domingo, 22 de agosto de 2010

MUITA COISA A CONSERTAR


É inegável que Rubén Magnano definiu uma prioridade ao longo da preparação do Brasil: a defesa. Desde os primeiros treinos ele batia nesta tecla, e não dá para negar que deu resultado: a postura de marcação que temos hoje, apesar de algumas relaxadas no perímetro, é digna de uma equipe de bom nível. Deu para perceber isso até o terceiro quarto do amistoso de hoje, perdido para a fraca Austrália por 72-67 (números aqui). Ué, perdemos?! É, perdemos. Porque no outro extremo da quadra, o ataque foi péssimo, com momentos dignos dos nossos tempos mais alucinados e irresponsáveis.

É claro que Tiago Splitter e Anderson Varejão ainda lutam para recuperar a forma física, por isso não estão em quadra o tempo todo. E aí bate o desespero. Sem os nossos melhores pivôs, o que vimos contra os australianos foi uma inaceitável enxurrada de arremessos de três pontos. Foram 32 tentativas, com apenas 7 acertos (Marcelinho 0/7, Alex 0/4, Guilherme 1/4). Magnano não deveria permitir isso em hipótese alguma. Nem no Mundial, nem no amistoso, nem na pelada da esquina.

É claro também que a ineficácia no ataque não é culpa exclusiva do técnico. Um jogador como Leandrinho precisa ter uma postura mais agressiva em quadra. Tem de partir para dentro em vez de limitar seu jogo aos arremessos inofensivos de média e longa distância. No jogo de hoje, Marcelinho Huertas, mesmo com o joelho recém-recuperado, teve de se desdobrar nesse papel ofensivo, com 17 pontos.

Não estou nem aí para resultados de amistosos, não estou nem aí para a quarta derrota consecutiva. Estou aí, sim, para o jeito como o Brasil jogou hoje. Mesmo levando em conta as condições físicas de alguns atletas, a total desorganização ofensiva foi muito, muito preocupante. Concorda comigo? O que você achou? Diga aí na caixinha.

73 comentários:

Anônimo disse...

alguém manda um link que não seja o do esporte interativo!

Anônimo disse...

Continuamos querendo fazer a renovação as avessas.

Nossa renovação deveria começar pelos técnicos, se os jogadores andam saindo jovens não é só em função da grana.

Ora não por acaso que nosso melhores jogadores hoje se aperfeiçoaram no estrangeiro, o melhor deles, creio que todos concordam é Spliter que praticamente não jogou no Brasil.

Coincidência?
Eu creio que não.

Os técnicos brasileiros, dos grnades clubes, em sua maioria não aceitam esse tipo de crítica, pois são movidos por um bairrismo que se mantem mesmo com essa triste realidade.

As consequências são muitas: nossos jogadores quando se aperfeiçoam no exterior chegam lá em regra com alguns vícios que são difíceis de corrigir.

Os fundamentos não são os melhores , pois em regra quando são altos no Brasil são jogados para o pivô ou ala de força.

Oscar Schmidt, se as pessoas não lembram era um pivô no iníico de carrreira, mas com treinamento aprefeiçou seu arremesso e por isso levou muita vantagem para os que o marcavam na ala.

A crítica aos técnicos não quer dizer que sejam só eles culpados.

É precido buscar caras com visão de jogo, armadores com leitura de jogo,pivôs e elas altos que saibam arremessar, mas esses tipo de jogador tem que ser formado pelos técnicos e leva anos.

Ocorre que os clubes do Brasil são lugares restritos a poucos, e não estão conseguindo fazer esse trabalho de base.

Para piorar a educação física nas escolas foi praticamente extinta, então, no Brasil os caras chegam ao profissional e praticamente tem que aprender a jogar.

Quando estava na quinta série, NUMA ESCOLA PÚBLICA, lembro bem de um professor de educaçaõ física que todo ano realizava uma Olimpíada na escola.

Depois fazíamos conflontos com outras escolas da comunidade.

Tudo por esforço próprio , ele tinha que correr atrás de medalhas e material esportivo.Ou seja, dependemos sempre de abnegados e esforçados.

Como que os técnicos vão aperfeiçoar os fundamentos dos nossos atletas assim?

Temos Olimpíadas em 2016, ou seja estamos há cinco anos desse ciclo olímpico no BRasil não vejo interessem e discutir essas questões.

Potencias Olímpicas não se fabricam em dois anos, pois aos 10 ou 12 anos esses atletas já deveriam ter contato com o esporte e não aos 15 e 16.

O próprio Lucas Bebe, pode ser um novo exemplo disso , o cara começou tarde é privilegiado pelo físico, mas não se pode mais investir em fundamentos num cara que já está pensando em NBA.

Lá eles ganharão forma física avantajada , agilidade, mas técnica se traz da base, que nossos jogadores infelizmente não tem.

Nosso país é um pais que não investe nos atletas como pessoas, então não formam mas sim descobrem jovens que só querem oportunidades na vida, e não podemos culpá-los por isso.

Não creio que Nenê ou outro qualquer tenha uma História diferente. No Brasil quando o cara se destaca forma-se um círculo de exploração em torno deles.

Não se planeja programs para aproveirar o ídolo e conseguir obter resultados no esporte dele a longo prazo. (foi assim no tênis com Guga e no basquete com Paula , Hortencia e Oscar).

Se o país não tiver uma política esportiva vinculada as escolas trabalhando a vida esportiva desde os 10 anos, sempre teremos atletas profissionais incompletos, sempre correndo atras para tirar o prejuízo.

Política do esporte hoje está voltada para realização de grandes eventos , construções de arenas, mas não se faz esporte sem pessoas.

É preciso desviar nosso foco para quem é responsável por isso e eu não acredito que seja o Nenê.

Torceremos pelo Brasil pois gostamos do basquete, sabemos que temos jogadores com qualidade, mas sem essa baboseira de país, nação ou amor a pátria.

Afinal, quais desses atletas do basquete devem seu sucesso ao investimento nacional no esporte?

abraços

Sandro

Rodrigo Alves disse...

Titulares Huertas, Leandrinho, Alex, Guilherme e Splitter. Vendo Huertas de titular, não sei se fico aliviado ou apreensivo.

Rodrigo Alves disse...

Estatísticas ao vivo aqui:

http://www.fibalivestats.com/matches/3886/02/26/84/90Gi3K2uxUmaw/

Tiago de Aragão disse...

pra ver o jogo http://pt-br.justin.tv/mastertv334#/w/334073936/3

Rafael disse...

Eu pensei a mesma coisa, Rodrigo !
Mas acredito muito que a "cura" pro Marcelinho Huertas é descanso ! E acredito que foi o que ele teve nesses dias...

Anônimo disse...

varejao em quadra, que alivio

Rodrigo Alves disse...

O Brasil vai bem na defesa e não tão bem no ataque. Dá um certo medo ver Anderson Varejão trombando no garrafão, mas ele parece estar seguro com o tornozelo.

Anônimo disse...

Aproveitamento de 3 ridículo !! Mas é incrível como o Tiago joga fácil... Melhor jogador do Brasil com folga...

Rodrigo Alves disse...

Fim do primeiro quarto, Brasil 16-10. Ataque muito precipitado com 2/11 nos chutes de três. Mas a defesa segurou a onda.

Anônimo disse...

Quando o Tiago está em quadra temos um ataque com opções do Post up onde ele é quase imparável.

Essa era a vantagem quando tínhamos o Nenê para sempre ter essa opção.

Sandro

Rodrigo Alves disse...

Enquanto Moncho só usava os reservas em caso de hecatombe nuclear, Magnano roda o time alucinadamente.

Anônimo disse...

eita, que ninguém faz ponto.....

Rodrigo Alves disse...

No intervalo, Brasil 26-22 Austrália. Placar baixíssimo.

Guilherme Zago disse...

Brasil sendo o mesmo "Brasil" de sempre, com uma melhora ao meu ver, a marcação ta segurando um poco a onda, com excessao dessa bola de 3 no final da Australia.

Mais o Brasil melhoro com Magnano na defesa, piorou no ataque sempre depende da jogada indivual de alguem, quase sempre uma bola de 3, raramente sai jogadas trabalhadas, e o Brasil explora muito pouco ainda ao meo ver as "faltas" do adversario. Vamos forçar um poco as infiltrações, em vez de ficar forçando bola de 3 toda hora.

Anônimo disse...

o time não tá ruim, esse final de quarto que pegou... 2 cestas de 3 no final

Anônimo disse...

Tá horrível!!!!!

Desse modo é complicado....

O brasil nao consegue fazer uma jogada de ataque....

O MMACHADO eu acho que errou todas de tres!!!1

hugo

Anônimo disse...

Quando Tiago está bem, o atque do Brasil vai bem, mas ele ainda está um pouco fora do ritmo e no ataque precisamos estabelecer o jogo com Spliter.

Os jogadores estão um pouco presos ou com receios de contusões talvez.

Mas defesa vem limitando bem os adversários, essa vontade de defender é um avanço.

Sandro

Anônimo disse...

O ataque está sofrendo com essa falta de ritmo do Tiago, e os outros jogadores tem que ter mais iniciativa.

A coisa não está tão feia assim, se pensar que teremos um inicio no mundial contra os mais fracos do grupo, para pegar ritimo no ataque.

Sandro

Rodrigo Alves disse...

O nosso ataque ainda não se acertou. É o que o Sandro falou, ainda depende muito de Tiago Splitter, o que é lamentável, levando em conta que temos no elenco Leandrinho, um atacante nato.

Por outro lado, é inegável que o Magnano deu um incrível gás na defesa. Essa era a prioridade dele, e parece que ele conseguiu (é claro que estamos avaliando só pelos amistosos).

Se me perguntassem antes da fase de preparação: o que você prefere acertar, o ataque ou a defesa? Eu ia preferir a defesa, claro. Mas ainda há tempo para ajustar o ataque até o Mundial - ou ao menos até os jogos mais difíceis do Mundial, a partir da terceira rodada.

Rodrigo Alves disse...

Huertas jogando muito bem, assumindo um papel de cestinha que deveria ser de Leandrinho.

Leandrinho, aliás, precisa assumir um papel de protagonista nesta seleção. Para isso, tem de ser mais agressivo e usar o seu melhor: a infiltração.

Rafael Souza disse...

alguem tem um outro link aí pra ver o jogo? pq ta dificil acompanhar aqui de fora do br

Rodrigo Alves disse...

Rafael, não consegue ver pelo Esporte Interativo?

http://esporteinterativo.terra.com.br/

Anônimo disse...

Não, ele bloqueia pelo meu ip (estou no US) =/
o link do justin tv tb ja era só propaganda. ta dificil ver

Anônimo disse...

Varejão e Splitter foram usados muito em algum momento?
Estou gostando do Murilo.
Luiz

Guilherme Zago disse...

Defesa mantendo nivel...
Ataque TEM QUE PARA DE FORÇAR BOLAS DE 3, ta loko Marcelinho e Marquinhos agora limpo a marcação bate pra dentro sofre a falta... mais nao e la vai bola de 3, ou as bolas de 3 caem no mundial, coisa que nao vai acontecer todo jogo, ou o Brasil muda seu jogo, porque entra ano e sai ano, é o mesmo vicio em 3 pontos.

vamos para o 4º tempo

Anônimo disse...

Varejão e Splitter foram usados juntos em algum momento?

Anônimo disse...

O problem do Tiago sobrecarregado com faltas .

O leandrinho começou razoável e não foi muito envolvido no ataque depois.

Huertas está bem mas precisamos um pouco mais de variação ofensiva, trocar masi as bolas.

Se estabelecer jogo de garrafão Leandrinho e Marquinhos, e Guilherme d precisam acertar mais os arremessos, isso não está acontecendo hoje

Acreditem se quiser mas o Brasil está segurando o jogo na defesa

Sandro

Anônimo disse...

Não gosto do Guilherme na posição 4.
Luiz

Anônimo disse...

Bem, acho que vamos até as oitavas.
Mais que isso ja é lucro.

Anônimo disse...

TIRA O FILHO DA PUTA DO MARCELO MACHADO CARALHO !!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Guilherme jogando de 4 na verade abre muito para arremesso e vira um ala.

O problema é que os als do Brasil estão com péssimo aproveitamento.

Nessa hora não adianta desesperar, tem que manter o plano da bola com o Tiago e e tentar infiltrações para conseguri faltas.

Sandro

Rafael disse...

Tenta esse aqui: http://pt-br.justin.tv/mastertv334#/w/334073936/3

Anônimo disse...

Australia liquidando o Brasil....

Anônimo disse...

Olha....alguém poderia me responder qual a diferença deste time pro time do Lula Ferreira?
E olha que no mundial de 2006 , a Australia tinha o Bogut...
Luiz

Anônimo disse...

Tudo bem que é amistoso, mas não existe como ganhar com essa rotação absurda que o Magnano estabelece... Precisamos dar ritmo para aqueles que realmente vão jogar no mundial, chega desses peladeros por favor !!!!

marcelo marques disse...

um verdadeiro lixo. sem mais

Anônimo disse...

Vai chegando o fim de jogo e os brasileiros vão perdendo a paciência.

Além disso sem confiança e aproveitamento no arremesso a Austrália percebeu o jogo concentrado no Tiago e fechou a marcação nele.

Isso é bom que a conteça agora para a comissão técnica pensar em mais opções ofensivas para o Mundial.

Sandro

Anônimo disse...

Tem que limitar a rotação a:

Huertas, Leandrinho, Alex, Marquinhos, Machado, Varejão e Splitter.

O resto é pra jogar menos de 7min por jogo...

Anônimo disse...

Sandro, acho que não da mais tempo de consertar não.
Estou cheio das palavrars ajustando, pequenos detalhes.
Acho que a resposta é uma só.
Essa geração é fraca, sem exclusão de ninguém.
Luiz

Anônimo disse...

Sandro, acho que não da mais tempo de consertar não.
Estou cheio das palavrars ajustando, pequenos detalhes.
Acho que a resposta é uma só.
Essa geração é fraca, sem exclusão de ninguém.
Luiz

bigmanrj disse...

Essa Austrália é a mais fraca que eu já vi jogar.
A coisa tá feia. A cada jogo o time piora.
A organização do ataque brasileiro é horrível. Ofensivamente o time é muito fraco, sem quase nenhuma variedade de ataque.
A defesa só funciona no primeiro período.

Anônimo disse...

Nossa esse time tá muito ruim !! Muuuito pior que o Moncho

marcelo marques disse...

alguns jogadores comuns de bons e mals momentos são extremamente valorizados

leandrinho é o principal nome jogar nota 5

Anônimo disse...

Luiz não adianta desesperar, temos que tratar da realidade que temos agora.

O plano de jogo está bom a questão é que hoje tivemos um jogo atípico ofensivmaente no nosso aproveitamento.

Não adianta a gente deseesperar como os jogadores, uma mudança de estilo acaba resultando na limitações arremessos e a rotaçao faz parte de uma marcação para ser dura.

Sandro

Anônimo disse...

Acho que ja temos que pensar em 2014/2016.
Infelizmente essa geração também não emplacou.
Acho que no proximo pré-olimpico começar a investir em nomes como Fab melo, Paulão, raulzinho, Bebe
Achar ou formar alas bons confiáveis deve ser encarado com obseção máxima

Anônimo disse...

O que não pode é por todo o peso encima dos novos jogadores, renovação se faz com planejamento a longo prazo.

Mas todos , inclusive eu, queremos resultados.

Se esses jogadores não tivessem potencial não estariam brilhando no exterior.

O trabalho de um comissão nova não é mágico , por isso não acho válido as comparações com outros técnicos.

Temos que continuar e consolidar o trabalho e seguir fazendo os ajustes.

Senão vamos estar sempre começando um novo trabalho.

Sandro

Anônimo disse...

Agora é invertir em Raulzinho, Bebe, o próprio Tavernari (que nem é mais tão novo)... Essa geração atual não trará nada para o basquete brasileiro. Infelizmente !!

Rafael disse...

Engraçado como nego esculacha a seleção... 1º jogo com o time todo... parece que tem prazer em esculachar, torce pra dar tudo errado só pelo prazer de falar mal !

Rafael disse...

Concordo com vc , Sandro !
Austrália perdeu muita bola besta hoje tb... dai, quem erra menos, leva ! E a Austrália acertou nos arremessos de 3...

Anônimo disse...

rafael, tem coisa que você ve e sente que não tem muita esperança.
Se vem uma semana o RM transformar este time, eu sou o primeiro a tirar o chapéu para ele.
Acho que o técnico não tem culpa. Nosso basquete não será içado da noite pro dia do fundo do pantano.
Por isso acho que vamos np máximo até as oitavas, que é mais longe que o mundial passado.
Luiz

Anônimo disse...

Bom... Acabou o encanto, tinha muita expectativa com a seleção, conversas com os colegas falando que essa iria ser a redenção do basquete brasileiro mas.... amigos me desculpem a falta de confiança, essa seleção não vai dar em nada. É uma pena Thiago, ¨Huertas , Varejão e só, o resto é outro nivel abaixo de um campeonato mundial. Triste e sem esperança.

Fabio - Jlle/SC

bigmanrj disse...

Leandrinho quanto mais corre, menos pensa.
O time apresenta uma ótima defesa no primeiro período enquanto ainda tem gás e cai no segundo com o desgaste dos jogadores e reservas que não conseguem manter o padrão.
Ofensivamente o time é pobre de jogadas.

Quem quiser insistir com o Fab Melo, por favor, assista este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7hgDSwBL-i4&feature=player_embedded

Quanto ao Lucas Bebê, o moleque tem 2.12m e 90 kg. EU FALEI 90 KILOS, mas leve que o ala Manu Ginobili com 1.98m e 93 kg.

Anônimo disse...

Concordo em número, genero e grau com o que escreveram Rodrigo e Sandro. Não preciso escrever mais nada.

Anônimo disse...

Concordo em número, genero e grau com o que escreveram Rodrigo e Sandro. Não preciso escrever mais nada.

Anônimo disse...

Prévia do Mundial:

Brasil 78 x 73 Irã
Brasil 85 x 69 Tunísia
Brasil 71 x 129 EUA
Brasil 58 x 69 Eslovenia
Brasil 66 x 67 Croácia

Oitavas de Final:
Brasil 82 x 93 Argentina

14° Lugar (Pelo menos melhor q 2006...)

Anônimo disse...

Sobre a estrutura e renovação do basquete eu já falei no segundo comentário desse Post e acho que vai ser chover no molhado insistir numa discussão vazia onde não se quer por o dedo na ferida, por orgulho , vaidade e a total falta de uma política esportiva.

Sobre o jogo o Brasil repetiu boa parte do dos últimos amistoso.
Fez 3 primeiros quartos não bons mas controlados pela defesa.

O problema está no ataque mas não só pela organizaçao, mas porque vejo os jogadores um pouco travados na hora de definir.

Credito isso ao pouco tempo de trabalho do argentino. Não podemos esperar que os jogadores de uma hora pra outra mostrem completo entrosamento com essas novas idéias e plano de jogo.

O aproveitamento foi atípico e no fim os caras começam a arremessar de longe para tirar diferença.

Creio que os jogadores precisam ter uma postura mais tranquila no ataque e acreditar realmente no plano tático desenvolvido.

Mas com 32% de lances de quadra não há esquema que dê jeito, assm a Austrália bloqueou o garrafão para o Spliter e o jogo ficou nas suas mãos.

É fato que não temos todos jogadores no mesmo nível, mas que seleçao que tem issso hoje, Talvez a EUA e a Espanha.

O que tá pegando no Brasil são ajustes normais de um novo trabalho e reconhecer que o time precisava ter jogado mais jogos completo.

É bom que cheguemos no Mundial mais realistas do que aquele otimismo todo sem analisar a real situação, mas sem desespero.

abraços

Sandro

Anônimo disse...

Cara, se o anônimo que escreveu os placares da prévia do mundial acertar, eu voto nele prá presidente do Brasil.

Anônimo disse...

Hoje deu para ver como a equipe do Brasil é um PESADELO!

São muito ruins. Varejão tem força de vontade, mas falta talento. E bastante.

Anônimo disse...

ARMAÇÃO, SO TEMOS O HUERTAS, E MUITO POUCO, AOS QUE DEFENDERAM O RAUL (QUE SERA OTIMO NO FUTURO) ESPERO QUE TENHAM ENTENDIDO QUE NÃO E ORA
NA ALA E NAS LATERAIS, ALI ESTAO OS MELHORES, MAS LEANDRO TEM QUE SAIR DO QUE EU CHAMO DE ¨LIMBO DE LUXO¨E QUERER SER IMPORTANTE E PROTAGONISTA, NAO SO UM COADJUVANTE COMO NA NBA.
QUANTO AOS CHUTES DE TRÊS SEM PENSAR SAO A NOSSA HERANÇA MALDITA.
PARABENS PELA DEFESA MELHOROU MUITO, MAS SO ELA NÃO BASTA

jdinis disse...

Para mim o Brasil jogou mal e perdeu mas uma vez, o que é muito preocupante.

Mas preocupante mesmo foi a postura do Ruben Magnano, aceitando o estilo de ataque baseado nas bolas de 3 (22% de acerto). Marcelinho Machado, por exemplo, se portou em quadra como nos velhos tempos do Lula Ferreira.

Marcelinho me parece ser um cara inteligente: quando o técnico exige ele joga para o time (e bem). Quando não...

Não é uma crítica ao Marcelinho, é uma crítica ao estilo de ataque que o Magnano está permitindo (8 assistências do Brasil contra 14 da Australia, por exemplo).

Anônimo disse...

NUNCA LI TANTA BESTEIRA NUM LUGAR SÓ!
OS JOGADORES ESTÃO EM FINAL DE TEMPORADA, BALEADOS, ALGUNS CONTUNDIDOS E TEM GENTE QUERENDO QUE OS CARAS JOGUEM 35 MINUTOS CADA E SE MATANDO EM AMISTOSO?
PUTA BANDO DE MALUCOS!
TÔ CAGANDO PRA AMISTOSO E ACREDITO NESSE TIME NO MUNDIAL.
É LÓGICO, DESDE QUE O MACHADO SÓ ENTRE EM QUADRA COM CAMISA DE FORÇA.
NO MAIS, TEM GENTE AQUI QUE DEVIA CALAR A BOCA PRA NÃO FALAR TANTA MERDA.

Anônimo disse...

puts que triste isso

defesa mais ou menos, movimentaçõe ofensivas ruins, leandrinho apagado e lento, splitter meia bomba, varejao voltando de contusão... Magnano rodando demais o time ( nao sei se é pra dar ritmo ao banco e descansar os importantes ) bem desapontado com esse time, espero que no mundial os ''astros'' deem as caras.

Elder disse...

Pois é, ninguém falou que o Nezinho se comportou bem, levando a bola pro ataque de forma, no mínimo, eficiente, com segurança e algumas vezes tendo a segurança para infiltrar e marcando de forma decente. Não sou o principal fã do cara, mas hoje ele jogou de razoável para bom; falar menos que isso é pegação no pé pelo simples fato de pegar no pé. O Murilo é outra grata surpresa; gostei de como ele encarou um jogo internacional de forma "tranquila", dando tocos, jogando bem na transição e, tirando uma falta de ataque meio bisonha que ele cometeu, muito mais pelo passe do que por ele mesmo, no meu ver foi muito bem. Outra coisa, não sei se tb viram isso: a parcialidade dos juízes nas marcações; achei vergonhosa as marcações contra o Brasil e, diga-se de passagem, só contra o Brasil. Vão falar: "ah, não podemos colocar a culpa na arbitragem!"; Até concordo, mas que foi vergonhoso, foi. Em alguns momentos quando o Brasil ia deslanchar, lá vinha uma falta de ataque contra o Brasil, uma falta em um roubo de bola limpo, só para citar alguns exemplos. Como outros, também sou da opinião de que não se pode fiar muito em amistosos. Vamos ver, semana que vem o trem é pra valer, aí veremos no que vai dar! Abraço a todos!

Anônimo disse...

Concordo com o Elder em relação ao Murilo, jogou bem, agora elogiar o Nezinho, me desculpem, vai além de minha capacidade.

Anônimo disse...

Nezinho se comportou bem, Elder?

Você assistiu o mesmo jogo que eu?!

Quando o Nezinho entrou em quadra, o Brasil ficou perdido no ataque. Na defesa, até o Byra Bello reclamava que ele dava passagem para o armador que defendia no meio do garrafão!

Aliás, alguém me explica por que ele segura tanto a bola e fica dando o sinal com a MUNHECA PRA BAIXO, quando devia prestar mais atenção no posicionamento dos outros jogadores? Porque em todo santo ataque ele dá esse sinal, MAS SEMPRE SE PERDE NO ATAQUE.

Realmente, o Brasil depende muito do Huertas.

Anônimo disse...

Menos criticos ferrenhos e mais soluções verdadeiras e possíveis.
Temos 8 jogadores de nivel internacional, e não somos o maior celeiro de basket do mundo, como somos no futebol.
A critica destrutiva ou sem compromisso com o basket brasileiro só serve para encher o EGO de quem a faz, ou desrecalcar alguns outros, nada além disso!

Anônimo disse...

Muitos aqui estão se iludindo em um otimismo sem fundamento. O Brasil não vai passar das oitavas, isso se passar da primeira fase, essa geração é ruim, sejamos realistas:

Huertas - Um bom armador, melhorou muito nos ultimos anos, é esforçado mas nada excepcional.Não tem dom para ser o capitão da equipe (falha da comissão técnica).

Nezinho - Nem precisa falar muito, causa polêmica em toda escalação. Não se porta como armador, apenas como um carregador de bola.

Raulzinho - Está apenas a passeio.

Leandrinho - Um bom jogador, mas não é decisivo, não arma, não joga cadenciado, não defende e tem uma mecânica estranha de chute. So joga bem no estilo run and gun mesmo... A perca de minutos no Phoenix não foi obra do acaso. Deveria ser o cara do Brasil para chamar a responsabilidade, muitos por ai até o compararam ao Ginóbili (que absurdo), mas se receber uma marcação mais atenta, some no jogo.

Alex - Esforçado, defende bem, mas no ataque fica devendo. Pelo menos tem perfil para ser o capitão.

Machado - A única coisa que sabe fazer é chutar de três e só o faz bem quando joga por equipes mais fracas. Com equipes mais fortes e em momentos decisivos só sabe amassar o aro.

Marquinhos - Peladeiro. Isso resume tudo.

Giovanonni - A eterna promessa de um craque que não deu certo. Pesado demais para ser 3, baixo demais para ser 4.

Murilo - Foge de contato físico, não tem impulsão... a nível internacional some.

Varejão - Esforçado, tem muita garra e vontade, mas não tem talento nem técnica. Na NBA apareceu muito graças ao Lebron James, agora sem a ajuda do amigo, a tendência é desaparecer de vez.

Splitter - Muito técnico, foi o melhor pivô fora da Europa, mas na NBA deve sofrer por causa do contato físico. No Brasil ainda não fez nenhuma atuação convincente quanto na Espanha.

Nenê / JP - O primeiro nunca joga pelo Brasil e quando joga, é a má vontade em pessoa. O segundo é pesado de mais para ser PF e baixo demais para ser C. Lento, mas tem um pouquinho de técnica.

Podem me crucificar, mas falei a verdade e acho que o Brasil deve esquecer essa geração que ta ai a quase dez anos, e começar a montar um projeto 2016. Daí so se salva Huertas, Raulzinho e Splitter. poderão vir Paulão, Fab Melo, Benite, Bebe, Adonis, Rafael Luz, Faverani, Tavernari, Cipolini...

Anônimo disse...

Com tanto pessimismo no ar, acho melhor a seleção voltar pro Brasil antes do início do campeonato mundial e se desfazer, porque pelo clima que se formou, vamos ficar em 25° lugar (e é só 24 seleções).

Anônimo disse...

^^^^
Se for pra ir la passar outra vergonha melhor voltar pra casa mesmo e deixar a vaga para a Rep. Dominicana...

Garcia + Ariza + Villanueva + Horford >>>>>>> Leandrinho + Varejão + Nene + Splitter

Anônimo disse...

O que percebo é que as pessoas estão cansando dessa geração, ninguém aguenta mais:

- o Marcelinho chutando de 3;

- o Nezinho segurando e se atrapalhando com a bola;

- o Alex fazendo 1000 faltas claras no jogo e dando sorriso irônico para o juiz a cada santa falta;

- Leandrinho parecendo que está em outro mundo durante os jogos;

- Varejão tentando compensar na defesa o que não faz no ataque e ameaçando arremesso, o cara já é veterano e continua sem confiança alguma para arremessar.

Concordo com o comentário de já pensar em outros jogadores para 2016.

Anônimo disse...

Tem muitos "Seca Pimenteira" falando de basket. Gente que não entende o tanto que acha que entende. Gente que nunca jogou o que acha que jogou. Gente que parece o grande "Lulla da Silva" que acha que tudo pode, que tudo sabe...
Vão torcer (ou secar) pelo Volley que com o apoio do NU$$$Man ganha quase tudo, e deixem o basket que tanto irrita voces tentar se levantar.
Como diz o Macaco Simão : Ô RAÇA !

Luis Gustavo disse...

Bom, do time titular, se salva Huertas, Leandrinho e Splitter.

Alex de titular é piada, se bobear é menor que o Leandrinho e não joga um ovo no ataque, volta e meia mete uns air ball.

Varejão é ridículo, brigar não ganha jogo, só ajuda, aí na seleção ele quer dar de malandro e não sabe nem arremessar livre. É foda....

MArcelinho Machado é uma piada, mete bola contra a espanha e daí contra a Australia nada, Ray Allen aí vou eu?????

Teve uma que este infeliz recebeu de costas para a cesta na zona morta virou e chutou... sendo que não tinha feito nada até lá. Rídiculo JR Smith Brasileiro.

Giovannoni não tem a menor condição de jogar na posição 4, some completamente.

Murilo, jogador de NBB sem dúvidas. Nem aparece, fraco, lento, sem jogada, etc, etc, etc

Marquinhos não infiltra uma...

O técnico ta na merda coitado,, um bando de cabeça de bagre que chuta 32 de 3 inacreditavel....

A Australia nao eh o bicho, tava ganho o jogo, Brasil não soube ganhar...

Tem gente falando da mecanica de arremesso de Leandrinho, tb acho ruim, mas e a o Alex Garcia? O cara quebrou o ombro em algum momento mas não avisaram pra ele, só pode. é ruim e ainda quer chutar em movimento lateral, ta de palhaçada.

Meus Deus, ainda bem que o grupo do mundial é fraco só EUA e um ou dois

Vai tomar sarrafo do EUA

ate