segunda-feira, 18 de maio de 2009

AS FRASES QUE NÃO BATEM


>>> "Estou disposta a voltar. [...] Ele falou muita coisa. Não teria clima para trabalhar com uma pessoa assim"

IZIANE, em entrevista à Folha de S.Paulo na última quarta-feira, afirmando que não voltaria à seleção com Paulo Bassul no comando.


>>> "A partir de agora, o basquete feminino sempre terá as suas melhores jogadoras na quadra. Isso significa que ela será convocada. [...] Num primeiro momento, ela se mostrou disposta a cooperar para o bem do basquete"

HORTÊNCIA, neste sábado, bancando a volta de Iziane no mesmo momento em que confirmou a permanência de Bassul na seleção.


>>> "Ela é uma grande jogadora e será convocada. Resta ver se está disposta se enquadrar no projeto. [...] Ninguém aqui questiona a qualidade da Iziane. Ela só precisa mostrar outra postura"

PAULO BASSUL, na mesma reunião de sábado, admitindo a convocação da ala apesar da crise no Pré-Olímpico mundial.




Em primeiro lugar, Hortência evitou a bola fora que seria demitir Bassul para trazer de volta uma jogadora rebelde. Agora, se ela decidiu bancar
a permanência do treinador, deveria caber a ele - apenas a ele - a decisão de convocar ou não a atleta. Se a escolha realmente foi de Bassul, ok. Só que as três frases acima não batem. Como será daqui em diante?

Sou contra a convocação de Iziane, pelo menos até que ela tome a iniciativa de pedir desculpas e dizer que mudou, em vez de soltar frases do tipo "ele ou eu" como fez na semana passada. Se Hortência quer unir os dois na seleção, que pelo menos promova uma conversa séria e definitiva, a três, para sepultar qualquer divergência. Caso contrário, há o risco de ver de novo as cenas tristes que vimos no fatídico jogo contra a Bielorrússia.

14 comentários:

Luiz Melo disse...

Chances? Que chances? Não está tudo uma maravilha?!?!? Afinal ela só se recusou a voltar para a quadra quando o técnico mandou, em uma partida fundamental para a seleção no pré-olímpico, disse que não fez nada de errado e, portanto, não deve desculpa nenhuma, deixou bem claro que quem manda nessa bodega (como dizemos aqui em Natal) é ela mesmo. Uma pena o Bassul baixar a cabeça e simplesmente aceitar isso. Pior ainda ler uma declaração como a de Hortência que foi postada aqui. O técnico, pelo menos tem a desculpa de estar tentando salvar um emprego já a Rainha...

Marcos disse...

Eu acho que a Hortência vai ser muito importante como "mediadora" quando as relações entre a Iziane e o Bassul entrarem em conflito. Uma jogadora mais individualista fez muita falta em Pequim, só a Kelly e a Adrianinha chamavam o jogo para si. Pensar em títulos só com defesa e sem ataque não dá. Tem que ponderar os dois!

Acho a Iziane uma líder? Não, pelo contário, além de ser um pouco infantil nas atitudes, aparenta ser muito convencida, já sofri muito com arremessos errados dela, principalmente em uma final contra Cuba, num certo Pré-Olímpico das Americas. Mas acho que isso pode mudar e vale a tentativa. Gosto dessa postura da CBB de intervir e tentar arranjar uma solução. Bassul e Iziane juntos podem ser uma grande conquista para o basquete feminino. Que se entendam!

Fiel disse...

Sei nao ... Pra mim o grupo tem que prevalecer, e a palavra do tecnico ser a final.
Entendo o lado conciliador, mas a jogadora parece nao estar muito preocupada, é uma baita mala e poderia ser a propria Hortencia, desse jeito eu nao queria no meu time.

Anônimo disse...

Não tem que existir papel de mediador entre técnico e subordinados. Isso é ridículo! Um técnico que não tem carta branca pra convocar e colocar quem quiser em quadra. Ainda que eles conversem - o que acho muito difícil, a decisão de pedir desculpas teria que partir da Iziane que fez a merda, e não do Bassul que teve o pulso firme pra tomar a atitude correta.

Infelizmente, parece que alguma outra jogadora, com nome e títulos nas costas, está bancando a volta dela e queimando algumas etapas do processo. E essa jogadora, amigos, tem bala na agulha e carta branca pra mandar e desmandar em quem quiser.

Anônimo disse...

Acho que a escolha do tecnico deve seguir outros criterios então...podiam dar uma LUZ a Hortencia e sugerirem, quem sabe, um tecnico esperiente que tenha vivido situação semelhante em mundial e olimpiada, aguentando os egos inflados de atletas como a rainha e a Magic, pudesse ser mais produtivo...pelo que se sabe o ex-treinador e atual dirigente, ao menos não complicou e as deixou jogar.
Será que Bassul terá o mesmo estômago?

Anônimo disse...

Jogadora que desagrega não pode ser convocada, independente de sua qualidade. A unidade do grupo não pode ser comprometida! Para quem tem mais tempo de basquete, basta lembrar que Luis Felipe, seguidamente cestinha de campeonatos brasileiros e paulistas, não era convocado por sua indisciplina. Na época eu questionava essa decisão, mas hoje a considero correta. Isiana só pode voltar se pedir desculpas abertamente!

eZ disse...

Quem precisa dessa escrota ??

as pessoas falam como se o time fosse ganhar o ouro com ela.

E os joguinhos dela de 3-15, 0-11 de FG se recusand a passar a bola afundando o time ?

Henriuqe disse...

Complicada a situação.

Mas, se ela se desculpasse publicamente acho que estaria ok.

Apesar deu achar ela otima tecnicamente, também acho ele um desastre tatico rsrsrssrs.
Não tem leitura de jogo, força mil bolas quando não precisa, cansa de errar arremessos e não muda a postura de "cestinha" do time ..

Enfim, é a "estrela" que ela mesmo diz tanto que é ... uma pena.

Quem falou que a Hortencia terá de ser boa mediadora neste conflito, concordo plenamente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A questão tanto no feminino quanto no masculino, não é apenas os atletas se adequarem ao projeto, primeiro de tudo o projeto tem que ser bom, até pra que o atleta sinta que a comissão tecnica é competente, o que nos ultimos tempos não tem sido o caso.

Anônimo disse...

ninguem precisa ser amigo e colega de ninguem

basta serem profissionais e ganharem as partidas e cada u vai para o seu lado

varios times foram campeões assim

Alexandre Estefan disse...

Basquete é um esporte coletivo, então uma individualista como Iziane não pode estar entre as melhores.
A Hortência pelo cargo que ocupa tem direito a escolher o técnico da seleção, mas as jogadores quem escolhe é o técnico.
Bola fora de Hortência, está virando rotina.
E o Bassul deveria não ceder dessa forma, seria mais honroso e com certeza voltaria por cima no futuro.

jp disse...

Concordo totalmente com a sua opiniao no post.

Unknown disse...

No blog do bert tem uma matéria muito boa sobre a base.

O primeiro grande ato da Hortência foi promover a volta da Iziane para a seleção, será que ela vai resolver todos os nossos problemas ou pelo menos 30% deles.
E Érika ausente nas ultimas competições por lesão será que estará presente?
Pois esta sim a meu ver fez muita falta a seleção.
Nas seleções brasileiras de base só temos técnicos de ALTO NÍVEL, onde o Cesár era do Masculino e a Janeth nunca dirigiu no seu clube mas irá dirigir o futuro do Feminino neste pais.
Em Catanduva o Ginásio não tem telha, em Ourinhos o Ginásio faz jus ao nome de Monstrinho, em São Bernardo a quadra tem quebra molas dentro dela, em americana tem um fosso entre a lateral da quadra e os vestiários. Será que nada disto será discutido para o nacional que Só Deus sabe quando começa.
É fato que São Paulo realmente tem um maior investimento no Basquete feminino. Porém acredito que temos que começar a rever os métodos de trabalho e como estão trabalhando seus treinadores.
Algo de muito errado esta acontecendo porém acredito que isto se resolve conversando com quem forma que são os clubs.
Só Deus sabe quando começa o Nacional feminino, até agora ninguém foi chamado para reunião e nem se tocou neste assunto, quando se toca é para falar em liga, a Liga esta aos poucos resolvendo os problemas do Masculino e não tem o menor interesse de gerir o feminino. Os clubes em nenhum momento foram consultados sobre que mudanças eles acreditam ser necessárias.
Conceitos precisam ser revistos. Porque até agora para o feminino, não vi mudança nenhuma.
Acredito que Hortência tinha que trazer Maria Helena, Vendramini e Heleninha de volta ao Basquete. Estes profissionais estao fazendo muita falta ao Basquete feminino.