quarta-feira, 29 de abril de 2009

BOA INTENÇÃO x ORGANIZAÇÃO




Li ontem no Bala na Cesta a notícia - depois confirmada e divulgada pelo próprio clube - de que o Flamengo não vai mais jogar no Rio no NBB. A partida contra o Minas, na última rodada, e os duelos dos playoffs serão disputados em Macaé, fruto de uma parceria entre o clube e a Prefeitura da cidade, que cobriria o equivalente a mais duas folhas de pagamento. É mais uma ação da equipe do João Henrique Areias, que foi elogiado aqui outro dia. Desta vez, cabe uma discussão.

Por um lado, entendo que o Flamengo precisa pagar salários, e esta é mais uma saída encontrada para evitar os atrasos. Ótimo. Mas o preço esportivo desta vez pode ser caro demais. Vamos lá:

1) Uma das ações foi a venda das camisas do Fla-Basquete.
O torcedor compra a camisa e, dali em diante, tem um baita desconto no preço dos ingressos. É claro que muita gente entrou nessa com intenção de acompanhar os jogos do time pagando menos. Como fica esse povo? A torcida carioca que comprou a ideia agora fica a ver navios, e bem na hora do filé mignon.

2) Se você perguntar para os jogadores, é óbvio que eles querem receber em dia. Mas
eu duvido que o elenco ache melhor - esportivamente - disputar o mata-mata em Macaé em vez de usar o ginásio do Maracanãzinho. Por mais ajeitadinho que seja o ginásio no interior, não há comparação. No Rio, o time já tem todas as referências da quadra, as instalações, a comodidade de estar ao lado da família. Ou vocês acham que nada disso pesa na hora de uma decisão?

3) Não conheço o ginásio em Macaé, por isso não posso avaliar. Será que a LNB conhece? O quinto capítulo do regulamento do Novo Basquete Brasil tem uma interminável lista de exigências,
e um dos trechos é: "Somente poderão ser utilizados os ginásios
que forem previamente inspecionados pela LNB. [...] Iniciada a competição, não poderá haver troca de arenas pelas equipes.
"

A rigor, isso também vale para o jogo em Londrina e até para o Flamengo x Brasília desta sexta-feira no Nilson Nelson. O ginásio na capital federal é reconhecidamente bom, mas o piso, por exemplo, não é o que a LNB exige: "As quadras de jogo deverão apresentar piso de madeira, preferencialmente flutuante". O do Nilson Nelson não é sequer de madeira, quanto mais flutuante.

Cria-se aqui, portanto, um debate entre a boa intenção e a organização. Os motivos podem ser justos e nobres (de fato, são). Mas o que fazemos com o regulamento? Rasgamos?

11 comentários:

Baguete disse...

Nao acompanho a liga, Rodrigo, mas acho excelente a cobertura, o espaco e o interesse que voce da aqui no blog.

Me parece que a intencao da parceria eh otima, mas ai comeca aquela historia de excecoes no regulamento, o que eh um precedente perigoso. Depender de bom senso nunca eh muito prudente.

Abracos!

Henrique disse...

Fico com a frase do amigo de cima:

Depender de bom senso nunca eh muito prudente.

deko disse...

isso foi um tiro no pé...

Edson disse...

para que serve o regulamento?

pra tirar a cervejinha da cantina creio eu.

Concordo com o Baguete, se fossemos dotados de bom senso o esporte não tinha regras e quem dirá regulamento..

Anônimo disse...

Acredito ser nobre a intencao do Areias e o Flamengo.
Porém será que a LNB foi informada?todos sabem que a Liga tem como gestão os Clubes no Conselho e uma situação destas tem que ter se aprovação de todos e não somente do Areias.
O bom senso tem que existir,porém nenhum Clube pode fazer o que quiser.
No meu ponto vista,a situação financeira esta equalizada e portanto mudar para Macae não se faz necessário,a não ser que a folha do Flamengo não seja 215.

Anônimo disse...

Acho que devemos nos ater a ao aspcto esportivo.

Digo:

1 - Esta sendo cumprido o regulamento?

2 - Será bom para o time?

Quanto ao Areias, somente uma palavra: Parabéns.

E um pedido: Vai para o futebol do Mengão.

Abs

Alexandre Reis

Victor Dames disse...

Bravo! Primoroso post, Rodrigo. Também acho a intenção nobre e os motivos até razoáveis, mas não é possível que o Fla vá ganhar algo além do que acertou com a Prefeitura de Macaé. Quem garante que o ginásio macaense lotará? Conheço o local, tem boas instalações, podendo ser comparado ao Pedrocão de Franca, por exemplo, uma referência brasileira em ginásios de basquete, mas não sei se o piso é adequado, como bem ressaltado por você.

E se os compradores das camisas promocionais se sentirem lesados (como de fato estão sendo) e forem a justiça, quem vai arcar com isso? A Prefeitura de Macaé eu garanto que não...

Eu acho que as mudanças de praças poderiam ser eventuais, ocorrendo somente por motivos de força maior, ou de conflito de eventos no ginásio, ou risco a segurança, se o jogo tiver apelo maior que o suportado pela praça inicialmente selecionada. A proibição do regulamento não pode suplantar questões dessa ordem. Contrariar o regulamento atendendo a interesses maiores que os contidos nele não é rasgá-lo, mas atender o interesse de um ou dois clubes em detrimento das regras do campeonato, sim.

Acrescentaria mais um porém as questões que você suscitou: e as implicações locais, de natureza política até, da decisão, já que a cidade está deixando de apoiar o time local da Liga Macaense para trazer um time da capital?

Parabéns pelo ótima observação!

Abraços!

Luiz Guilherme disse...

Me diga: Em uma final, MAcaé vai aguentar a nação rubro-negra? João areias no futebol? Cada vez mais vejo o flamengo entregue a amadores!

Leoni disse...

Lamentável, aguentamos os "ótimos" jogos com os cetafs e Saldanhas da vida (nada contra os clubes capixabas)e agora no bem bom os caras vão estar em Macaé. Brincadeira.

Thiago Anselmo... disse...

Como você citou nos quesitos, o torcedor que reside na capital e que comprou a camisa com o intuito de ganhar desconto nos ingressos, ficou a ver navios, pois ninguem vai se deslocar até Macaé pra ver os jogos. Mas podemos ver por um outro lado, torcedor que reside em MACAÉ pode ver o FLAMENGO jogando, e melhor pra aquele que comprou a camisa.
E sobre o quesito quadra, se tem regras, tem que ser seguidas e se nao forem, devem punir o mesmo. E o FLA merece uma punição a muito tempo se for ver pelo lado de troca de quadra, pois só no RIO, jogou em 3 quadras diferentes. Mas isso tudo a NBB deve estar ciente, pois é algo estúpido fazer essas coisas e a NBB nao fazer nada, e pior, o AREIAS que está ali pra revitalizar o basquete do FLA fazer algo assim, que possa prejudicar o FLA.

Alexandre Estefan disse...

Rodrigo, um post inteligente como sempre, o único fato que me preocupa desse são os torcedores que compraram camisa com intuito de desconto do ingresso.
Sou de Campos-Rj, já comprei minha camisa, e posso dizer que o Ginásio em Macaé é de boa qualidade e creio que não haverá problemas para ser liberado(isso se já não foi), pena ficar a 2hrs daqui.
Agora, os jogos do Fla no Maracanazinho tem tido um público acanhado e em Macaé será certeza de casa cheia, a pergunta do Luiz Guilherme é interessante "Na final será que Macaé vai aguentar a nação rubro-negra?" Porque apenas na final? A torcida tinha que estar apoiando esse time desde a 1ª rodada.
Excelente a atitude do Areias em arranjar meios financeiros para o basquete e vai fazer bem ao Flamengo e a liga, além de impulsionar o projeto de basquete que já é realizado em Macaé.