quinta-feira, 30 de abril de 2009

FLA EM MACAÉ: EXPLICAÇÕES




Voltando rapidamente ao assunto do Flamengo rumo a Macaé:
o repórter Eduardo Peixoto, do Globoesporte.com, levantou com Marcos Braz, diretor de Esportes Olímpicos do clube, alguns números de público no NBB. O dirigente alega que o Rubro-Negro vinha tomando um baita prejuízo no Rio e, por isso, a proposta de transferir os jogos para o interior foi "irrecusável".

Braz explica que foram vendidos apenas cerca de mil ingressos juntando os jogos contra São José (188), Cetaf (328) e Saldanha da Gama (555). Bem, eu estive lá na partida contra o Cetaf e acho que havia bem mais que 328 torcedores nas arquibancadas. Mas é claro que o comparecimento da torcida tem sido pequeno.

Aliás, nesse aspecto, penso um pouco diferente da maioria. Acho que ninguém pode cobrar da torcida que compareça. Cada um tem o direito de ir ao ginásio quando quer, e não por obrigação de apoiar o time. Cabe aos dirigentes fazer do basquete um esporte novamente atrativo no Brasil, que leve a torcida ao ginásio de forma natural. E esse, claro, é um caminho longo.

Braz explicou também que o Maracanãzinho já não poderia mesmo ser usado nas semis e na final, por causa da reserva para o Holiday on Ice. Como discutimos o tema aqui ontem, achei que seria justo colocar a explicação dos dirigentes. Diante dessas novas informações, a caixinha continua aberta para a discussão.

12 comentários:

Victor Dames disse...

O título de seu post anterior sobre o assunto ainda é profícuo neste caso, Rodrigo: Intenção X Organização. Naturalmente, a diretoria já sabia há tempos que o Maraquinha não estaria disponível para o caso do Fla chegar as finais. Porque não procurar outro ginásio? Seria a Prefeitura de Macaé a parceria disponível? E quanto a HSBC Arena, o próprio banco não poderia ser um parceiro para arcar com os custos de um jogo lá?

Nem vou entrar nas questões já levantandas por você acerca do regulamento, pois se a LNB já avalizou essa mudança, eles estão cedendo meramente a interesses, e não circunstâncias eventuais e relevantes...

Abraços!

Anônimo disse...

Até onde sei a Lnb nem sabia das decisões.
Um tópico que ninguém explodiu e os times que jogaram dentro Maracanazinho?
Não se pode rasgar o regulamento.
Nada de macae,tem que ser aqui mesmo.

Fabricio disse...

A arena HSBC ainda tem quadra? Ouvi dizer que não tem mais nenhuma condição de receber nem pelada de fim de semana...

Luiz Guilherme disse...

A arena do PAn (HSBC Arena) é excelente, comportaria muito bem uma final e uma semi-final, diferente de um estádio pequeno. Eu fui a maioria dos jogos no rio, mas contra o saldanha da gama e companhia, é brincadeira de mal gosto, prefiro ir ver uma pelada no aterro. O Flamengo está muiiiiito acima destes times, oq não atrai nem um pouco!

Adriano disse...

A HSBC Arena cusatava 500 mil reais para alugar por dois jogos. Como o Areias já se mostrou um homem pra lá de competente e inteligente, prefiro acreditar que ele explorou essa possibilidade levantada pelo Victor de formar uma parceria com o HSBC, mas provavelmente foi rejeitado.

Se o público não estava indo ao Maracanãzinho, que é de fácil acesso, imagina na HSBC Arena, que fica na pqp, e pra muitos chegarem teriam que pegar duas conduções. Luiz Guilherme, realmente, contra Saldanha não há muito incentivo pra ir, mas fui a jogos contra Brasília, Franca e Limeira, todas equipes de ponta, e o público nesses jogos também não superou mil pessoas. Dava prejuízo, não tem jeito. A única solução, no Rio, seria o Tijuca mesmo.

Adriano disse...

só quero colocar mais uma coisa: como vc disse, Rodrigo, não é obrigação do torcedor saber quando terá jogo e ir ao ginásio. O torcedor do Flamengo, e de qualquer outro time de camisa do Rio, é torcedor primariamente de futebol; ele sabe que todo fim-de-semana tem jogo do seu time e acompanha as notícias do futebol. Pra ele ficar ciente de outras modalidades, precisa de um pouco mais de esforço. Não adianta simplesmente ter um timaço; o Fluminense é o melhor do Brasil no pólo aquático, e nem por isso seus jogos na piscina lotam.

O Jogo das Estrelas do NBB teve bom público porque foi muito bem divulgado - pela Rede Globo e afiliadas. Mais uma vez, sem pôr em dúvida a capacidade da turma de marketing do Areias, que fez um ótimo trabalho com suas atrações in-game e com a formação da comunidade Fla-Basquete, mas era necessário maior divulgação, mais ações de marketing. Outdoors anunciando os jogos, panfletagem em praias e ruas, anúncios nos telões do Maracanã e com faixas no gramado durante os jogos de futebol, participação dos jogadores em programas de TV.

Anônimo disse...

Está tudo errado, primeiro você ganha/garante dinheiro e depois gasta.
Aplica-se a qualquer saúde financeira que seja.

Montaram um grande time o qual não tem caixa para manter, colocam seus torcedores a comprar camisetas para ajudar e depois mudam de cidade, claro, precisam de dinheiro isto é a justificativa, porém onde esta a responsabilidade de assumir tal compromisso, os jogadores? não tem culpa. a administração? esta sim, Areis? faz parte, ele está levantando grana para o clube, mas é preciso ter noção do regulamento e respeito, afinal de contas flamenguistas existem em todo o Brasil, bilheteria é certa! Patrocinado? melhor ainda! formas de ganhar dinheiro existem várias, a questão é como fazer isso, trilhar o caminho correto, não sair atropelando tudo e a todos.. Dar o passo conforme a perna alcança. Vencer a Liga será mérito dos jogadores, pois quanto ao clube e sua administração, atrasar salários, descumprir regulamento, publicidade enganosa. Isto não é ser Digno de Integridade. E se lá estiver no Topo pode sim manchar a imagem da LNB, pois quem são os jogadores que aceitarão jogar em uma liga onde times prometem um salário que não podem cumprir e deixam clubes fazer o que quiserem descumprindo a regulamentação.

leo aracaju disse...

GESTÃO PROFISSIONAL.

O Flamengo não pode se dar ao luxo de aumenatar o seu rombo financeiro.

Se tem alternatica viável tem que buscá-la.

É vaidade pura manter esses jogos no maracananzinho.

O ginásio vive completamente vazio.

Gestão esportiva exige não só amor mas também PRAGMATISMO.

Por isso apoio a iniciativa

Luiz Guilherme disse...

Sou a favor de mandar alguns jogos para outras capitais, agora: Playoffs!? Adriano, sei que vc é amigo do Areias, ou parente, ou mesmo o próprio com codinome, mas isso é tão incensato que era preferivel mudar o time de nome para flamengo Macaense. Não dou mais um real pra esse time muquirana! Fui aos jogos, gastei meu dinheirinho, apoieie pra quê? Pro time me abandonar bem nos playoffs! Quero mais é que se dane essa diretoria de m@#$%! É revoltante ver que tem gente que apoia essa insanidade!

Anônimo disse...

Bem amigos...o que move o esporte é rivalidade...e ninguem entende isso!!! Flamengo X saldanha da gama é brincadeira...mesmo se o time do saldanha fosse bom não encheria...imagina sendo ruim do jeito que é!!!! Só tem chnce de encher se for um flamengo X corinthians...x vasco...x fluminense.. é necessario sim times de "CAMISA" no basquetebol...´de certa forma até infelizmente...ninguém sai de casa pra torcer pelo TElemar por exemplo!
abraçossssss
samuel

Alexandre Estefan disse...

Ah Rodrigo..
"Acho que ninguém pode cobrar da torcida que compareça."

Ninguém está cobrando, mas se a praça dá prejuizo e a população local não tem interesse, ninguém pode cobrar do time continuar jogando lá, só porque fica no RJ(só se poderia cobrar por motivos contratuais ou regras..).
E lembrando que Flamengo não é um time do Rio de Janeiro e sim um time do Brasil, se a cidade de Macaé o interesse é maior, nada mais correto de levar os jogos para lá e assim fazer a alegria dos rubros-negros na região.
No final das contas os cofres do clube vão ficar menos vazios, os jogadores vão receber seus salários e o ginásio vai ficar lotado nos jogos.. não consigo ver nada negativo.

Alexandre Estefan disse...

Lendo o comentário do Luiz aracaju tenho que concordar, seria pura vaidade manter os jogos no Maracanazinho, tendo uma opção mais rentavel.