segunda-feira, 12 de maio de 2008

FÉ NA ESTRADA




O Rodrigo já lembrou por aqui que o Boston Celtics é o único time que pode ser campeão sem ganhar fora de casa. É verdade, mas uma olhada no retrospecto avisa: o último a levantar o troféu sem perder como mandante no playoff foi o Chicago, em 95-96. A melhor campanha da história da liga, com 72 vitórias, foi seguida de triunfos no mata-mata contra Heat, Knicks, Magic e Sonics.

Sem colocar mais pimenta, aqui vão mais alguns dados sobre a dificuldade verde com a estrada. Com um retrospecto perfeito em casa (6-0) e imperfeito fora dela (0-4), preocupa o fato de que as últimas séries dos três melhores atletas da franquia foram péssimas. Em sua única final de conferência da carreira, Kevin Garnett não venceu os Lakers em Los Angeles e viu o Minnesota ser eliminado por 4-2 em 2003-04. Na temporada seguinte, Ray Allen, com o Seattle, perdeu os três no Texas e foi eliminado pelos Spurs na segunda rodada. Neste mesmo ano, Paul Pierce, com o Boston, venceu duas vezes o Indiana fora, mas caiu na primeira fase ao perder o sétimo jogo, dentro de casa, por 97-70.

Enfim, cabe abrir os olhos. Com uma média de pontos tão discrepante nos playoffs (100 pontos em casa, 77 na estrada), o Boston precisa dar mais uma prova de maturidade e aprender a vencer fora de seus domínios. Começar com o quarto jogo, esta noite, contra o instável Cleveland, é uma boa oportunidade.

5 comentários:

Renato disse...

O problema dos Celtics sou eu: toda vez que eu vejo um jogo deles, eles não jogam nada.

Brincadeiras à parte, achei o último jogo com o Cleveland preocupante (para eles) por repetir algumas tendências que havia visto em derrotas para os Hawks:

* Quando o adversário aperta a defesa, o esquema ofensivo do Boston desestrutura muito fácil. Eles perdem a disciplina, deixam de executar as jogadas, e vira um cada-um-por-si muito rápido. É exatamente o contrário dos Spurs, que é o exemplo de time que não perde a compostura *nunca*. E o técnico, que devia chamar os caras "na chincha", deixa o barco correr.

* Quando vira o cada-um-por-si, em vez do Garnett chamar o jogo para ele e o resto do time obedecer, tem 1 dúzia de jogadores querendo resolver, mandando "pombo sem asas" de todo lado da quadra: Ray Allen, Paul Pierce, Sam Cassell. Até o Rajon Rondo anda achando que resolve.

* Mesmo o jogo estando ruim, nada funcionando, o Garnett não pára de passar a bola em vez de forçar um pouco mais o jogo ele mesmo. Na NBA é quase que "o padrão": quando está dando tudo errado, esqueça o esquema e force as jogadas de isolamento do seu melhor jogador toda vez (ESPECIALMENTE se ele for jogador de garrafão). O problema é que o Garnett não força nada, fica passando a bola. Contra os Hawks quando o time estava indo mal, eu ficava imaginando: no 1-contra-1 o Garnett comeria vivo esse tal de Pachulia. Mas nunca vi o time jogar pra isso.

* O único jogador que realmente chama o jogo pra si no Boston é o Paul Pierce. O problema é que, pra mim, o Paul Pierce é o Valdívia da NBA. Joga bem, mas muitas vezes está mais preocupado em cair, cavar falta e reclamar da arbitragem do que jogar bola. Se ele se preocupasse só em jogar, iria melhor. O outro problema o que o Paul Pierce tem é o de ter de marcar o LeBron James do outro lado da quadra: como já é veterano, acaba ficando sem pernas e o arremesso fica curto.

* Por fim, o verdadeiro e maior problema é a dupla Rajon Rondo e Sam Cassell. Se a ofensiva estivesse arrumadinha, quadradinha, até daria pro Rajon Rondo tocar o barco com competência. O problema é que fazer ele improvisar em condições adversas de playoff já é pedir demais. O que ocorre é que ele se perde, e quando a coisa aperta o técnico não tem perdido muito tempo e já colocado logo o Sam Cassell, inclusive em 4os períodos de vários jogos. Aí aperta mais ainda, porque o Cassell está uma verdadeira nulidade na defesa, estou impressionado como ele simplesmente fica assistindo a ação. Só de vez em quando ele vai lá e faz uma faltinha de propósito para parar alguém. Com isso o Celtics fica jogando em 4 contra 5 na defesa e no samba do crioulo doido no ataque.

Anônimo disse...

Perfeito, na minha opinião.

Anônimo disse...

Análise bem próxima do que penso.

Anônimo disse...

excelente opinião... é exatamente isso!!

Anônimo disse...

E perdeu mais uma fora de casa.

QUE MEEEEEEEEEERDA!

nÃO DÁ CONFIANDO EM JOGO EM CASA!

Jogo 5 é de Lebron. Tchau Celtics.

Big three of losers!