segunda-feira, 18 de maio de 2009

OS NOVOS ELEITOS DE MONCHO




Desde o início do NBB, muita gente (inclusive eu) vinha cobrando a presença do técnico Moncho Monsalve no Brasil para acompanhar os jogos. Afinal, juntar todos os nossos atletas estrangeiros nas convocações tem sido uma missão impossível e, diante disso, seria inevitável convocar alguns "caseiros". Alegando que só poderia aparecer após as eleições na CBB e que precisava observar os "gringos" na NBA e na Europa, Moncho garante que acompanhou a primeira fase do NBB por vídeos.

Agora que chegou ao país, o espanhol começou a soltar nas entrevistas alguns nomes domésticos que podem figurar na próxima lista. Espero estar errado, mas a avaliação me parece meio aleatória e imprecisa. O primeiro citado foi Vitor Benite, do Pinheiros. Depois, ele falou de Fiorotto e Betinho, do Limeira.

Os três são bons, diga-se. Mas antes de botar a amarelinha no trio, é preciso avaliar com calma. O jovem e promissor Benite (foto), por exemplo, nem titular é no Pinheiros. Não sei se Moncho sabe que ele ficou sem jogar durante grande parte do segundo turno e, quando voltou, cinco rodadas atrás, teve médias de 5.4 pontos, uma assistência, 1.4 erro e 0.6 rebote. Por mais que se acredite no garoto, ainda não são credenciais para a seleção brasileira.

Fiorotto (jogador que eu particularmente admiro há algum tempo) arrebentou na primeira partida dos playoffs, com o espanhol na plateia: fez 17 pontos, pegou 14 rebotes e deu quatro passes. Nos três jogos anteriores, longe do olhar do chefe, as médias foram de 7.6 pontos, 9.6 rebotes e um passe. Apenas honestas.

Betinho (foto), titular em Limeira ao lado de Fiorotto, parece ser um garoto de futuro, mas produziu, nos últimos sete jogos, 9.2 pontos, 2.8 assistências e 2.5 rebotes em 27.2 minutos. Nada de extraordinário.

Volto a dizer que acho bons os três nomes. Só temo que a avaliação de Moncho esteja deturpada pelos poucos jogos, a exemplo do que aconteceu com Duda no ano passado - no primeiro jogo que o espanhol viu no Brasil, Duda teve atuação de craque. Acabou no Pré-Olímpico. Para a seleção B, qualquer experiência é válida. Para a principal, espero que o treinador seja bem criterioso ao fazer as escolhas.

22 comentários:

Anônimo disse...

Antes eles que são novos à jogadores rodados para uma eventual seleção B.


E tem que ser por aí também. Convocar gente mais nova, ve-los de perto, entender como o jogo dos mesmos é.

Em uma atuação somente não tem como, deixa uma boa impressão caso vá bem mas às vezes, se queima também.

O ideal é dar chance com um trabalho com tempo e aí sim, ver o potencial real dos caras.

Boa sorte aos três citados.

Luiz Melo disse...

Posso estar enganado mas tanto Nenê quanto Anderson Varejão não chegaram à seleção pela primeira vez sendo reservas nos seus times? Sendo assim, principalmente o Varejão não parece-me que tinha números sequer razoáveis, mas eram duas apostas do técnico à época e que se firmaram. Ou seja, vamos dar um tempo para ver quem realmente o Moncho vai chamar e como eles responderão à convocação.

Luiz Guilherme disse...

Nenê era titular e era imarcável no brasileiro. Agora só tenho uma palavra pro moncho: ACORDA! Tá na cara que eles não estão prontos pra seleção!

Marcelo disse...

o betinho sim eu apostaria

esse merece ele eo paulão

naum me venham com duda e caio torres quero ver moncho

Unknown disse...

Bem lembrado pelo Rodrigo. Eu sou daqueles que acha que devemos ter sempre um acompanhamento que possa nos levar a uma seleção"doméstica" . Com isso,estaremos fugindo de ficarmos reféns dos "estrangeiros".Mas, pô...não pode ser assim, não... Ainda há pouco estava revendo Brasil e Grécia. Amigos, a atuação do Fúlvio, do Tavernari, do JP Baptista é desagradavel. Houve momentos que eles nem sabiam a quem marcar.Não digo q não joguem bem mas , o patamar é outro.
Ponto para o RODRIGO. Precisa muita observação. Ouvir a comissão. Ver gravações e as estatísticas. Valeu

Marcos disse...

Eu entro em desespero quando o Moncho começa a citar nomes. Dos 3 que ele citou, o Fiorotto é o melhorzinho, mas ainda sinto que falta um pouco mais de técnica no jogo dele... Agora, o Betinho eu nem sei porque figura na lista. Poderia ter colocado o Renato, pelo menos, que é o mais qualificado para uma seleção.

Luiz, o Fúlvio não jogou bem, mas o Tavernari e o JP Baptista ainda jogaram um pouco contra a Alemanha. Também acho que evoluíram bastante nesse tempo.

Sergio disse...

O Vitor é muito bom, sério mesmo. Ele é novo demais, ele sempre foi dono da sua categoria, não tinha pra ninguem. Se der tempo a ele, será um puta jogador.

Anônimo disse...

Desde que o Moncho leve o Duda, o Marcelinho e o Nezinho o resto pode ser qualquer um...

Anônimo disse...

licensa aew pessoal eh algo fora de asunto...

rodrigo axu q vc deve ter esquecido de fazer o card do luis scola...

axu q eh do dia 16 ou 15!!!

Roriz.

Anônimo disse...

Tem que chamar a molecada mesmo...ou vamos continuar com Hélio, Coloneze, e esses outros velhos que nao vao dar em nada.
Sou a favor, que em toreios que nada valem, como os jogos da lusofonia, tem que chamar molecada juvnil, sub 21, 22....precisamos pensar pra frente.
Os tres sao bons nomes...tem o Caue de Franca que merece tambem...

Luiz Melo disse...

Não sei quem falou que Nenê era titular, mas o garrafão do Vasco era Vargas e Sandro Varejão. Portanto, embora jogasse normalmente, Nenê, quando das suas primeiras convocações, era reserva sim. Embora já demonstrasse ser um jogador diferenciado para o nosso basquete.

Anônimo disse...

caue de franca? q isso....

eZ disse...

[offtopic]

Previsões.

Aposto uma rodada de chopp q pau gasol vai desaparecer na série contra o denver!!!

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

É preciso dar rodagem para os mais jovens, para se ter um time mais competitivo no futuro. Eles não vêm para produzir de imediato, mas precisam se acostumar com o nível internacional e a rotina da seleção.

Betinho é um bom nome a ser observado. Neto, do Araraquara, também. Cauê, de Franca, deve ser considerado.

Anônimo disse...

Ele é novo demais, ele sempre foi dono da sua categoria, não tinha pra ninguem. Se der tempo a ele, será um puta jogador.

_________


Para o nível do basqeutebol internacional, nossas categorias de base tem qual peso ??

Jônathas Waldhelm disse...

Antes eles que são novos à jogadores rodados para uma eventual seleção B. [2]

é bom q ja vão se acostumando ao nivel dos adversarios, à rotina e tals.

mas pra seleção B. pelo menos por enquanto.
(só q aí os adversarios tb tão num nivel inferior, geralmente)

o Caue de Franca eu nao vi jogar ainda. atuou uns 3 minutos num jogo contra o pinheiros aqui em sao paulo. perguntei prum francano e ele me disse q o menino é bom sim..

mas ainda quero q alguem me responda o q o Rodrigo perguntou no twitter: tem espaço pro Olivinha na seleção?

só pra constar, as medias dele no nbb são: 20ptos, 10.2rebs, 1.7ast, 1.4rec, 0.2bloq, 2.2erros. eficiencia 23.7 por jogo.

Anônimo disse...

O Vitor Benite vai defender o Tau Cerâmica após o NBB.
Olho nele. Ainda é novo mas já é bom ir testando.
Acho que o Brasil devia ter uma seleção B sim, mas só com jogadores jovens.
Paulão Prestes, Betinho, Vitor Benite, Vitor Faverani, Rafael Hattsmaier, Luiz Felipe Gruber são jogadores que deverão vestir a amarelinha em um futuro próximo.
Abraços .
Luiz

Anônimo disse...

O Vitor Benite vai defender o Tau Cerâmica após o NBB.
Olho nele. Ainda é novo mas já é bom ir testando.
Acho que o Brasil devia ter uma seleção B sim, mas só com jogadores jovens.
Paulão Prestes, Betinho, Vitor Benite, Vitor Faverani, Rafael Hattsmaier, Luiz Felipe Gruber são jogadores que deverão vestir a amarelinha em um futuro próximo.
Abraços .
Luiz

Belotto disse...

Caue de Franca dominava a Categoria dele??

gente do céu...a que ponto chegamos....

Edson disse...

Moncho está comprando gato por lebre.. os coleguinhas de limeira fizeram bonito na frente do moncho somente, pq aqui em Joinville sinceramente, na pressão.. olhem os stats dos jogos e tirem suas conclusões..
Sei que é pedir demais mas um estudo sobre os "jovens promissores" viria a calhar.. jovens, masters, mesclas, seja lá o que for precisamos de um time que conquiste moral e tenha estabilidade!

Anônimo disse...

Acho que antes de pensarmos em seleção B deveríamos nos classificar para os mundiais de base, o que naão vem contecendo no Masculino.Ficamos em quarto no último mundial Juvenil mas esse ano não iremoa participar.Jovens promessas , sempre tivemos, temos e teremos mas só dando oportunidade a esses meninos, dando mais atenção ao trabalho de base e SEM PANELA nas seleções de base,só assim, saberemos se essas jovens promessas virão a ser ou não grandes realidades.Um abraço a todos.

Daniel Bello disse...

Apenas para citar dois jovens jogadores. O armador carioca George Torres(ex-Tijuca) engoliu o armador espanhol Guigou(titular da sub 18 Espanhola) nas finais madrilenhas e o lateral Frederico Brito(ex-Clube Central) foi eleito o MVP de Madrid.

Ambos estão jogando pelo Torrejon de Madrid.