quinta-feira, 9 de abril de 2009

CAVS HOJE OU CELTICS ONTEM?




No quarto período, já com a vitória garantida, LeBron James não teve uma gota de piedade do Washington Wizards: meteu um joelho no chão, esticou o braço e começou a tocar air guitar ali, na beira da quadra. Provocações à parte, o craque festejava a 38ª vitória do Cleveland Cavaliers em casa nesta temporada. Agora faltam duas para igualar o recorde de 40-1, que pertence ao Boston Celtics de 1985-86. Próximo desafio? O Boston Celtics de hoje.

No domingo, Larry Bird não estará na quadra da Quicken Loans Arena, mas Pierce, Allen, Rondo & Cia, sem dúvida, vão fazer de tudo para evitar que o Cleveland se junte aos verdes com a melhor campanha em casa na história da NBA - para isso, os Cavs ainda precisariam bater o Philadelphia na próxima quarta.

Agora vamos ao exercício de imaginação. O que seria mais provável? O Boston de 1986 vencer hoje na Quicken Loans ou o Cleveland de hoje roubar uma vitória no Garden em 1986? Vamos comparar os elencos. Primeiro, os titulares de cada time:

Danny Ainge ou Mo Williams?

Dennis Johnson ou Delonte West?

Larry Bird ou LeBron James?

Kevin McHale ou Ben Wallace?

Robert Parish ou Zydrunas Ilgauskas?


O banco daquele Boston tinha Bill Walton, Rick Carlisle, Jerry Sichting, Scott Wedman, Sam Vincent e Greg Kite. O deste Cleveland tem Anderson Varejão, Daniel Gibson, Wally Szczerbiak, Sasha Pavlovic, Joe Smith e JJ Hickson. E então?



Entre os titulares, o Cleveland perde todos os confrontos individuais. No duelo dos técnicos, KC Jones também bate Mike Brown. Talvez a única vantagem dos Cavs seja na disputa dos reservas. Mas ainda assim, a vantagem é claramente dos verdes.

Agora, quer um dado curioso? Em 1986, Bird recebeu salários de US$ 1,8 milhão. Sete vezes menos do que o Cleveland paga hoje a Szczerbiak, três vezes menos do que ganha o nosso Varejão.

24 comentários:

adriano disse...

e o Varejão ainda teve o desplante de choramingar cada centavo desse contrato!!

acho q nem no banco o Cavs leva vantagem contra o Boston de 85-86. Tá bom q ele estava já em final de carreira, mas quem no atual banco do Cavs é tão bom quanto Bill Walton? ninguém...

Anônimo disse...

Rodrigo, não irei tirar uma palavra da sua conclusão. Perfeito.

O Cavs é um belo time, mas ainda não pode ser comparado com um dos melhores times de todos os tempos.

Abs

Alexandre Reis

Anônimo disse...

"Equilíbrio" mesmo só entre Bird e Lebron

Mas tem que ser entre aspas pois o Bird já tinha títulos e uam carreira já consagrada;
Lebron ainda não tem mas caminhA para isso

Em resumo não dá para comparar muito, porém a realidade mostra Cleveland é hoje um time de ponta, graças a Lebron,algo que deve ajudar o time a negociar um novo contrato com ele;

Outro detalhe e os adversários do Boston de 1986 - MILHAS E MILHAS A FRENTE DOS DE HOJE.
não acham?

Russio disse...

Vou ser o chato que discorda dos demais. Acho que Mo Williams tem mais bola que Danny Ainge, e que LeBron James faria frente a "são" Larry Bird. A razão é simples: Bird era um gênio (que LeBron também será), mas jamais teve o potencial físico que James tem. Se estropiava todo nas bolas recuperadas no chão (suas costas que o digam), mas não conseguia fazer frente aos pivôs da época. LeBron faz, e com sobras. Além de ter um talento absurdo para jogadas mágicas que requerem físico E técnica.
Nos demais confrontos, concordo. Seria divertido ver Ben Wallace contra McHale e Ilgauskas contra Parish.

Danny Ainge ou Mo Williams?

Dennis Johnson ou Delonte West?

Larry Bird ou LeBron James?

Kevin McHale ou Ben Wallace?

Robert Parish ou Zydrunas Ilgauskas?

Unknown disse...

O Ben wallace ia sair na mão com o McHale com menos de 5 minutos de jogo.

MarceloCampinas disse...

O problema nem é o duelo entre Bird e LeBron. Eu garanto que os dois no auge seria um duelo muito, mas muito bom. Logico que Bird ainda está acima do LeBron por tudo que fez na NBA, mas como o LeBron é craque, não dá para falar que o desequilibrio está ali. O Boston é muito melhor no restante do elenco, nos coadjuvantes.

Rodrigo disse...

Que isso Rodrigo, não dá nem pra comparar um time multi-campeão como o Celtics dos anos 80 com o Cavs que ainda precisa comer muito feijão pra chegar lá

RAO* disse...

Alguem sabe que horas vai ser o jogo do tau ceramica hj horario de brasilia? vai passar na TV? desde já, obrigado.

Denis disse...

O Cleveland não deveria ser tão bom quanto é. O elenco não é tudo isso, o técnico não é tudo isso e mesmo assim esses putos não param de vencer. Não entendo.

Henrique disse...

O Boston seria bem superior em um confronto destes.

Mas parabens ao Cavs, que está fazendo grande temporada !

Anônimo disse...

Mas não esqueceçam contra quem estavam jogando e contra quem jogam hoje

Dead boy disse...

O Cavs é igual o Dallas de alguns anos atrás. Quebra tudo na fase de classificação, faz o MVP (Dirk Novtski)... e leva fumo nos playoffs.

José Augusto disse...

Vamos ver né se vai levar fumo, isso dai me parece opinião de um Laker Fan mais do que qualquer coisa, já que o Cavs tem uma defesa espetacular, o ponto chave pros playoffs.

Bernardo disse...

Esse time ae foi um dos melhores de todos os tempos acho que nem podemos comparar.
Mas concordo com um cara lah em cima. Nunca vi Danny Ainge jogar mas ele não me parece muito distante do Mo Will. Lebron vai precisar de jogar muita bola para superar o Bird, mas em 1986 Bird tava no auge e o auge do Lebron ainda não chego, se hj em dia ele já leva um time bonzinho a essa campanha imagine quando ele chegar no auge aonde o Cavs poderá chegar.

Rodrigo Alves disse...

O duelo entre Danny Ainge e Mo Williams me parece, mesmo, o único em que o Cleveland pode levar vantagem. Já que levantaram a bola, vamos a alguns números:

Pelas estatísticas, dá para perceber que o Ainge de 1986 estava começando a deslanchar na carreira. Não acompanhei o bastante nos anos 80 para fazer uma análise definitiva, mas me parece que o auge do Ainge foi melhor que o auge do Williams.

Ainge chegou a ter 20 pontos e quase 7 assistências de média, o que o Williams nunca teve.

Em compensação, o Williams tem seis anos de carreira e já atingiu números praticamente iguais aos do Ainge em sua melhor fase - que só veio após oito temporadas.

E como o Williams é mascote do blog, tá valendo, aceito que ele vença o duelo. Boston 4-1 entre os titulares.

Abraços!

Anônimo disse...

KKKKKK
Mo Williams está com tudo aqui no Blog do Rodrigo.

E nem dá para falar que o Ainge foi campeaõ pois ele tinha ótimos companheiros;

Mas devemos lembrar que ele fez uma boa fugura também no Suns jogando com Barkley e se não me engano Kevin Johnson(saudades para o eliminado Suns);

Não sei não mas com certeza é mais fácil o Mo Willimas chegar no Ainge do que Lebron chegar no Bird embora eu sempre achei o Lebron um fenômeno mesmo.

Bird não precisou de ter um ápice físico para conseguir ter aquele desempenho sem falar que biotípo meio desengonçado, um cara branco jogando nomeio de caras fisicamente mais avantajados que ele, esse não é o caso do Lebron.

Bird - mais técnico

Lebron - um pouco menos técnico e muito mais físico

Eu fico com técnica do Bird.

Dead boy disse...

Santa mãe. O Bird fazia 28 pontos, 12 rebotes e 6 assistências por jogo e alguém quer comparar com o LeBron. Só me faltava...

Rafael disse...

Detalhe:
O Boston foi campeão nequele ano, e o Cleveland, será que ganha?
Abraços

Rodrigo Chia disse...

ô, xará, será que a vantagem é tão clara assim em TODAS as posições?

Anônimo disse...

Esse negócio de comparar jogadores de diferentes épocas é fogo... Mas aquele Boston, já sabemos que foi um time que funcionou nos playoffs. Estão acima dos Cavs, sem dúvida. Mas eu confio muito no potencial do LeBron, não o vejo só como marketing, como muitos insistem.

Bernardo disse...

Bird nunca uniu em uma única temporada 28 pontos 12 rebotes e 6 assistencias. E se formos falar em estatisca essa temporada do Lebron é uma das mais fantasticas de todos os tempos

Dead boy disse...

Bernardo: falei de memória. Realmente Bird nunca teve números assim. Mas ele fez 29.9-9.3-6.1 em 87/88. Ou 28.7-10.5-6.6 em 84/85. Só quis dizer que ele era muito mais jogador que LeBron. Embora LeBron realmente esteja com uma das melhores temporadas da história (descontando, claro, o tempo em que se amarrava cachorro com linguiça e Chamberlain fazia 50 pontos e 25 rebotes por jogo).

MarceloCampinas disse...

Pera ai, existem duas coisas diferentes...

Falar que o LeBron é um cara muito ajudado e falado na midia tudo bem. Normal.
Agora, falar que o LeBron é feito pela midia dai é de extrema bobagem. Basta ver dois jogos dele.

São duas coisas completamente diferentes.

Dead boy disse...

Queria ver a mídia tentando fazer o Varejão... será que ele chegava a 27 pontos, 7 assistências e 7 rebotes? hehehe