sexta-feira, 6 de agosto de 2010

NO SOFÁ COM RUBÉN MAGNANO




Com o cabelo meio despenteado, a fisionomia tensa e o passo apertado, Rubén Magnano andava de um lado para o outro. Era hora do almoço na quarta-feira, no hotel em que a seleção ficou hospedada no Rio de Janeiro. Do restaurante para o elevador, do elevador para o quarto, do quarto para o saguão, do saguão para a rua, depois de novo para o saguão, o treinador tinha pressa para resolver problemas pessoais – coisa de banco, como qualquer mortal. Quando se livrou da preocupação, ele parou, respirou fundo, sentou no sofá acolchoado do Sheraton e conversou com o Rebote. Com toda paciência do mundo, falou pausadamente sobre as duas semanas de treino, os problemas físicos, o prazo para fechar a lista de 12 jogadores, a escolha de Nezinho, a fatídica posição 3, os planos para usar Alex na defesa e o otimismo às vésperas dos primeiros amistosos.

>>> "Tivemos umas adversidades, com gente machucada, mas com um bom espírito para seguir em frente"

- REBOTE - A primeira fase de treinos chegou ao fim. Qual é a sua avaliação?
- RUBÉN MAGNANO - Nestas duas semanas, foi um treinamento muito legal, com muito comprometimento por parte dos atletas. Tivemos umas adversidades, com gente machucada, mas com bom espírito para seguir em frente. O ideal é ter todos os jogadores disponíveis para o treino no momento da apresentação. Não aconteceu assim por algumas adversidades, temas contratuais, ou de lesões. Mas o espírito é muito bom. Trabalhamos duro, com muitas expectativas. Todos estão confortáveis, inclusive no que diz respeito ao hotel, à gastronomia, ao ginásio, à quadra, ao transporte, que também foi ótimo.

- No ano passado, Moncho Monsalve reclamava muito disso, porque o ônibus da seleção levava mais de uma hora do hotel ao ginásio do Maracanãzinho.
- Pois é, agora foi um lugar bem perto, em 10 minutos saímos da quadra e voltamos para o hotel. Isso tem um valor muito grande, é um tempo de descanso que eles aproveitam.

- Nos amistosos do Super 4, você já vai conseguir colocar em prática tudo que fez nos treinos? Ou as questões físicas ainda vão limitar alguns desses testes?
- Temos alguns problemas físicos. Nenê ainda está se recuperando. Tiago e Anderson ainda estão retomando suas verdadeiras formas. Vamos acertando isso durante o torneio. O restante da equipe está bastante bem nesse aspecto.

>>> "Na hora de tomar minha decisão, pesou muito o caráter do Nezinho em quadra"

- Queria que você comentasse as escolhas dos jogadores puxados da seleção B, que foi campeã no Sul-Americano. O pivô Murilo, MVP do torneio, foi uma opção natural. O armador Nezinho foi uma surpresa para alguns. Qual foi o seu critério?
- O critério sem dúvida é técnico. Mas não é uma decisão de uma ou duas partidas. Trabalhei com eles por quase um mês em São Paulo. Na hora de tomar minha decisão, pesou muito o caráter do Nezinho em quadra. Ele teve momentos importantes nas partidas, com muita determinação. Esse foi um dos pontos. Também pesou o que a comissão técnica do Sul-Americano me falou.

- Você tem agora 13 jogadores no grupo e diz que a lista ainda não está fechada. Quando vai tomar esta decisão? Depois do Super 4 ou depois de Nova York?
- A não ser que aconteça algo estranho, minha ideia é decidir a lista depois do Super 4 de Brasília e já viajar para Nova York com a equipe final.

- Se realmente levar três armadores, como todos esperam, o Raulzinho já poderá contribuir efetivamente no Mundial? Ou é mais um projeto para o futuro, para ele pegar ambiente de seleção tendo em vista o Pré-Olímpico do ano que vem e os Jogos de 2012?
- Ele está muito perto de ficar no grupo, mas ainda não está confirmado. Se ele ficar na equipe final, será mais para essa equação que você falou, de ter em mente como é uma seleção adulta, para o futuro. Mas poderá, sim, ajudar em algum momento.

- Na Copa América de 2009, o Brasil rodava basicamente sete, no máximo oito jogadores. Agora você tem o Nenê e o Marquinhos, que não estavam em San Juan. Já tem uma ideia de quantos atletas pretende usar na sua rotação?
- Não sei qual treinador pode falar que “só vamos jogar com seis, com sete, com dez”. Há variáveis no jogo que não me permitem avaliar isso agora. Acredito que o cenário ideal esteja entre nove e dez jogadores. Mas há jogos que pedem oito e jogos que pedem 12.

>>> "A altura do Alex não é um problema, porque ele tem uma fortaleza para defender um adversário mais alto tranquilamente"

- A posição 3 tem sido muito discutida no Brasil nos últimos anos. Na Copa América, quem jogou nela foi Alex, que, apesar de não ser tão alto, é um grande defensor. Agora você também tem o Marquinhos. O que você está pensando para esta posição?
- São mesmo esses dois jogadores. Na defesa, talvez mudando um pouco. Leandrinho às vezes se sente mais cômodo defendendo um ala do que um armador. Não seria um problema. Assim como a altura de Alex também não é um problema, porque ele tem uma fortaleza para defender um adversário mais alto tranquilamente.

- O Alex [na foto acima, marcando Huertas durante um treino] é o seu principal defensor? Pensa em usá-lo sempre para marcar o maior pontuador de perímetro do adversário? Ou até um armador, como fez com Prigioni na Copa América?
- Ele seguramente vai pegar um pontuador. Até porque agora, para dar um respiro na posição 1, temos Nezinho e o terceiro armador. Não podemos esquecer que Huertas também é um bom defensor. Vem de uma temporada em que defendeu muito bem Prigioni e Ricky Rubio. Mas, voltando à pergunta, Alex vai ficar mais em cima de um pontuador.

- Ao fim desta primeira fase de treinos, essa boa resposta dos jogadores na quadra te deixou mais otimista do que no momento da sua chegada?
- Na verdade eu já tinha muita esperança que fosse assim. Isso alimenta a confiança de todo mundo no grupo. Existe um ambiente ótimo, mas não podemos confundir e parar aí. Devemos trabalhar mais para adicionar ainda mais química à equipe. É preciso obter uma melhora diária, e isso só se consegue com trabalho.

27 comentários:

Anônimo disse...

Sábado 12:00 veremos um time muito melhor, principalmente na defesa, do que estamos acostumados a nossa seleção Brasileira, podem apostar.

Anônimo disse...

" Na hora de tomar minha decisão, pesou muito o caráter do Nezinho em quadra."

Magnano... desisto!!!

A não ser que você queira um marginal na equipe, e não um armador reserva.

Beto Jannarelli disse...

Parece que veremos Marcelinho Machado jogando de 5 a 10 minutos por jogo mesmo. Isso vai deixar muita gente feliz hahaha

Anônimo disse...

Rodrigo, tá certo que ele é multi campeão e uns ods melhores do mundo. Mas me tira uma duvida:

Ele respondendo as perguntas ao vivo, inspira a mesma confiança que passa ao elrmos a resposta.
Dá pra perceber que o cara não esta de brincadeira e esta atento a todos os aspectos do jogo.

Abs

Alexandre Reis

Anônimo disse...

Achei que ele falou a palavra mais importante para nossa seleção: QUIMICA. Para aqueles que tiverem observado (é bom rever as gravações), no comecinho do segundo tempo, entramos num "buraco negro" e, quanto mais tentamos sair, mais afundamos. Foi assim que aconteceu com Porto Rico na Copa América. Fomos salvos pelo gongo ( digo, relógio...61 x 60 ). Falta "passe", "rebote" "mão" enfim.. "intensidade".
Há outra grande preocupação e que se nota nas páginas internacionais: Os nossos SPLITTER,LEANDRINHO e VAREJÃO dereverão ser observados como uma expectativa do que serão capazes de fazer em seus times da NBA.Mas são "cobras criádas". Nada a temer.
Boa Sorte Brasil!!!!!
pÔ,Rodrigão...Esta entrevista é uma verdadeira "cravada" ( a do Nezinho, um "turnover"rsrsrsrrsrs)

Márcio-33 disse...

Parabéns pela entrevista, apesar de ele ter falado que só fechará o grupo depois do super four, no final escorregou e falou que vai levar o terceiro armador
"Até porque agora, para dar um respiro na posição 1, temos Nezinho e o terceiro armador"

Unica dscordancia da minha parte é o critério usado para puxar o Nezinho, carater??? Um dos jogadores mais sujos do basquete, o cara mais odiado pelos jogadore que não são do seu time, quase foi assassinado pelo Márcio Dornelles no Jogos Abertos por que é um escroto... Agora, se foi convocado por que é um bom jogador ai é gosto do Magnano e gosto nõ se discute....


Abraxxx

Anônimo disse...

Carater? Meu Deus, o que eh carater pra esse treinador? Ele escolheu o mais mau carater do basquete brasileiro. Da ate desespero... Podia ter dado qualquer justificativca, menos essa.

Suzana disse...

Sobre a enquete aí da barra lateral: eu colocaria "outras opções" de armador.
Magnano deveria dar uma boa olhada no Icaro Parisotto.

abraço

Suzana

bferreira disse...

É, o assunto Nezinho realmente gera polêmica...
Sabemos que as opções do argentino para a armação não eram nenhuma brastemp, acredito que a escolha do Nezinho se baseou mais no poder defensivo do mesmo em relação ao Fulvio (que não consegue marcar ninguém), acredito que se o Murilo não tivesse se destacado tanto neste campeonato secundario, ele tb teria ficado de fora justamente pelo aspecto defensivo do mesmo que é muito ruim, mas como ele sobrou no torneio ele vai para Turquia...

Anônimo disse...

nezinho infelismente e uma arma qua a qualquer momento atra pra tras e fere o proprio dono, cuidado magnano, o nosso terceiro armador se for o raulsinho, ja e ora de chamalo de raul, jogadores com nome no diminutivo nunca crescem, o magnano vai ter muito trabalho pois na sub 18 na final o raul não armou, tirou seu time da quadra e so se preocupou em tentar pontuar, afinal e isso que ele aprendeu a fazer desde as categorias de base, espero que o magnano consiga moldar um armador no rapaz, por enquanto ao meu ver o Brasil so tem o Huertas.

Anônimo disse...

lamentavel o nível desses comentarios CLUBISTAS

Sabe de qual o carater que ele ta falando? o de QUADRA meus amigos, e não o lado pessoal.

Nezinho não arregou na hora que os jogos apertavam, sempre foi decisivo, comete sim muitos turnovers, força arremessos... coisa que vai ser corrigida pelo Magnano, na seleção B ele tinha função de ser um dos líderes, na A ele vai cuidar só da armação... (Magnano não é bobo, o cara viu todas as partidas, ao contrario de muitos aqui) difícil para alguns entender.

Engraçado é que se ele não arremessa a galera fala que ele arregou, se chuta é porque é desesperado...

Nezinho é sim a melhor opção atual pra reserva de Huertas, uma pena que não tenham inscrito o Paulinho, outro bom nome, e o Fulvio? foi patético contra Argentina, assim como foi contra a Grécia 2 anos atrás.

sem mais!

Anônimo disse...

Eu acho que nós devemos dar crédito ao Magnano, ele não é nenhum ingênuo, ele sabe muito bem o que está fazendo. Na questão Nezinho, eu particularmente sou contra a esse atleta, não gosto do seu jogo, mas o técnico deve ter visto alguma coisa que não conseguimos enxergar. Minha preocupação é a questão de contusões, por que, a maioria das seleções que vão jogar o mundial, estão desfalcadas e ele deve estar atento a isso também.
Agora uma pergunta, porque o Hátila ainda está no grupo? Será que vai levar mais um pivô? E quem sairia para que isso acontecesse?

Anônimo disse...

Pessoal aí de cima,

quando ele fala do caráter do Nezinho ele se refere à atitude do dito cujo em quadra, que é de ir pro pau, ao contrário de arregões como o Valtinho ou Marias-moles como o Fúlvio. Quanto a substituir o Huertas isso era um problema até para o Caja Laboral, é difícil substituir um cara que joga tanta bola.

Anônimo disse...

Comentarios CLUBISTAS? De qual.
Carater dentro da quadra? alguma pessoa fes comentario do carater dele for de quadra, a ninguem interessa o nezinho ora da quadra ou fora do grupo, so se coment o que se ve ele fazendo, 99% em quadra.
E torçamos para que Nezinho e Raulzinho, virem Nezoes e Raul, saiam da infantilidade queimem nossa lingua e nos surpreendam fazendo um otimo mundial, so acho dificil pela forma como foram moldados.

Guto Sousa disse...

perguntas diretas, respostas diretas...eu tava apreensivo com a falta de informação por causa dos treinos fechados e tal, mas agora estou me sentindo mais "localizado". Vamos esperar os amistoso e ver, em quadra, "qual é" a dessa "nova" seleção.
(quantas aspas!)

Anônimo disse...

Ninguém marcou tão mal nos jogos do Sul Americano que o Nezinho...

Márcio-33 disse...

Anonimo 12:11
O Raulzinho não é armador pontuador, vem aprendendo com o pai e com o Suckatski a ser um armador clássico não um crazy shooter como os seus concorrentes para a ultima vaga. Assisti ao mundial e achei que ele jogou aquém do seu potencial principalmente na final, mas ele é uma aposta futura como disse o próprio Magnano e não vai para ser efetivo.
Quanto ao Nezinho, também acho que ele vai pro pau, mas não gosto do seu jogo, e acho que o que gerou o debate foi o fato do uso da palavra carater, que de acordo com suas atitudes em relação aos seus colegas de profissão deixam muito a desejar ou inexiste.

Abraxxx

Anônimo disse...

Marcio 33
Vc tem razão, o Raul (não vamos chamar um homem de raulzinho)nõ e armador pontuador, mas procura sem pre a definição e esquece da armação, vejam seus jogos no time e na seleçao, ou perguntem a quem o acompanhou nas categorias de base, a culpa não e dele, pois talento ele tem muito, e como sao formatados nas bases e em nossas equipes que o atrapalha, quer um caso interessante, HUERTAS SO SE TORNOU ARMADOR DE FATONOS ULTIMOS 18 MESES, teve que sair do Brasil para isso acontecer, aqui ele so sabia pontuar. Com o pai e dificil ele aprender, tomara que aprenda algo com o Suckatski, mas torço muito por ele.
Quanto ao Nezinho (que vai encerrr a carreira no diminutvo) não gosto de seu jogo e muito menos de suas posiçoes como atleta e membro dos grupos a que pertenceu.

bigmanrj disse...

A minha vontade é pegar esse MagNezinho de pau.

Sobre o Marcelinho Cagão eu prefiro falar no Super 4.

Anônimo disse...

e o fabricio de melo?
ninguem fala no cara.
o melhor pivo dos EUA. (sem contar a NBA)

Anônimo disse...

Falar o que do Fabricio Melo? Ele foi convocado e não se apresentou! E ele até pode ser um baita pivo, mas vai começar agora no Universitário. Vamos com

Calma!!!

Tomás

Anônimo disse...

Ainda sobre o Nezinho:

"Também pesou o que a comissão técnica do Sul-Americano me falou"

Confirma aquilo que eu comentei no Post anterior, o argentino tem culpa sim mas temos que dar crédito a toda comissão inclusive Neto e principalmente João Marcelo que esteve lá.

Realmente isso foi lamentável.Mas como disse antes, agora que ele vai não adianta a gente perder tempo falando mais e quem sabe Nezinho não cale nossa boca, eu não vou torcer contra não.

Gostei do resto da entrevista mostra que o Magnano está por dentro das coisas ,quando ele fala do Alex, da marcação que pode flutar e variar na posição de 01 e 02, e que ele está atento ao desempenho do Huertas na Espanha, isso também é legal.

Não vejo a hora de ver o time em quadra, pena que nao vai está completo já.

abraços

Sandro

Anônimo disse...

Vamos aguardar os jogos amistosos para ver se o magnano conseguiu mudar a postura defensiva de nezinho. Quando vi a argentina destruindo o Brasil B fiquei preocupado, mas depois que empatou no tempo normal com Porto Rico, isso já me deu esperança que o Brasil "A" possa melhorar também sua defesa. Vamos ver se os ensinamentos de nosso Mestre Yoda Magnano foram bem assimilados pelos nossos "Jedis", rs!

Anônimo disse...

Fabricio de Melo nao se apresentou?
o cara avisou dos comprimissos com a universidade e com a NCAA.
Ele jogou como titular no McDonalds game.
Esta cotado como o 16 melhor jogador deste ano vindo do colegial e ja esta cotado entre os 6 melhores pivos da NCAA.
Ele tem que esperar mais o que?

Anônimo disse...

The proceeds where split between, Cancer Research, Mc - Millan Cancer Support and Bart's Hospital East Wing, and dedicated to the memory of David's natural father Antonio Senezio, who died of cancer
in 2007. The Power - Shot SD890 IS Digital Camera is on the cutting edge of
Canon technology, being the only of its class to offer a full 5x digital zoom.
On the other hand, the Nano worked fine, but after a couple of hours of steadicam work, my arms were getting
tired.

Here is my weblog ... canon 6d review

Anônimo disse...

66Ghz Dual Core processor, 16GB of storage
and a 12. If you are using a DSL modem, are tethering through a cell phone, or are still on
dial-up, you probably have a static IP address, and will actually have
to enter in information to this device to get connected
to the Internet. 3 together with the improved graphics and enhanced multitasking facilities.


Look into my weblog; samsung chromebook

Anônimo disse...

It can help you in your business life, school, or personal life.
The Easy Clip Fan is a must and definitely
an essential for incoming college freshmen. It's african american and roughly how large a new football; the actual converter operates if the machine is for the cool placing, and also the thermostat is set for a frigid temperatures.

Feel free to surf to my web page nest learning thermostat