domingo, 12 de abril de 2009

A PRIMEIRA BAIXA?




Como bem apontou o Marcelo na última caixinha de comentários, já veio dos Estados Unidos o primeiro sinal de que Leandrinho pode desfalcar a seleção brasileira na Copa América, que vale vaga para o Mundial 2010. A nota do Arizona Republic, escrita pelo setorista Paul Coro, é bem curtinha, então dá para reproduzir:

Leandro Barbosa afirmou que continua incomodado com uma lesão no abdômen, sofrida antes do período de sete jogos em que ele ficou afastado pelo problema no joelho. "Sempre que eu dou uma corrida, começa a doer", disse Barbosa, que vai consultar os Suns sobre a possibilidade de defender a seleção brasileira no pré-Mundial neste verão.

Agora, adivinha qual vai ser a recomendação da diretoria...

Não acredito que esta dor no abdômen é invenção, migué, ou coisa parecida. Mas acho que ela não é tão grave, já que na noite de sábado, por exemplo, Leandrinho entrou em quadra, jogou 23 minutos e fez 16 pontos para um Phoenix que já está matematicamente eliminado dos playoffs. Ou seja, se o caso fosse realmente sério, por que se arriscar numa partida que não vale absolutamente nada?

Ainda assim, se ele julga que o certo é descansar e se recuperar para a próxima temporada, ótimo. Nem todo mundo é Manu Ginobili, que inverte as prioridades, defende a Argentina mesmo com o tornozelo baleado, contrariando o San Antonio (ok, era uma Olimpíada, não uma Copa América), e agora desfalca o time à beira do mata-mata. Não se pode cobrar atitude semelhante.

Só espero que, no caso dos brasileiros, tudo seja feito às claras. Cada um tem direito a tomar sua decisão e, sim, nós devemos respeitar. Desde que os motivos reais de uma possível dispensa sejam anunciados de peito aberto, com todas as letras.

24 comentários:

Elder disse...

Realmente, acho que cada um tem o direito de escolha das coisas que dizem respeito a sua vida. Agora, repito isso, como venho repetindo já há algum tempo, lesão após lesão do Leandrinho, sempre ocorridas no período que ele poderia (se quisesse!) defender a seleção: Não venha depois cobrar dos torcedores brasileiro o papel de ídolo! Fique lá pelos Estados Unidos Mesmo! A coisa que mais me irrita nessas situações é que depois esses mesmos jogadores que não gostam de defender a seleção, vem a publico falar que o brasileiro não respeita seus ídolos. Que ídolos? Pessoas que só pensam neles mesmos e nos seus "contratinhos" não são ídolos. São profissionais que recebem muito bem para jogarem pelos seus times e ponto final. Quem tem de respeitar eles são os torcedores dos SUNS. Repito, se for para torcer para um jogador que não defenda o Brasil, torcerei para o KOBE o GASOL o CHRIS PAUL, Jogadores de primeiro time e não pelo Leandrinho que é um jogador mediano, não mais do que isso. Torceria para ele, como brasileiro, se sempre estivesse aqui defendendo (não a CBB) a seleção brasileira! Espero mais uma vez que ele não venha na off season para o Brasil para fazer as famigeradas clínicas de basquete para seus patrocinadores e engordar sua conta bancárias às nossas custas. É óbvio que ele não precisa dessas clínicas para sobreviver já ganhou mais do que o necessário para viver bem pelo resto da vida, mas para as empresas que o apóiam é interessante! Se tem de se curar de alguma "lesão" fique nos Estados Unidos e cure-as definitavamente, não faça nada pois isso seria até prejudicial para sua "condição de saúde". Essa é minha opinião. Um abraço a todos!!!!

mayrink12 disse...

O Elder falou tudo!!
Realmente eu concordo com vc. De que vale ele ser brasileiro, nos representar lá fora, nos orgulhar com seu jogo nos estados unidos, para depois chegar ao verdadeiro mérito e honra de jogar na seleção, não jogar.
Eu torço por eles por serem brasileiros e saber que depois eles poderiam vir aqui e nos representar, nos dar o verdadeiro orgulho de ser brasileiro.
mas fazer o que, começam desde já as desculpas.
Se algum deles inventarem qualquer cosia do tipo de contusão e bla bla bla, não perdouo dessa vez, é algo repugnante eles não jogarem agora!!!
o maximo que eles vão poder pedir são uns dias a mais de descanso pela extensa temporada!!!
fora isso chega de enrolar

leo aracaju disse...

O pior para mim é o fato de não dizer a verdade.

Se prefere descansar ASSUMA. É legítimo.

Agora, ficar dando desculpinha é que revolta.

Dead boy disse...

Não consigo parar de rir. O Leandrinho é uma piada viva. O Brasil é mesmo o paraíso dos humoristas...

Henrique disse...

Sem padrão de jogo, ele não será tão util.

Pode descansar e curar de vez. É o melhor para ele.

Anônimo disse...

O Manu fez um sacrificio pela argentina q tem mt mais organização e responsabilidade com o basquete, eu n acho vergonhoso que os jogadores n se sacrifiquem para jogar pela seleção brasileira, no momento atual. È melhor que ele descanse e se recupere do que jogar por uma seleção que tem uma organização bizarra fora de quadra.

Leoni disse...

Pior é se ele aparecer jogando futebol com o Nash e cia.

Dead boy disse...

Se bobear, ele aparece lutando vale-tudo no Ultimate Fight.

Anônimo disse...

Discordo. Acho que leandrinho pode dar a desculpa que quiser para não jogar. Quem paga o salário dele não somos nós, quem faz a fama dele não somos nós, quem engorda a conta bancária dele não somos nós, quem deu casa com cinema para ele também não fomos nós. Então, pq querer que ele se sacrifique(ou não) por nós. Ele que faça da vida dele o que bem entender.

Dead boy disse...

Ele que faça da vida dele o que bem entender, mas nunca mais ponha a fuça no Globo Esporte dizendo que ama defender o país.

Anônimo disse...

O problema é que em ano de Pré-Olímpico e Pré-Mundial sempre aparecem essas lesões fantasma ???

Coincidência pouca é bobagem !


Rodrigo Bacher

Rafael disse...

Iae galera do Rebote... sei que aqui não é o lugar adequado e sei o qto é chato mas não achei um email q pudesse entrar em contato direto... mas enfim... me chamo Rafael e sou um dos administradores do novo blg exclusivo sobre basquete o http://mvpcenter.wordpress.com/ ... Venho aqui nada mais para perguntar se seria possivel que nosso blog fosse linkado no Rebote... pois é um blog q acompanho a tempos e sei de sua qualidade.... se for possivel eu agradeceria e colocaria o link do Rebote no nosso blog com enorme prazer tbm...

Espero uma resposta msm sendo essa negativa....

Obrigado pela atenção...
Rafael!!

jdinis disse...

Assino embaixo de tudo o que o Helder Franca escreveu (só acrecentaria o Ginobili e o Nowitzki como caras a se torcer).

Acredito que o próximo a se contundir (ou ter uma recaída ou dor de barriga crônica ou outra desculpa qualquer...) é o Nenê Hilário. E aqueles que votaram nele como melhor brasileiro (?) de 2008 aqui no Rebote (ao invés do excelente e dedicado Tiago Spliter) que o defendam!

Abs.

Anônimo disse...

Tiago Splitter, o melhor jogador brasileiro da atualidade = FATO!!!
em talento e caráter!!!

Fale a VERDADE Leandrinho disse...

"Se bobear, ele aparece lutando vale-tudo no Ultimate Fight."

hehehehehehehehhehehehehehehehe

É capaz dele aparecer com o Arizona Cardinals, que se não me engano, fizeram uma excelente campanha esse ano, sendo o recebedor, hehehehehehe.

Marcelo disse...

o splitter é o melhor disparado jogador brasileiro em atividade

da orgulho ver ele lutando sozinho contra tudo e todos

e por causa dele q eu ainda torço pela seleção brasileira de basquete
apesar de gregos,nuzman,lulla....etc

ele merece jogar uma olimpiada ele e o alex

Glauco Nascimento disse...

Realmente a atitude de Manu Ginobili foi totalmente patriotica. Sempre gostei dele como jogador mas após ele jogar nas olimpíadas isso cresceu! Vamos aguardar até a copa América e ver o que vai ser!

MARCOS disse...

Não acho que o Ginobili seja um bom exemplo para comparação. No Pré-Olímpico das Américas ele simplesmente não participou, ao contrário do Leandrinho. O brasileiro foi mais patriota nesse sentido. Só eu que me lembro de uma faixa da torcida argentina elogiando o Scola por não ter escapado de defender o país? Ah, e também, depois que outros jogadores já tinham conseguido a vaga para as Olimpíadas, fica muito mais fácil jogar. Ele inclusive se juntou ao time bem depois dos primeiros treinos. Repito, ele não é um exemplo.

O Leandrinho, na minha opinião, precisa descansar um pouco. Ele era muito apegado à mãe dele, não acho que seja o momento certo para a seleção brasileira. Deve haver um respeito quanto a isso.

Se a intenção é comparar com os argentinos, que conseguiram a vaga olímpica sem Ginóbili, sem Nocioni e sem Walter Hermann, a seleção brasileira deveria conseguir a vaga para o Mundial sem Leandrinho, Varejão e Nenê. Eles só devem se juntar em competições mais fortes, é o que penso. As competições regionais são uma boa oportunidade de revelar jogadores que poderão se juntar aos melhores, como se fosse uma espécie de seleção principal e secundária. Esse sim é o caso da Argentina. Na minha opinião, até o Splitter deveria ser poupado de participar das competições americanas, pouco antes do mundial é só juntar a base principal da equipe. A Argentina fez isso nas Olimpíadas.

Alan de Faria disse...

comentário cruel (já avisei antes): quem é Leandrinho perto de Ginobili? Este é campeão olímpico, três vezes campeão da NBA, bronze olímpico em 2008... Compará-los é uma injustiça... e o Leandrinho? bom, capaz de ele nunca ir a uma Olímpiada...

Anônimo disse...

Pera aí, tem gente esquecendo que o Manu não jogou o pré olímpico das Américas, aliás, do lado da Argentina, só o Scola o fez. Se fosse o técnico nem convocava os três na NBA para esse campeonato, assim como deixava de fora também o Splitter. Temos de dar chance aos mais jovens. Vi um vídeo com um jogo do Vitor Faverani, e não era edição, esse cara é bom. Paulão também merece uma chance, Shamel, Huertas e Marcelinho. Pô, acho que esse quinteto é até legal.

Dead boy disse...

E, na verdade, acho que Leandrinho deveria ser ignorado para sempre em futuras convocações, esteja ou não "machucado". A menos que pedisse desculpas em público.

Osama_Lakers disse...

Leandrinho tem direito a decidir o que quiser - FATO.
O torcedor tem o direito de achar que a sempre recorrente história da lesão é balela - FATO.
Quem paga o salário dele é o Suns -FATO.
Ele não faz a menor questão de defender a Seleção - FATO.
Então, assume e pronto, sô! E o Elder já falou tudo mesmo. 1 abraço,

Unknown disse...

Se alguém lembra....'a época na qual o pessoal da NBA começou a fazer "Koodoss" , sugerí que a CBB tratasse de criar uma seleção buscada entre a enorme oferta de bons jogadores loucos para trazerem vitórias. Esses caras da NBA (exceção ao Varejão)ja perderam côres de bandeiras. Perder mais uma Copa, para êles não está dizendo nada. Lembram quando o Luis Scola deitou e rolou encima do Nenê? O cara disse..."ai, meu pezinho doeu. Bota outro". Ja com o Paulão Prestes no Mundial juvenil a gente viu o que é ser brasileiro.
Mais uma vez..." Pô, esqueçam esses caras"!!!! Com êles desinteressados a dor da derrota irá ser maior. Eles não sentem o mesmo que nós.

Dead boy disse...

Exato. Pra mim, Leandrinho e outros deveriam ser banidos de convocações futuras e lembrados, no panorama do basquete nacional, só a título de estatística ("brasileiros que jogaram na NBA"). Sem homenagens, sem reportagens no Globo Esporte. Apenas o espaço que merecem: nenhum.