como rodar. Ao invés de ajudar, ele compromete o rendimento do time. Da mesma forma Nezinho. Só deveria entrar em quadra quando as possibilidades de armação se esgotarem. São 2 jogadores pra não se contar, aliás, os únicos 2 que estão muito abaixo dos outros.

Fabiano disse...

Acho q foi uma precipitação não convocar o Bábby. Certo q ele jogou muito pouco na ultima temporada por conta de lesões e acredito por questões extra quadra.
acho q ele deveria pelo menos ser testado no sulamericano, pois tenho plena certeza e absoluta convicção q saria melhor do q hatila, e JP.

Glauco Nascimento disse...

Ao meu ver Nezinho e JP Batista foram pra passear na Turquia. No jogo contra o Irã os dois não fizeram nada. Imagina com seleções de melhor nível!!! Outra preocupação é Rauzinho entrando no lugar de Huertas. Raulzinho tem muito futuro, mas tem q ganhar confiança. Hj é um ótimo jogo pra deixá-lo mais tempo em quadra!!

Ls Gustavoui disse...

JP eh pior q murilo, incrivel

E ainda tem gente que diz que Nene nao faria falta

Raulzinho nao consegue armar tava super preocupado em nao perder a bola e soh

Machado continua na mesma, nao pensa so chutaria

Alex eh uma negacao no ataque

marcelo marques disse...

fora de brincadeira eu chamaria estevam,caio torres, até o wagner do flamengo to cansado desses caras sem vontade na seleção

Anônimo disse...

Murilo e Nezinho = lixo

4 faltas do Murilo e já é retirado do jogo. Quem ele marcava? Nem era o Haddadi.

Nezinho jogando a bola de 3. Piada.

Alex e JP péssimos no ataque, mas pelo menos compensam na defesa.

Vitor disse...

A que ponto chegamos. De melhor garrafão do mundial para depender de Jp!!

Não acho q o Baby (ou Bábby) deveria ter sido convocado. Mas outros pivos recusaram a convocação, como Fab Melo, R. Hettsheimer, e o contundido Paulão.

Mas em comparação, pelo menos o Bábby pula.

Anônimo disse...

Eu acho que o Brasil tem que prestar atenção, não é porque é a Tunísia (que tomou um coro da Slovenia ontem), acha que o jogo já está ganho. Esse mundial é o mundial das surpresas, já começaram a acontecer, vão continuar acontecendo. Na minha opinião o Brasil deve continuar permitindo que o Rauzinho continue atuando alguns minutos, ontem ele foi bem e concordo com alguns, não devemos crucificar o JP, porque disponível, era o único em condições, então vai ele mesmo, quem sabe não começa a jogar bem, vai da sequência. A questão dos rebotes, apesar da transmissão focalizar mais o gigantão, o Brasil foi neste quesito (44/39).

Anônimo disse...

Eu queria tanto ver o Raulzinho mais tempo, ele e lindo.
Nao peguem no pe do JP seus bobo
Não impliquem co o nezinho, ele ficou de me trazer uma lembrancinha de la, seus chatos.