terça-feira, 12 de maio de 2009

MONCHO, GINÁSIOS, PLAYOFFS...




O jogo entre Flamengo e Minas, na noite desta quarta-feira, no Tijuca, serve para esquentar o clima às vésperas dos playoffs do NBB, e pouco mais que isso. As duas equipes já têm suas colocações garantidas - os cariocas estão em primeiro, os mineiros em terceiro - e medem forças antes de embarcarem no mata-mata. O maior atrativo, no entanto, estará fora da quadra: Moncho Monsalve vai direto do aeroporto para o ginásio, e vai ser curioso ouvir o que ele tem
a dizer sobre alguns temas recentes do basquete brasileiro.

Como vou comentar o jogo do SporTV (Pinheiros x Paulistano) no mesmo horário, não estarei no Tijuca para falar com o espanhol, mas vale ficar ligado no noticiário para ver o que vai sair de lá.

O Fla, aliás, pode mandar seus jogos dos playoffs na Arena Olímpica (foto). A belíssima instalação, construída para o Pan 2007 e hoje arrendada ao banco HSBC, cobra R$ 150 mil por dois jogos, mas já admite reduzir o preço para o clube.

Enquanto o líder do torneio decide qual será sua casa no mata-mata, três equipes ainda lutam por posição na tabela: Bauru (6º), Franca (7º) e Pinheiros (8º), cada um com seus 42 pontos, enfrentam Assis (em casa), Araraquara (em casa) e Paulistano (fora, mas na mesma cidade). Meu palpite é por vitórias de Bauru e Franca, que manteriam a tabela como ela está hoje e criariam os seguintes confrontos para a fase de quartas de final:

- Flamengo x Pinheiros
- Brasília x Franca
- Minas x Bauru
- Joinville x Limeira


Este último (na foto) é o único já definido. O formato das séries é seguinte: o time com vantagem do mando de quadra joga a primeira fora, a segunda e a terceira em casa, a quarta fora e a quinta em casa. Confesso que prefiro o melhor time abrindo o duelo diante da sua torcida.

Mas já escrevi demais. É sua vez de dizer: o que espera da chegada do Moncho? Onde o Fla deveria jogar? Qual será a ordem de classificação? Concorda com o formato dos playoffs? Quem são os favoritos ao título? A caixinha continua aberta.

6 comentários:

Jônathas Waldhelm disse...

o que espera da chegada do Moncho?
tomara q ele traga boas noticias e fique atento ao nbb.
tah, boas trazer boas noticias vai ser dificil...

Onde o Fla deveria jogar?
no Rio de Janeiro, claro.
o duro eh q cada ginasio tem um problema... dae "sobra" o mais caro...

Qual será a ordem de classificação?
a que foi citada mesmo.
mas eu queria ver Franca x Flamengo logo na primeira rodada.. ia pegar fogo.
pelo menos no Fla x Pinheiros a gente tem o confronto d dois destaques individuais: Marcelihno x Marquinhos (se bem q o Olivinha vem jogado melhor ha algum tempo ja... soh q ele eh mais discreto.)

Concorda com o formato dos playoffs?
é diferente, mas interessante. nao sei, me passa uma ideia de mais emoção. mas talvez, pros jogadores, ou por uma questao de justiça, fosse melhor o time d melhor campanha começar em casa mesmo...

Quem são os favoritos ao título?
Fla e Brasília.
mas vou torcer por uma zebra.

Camilo Pinheiro Machado disse...

Fala, Rodrigo!

Sabe o motivo da desistência do Fla em levar seus jogos pra Macaé? Achei que nessa tacada eles resolveriam os problemas de salários...

abraço!

Rodrigo Alves disse...

Camilo,

O que a diretoria alega é que uma chuva forte danificou o ginásio em Macaé. O piso foi consertado, mas as goteiras no teto persistem. A diretoria do Fla teria dado um prazo até terça-feira para eles ajeitaram. Como não houve resposta, desistiram. Essa é a explicação oficial.

Abraços,
Rodrigo

Anônimo disse...

Jogar na Arena do Pan seria sensacional, um ginasio digno de PlayOff.

Assim como seria o Maracanãzinho, que esta alugado.

Rodrigo, obrigado por não esquecer o Basquete Nacional, coisa que muitos jornalistas estão fazendo por causa dos PlaysOffs da NBA.

Abs

Alexandre Reis

Victor Dames disse...

Já não era sem tempo do Moncho aparecer, né? Será que a CBB não estava lhe pagando?

Quanto ao ginásio, apesar dos percalços, fica uma pequena crítica a direção do Fla: deviam ter se planejado com antecedência. Já se sabia há meses da indisponibilidade do Maracanazinho e do Tijuca, afinal os eventos lá agendados estão marcados há tempos; as alternativas já deveriam ter sido consultadas, pra que pudessem ser logo descartadas, se fosse o caso, ou fechadas.

Eu espero que consigam fechar com a Arena HSBC, afinal seria vantajoso para os administradores do local também, exibindo sua marca no ginásio, mostrando a vocação esportiva do lugar, que só sedia shows... O único evento esportivo de nome lá foi o Rio Champions de Tênis, um fracasso retumbante de público...

A classificação não deve mudar muito, talvez Bauru e Franca troquem de lugar apenas.

Quanto a ordem das partidas da série, confesse que gosto desse formato. Se o time de melhor campanha meter uma "vassourada" no outro, terá a oportunidade de decidir a série em casa, diante da torcida. É um pouco chato ser campeão na casa do adversário, como o Fla diante de Brasília no ano passado, hehehehe...

Parabéns pela ampla cobertura, tanto da NBA quanto do NBB, Rodrigo! Ainda bem que temos jornalistas como você e o Balassiano!

Abraços!

Unknown disse...

Caras , estou torcendo para q a passagem do Moncho sirva para o soerguimento do nosso bskt mas, vejo tanto furo nas coisas. Vendo a página da FIBA na américa do sul constato que a Venezuela se preparou bem melhor do q a gente. As categorias "SUB" apanham 'a vontade. Estamos em terceiro lugar ou seja, nosso futuro é nebuloso. Será?......A Venezuela está na nossa chave no sub 17 a partir do dia 23. O q devemos esperar?