terça-feira, 26 de maio de 2009

AS SEMIFINAIS DO NBB




Começam hoje as semifinais do NBB, com Flamengo e Joinville se enfrentando no (certamente lotado) ginásio Ivan Rodrigues, em Santa Catarina - o SporTV mostra às 19h. Na quarta, às 20h, o Brasília visita o Minas, também com transmissão ao vivo. De fato, são os quatro times que jogaram o melhor basquete ao longo do campeonato. A surpresa é ver os paulistas ficaram fora da festa, e os problemas foram vários: lesões (Franca, Limeira, Paulistano), limitação tática (Pinheiros), alguma falta de experiência (Bauru), deficiência técnica (Assis, Araraquara e São José). Fato é que restaram quatro candidatos ao título. Quem será que vai à final?



No duelo entre o melhor ataque e a melhor defesa do NBB, eu espero, antes de mais nada, uma chuva de bolas de três. São duas equipes que adoram soltar pombos sem asa. Mas não é isso que vai decidir a série. Nos dois jogos da fase regular, Marcelinho deitou e rolou (26 pontos no Rio, 34 em Santa Catarina). No bom duelo de pivôs, cada um fez seu dever de casa (Baby com 24 pontos e 11 rebotes no Tijuca, Shilton com 17+18 em Joinville). O Flamengo é mais time e, claro, carrega o favoritismo, mas vai correr riscos se repetir os altos e baixos das partidas contra o Pinheiros. Portanto, Paulo Chupeta precisa evitar as habituais precipitações. Do outro lado da quadra, Alberto Bial tem de saber a hora certa de lançar suas variações de quinteto, com André na armação para fortalecer a defesa, por exemplo. São botes que costumam dar certo, mas para eliminar o Rubro-Negro, Joinville tem de jogar no seu limite durante toda a série - e a vitória no jogo 1 é fundamental para os catarinenses.



Além de ter a vantagem do mando de quadra, Brasília carrega o retrospecto de ter vencido as duas partidas na fase de classificação - uma delas sem Valtinho. Mas tem tudo para ser espetacular a série entre os times de Lula Ferreira e seu ex-assistente na seleção, Flávio Davis. A começar pelos confrontos individuais dentro das quatro linhas. Valtinho e Sucatzky estão entre os melhores armadores em atividade no país, e as equipes dependem muito do rendimento dos dois. No garrafão, outro embate interessante, entre o jogo mais físico do Brasília (com Cipriano e Estevam) e o estilo mais leve do Minas (com Murilo e Ricardo). Ali embaixo da cesta, levo mais fé nos mineiros. No perímetro, a turma da capital leva vantagem, com Alex e Arthur encarando Shipp e Soró. Cinco jogos? Quem sabe...

))) No Twitter do Rebote: o Fla, enfim, arrumou um teto caso vá à final; e tem brasileiro entrevistando o fenômeno Ricky Rubio.

19 comentários:

Adrien - Limeira disse...

Rodrigo, desculpe a ignorância e não é provocação, mas dá pra explicar o termo limitação tática?
Abraços...

Anônimo disse...

Limitação tática o que vem a ser?

Anônimo disse...

Acredito ser algo pessoal com o Mortari ?

Anônimo disse...

Rodrigo,
è isso mesmo que entendi?
Voce esta desqualificando o Mortari tecnicamente?
Voce acha ele desatualiazado?ou coisa parecida?Talvez pudesse explicar o que quiz dizer e dar um direiro de resposta a ele para que possamos incentivar este debate.

Victor Dames disse...

Eu particularmente acho o Mortari um grande treinador, mas acredito que ele fez opções erradas nesta temporada. A opção pelo seu filho Bruno como armador principal em algumas partidas foi uma dela. Era melhor apostar no Benite. A carga de jogo no Marquinhos também. O Pinheiros perdeu muitos jogos quando os adversários conseguiram marcá-lo. Com o Alexandre Olivinha crescendo, devia ter explorado mais o jogo de médio perímetro e garrafão com o Morro. E por aí vai...

Talvez o Rodrigo não esteja se referindo a limitação tática do técnico, mas das opções ruins que ele fez. Acontece...

Abraços!

Bruno Lima disse...

Porque surpresa? É um caso interessante que merece reflexão.

Aposto na final entre Flamengo e Brasília, e o título ficará nas mãos do Marcelinho.

Aliás, esse merece uma salva de palmas. Está jogando o fino do basquete. Torço para que ele consiga manter o nível com a amarelinha.

Anônimo disse...

limitação tática me parece uma palavra aut-eplicativa:
FALTA DE CAPACIDADE DE CRIAR OPÇÕES DE JOGO , ou seja : Deixe os jogadores "jogar", fazendo o que bem entender na quadra (Não é assim que joga o Pinheiros???).

Muito bem colocado Rodrigo.

Bruno disse...

Não entendi a polêmica sobre o termo utilizado.
Provavelmente, quer dizer que o Rodrigo entende que o Pinheiros, pelos jogadores que tem, não tem muitas opções para mudar o time taticamente, jogando sempre da mesma forma e não pq o técnico não sabe mudar o time.
Mas só ele pode responder, claro.
Quanto ao teor efetivo do post, ou seja, as semifinais da NBB, o Flamengo é o favorito contra o Joinville, por ter mais jogadores qualificados, e por ter no Marcelinho e no Baby dois jogadores com poder de decisão.
Para o Joinville vencer a série, o jogo 1 é essencial. Se perder, um abraço.
A outra série deverá ser muito equilibrada, com ligeira vantagem para Brasília, que tem vantagem do mando de quadra.

DXtremer disse...

Ingressos esgostados ontem, no primeiro dia de venda dos mesmos. Acho que o Joinville será derrotado por 3x0, não possui competência psicológica para suportar a pressão de jogar contra o campeão carioca. Espero estar errado, até porque sou de Joinville e estou afim de ir ao jogo 4, mas ainda acho que o Joinville possui um elenco bom, mas que não chega ao titulo, não porque enfrenta o Flamengo, mas por ser um time psicologicamente fraco. Espero que ano que vem tragam um pivo no estilo Baby, para completar garrafão com Shilton, e que eliminemos os crazy shootersd equipe, mantendo a coerência conforme o momento da partida. Se o Joinville vencer hoje creio num 3x2 ou quem sabe uma classificação milagrosa do Joinville, mas se perder, vai se complicar muito e dai já aposto num 3x0 tranquilo para o Flamengo. Mas acredito que será uma série ótima de se assistir, independente do seu final. Que o Joinville consiga impor seu jogo hoje e vença, fico na torcida, mas com o pé no chão de que é uma tarefa quase impossível.

Abraços

Anônimo disse...

Tambem não acho nada de anormal o termo utilizado.


Sobre as series, torço muito pra passar o Minas.

Na outra série, acho que dá Flamengo mesmo.

Anônimo disse...

Vitor,
Pelo que entendi vc nao viu os jogos do Pinheiros.
O Bruno M. nunca jogou de armador, ele era posiçao 2.O pinheiros tinha o Tiaguinho,Benite.
Posiçao 2 era Bruno e Guilherme, e o Fusco deveria ser o reserva do Marquinho.Porem o Coach desviou o Fusco para posiçao 2 uma vez que esta area estava muito fraca.

Discordo com o Rodrigo, o Pinheiros tambem deverai estar em deficiencia tecnica, porem acredito que o Claudio se superou com estes garotos.

Rodrigo Alves disse...

Bem, eu já esperava a reação do pessoal do Pinheiros, e é assim mesmo, a caixinha está aí para isso. Quanto mais debate, melhor.

Sobre o termo "limitação tática", eu me refiro a uma defesa muito fraca, pelo menos no jogos que eu vi, e um sistema ofensivo baseado no individualismo. Na hora em que a situação aperta, o Marquinhos pega a bola na quadra de defesa, carrega para o ataque, não passa para ninguém e vai para a definição. Quem viu o jogo 2 contra o Flamengo, por exemplo, sabe o que eu estou falando. Ele meteu as bolas, fez 37 pontos, e o Pinheiros perdeu.

Mas enfim, isso é só a minha opinião, a minha maneira de ver o jogo, e não tem nada de pessoal contra o Mortari.

Está dada a explicação, abraços!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Me parece que não foi somente o Pinheiros que perdeu contra o Flamengo.
Todos perderam,com individualismo ou não.Flamengo está invicto.Mais individualismo que o Flamengo não existe.
Nada haver falar 37 pontos do Marquinho,pois o Olivinha apareceu na LNB e também o Morro.
Bem vindo aos anos 80,onde pelo menos íamos nas Olimpiadas e Mundiais .

Anônimo disse...

Rodrigo,
Marquinho foi o 7 em assistência da LNB,sendo que os 6 primeiros são todos armadores puros.
2 cestinha da liga.
Como pode ter esse individualismo então.

Anônimo disse...

Era só o que me faltava...defender o Cabeça de Bagre do Mortari...é isso ai moçada!!!
Mortari é simplesmente um ex-técnico em atividade, que parou no tempo, não se reciclou...nos últimos anos vemos seus times jogando basquete arcaico, na base do salve-se quem puder, tática zero sim, defesa lixo!!!
É uma vergonha essa velha histórinha de colocar o filho gordinho pra jogar e não investir na promessa Benite. Lógico que o garoto esteve mal, desmotivado...dentre tantas opções quando estava em Rio Claro...escolheu muito mal ao ir para o Pinheiros...por esses aspectos técnicos e pelo amadorismo do clube (relatado pelo próprio pai do Vítor em conversa comigo na reunião de Atletas Profissionais)
É um absurdo defender esse cara...puro bairrismo...LIMITADO SIM!!!
E não é o único, vide o baixo nível do basquete tupiniquim...olhemos a semi-final 1, duelo dos PSEUDO-TÉCNICOS: Paulo Chupeta (comédia)...do time mais peladeiro do Brasil e Alberto Bial (forrest gump)...o motivador...

Vamos analisar os fatos, pelo amor de Deus...

Ave Maria...vamos acordar po!!!

Anônimo disse...

quem atrapalha a vida do Benite por incrível que pareça e o proprio pai.
Perdeu a posição e não conseguiu pegar de volta.
Já era..,

marcelo disse...

rodrigo bomba


acabei de ler no site do jornal marca

q o paulão acaba de se naturalizar espanhol

na mesma reportagem diz q ele naum pode jogar pela pq já jogou pelo brasil

mais no site mundo baloncesto diz q com a mudança nas regras propostas pelo jose luiz saez ao patrick baumann q levou o mundial 2014 ele pode jogar pela espanha depois de 3 anos sem jogar pelo brasil

eles já naturalizaram o rafael luz

isso td é realmente muito triste

por pior q o brasil seja e tenha seus problemas

acho lamentavel pra mim é falta de educação tanto dos pais como escola

espero q naum seja verdade

F.Pamplona disse...

Rodrigo, post off, mas não pode passar: tá na hora de um comentário seu sobre a quantidade de roubos da arbitragem pró-Cavs, aliás, pró-LeBron, na série Magic x Cavs.

É incrível como eles querem Kobe x James na final de qualquer forma...

Victor Dames disse...

Ao prezado anônimo, vi diversos jogos do Pinheiros sim, e jogando na quem quer que fosse na posição 1 ou 2, o fato que que o Mortari forçava demais a entrada do seu filho no time. Já pensei diferente, nos tempos em que ele treinou o próprio Fla com o filho também, mas não vi como justificar a tentativa de encaixa-lo na equipe. Você mesmo deu exemplos de vários jogadores que poderiam fazer a função dele com muito mais qualidade. Pode ter sido uma temporada ruim, mas...

Abraços!