quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A PEDREIRA NAS OITAVAS


Na enquete aqui ao lado, quase 40% dos que votaram acreditam que, sem Nenê, o Brasil vai cair nas oitavas de final do Mundial da Turquia. Ainda acho essa previsão uma incógnita. Depende muito do adversário, do momento, do dia. Em todo caso, levando em conta que não vamos perder para Irã e Tunísia, é quase um fato consumado que estaremos nas oitavas. Então não custa nada dar uma conferida nos nossos possíveis rivais logo na primeira partida do mata-mata. Se eu tivesse que chutar, hoje, a classificação do grupo A, eu chutaria assim:

1. Argentina
2. Sérvia
3. Alemanha
4. Austrália
5. Angola
6. Jordânia


Tirando Argentina e Sérvia, que tendem a ficar tranquilas nas primeiras posições, as duas últimas vagas saem de uma disputa equilibradíssima entre alemães, australianos e angolanos. São três seleções que não chegam a assustar ninguém (Nowitzki, Kaman e Bogut não estarão lá), mas podem ser muito chatas de enfrentar, vide a nossa derrota para o time da Oceania.

O problema é que, se o Brasil não conseguir superar croatas e eslovenos para ficar com o segundo lugar do grupo B (não é uma tarefa simples), o rival das oitavas deve ser Argentina ou Sérvia. Não sei se os 40% que votaram na enquete fizeram essa estimativa, mas de fato, nossa missão na abertura da fase de mata-mata na Turquia pode ser uma pedreira duríssima.

E você, o que acha? O Brasil consegue ficar em primeiro ou em segundo no grupo B? E se não ficar, de que forma nossa seleção encararia um confronto com os hermanos ou os sérvios? A caixinha, como sempre, é toda sua, fique à vontade.

30 comentários:

OLIVEIRA disse...

Rodrigo,
Lógico que esta previsão de resultado negativo diante da Argentina ou Sérvia (40% das pessoas e faço parte deste grupo)depende de várias variáveis.
Mas sabemos que estas duas equipes passaram por grandes competições e obtiveram exito nas últimas competições, este grupo Argentino esta com o Sergio H. desde 2005, disputando mundial e olimpíada. Já a Sérvia depois do vexame do eurobasket em casa em 2007, entrou num processo de renovação e com a volta do Ivkovic (técnico lendário lá), fez a final do euro ano passado c a Espanha, msm com um elenco de jovens.
Então mesmo sabendo da grande capacidade do nosso treinador, não estamos preparados, pois como ele havia dito, os principais pivôs não treinaram durante as primeiras semanas. Então não pegamos aquele hábito de por a bola no poste e jogarmos a partir desta ação ofensiva. As nossas jogadas ofensivas estão sempre com más execuções técnicas (principalmente nos jogadores envolvidos em bloqueios indiretos, bloqueios fracos e quem sofre o bloqueio, não passa raspando o bloqueador), % baixo nos 3P.
Na parte tática a bola penetra muito pouco (quase não usamos o poste baixo e médio, quase não infiltramos), isto fica evidente ao vermos nossos LL tentados, batemos poucos LL, pq penetramos pouco a bola. Com isso deixamos de lado a melhor opção de pontos por posse que é através do LL. Não penduramos os jogadores adversários, não machucamos a defesa, não estouramos logo as faltas coletivas.
Devido a não estarmos no nível das melhores seleções do mundo (q no mínimo já tem um ano de trabalho do msm grupo c o msm treinador), ao pouco tempo treinando c os principais pivôs. Se ficarmos em 3° ou 4° do grupo p mim a chance de perdermos é de 65%, independente se vai ser contra Arg ou Sérvia. Desde já estou rezando p eu estar 100% errado, pois quero ver o Brasil na melhor posição possível.

Um abraço e parabéns pelo excelente blog, visito diariamente.

Anônimo disse...

Pior seria se tivesse q cruzar com EUA, G'recia ou Espanha...de qquer forma, ficaria bem complciado, mas num dia bom, é possível ganhar da Sérvia ou Argentia... mas que era melhor pegar AUS ou ALE, era, e vai ser pedreira qquer desses times.

Anônimo disse...

"conseguir superar croatas e lituanos para ficar com o segundo lugar do grupo B"

acho que tu quis dizer ESLOVENOS, não?

Rodrigo Alves disse...

Eslovenos, claro, troquei lá.

Régis Marlo - Campo Grande/MS disse...

Eu faço parte do grupo de 35% que acredita que o Brasil chega até as quartas de final. Lembrando que neste momento o grupo que pensa que o Brasil chega até somente as oitavas é de 36%, então é pouca diferença. Mas gostaria de deixar claro aqui, que mesmo com o Nenê a minha opinião continua a mesma. E isto não quer dizer que ele não vá fazer falta. Mas acredito que o Brasil tem condições de chegar nas quartas de final. E para isto terá que ficar pelo menos em terceiro lugar no grupo B, sendo assim vai ter que ganhar da Eslovênia ou da Croácia. E acho bem provável que ganhemos pelo menos um desses jogos.
Pra frente Brasil!

Anônimo disse...

A Eslovênia é mais equipe que o Brasil.

Acredito que o Brasil COM MUITO ESFORÇO ganhará da Croácia e ficará em 3º do grupo.

Jogar contra Argentina e Sérvia não é fácil, mas aí vai todo o treinamento. Potencial de vitória o Brasil tem, mas na prática é outra história.

Anônimo disse...

rodrigo vc irá para a turquia ?

Anônimo disse...

Pessoal a Eslovênia está sem seu garrafão (Irmãos Lorbek) e sem Udrih, não chega a assustar tanto. Croácia também não. Podemos ganhar de qualquer um deles, assim como de qualquer seleção do outro grupo, inclusive da Argentina, a mais forte deles. Acho que o Brasil fica em segundo e torço para que a Alemanha seja a terceira, pois acho que seria um jogo fácil, além de podermos discontar a derrota do pré-olímpico. Não vejo tanto basquete na Sérvia, o segundo lugar do europeu foi uma baita casualidade, se bobear não fica nem em segundo. Outra coisa, no papel não há como subestimar a Austrália (Andersen, Nilsen e Maric (o melhor pivô da euroleague)), formam um dos melhores garrafões deste mundial, e o armador também é bom. Aposto nela em segundo e não na Sérvia. Abraços, ROdrigão
Gustavo.

Zoidberg disse...

A minha conta foi exatamente essa, Brasil em terceiro, cruzando com a Sérvia e saindo nas oitavas. Basquete, como todo esporte, não se ganha de véspera; quase qualquer time pode, em um dia inspirado, acabar com quase qualquer adversário. Dito isso, é um dos esportes mais previsíveis, em geral, o time melhor ganha. Apesar dos sérvios serem, em minha opinião, os maiores vacilões do basquete moderno, o time do Brasil, como demonstrado nos amistosos é inominavelmente inconstante. Chega a dar raiva. Para comparar com a NBA, me sinto um torcedor dos Clippers, sempre que o time parece que foi bem montado e vai engrenar, acontece algo, dentro ou fora da quadra.
É isso. Basquete sem surpresas, os quatro campeões de grupo chegando nas semis e final entre Grécia e Espanha.

Diogo Aquino disse...

Sinceramente amigos,
acho que a unica chance do Brasil pessar às quartas é jogar o nosso emlhor basquete contra croatas e eslovenos e pegar austraia ou alemanha nas oitavas.

fora isso temos uma chance em um milhão de vecer os Servios e um pouquinho a mais de chances de vencer os Argentinos, até pq a rivalidade tb entra em quadra.

Anônimo disse...

Em primeiro no grupo? Isso é sonhar demais. O maximo que poderemos tentar é ganhar da eslovenia. Os USA vao ser campeoes, com kevin Durant e billups eles arrasam. O pessoal aqui tá escrevendo textos muito longos. Nao da vontade de ler. Muitas análises cansativas quem quer ler um anonimo fazendo análises subjetivas de um jogador? Ai Ai. Save me!

Guilherme Zago disse...

Brasil se classifica em 3º, pega Sérvia cai fora nas oitavas, agora se pega Argentinha eu acredito, nao acho os hermanos esse time todo nao.

Anônimo disse...

Tirando a Servia realmente o resto e baba.
E mesmo deles não tem porque ter medo, da pra jogar sim.
Nosso unico problema e depender de rezar pra pelo menos dois jogadores não se machucarem, Huertas e Spliter, e que os dois consigam descansar um pouco nas partidas, afinal o piano e pesado, e ainda levaram JP e Raulzinho em cima dele.

Anônimo disse...

Eu acho que o Brasil sai em segundo no seu grupo, vá disputar contra o terceiro do grupo A, que deve ser a Austrália. Se o Brasil jogar normalmente, passa com facilidade pela Austrália, pelo que demonstrou, não é mais aquele bicho papão que nos derrubou por inúmeras vezes. O problema é que o Brasil possa encontrar nas quartas-de-final a Espanha, e essa sim é bicho papão.

Colin Foster disse...

O Mundial vai ser uma pedreira independentemente do adversário. Alguns vão ser uma pedreira menor, durante 10, 15 minutos, como foi a Costa do Marfim, e outros vão ser uma pedreira durante os 40, como foram Espanha, Argentina, França e Austrália. A derrota do Brasil para a Austrália só se repete se a loucura daquele jogo se repetir, o que acho difícil.

Nos meus rabiscos, apostei no Brasil em segundo, pegando a Alemanha nas oitavas, e caindo pra Grécia nas quartas. Mas depois de assistir a todos os amistosos transmitidos na TV, o último da Grécia me decepcionou. O time foi dominado pelo bom grupo americano. Até aí, tudo bem, mas os gregos não deram um mínimo de trabalho, só no garrafão, o que mostrou não ser suficiente. Até porque, contra o Brasil, os gregos terão de jogar contra Varejão e Splitter, que são melhores que Chandler e Kevin Love, ainda mais com este último voltando de lesão. Fora, não vi nenhuma rotação criativa de ataque como já comentaram aqui a Grécia ter.

Pra mim, o principal passo rumo a uma classificação histórica do Brasil é passar por Croácia e Eslovênia. O time virá de uma provável derrota para os EUA, com alguns jogadores ainda adquirindo o ritmo ideal depois de voltar de lesão, como Huertas, Splitter e Varejão. Com a segunda posição garantida, o ritmo vai estar ideal, e se ninguém se quebrar, o Brasil passa tanto por Alemanha, quanto por Austrália nas oitavas. E aí, embalado, com Magnano ditando o ritmo, faremos um jogo muito duro contra provavelmente a Grécia.

Torçamos.

Anônimo disse...

Eu acho que a classificação final do mundial (palpite) é essa: 1. ESP, 2. USA, 3. ARG, 4. GRE, 5. LTU, 6. BRA, 7. SLO, 8. RUS, 9. TUR, 10. SRB, 11. CRO, 12. PUR, 13. AUS, 14. NZL, 15. GER, 16. FRA. O resto não passou nem da primeira fase. Alguém arrisca?

Anônimo disse...

concordo q os comentarios estao longos demais!! vamos ser + objetivos.
eu sou dos otimistas q acreditam num scenario com brazil nas quartas.. sei q nao temos tido um time estavel nos jogos preparatorios, mas o fator 'garra' pode ajudar e quem sabe brazil nao fecha ate em 2 da chave! mto otimismo? talvez, mas tem q acreditar... temos talento (vide desempenho de splitter no ultimo jogo).. agora eh fazer acontecer...
- pamella

raul disse...

Acredito que o Brasil fica em 2° do seu grupo e se jogar como no 3° quarto contra a França, faz um jogo duro contra os EUA, que não é nenhum bicho de 7 cabeças, na verdade tem bem poucas e quem se destaca mais é o Durant.
Se o jogo no garrafao fluir será um duelo interessante, acredito que chega as quartas de final sem maiores problemas. Dai pra frente...

Anônimo disse...

Brasil vence Irã e Tunísia, mas perde os outros jogos... vai classificar em 4º, pegar a Argentina e ser sparring deles...

Anônimo disse...

Certamente os times mais fortes do mundial atualmente são Espanha e EUA e com esses não vamos cruzar.

O Brasil fez um jogo duro com a Espanha até o 3o. quarto, quando juiz começou a marcar faltas estranhas e anulando cestas do Brasil e depois veio a saída do Varejão.

Bem era um amistoso e num campeonato acredito que possamos endurecer com qualquer um.

Argentina também é hoje um time batível, por estar sem Ginóbili que éu fora de série como o Scola, que vai ficar sobrecarregado e com Spliter e Varejão bem poderemos criar problemas para ele.

O que preocupa é marcação do perímetro se acertamos creio que passamos da Argentina sim.

Os EUA tiveram o melhor desempenho em amistosos até aqui mas não podemos esquecer que no Mundial os jogos serão muito duros e ninguém vai dar contra ataques aos americanos como deram nos amistosos.

Enfim acredito que a melhor coisa para nós seria ficar em segundo, o probleam é que não jogamos bem contra Europeus do Leste, como Croácia , Eslovênia e Sérvia, que são times nada sensacionais hoje , mais competentes com elenco nivelado e já acostumados no estilo de jogo que o Magnano está implantando.

Ou seja , não precisamos temer niguém, temos chances mas precisamos jogar o nosso máximo em todoso os jogos, pois ainda estamos num início de trabalho eos outros já tem uma certa estabalidade tática.

Não é por é não termos qualidade ou potencial, isso temos até muito é pelo estágio de transição que estamos que a palavra para o Brasil vai ser SUPERAÇÃO.

abraços

Sandro

SPIRIT OF TH...... disse...

Pô....
Quanto pessimismo e falta de visão..
1- O Brasil sai em segundo lugar no seu grupo. É a melhor defesa a segunda melhor transição. Portanto...
2- Os comentarios subestimam ou esquecem Angola.Este país foi capaz de surpreender a Alemanha(completa) e gerar 2 prorrogações. Não lembram mais? Huuuummm. As coisas não são tão arrumadinhas como sugeriu o Rodrigo.Quem disse que a Argentina vai passar fácil por Angola? O melhor é aguardar. Por isso acho que o Brasil sairá em segundo lugar e encontra-se preparado para enfrentar o oponente do outro grupo. Ponham na cabêça: O nível desse mundial é alto e, qualquer coisa poderá acontecer. O Brasil perdeu pra França numa semanA E, NA seguinte atropelou.
Agora, tem maluco q facilita para o adversário chamando o JP pra substituir o NN. E a armação sem o Huertas. Concoradam? Então é 'so olhar com q velocidade o JP volta pra defesa. Grrrrrrr!!!!!!!!

Alfredo Lauria disse...

Eu vejo a Austrália um passo à frente de Alemanha e Angola, e até mesmo um passinho à frente em relação ao Brasil.

Acredito que o garrafão dos cangurus esteja tão bom quanto o nosso (Andersen, Nielsen e Maric, este último fora de forma X Tiago e Vareja, este último baleado) e uma vantagem no perímetro (Mills, Newley e Ingles no mínimo vivem um momento melhor que Huertas, Barbosa e Alex).

Aliás, esse é um confronto tradicional. Sempre é jogo equilibrado.

Anônimo disse...

Naverdade nas quartas de final o Brasil cruzaria com o Grécia ou Turquia, ai é só vc escolher, um favorito a medalha, ou outro favorito e com toda a torcida e arbitragem em cima, realmente muito complicado. Projetei o Brasil como segundo no Grupo B e cruzando com Australia nas oitavas (não vejo diferença entre eles e os alemães), mesmo saindo em terceiro vejo o Brasil com perfeitas condições de vencer a Argentina, em 2007 perdemos duas vezes para eles com Nene (meia bomba) mas sem Varejao, sendo que tinhamos perfeitas condições de vencer eles ja naquela época, mesmo com todos nossos problemas... porque nao vencer agora? o que não podemos é cruzar com a Sérvia, ai sim o bicho pega, segundo lugar dos Servios não foi casualidade nenhuma, chegaram com mérito, e levaram de 20 da Espanha na final.

Anônimo disse...

Naverdade nas quartas de final o Brasil cruzaria com o Grécia ou Turquia, ai é só vc escolher, um favorito a medalha, ou outro favorito e com toda a torcida e arbitragem em cima, realmente muito complicado. Projetei o Brasil como segundo no Grupo B e cruzando com Australia nas oitavas (não vejo diferença entre eles e os alemães), mesmo saindo em terceiro vejo o Brasil com perfeitas condições de vencer a Argentina, em 2007 perdemos duas vezes para eles com Nene (meia bomba) mas sem Varejao, sendo que tinhamos perfeitas condições de vencer eles ja naquela época, mesmo com todos nossos problemas... porque nao vencer agora? o que não podemos é cruzar com a Sérvia, ai sim o bicho pega, segundo lugar dos Servios não foi casualidade nenhuma, chegaram com mérito, e levaram de 20 da Espanha na final.

Gustavo Ganso

Anônimo disse...

reboteblog

Nenad Krstic pegou 3 jogos de gancho, além de multa de R$ 77 mil. Teodosic, Fotsis e Baby Shaq pegaram 2 jogos cada + multa de R$ 34 mil.

------

caso essas punições forem validas pra esse mundial, podem beneficiar PR, que joga contra Grécia na segunda rodada, ja pensou se pinta uma zebra e embola o grupo? apesar que o grupo grego tem grandes peças de reposição.

Gustavo Ganso

Rafael disse...

Segundo o jornal Marca:

Promedio cuotas*
CAMPEÓN
1. Estados Unidos 1.56
2. España 3.53
3. Grecia 11.38
4. Serbia 16.53
5. Argentina 22.30
6. Turquía 24.79
7. Brasil 29.44
8. Lituania 49.78
9. Eslovenia 59.54
10. Rusia 78.62

CAMPEONES FASE INICIAL
Grupo A
1. Serbia 2.07
2. Argentina 2.26
3. Australia 9.87
4. Alemania 11.03
5. Angola 98.57
6. Jordania 434.07

Grupo B
1. EE. UU. 1.11
2. Brasil 9.11
3. Eslovenia 14.66
4. Croacia 21.38
5. Irán 481.31
6. Túnez 1059.09

Grupo C
1. Grecia 2.00
2. Turquía 2.50
3. Rusia 7.50
4. Puerto Rico 14.23
5. China 94.26
6. Costa de Marfil 564.43

Grupo D
1. España 1.26
2. Lituania 5.79
3. Francia 7.38
4. Canadá 55.31
5. Nueva Zelanda 180.03
6. Líbano 498.08


*Cálculos extraídos de las 50 principales casas de apuestas del mundo.

Anônimo disse...

nossa

minhas seleções classificadas a proxima fase estão exatamente iguais a essas da lista... rsrs

Gustavo G

Loschiavo disse...

Acho que e o Brasil consegue passar pela Croácia,mas perdemos para a Eslovênia. E jogariamos provavelmente contra ou Alemanha ou Australia. Jogando bem conseguimos passar por qualquer uma das duas a meu ver. Mas não se pode cravar nada. Basquete é basquete.

Luiz Fernando Paes disse...

ruim que muita gente falando que a gente passa em segundo e depois ganha da Austrália, mas perdemos pra eles nesse amistoso, duma forma até lamentável ..

sem padrão, sem força, sem nada ..

Luiz Fernando Paes disse...

pra não pegar servia e argentina, tem que vencer Croácia e Eslovênia ..

não tenho informações suficientes desses times, sei que tem tradição no basquete e tudo mais .. mas não conheço individualmente a maioria dos atletas ..

é até uma surpresa ver o Brasil como o segundo favorito do grupo nas casas de apostas ...

acho que o Brasil vence um e perde pro outro .. mas vou tentar acreditar que na raça a gente vença as duas e aí sim tenha moral pra chegar nas quartas ..