terça-feira, 24 de agosto de 2010

O CALENDÁRIO AMIGO


Os amistosos disputados pelo Brasil até agora mostraram que Rubén Magnano ainda tem muita coisa a corrigir, principalmente no sistema ofensivo. Às vezes mais, às vezes menos, mas vimos precipitações, pouco jogo com os pivôs, menos agressividade que o ideal. A defesa foi bem no geral, mas também teve seus momentos ruins. Ou seja, ainda não temos um time pronto – ok, talvez ninguém tenha. A vantagem brasileira é que o calendário foi amigo, muito amigo.

A equipe entra em quadra hoje, às 15h30, para o último amistoso da preparação, contra a França, para quem já perdemos na semana passada. Depois disso, Magnano terá três dias para avaliar as situações de jogo, fazer ajustes nos treinos e dar descanso a quem precisa. Não termina aí. As duas primeiras partidas do Brasil na Turquia também podem servir de treinamento. Irã e Tunísia são adversários fracos, vitórias praticamente garantidas (acho eu). Mais: o terceiro duelo é contra os EUA, e uma derrota ali não é nenhuma tragédia.

Resumindo: o bicho só começa a pegar de verdade para o Brasil na quarta-feira da semana que vem, quando entram no caminho Eslovênia e Croácia, aí sim, jogos cruciais para as pretensões verde-amarelas. Até lá ainda vão correr oito dias, dá tempo de ajustar um bocado de coisas. Do calendário generoso, pelo menos, a nossa comissão técnica não pode reclamar.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tem certeza que o calendário é amigo, Rodrigo? O calendário é amigo para quem NÃO TEVE UMA BOA FASE DE PREPARAÇÃO.

Os EUA, por exemplo, já começam com as equipes mais fortes nos 3 primeiros jogos. Se ganharem, depois nos dois seguintes (mais fracos), poderão descansar os titulares, para chegarem na próxima fase bem descansados.

Em uma competição com jogos tão próximos, esse descanso após os jogos difíceis é o ideal.

Agora a pretensão do Brasil é passar da fase de grupos, não é? Aí sim o calendário é amigo. Mas para quem sonha mais alto, não.

jdinis disse...

Concordo com o Rodrigo e discordo do anônimo das 03:31. Usualmente estréias são complicadas (no basquete, futebol, etc) e ir embalando aos poucos é mais adequado na minha opinião.

Além disso, "uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa" (leia-se: Brasil não é os EUA no basquete). Não só na questão técnica, tática ou física, mas na questão confiança. Perder na estréia seria muito ruim para a moral dos brasileiros.

Anônimo disse...

Brasil tem q vencer os dois primeiros jogos, poupar os titulares contra os EUA para decidir nos dois ultimos...

Anônimo disse...

concordo totalmente

Anônimo disse...

Bem agora e torcer.
So gostaria que o Magnano repensa-se pelo menos a convocação do Raul, mas duvido, paciencia e fe

Anônimo disse...

Como diz o ditado:
A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O PRODUTO!!!

Temos é que ganhar....e de o maior número de times poss´vel.
Assi, tyanto faz a ordem, já que temos é que ganhar se queremos chegar longe.

Simples como isto, mas sem babaquice de calendário a favor ou contra.
VAMOS GANHAR BRASIL!!!!!!

Flavio Peixoto-RJ

Anônimo disse...

Flavio se vc nao falasse ninguem saberia, ainda bem que vc existe.

jdinis disse...

Na verdade não se trata de um ditado, isto ocorre na multiplicação. Não é o caso de um campeonato com pontos somados.