sexta-feira, 22 de maio de 2009

A PRIMEIRA LISTA DE MONCHO




É difícil tirar alguma conclusão sobre a primeira lista do técnico Moncho Monsalve, anunciada nesta quinta-feira (veja aqui). A ideia é dar rodagem a alguns jogadores e fazer uma espécie de vestibular para o grupo que vai à Copa América. Por isso estão lá os nomes que a gente comentou aqui outro dia (Benite, Fiorotto e Betinho), além de Olivinha, Mineiro, Dedé, Teichmann e gringos como Paulão, Tavernari e Cipolini. Até aí, tudo muito justo.

Mas seleção requer uma dose mínima de merecimento, certo? Por mais promissor que seja Raulzinho, ele sequer entra em quadra no Minas. Parece óbvio que o garoto tem algum talento e não está na lista só porque seu pai é assistente técnico, mas não seria o caso de esperar mais um pouco antes de lhe dar a camisa amarela? A interrogação se aplica também a outros atletas que – confesso – nunca vi atuar, como Jordan Burger e Jhonatan Luz. Espero que Moncho tenha visto.

A convocação não tem "medalhões" do NBB como Marcelinho, Alex e Valtinho, mas tem os pivôs Baby e Murilo. Será que os
dois foram "rebaixados" para a seleção B? Sob quais critérios? Eles estão jogando muito mais agora do que no ano passado.
O mesmo vale para atletas contestados, como Manteiguinha
e Shilton, que estavam no grupo do Sul-Americano em 2008, melhoraram em quadra neste ano e agora estão ausentes.

E você? Concorda com a lista do Moncho? Mexeria algum nome?

53 comentários:

Emerson disse...

Sobre a convocação da seleção não creio que seja o momento de fazer muitas experiências, precisamos de resultados e temos que colocar uma seleção forte desde agora, depois ficam dizendo que tem pouco tempo de treinamento.
Uma grande injustiça que observei foi a não convocação de Shilton, e do Manteiguinha que seria mais produtivo do que o Fulvio.
Espero que dê tudo certo, que surja novo talentos nesse grupo, o que temos que fazer agora é dar apóio, e confiança à esse grupo, não cobrando demais, pois sabemos que esse grupo não vai ser o que vai disputar a Copa América e nem o Mundial.
U abraço a todos.
Emerson - Salvador - Bahia

Anônimo disse...

Concordo com o Emerson, Shilton é o melhor reboteiro do Brasil e o Manteiguinha está jogando muito. Uma pena não representarem o Brasil, eles tem plenas condições de fazer parte da equipe.

Anônimo disse...

Só não concordo com a convocação do "filho" (de quem?) Raul (ainda não mostrou nada na categoria adulto. Nem ainda em seleção de base.....o campeonato cadete me parece que é no fim deste mês...imagine se o garoto "amarela". )

Para esta fase de treinamento, foi justo e me parece que bem planejado a convocação de jovens como Betinho, Paulão, Benite, Mineiro e Tavernari.
BOA SORTE ( e espero que muitos e BONS treinos para este grupo.)

Anônimo disse...

Sim, para a posição 1 levaria o Arnaldinho.

Arma de olhos fechados.


Alex Netto

Anônimo disse...

se o Jhonatan Luz for o que ja jogou no Paulistano um tempo atras, tem que levar mesmo, pelo menos no Paulistano jogava muito...

Anônimo disse...

em relação ao murilo e baby, se moncho tem em sua cabeça que tera nene, varejão, splitter e jp disponiveis, tem mais que chamar baby e murilo para a seleção B e ver quem joga mais para estar na copa america.

Anônimo disse...

Exigir a convocação de Shilton e Manteiguinha????
Estamos no buraco mesmo....
Tem que por os moleques pra treinar junto mesmo, avaliar, fazer passar por experiencias com equipes adultas. Vamos viver até quando dependendo de jogadores de 30 anos médios, como Shilton, Manteiguinha, Coloneze????
Ótima lista...

Anônimo disse...

Gostei da convocação, mas acho que faltaram Vitor Faverani e o Rafael Hettsmaier.
O Jhonatan Luz era aquele que era do Paulistano.
Abraços
Luiz

adriano disse...

eu concordo com a maior parte do post e dos comentários, Rodrigo, mas quanto ao Jhonatan Luz e Jordan Burger, tenho certeza q o Moncho viu mais eles do q os do NBB: afinal, estava na Espanha esse tempo todo...

Então, nem contesto esses nomes, embora me surpreenda tbm que o Faverani, tão comentado em sites espanhóis, tenha ficado de fora

Fabio F disse...

Me desculpa, mas não concordo com essa convocação. Todos os jogadores que foram chamados são muito bons , mas não são os melhores. Cade o Shilton (O cara ta destruindo nessa NBB), Manteguinha, alem de habilidoso entende muito do jogo. Seleção Brasileira é pra quem esta acontecendo e não para quem pode acontercer, para isso existe seleções de base.

josé pedro disse...

o melhor foi a declaraçao do bial pos jogo ontem: so nao convocam o shilton pq ele e cabeça de bagre e nao sabe arremessar....sensacional...hahahah

Anônimo disse...

Concordo com a lista, tirando essa questão do Raul que talvez não seja o caso.
A princípio fiquei desapontado com a ausência do Shilton, mas acho que se está pensando em futuro com essa seleção B então não tem lugar pra ele mesmo.
Quanto ao Favernari ele pediu dispensa, acho que vai treinar pro Draft.
Os dois jovens, Burger e Luz, os caras são consideradissimos lá fora e acho que são mesmo o futuro.
No mais a lista teve uma ou outra discordância (Fúlvio), mas acho que tá boa.
Acho que em relação aos pivôs já era pro Murilo e pro Baby, tem os 4 já citados e mais o Paulão que tá jogando muito e que dificilmente estará fora da seleção principal, a menos que vá treinar pro Draft também.

Anônimo disse...

O Shilton este ano me lembra o Ricardo Probst das últimas temporadas (reboteiro, reboteiro... e nada mais).Existem jogadores mais gabaritados para a posição...e foram convocados.

jdinis disse...

Achei a convocação confusa.

- Se a idéia é testar, para que chamar Murilo e Baby? Os dois já estão mais do que testados, gostando-se deles ou não;

- O Paulão está arrebentando na Espanha e não precisa de teste. Só deveria ser chamado junto com os titulares (Splitter, Huertas, etc.), até para ser poupado fisicamente pois vai jogar a fase final da 2ª divisão espanhola;

- A não convocação do Faverani só pode ser jutificada por pedido de ausência. Ele é o típico caso de ser avaliado;

- Como Hátila Passos e Cipolini são convocados para o Sul-Americano, não jogam e agora são chamados de novo? Se os caras são bons, por quê quase não jogaram?

- Duda e Jefferson dispensam comentários.

Sds.

Anônimo disse...

tudo bem que vários nomes faltaram,mais a Liga que o Marquinhos fez foi perfeita.
Não testa-lo neste momento e convocar a turma do Neto,Gustavo chega a ser ridículo.
Todos do meio sabem que o Neto foi o responsavel por esta lista.
A não convocação do Marquinhos ainda cheira o problema com a comissao da época,ou seja,nada mudará com o Neto na Sel Bras.
Qual o currículo do Neto para merecer tanto prestigio?
Nunca foi campeão de nada e qualquer um sabe que não consegue dominar os jogadores,tenta ser amiguinho do jogador,toma "cerveja" no mesmo copo.
Na Sel Bras o técnico tem que ser o cara,com moral e não um moleque fazendo experiências com jogadores amiguimhos e mais o Gustavo e Neto usar o ptrstigio da Sel Bras para prometer aos clubes e jigadores um lugar ao sol

Anônimo disse...

Marquinhos fora????
Ridículo

Anônimo disse...

O Moncho gente boa,bonachão?não tem culpa.
Carlos Nunes Comecou muito mal e aposto que estamos fora do mundial.Aí o Carlos N falará : não tenho culpa foi o Moncho!!!!
Aí o Neto falará :não tenho culpa foi o Moncho.

Temos que mudar agora,não podemos esperar

RAO* disse...

nunca tinha visto essa palavra, ESCOLTA

A lista ta massinha, da pra faze um time descente, porem, concordo com o ROdrigo, com relação ao Baby e Murilo, principalmente o Baby que afinal, desde que saiu da NBA nem atuar direito ele vinha atuando... não entendi os critérios tambem......

Unknown disse...

Jordan eh SC, de florianopolis... chegou a jogar alguns jogos do metropolitano adulto daqui, q eu tb jogo, quando esteve de ferias e realmente o garoto vai voar. Nao esperava q fosse tao cedo a convocaçao, mas ele vai longe, podem escrever.
Eh meio sumido pq nao eh do eixo do basquete, mas lah fora tem MUITA moral.

Unknown disse...

Deixa ver se entendí......
Haverá corte nesse listão do Neto e, segunda convocação para a Copa América. Aí, meu amigo, espero que haja, inclusive, participação eletrônica e democrática. Eu, por exemplo, não consigo entender o Wanderson e o Marquinhos fora de uma convocação lúcida.

leo aracaju disse...

Quero ver esse Jordan Burger.

Quanto a Manteiguinha e shilton: eles não mudariam a cotação do dolar.

Victor Dames disse...

Eu acho um certo exagero chamar vinte jogadores. Uns quinze já bastavam. Vai acabar tendo gente que mal entrando em quadra...

É fácil a gente falar de nomes do NBB que faltaram, ficariam muito bem nas vagas dos jogadores que não conhecemos (especialmente os que atuam no basquete ibérico, devem ser bem conhecidos pelo Moncho)...

Acho que a idéia é aproveitar uns 4 ou 6 dessa lista para a Copa América, quando serão convocados os "medalhões", tanto daqui quanto de fora. Então tudo mundo ainda tem chance, inclusive que já merecia estar nessa primeira lista.

Abraços!

Carlos Alex Soares disse...

Raulzinho é só uma tentativa de achar um Ricky Rubio no Brasil - é a dupla Moncho/Neto brincando de seleção...

Merece mais comentários essa convocação? Não dá, né?

CBB/Carlos Nunes/Brunoro, por favor, acordem!!!

Marcelo disse...

a respeito do faverani o moncho já tinha dito no bandsport q por motivos particulares(quais não sei)ele não iria se apresentar

a nota triste é o rafael luz esse sim é um grande armador q integrou o quinteto ideal do campeonato espanhol sub 20 recebeu da feb o convite para se naturalizar espanhol e jogar o europeu da categoria pela espanha e segundo o pessoal do draft brasil ele aceitou e disse isso ao moncho e ao neto q não tem interesse em jogar pelo brasil

igual aos irmão souza por mais q o brasil tenha problemas acho q os motivos justificados por eles não me convencem

o rafael h. sinceramente eu não entendi pq não foi convocado

já o baby é ridiculo não sei como um jogador fraquissimo como ele ficou anos na nba

segundo um amigo de são carlos o nene não vai se apresentar e vai curtir a lua de mel com a mulher essa é a desculpa
(a realidade ele não gosta de jogar pelo brasil e principalmente do marcelinho "mala q se acha o dono da seleção brasileira " machado)

pra mim o paulão não precisa de teste

o betinho,jonathan santos tem um potencial enorme só precisam de um tecnico com qualidade para tirar vicios e corrigir defeitos acho q o moncho é o cara

o olivinha é um cara limitado tecnicamente q tem uma vontade fora do comum e não afina prefiro ele 1000 vezes ao bunda mole do murilo

imaginem um time com olivinha,alex,varejão,splitter,tavernari seria um time limitado tecnicamente mais para ganhar do brasil teriam q suar sangue

prefiro um time com raça morrendo em quadra dando a "vida" por cada defesa do q aquela palhaçada q vimos no japão e em las vegas

Marcos disse...

Achei injusto nenhum jogador do Joinville estar na lista, em especial o Manteiguinha. Na minha opinião, ele tem uma postura de jogo melhor que a do Fúlvio, que o Moncho adora.

Anônimo disse...

Neto ACORDA!!!!!!
Vc já não tem time para ser técnico.
Agora com esta lista tua e do Gustavo querendo ficar de bem com os juvenis vai te afundar de vez.
Tenha culhao e vê se convoca jogador de verdade.

Anônimo disse...

Porra
E o Marquinho?
Este espaço não e para puxar sardinha.
E Selecao, tem que estar os melhores!!!!!
Neto , vc tem medo de dirigir o cara?Acha que não ficará amiguinho?
Se vc for profissional e não terá problema,ele será a solução junto com os de verdade.
Se não tem time antes,imagina agora!!!

Anônimo disse...

Somente para lembrar:
Grego,Nunes,tony,Moncho,Neto,Gustavo.
E o mais novo integrante: Brunoro que entende mais ou menos de Volei
Estamos perdidos.

Anônimo disse...

Dá pena ler alguns comentários de recalcados palpiteiros, que por alguma razão (mesmo que pura dor de cotovelo) conseguem enfocar seus comentários apenas em críticas destrutivas. Em um momento onde o basquete necessita de uma corrente positiva e enfoque nos acertos.....uma vez que jogue a primeira pedra que não comete erros....não consigam enxergar uma lista balanceada (lógico que com nomes questionáveis : como Raul Filho (que primeiro precisa provar em seleções de base....como já fizeram Betinho, Mineiro, Paulão). Estes 20 nomes iniciais passarão por uma peneira para, juntos dos estrangeiros top, formar a seleção principal.
Não tenho procuração do Neto (nem sou muito fã de seu trabalho), mas trabalhar com jovens que querem crescer é mais produtivo do que trabalhar com jogadores do caráter e passado de um Marquinhos (que nunca vingou em nenhum clube por que passou....e olha que não foram poucos......)

Anônimo disse...

Dor de cotovelo?
Vc deve ser da comissao tecnica ou ter um filho para convocar.
Não temos tempo para brincar de amarelinha.
Temos uma Copa America,convoca os 15 melhores e comeca a treinar amanha de manhã.

Anônimo disse...

A situaçao é muito clara quando voce fala de carater:
Qual o carater do Neto?o grande comandante da seleçao.
Um homem que nao consegue nenhum time?Qual o motivo real?Por que todos os clubes fecharam-lhe as portas?Se possui todo esse carater, nao seria natural estar sendo disputado por inumeros clubes brasileiros,E o que aconteceu de fato com o carater tao ruim do Marquinhos?Falou a verdade na epoca e foi punido por ter carater, ou melhor nao ter carater e ser uma ovelinha da CBB como outros?Quem dorme mais tranquilo, quem deita a cabeça no travesseiro?Quem realmente tem carater neste caso?
Tudo bem, vamos falar de curriculo tecnico entao.Alguem sabe de algum titulo no Juvenil ou em algum clube no adulto do Neto e seu fiel escudeiro?
Por que colocou o Gustavo de auxiliar, relembrando a dupla do Paulistano? O que poderiam os 2 juntos acrescentar para o futuro do Basquete Nacional?
O que esta acontecendo é um tapa na cara de toda uma comunidade do basquete que acreditou em alguma mudança, mesmo que desconfiada com esta eleiçao.
O Neto, Gustavo e Diego sao os comandantes que passarao a limpo o nosso Basquete?
Ate quando a CBB sera administrada por imcompetentes?Nao existe comando algum e norte algum.
A copa america esta logo ai, e nossos cientistas juvenis estao querendo fazer testes AGORA.
CHEGA!!!
BASTA!!!
Esta convocaçao bastaria para demitir toda a comissao tecnica pela incompetencia de visao estrategica.
Gente quem é o Neto?Quem é o Gustavinho?Quem é o Diego?

Anônimo disse...

Seria bom que você fosse tão contundente e pró basquete nacional se apresentando e não criticando no anonimato parte de uma comissão técnica que represnta nosso país : QUEM É VOCÊ??? crítico tão feroz e raivoso do Neto

Anônimo disse...

Shilton... Manteiguinha... Sinceramente??? São esses que farão a diferença na Copa América? Fala sério.

A gente mete o pau, mas nem tem ideia tb de como estão alguns desses moleques chamados. A gente quase nunca vê o tal do Raulzinho jogar. Então não dá pra julgar. Imaginemos que ao menos a comissão técnica tenha alguma informação, e que o garoto não seja o novo... Manteiguinha (ironia das ironias... o cara só era chamado antes por causa do pai tb, ainda em que níveis copmletamente diferentes -- o de um é assistente, o do outro era cartola).

De resto? Boa estratégia, sim, de chamar os mais jovens. A base da Copa América já está pronta, todos sabemos de letra: Huertas, Alex, Machado (aposentado?), Leandrinho, Giovannoni, Varejão, Nenê e Splitter.

Baby e Murilo também estão dentro, claro, especialmente depois do pedido de dispensa que virá de Nenê e-ou Varejao. Só foram chamados dessa vez para serem figuras de estabilidade para um grupo mto jovem.

Faltam três, quatro vagas para o grupo. E os melhores dessa 'seletiva' serão chamados, como a Argentina faz há tempos.

E, por último, o Diego é bom preparador físico. Simples assim. Os outros, técnicos, precisam se provar.

Henrique disse...

Como toda lista, teremos nomes que gostamos ou não.

Porém, a lógica deveria ser, o se convoca os mais jovens e daí tenta ver quem tem jogo de uma vez para ajudar mesmo ou se convoca qualquer idade pensando exclusivamente nos 3 ou 4 que ficarão para a Seleção A.


De toda forma, achei alguns nomes interessantes.

Faltaram como sempre outros. Shilton tem bola no nível de alguns da lista, por exemplo.

Enfim, nos resta torcer para que os treinamentos sejam produtivos e que façamos bons jogos com este grupo.

Henrique disse...

Sobre Raulzinho eu vi várias vezes em BH.

Bom armador, sabe jogar. Entende o jogo, o que é bom para a idade dele. É um talento nosso. Talvez foi cedo à convovação mas não sabemos o objetivo final disso.

Provavelmente passar mais tempo com o Moncho, com o Neto .. com outras responsabilidades se não de jogar a base, disputar treinos com caras mais velhos, melhores.

Enfim, nestes dias ele poderá aprender muita coisa, descobrir o que ainda lhe falta como atleta.

Não achei ruim não.

Acho pior se chamassem jogadores mais velhos que já tiveram suas chances e não conseguiram render.

Jogadores novos são sempre bem vindos. É bom para os técnicos terem o contato com eles, ao invés de verem jogar meia duzia de vezes em um brasileiro de base ou torneio qualquer.

Belotts disse...

O Marquinhos deixa explicito pra tds..em todas as conversas que tem..ja tive oportunidade de participar de algumas...que não tem o minimo tesão de jogar pela seleção...Não tem que ir memso...

O Favereni é a mesma situação desde a categoria de base...não tem vontade nem cabeça pra servir um pais...Não tem que ir mesmo..

Fulvio esta jogando uma média de quase 20 minutos na ACB...creio que se ele estivesse jogando 30 segundos que seja, ja esta mais peparado para um campeonato de nível internacional que o Manteguinha...

Sobre o Neto...se o cara trabalha em clube e é da seleção, tds falam que ele é paneleiro e que num deve trabalhar em clube pra não puxar sardinnha pros seus jogadores...se ele não ta em time nenhum, então tds falam que ele num comanda nenhum time, então por isso deve estar na seleção...ou seja....nunca as pessoas vão estar contentes...

O Gustavo ganhou simplesmente nos ultimos 4 anos TODOS os campeonatos que disputou, estuda muito basquete, e faz td sentido que ele comece a integrar a seleção principal, pq ele deve ser o cara que ira comandar essa seleção daqui alguns anos..

Enfim..boa convocação...não ficando o Duda pra seleção A..pra mim ta ótimo..
Abss

Anônimo disse...

Ano passado o Gustavo perdeu o Juvenil Paulista pro Rio Claro e quem estava em Joinville jura de pés juntos que ele deu sorte de não ter tido a final do Brasileiro Juvenil(em virtude das chuvas) pois o Rio de Janeiro tava voando e atropelaria São Paulo.

Anônimo disse...

Gustavo ganhou o que nos ultimos 4 anos......?Juvenil, nao foi Rio Claro, talvez Infanto com seu dream team?Nao nao foi o Pinheiros.
Entao,por favor relacione os titulos para relembrar.

Neto ganhou o que? por favor relacione para relembrar.
Por que nao trabalhar na proxima semana com uma seleçao HONESTA ate a copa america.
Outra coisa, o Neto nao esta na Seleçao somente, ele esta DESEMBREGADO mesmo, ninguem quer ele.

Repito, querer fazer experiencia agora?
TRABALHO JA.

Anônimo disse...

O trem da alegria:
Neto, Gustavo e Diego.....

Sera que eles vao para Assis agora...

Nao reconheço esta comissao tecnica.

Quem sabe:
Helio Rubens,Joao Marcelo,? hein hein
Ai sim teriamos trabalho serio e sem "panelinhas" e todos americanos e europeus se apresentariam.

Anônimo disse...

Proponho que os verdadeiros amantes de uma Sel Bras que nos de orgulho façam uma campanha:

HELIO RUBENS JA
TRABALHO JA

Repassem este movimento para qualquer um.

Anônimo disse...

HR já teve a chance dele e tb não foi bem....vcs lembram da panela q era? o filhinho dele não passava do meio da quadra contra a Argentina...tinha q botar o Rato correndo...hahaha

Anônimo disse...

HR pelo menos tem currículo e esta em atividade.
Cá entre nos,trabalha muito e não bebe cerveja no mesmo copo de jogador,não e Neto/Gustavo.
O filho dele ninguém dúvida que e hoje o melhor armador, não da para comparar com Benite,Raulzinho,Betinho.
Que piada!!!!!
Fora Neto,Gustavo,Diego.
Vamos trabalhar

Anônimo disse...

gostaria de repetir o que disse em outro blog:

Helio Rubens????
A PANELA Helio Rubens, Helinho, Rogerio,.... não trouxe NENHUM resultado para a seleção......Retrocesso jamais, vamos tentar o novo!!!!!!

Anônimo disse...

Po
O novo nao pode ser o Moncho hehehehe.

Digo outra vez:
Qual o curriculo do Neto\Gustavo\Diego????hei hein
Vc ainda nao respondeu, diga diga...
Talvez o 4 colocaçao no Mundial?
Em que condiçao?ALguem sabe?

HELIO RUBENS JA
TRABALHO JA

Repassem este movimento para qualquer um.

Anônimo disse...

HR não fez nada na seleção...Helinho é melhor que o huertas e o valtinho???? vcs devem ver outro jogo...não é possível

Anônimo disse...

Muito melhor que Benite,Betinho ,raulzinho.
Além de estar trabalhando e o Brasil todo quede ele.
Se liga Neto,Gustavo
depois da Copa America voltam a ser professor de educação física em escola.

Sel Bras tem que ser homem e não colega de jogador.

Anônimo disse...

Eu queria ver o Ortega, que era daquela sub-19. Ele era bola.

David disse...

O Brasil tem 7 jogadores:
Huertas, Leandrinho, Alex, Guilherme, Spliter, Varejão e Nenê.
Os outros 5, penso que devem ser 5 novatos. Nada de Baby, Murilo e Jp. Batista.
Levaria Diego, Betinho, Dede( ou Jonatan), Mineiro e Paulão.
Não acho Tavernari jogador para seleção.
Baby, Jp, Murilo,Teichman, Duda e Fulvio só deveriam ser convocados se um dos 7 primeiramente citados não puder atender a convocação.E os 5 novatos precisarão de tempo de quadra. Entrar nos minutos finais dos primeiros quartos, por exemplo.

BASQUETEIRO disse...

Convocar o Helinho pra seleção B??? no lugar de Benite, Raulzinho ou Betinho? Pra que serviria essa convocação? Na idade atual, ou o Helinho é convocado para jogar ou não é ...não tem mais tempo para experiências ou novas oportunidades pra ele...ou vai resolver(que não é e nunca foi o caso) ou então fica em casa .Um abraço.

Anônimo disse...

Convocar para jogar na B (áfinal, é uma seleção representando nosso pais).
Os mais jovens estariam participando do grupo.....e o bom jogador Helinho seria o titular da B.

BASQUETEIRO disse...

Bom jogador em nível Nacional, nunca provou ser um bom jogador em nível internacional...os números provam.

Anônimo disse...

Eu acho uma equipe boa mais poderia mudar um pouco . tem varios atletas se destacando que nao levaram esse voto de confiança
por exemplo o neto de araraquara e o felipe de franca
tem que ser melhor analisada essa convocacao

Anônimo disse...

Felipe do Franca é horrivel ...

o cara tem qi nenhum de jogo ... chuta mal e porcamente ... nao entendo como um cara destes tem este nome todo ..

ele é triste ...