domingo, 31 de maio de 2009

MÉRITOS DE VAN GUNDY E CHUPETA




Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que as diferenças entre a NBA e o NBB vão muito além de uma letra no nome. Mas os jogos deste fim de semana permitem um exercício curioso sobre um ponto que é relevante na NBA, no NBB ou em qualquer disputa esportiva: o controle emocional. Separados por 7 mil quilômetros, o Flamengo e o Orlando Magic nos brindaram com ótimos exemplos de como manter a cabeça no lugar. Vejamos.

No meio do caminho dos playoffs, a equipe da Flórida dava razão a Shaquille O`Neal, que chamou o técnico Stan Van Gundy de "mestre do pânico". O Orlando deixou evaporar uma série de vantagens no placar, entregou jogos ganhos e, mais que isso, viu Dwight Howard se voltando publicamente contra o treinador. Em algum ponto, algo aconteceu no vestiário.

Porque o Magic que vimos na série contra o Cleveland Cavaliers foi outro time, muito mais confiante e forte emocionalmente.
A prova maior veio no jogo 6, com a boa diferença aberta no primeiro tempo e a calma para não perdê-la no segundo. Van Gundy não só bolou um caminho tático e, por exemplo, "achou" Mickael Pietrus para marcar LeBron, mas também tirou da cartola uma solução psicológica para manter o elenco sob controle.

No Rio, o Flamengo sofreu do mesmo problema ao longo do NBB. Não foram poucas as vantagens de placar desperdiçadas, com a diferença de que, até pela fragilidade dos rivais, isso raramente se traduziu em derrotas. No jogo 3 de sábado contra Joinville, vimos no Tijuca um Flamengo fortíssimo no aspecto psicológico.

Treinador contestado, Paulo Chupeta esperou o time abrir 20 pontos e, ali na metade
da partida, retirou de quadra titulares como Marcelinho, Baby, Jefferson e Hélio. Os reservas entraram e não só fizeram a diferença pular para 28 como deram um show de controle emocional. Evitaram precipitações, fizeram o relógio correr e fecharam a tampa.

Se os altos e baixos do Orlando e do Flamengo voltarão nas finais da NBA e do NBB, só vamos saber quando a bola subir.
Mas haja o que houver, os criticados - por mim, inclusive - Van Gundy e Chupeta têm méritos indiscutíveis em sua campanhas. Mesmo separados por uma distância de 7 mil quilômetros.

))) No Twitter do Rebote: Brasília vira a série contra o Minas; Orlando já cogita usar Jameer Nelson na final; Fábio Balassiano analisa a triste derrota do Brasil para o Uruguai no sub-17.

50 comentários:

Roberto disse...

Pietrus marcou demais, mas ele não consegue marcar o LB23, LeBron teve 40 de média na série, jogou absurdo, é um jogador absurdo. No último jogo ele teve 25 pontos, ok, mas isso foi por dois motivos, desanimou pois a equipe não correspondeu no primeiro tempo e porque o Magic INTEIRO fez uma defesa especial nele, não somente Pietrus. Era dupla marcação toda hora.

Anônimo disse...

Agora vai!!!!! Com "MO" Willians (mascote do blog) como suporte ao Lebron, o CAVS finalmente ganhará o tão almejado título. Esse era o pensamento das viúvas do Lebron nas primeiras séries dos Playoffs, já estavam preocupadas (elas, as viúvas) com as finais, onde Lebron poderia finalmente mostrar sua "superioridade" face-to-face com KOBE. Pois é, o Kobe está na Final. Cadê o Lebron??

Anônimo disse...

CADE O CARD DA RODADA?
SÓ PORQUE O LEBRON NÃO VAI GANHAR DESTA VEZ NÃO VAI TER?

CARD DA RODADA JÁ!!!!!

Dead boy disse...

O card é do Kobe. Primeiro e segundo rounds são para craques. Finais de conferência e finais gerais são para gênios.

Douglas disse...

Méritos de Paulo Chupeta??? Quais??? Ter um elenco com 11 jogadores do mesmo nível e não mexer nunca no time? Só ontem que ele mexeu, pq tem jogo que entra 1 ou 2 jogadores só. Quem esteve lá viu claramente o Marcelinho MANDANDO ele fazer as substituições, senão ia ficar mais 40 minutos em quadra sem necessidade.
Os 11 jogadores do Flamengo, tirando o menino que é juvenil, são titulares em qualquer time do Brasil.
Alguém me diz qual jogada de ataque que o Flamengo tem? Nenhuma. Ah, e a diferença chegou a 28, mas se não sabem acabou em 15. Enfim... cada um com sua opinião, mas o pior cego é o que não quer ver. Bota o time de Joinville na mão do Chupeta pra ver o que acontece. Tem muito mais coisa - pesada - envolvida por trás da permanência dele no Flamengo.

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

É aquela história. A temporada inteira, tudo estava perfeito. LeBron encontrou o parceiro ideal em Mo Williams e coisas assim. E, como sempre, a história termina sem anel.

E muita gente vai colocar a culpa nos coadjuvantes do LeBron, que - passa ano, sai ano - não estão a sua altura.

Rafael B. disse...

Lebron só vai ser "Jordan" se sair do Cavs. Ele é free agent em 2010.

Os coadjuvantes nunca estarão a altura dele. Ele é que tem que elevar seus companheiros, envolve-los no jogo. Jordan fazia isso, Kobe agora também.

Anônimo disse...

Assistindo o Jogo, o inicio Lebron parecia realmente disposto, mas o segundo quarto foi a derrocada, o Cavs jogou oq podia delonte west e Mo Willians varejão tb contribuiram, mas Lebron ficou apagado grande parte do jogo, n digo q amarelou mas ele n conseguiu jogar.

O Orlando mt melhor taticamente, Mike Brown até tentou dentro das possibilidades do elenco organizar uma defesa, o Orlando realmente é um time que tem vantagens contra o cavs.

Anônimo disse...

O Rafael B. disse tudo. Lebron não consegue trazer consigo o time, como fazia Jordan e agora faz Kobe. Nem os Lakers de Kobe nem os Bulls de Jordan tinham outros jogadores magníficos. Pelo contrário, exceto Pippen e, hoje, Gasol, os demais são coadjuvantes medianos. Kobe e muito mais que ele, Jordan, souberam transmitir uma vibração e uma compreensão do jogo e principalmente uma liderança dentro da quadra que Lebron tem sido incapaz de transmitir aos seus companheiros. Por mais sensacional que ele já seja, essa característica ele não tem. Pode até conseguir tê-la com o passar dos anos, e eu torço para isso. Isso é necessário para que tenha títulos além de ser um jogador excepcional.

Bruno disse...

Quanto à NBB, com ou sem Chupeta, o Flamengo só perde o titulo se quiser, pois é o melhor time do Brasil disparado, e está invicto a 22, 23 jogos.

Na NBA achei que o Lebron entregou os pontos no final do jogo. O fato dele não ter dado entrevistas ou apertado as mãos dos jogadores do Orlando após a derrota foi de uma falta de educação e esportividade incríveis. Se fosse o Kobe, todo mundo ia falar.

O que ocorre com o Lebron é que ele tem além de muito talento todo uma máquina publicitária por trás, então quase nada que ele faça é visto de forma negativa:o time não é campeão?Culpa dos coadjuvantes. Lebron não fala com a imprensa nem com os jogadores do Magic após perder o jogo? ele é muito competitivo e odeia perder. Nada que ele faça é imputado a ele, sempre aos outros.

Clube de Handebol Japy disse...

Grande comentário do Rafael B.
Quem assistiu ao documentário na ESPN ontem viu exatamente o que o Rafael citou agora. A liderança que Kobe exerce no time do Lakers, como ele eleva o jogo de seus companheiros, mesmo eles sendo Luke Walton e Vujacic...rs...
Ele enxerga quando um companheiro não entrou no jogo, e faz o possível para envolvê-lo, trazê-lo para participar da ação. Recomendo esse documentário prá todos que gostam de basquete.

Anônimo disse...

Pois é, todos sabemos que o Lebron é um ótimo jogador; O que não concordo é quando o colocam como um Deus... que não erra. Como o Bruno disse no comentário aí de cima, quando o cavs perde é SEMPRE culpa de outros; quando os Cavs ganham é SEMPRE por causa do Lebron. O Jordan pegou uma franquia ridícula, o BULLS e a transformou em dinastia. Quero ver o Lebron transformar os CAVS em uma dinastia.

Ricardo Paes disse...

O odio pelo LeBron é engraçado de acompanhar, mesmo sendo um Celta(torcedor do Celtics..hehehe)

O card deveria ser a ele novamente, médias de ET.

Fiel disse...

Jogou como NUNCA, mas PERDEU como SEMPRE !

Algumas frases poeticas:

"Playoffs é a hora onde se separam os HOMENS dos MENINOS"

"Cavalo bom CORRE no FIM!"

Anônimo disse...

quem avisa.......
O Bronze da sub 17 comandada por Gustavo e Neto e um aviso para copa américa adulta.

Fora Neto, Gustavo e cia.
Trabalho já.

Anônimo disse...

Merito do Chupeta so pode ser piada ne!!! Com base em que voce pode estar falando isso?? Chego ate a duvidar da sua capacidade de analisar basquete! O Flamengo ganhar os jogos com o time que tem e o que te leva a falar que ele tem meritos? Se a base para avaliar um tecnico e o numero de vitorias e derrotas nao precisa ter mais analise correto? Quem tem mais vitorias seria o melhor. Na visao de qualquer um obviamente o Chupeta esta entre os piores. E como alguem disse la em cima, tem algo por tras de ele permanecer no Clube. Os jogadores pelo que se sabe mandam no time. O Marcelinho se viu obrigado a mandar substituir pq ele fica la imovel sem trocar ninguem por 20 minutos ou mais. Alguem ve isso??

Anônimo disse...

hahaha, vai la no treino do Flamengo e pergunta pros jogadores em off se o Chupeta tem merito!

Victor Dames disse...

Deve ser piada estes comentários absurdos contra a análise do blog sobre o Chupeta. Ninguém sabe ler não? O Rodrigo colocou claramente os motivos pelso quais elogiou a atuação do Fla no jogo 3: explorar os reservas e desafiá-los a manter o padrão de jogo, o controle emocional, sem precipitações, controlando a diferença aberta pelos titulares. Vocês nunca leram nada do Phil Jackson não?

E outra coisa, sem boataria, por favor. Se sabem de alguma coisa sobre os bastidores do Fla, falem aí. Mas se nunca botaram nem os pés na Gávea, vão catar coquinhos...

Pior do que ser cego, é só ver o que se quer...

Abraços!

Anônimo disse...

Deve ser piada a sua analise e a dele. Voce esteve no jogo? Nao viu o Marcelinho mandando ele mudar o time porque se ela nao manda ele nao faz?? Voce tem acompanhado o Flamengo? O Chupeta nao utiliza os reservas! Jogo 2 contra Joinville nao fez uma substituicao sequer no segundo tempo. Jogo 1 contra Pinheiros, nenhuma substituicao no primeiro tempo. Jogo contra Limeira no primeiro turno que o Flamengo perdeu. Nao mexeu ninguem num segundo tempo que foi perdido por 22 pontos. Quando mexe, so mexe por faltas. Os reservas provaram sim que deveriam estar jogando mais tempo, mais uma vez. O grupo do Flamengo e muito mal utilizado. Espero que voce nao seja apenas um torcedor fanatico que quer defender qualquer coisa que seja do Flamengo. Eu torco muito pelo Flamengo, e mesmo assim consigo ver os defeitos de um tecnico sem condicoes de comanda-lo. Por favor nao cometa essa blasfemia de mencionar Phil Jackson na mesma frase que ele. Espero que tenha lido Cestas Sagradas! Quem dera esse tecnico lesse tambem!

Anônimo disse...

Rodrigo admiro o seu trabalho, mas com relação ao Chupeta vc errou feio.

Primeiro vc deveria assistir ao jogos do Fla atrás do banco do mesmo e certamente poderia ver que o Marcelinho é quem dá as cartas.

Se vc pegar desde o ano passado vídeos com pedidos de tempo do Chupeta verás que nenhum jogador da a mínima para o que ele fala.

Na verdade esse time do Fla está fazendo o nome dele como técnico de adulto... realmente ele não troca ninguém, o Fla não tem grandes movimentações e vence na base do talento de seus jogadores.

Se vc reparar os jogadores quando escutam alguma coisa é apenas do J.B

Se vc for de surpresa no Fla verá que não tem nada de sensacional nos treinos... Quem não entende nada vai achar que é d+ pelo fato de ver o Marcelinho e outros jogadores matando bola, mas quem conhece 1% verá que não há NADA d+ e sim o talento de cada jogador amostra.

Vou além! A Alguns anos a base do Fla está sucateada, não há trabalho. Todo mundo fala do super time do adulto.

Antigamente Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense tinham as melhores equipes pq pegavam os melhores das equipes de menor NOME e montavam seleções para vencer o estadual em todas as categorias. De 97 a 2002 ( quando eu acompanhava)era assim. Quando entrou uma regra que só poderia ter 2 trasferências por clube, os grandes começaram a perder essa hegemonia.

Hoje a base do Fla está a ver navios... senão fosse o Igor Meleti do mirim, que faz um trabalho muito bom não se teria nada na Gávea.

Se ainda surge algum talento na Gávea se deve ao técnico do mirim.

Parabéns Igor!!!!

Victor Dames disse...

Se qualquer que pensa que entende alguma coisa de basquete lê e cita Phil Jackson, por que um treinador de basquete profissional no Brasil não poderia, hipoteticamente, seguir seus ensinamentos? Como se Phil fosse um Deus... Há muito a ser contestado nele, assim como num Bernardinho, num Luxemburgo, pra ficar em exemplos tupiniquins...

Torno a repetir: o Rodrigo citou um mérito do Chupeta. Vocês citam a leitura de vocês sobre um fato que, em minha humilde opinião, em nada diminui a autoridade ou comando do treinador sobre o time. Se fosse assim o Kobe Bryant calava a boca nos tempos e não falava nada com os companheiros, como visto no recente documentário da ESPN.

Abraços!

P.S.: Sou fanático sim, mas tenho senso crítico discernido, e não criticismo gratuito e infudado...

Anônimo disse...

Logico que poderia! Seria otimo se realmente o fizesse! Phil nao e um Deus, mas compara-lo ao "tecnico" do Flamengo e algo do mais ridiculo que ja ouvi na minha vida. Realmente muito pode ser contestado no Phil, Bernardinho, Luxemburgo e etc, mas uma coisa neles e certa. Todos eles trabalham, estudam muito e sao todos respeitados no seu meio. Coisa que o seu protegido nao e. Chupeta nao estuda nada, nao mostra conhecimento nenhum nos tempos e no modo de jogar da sua equipe. Opiniao essa compartilhada entre os outros tecnicos da liga que nao o elegeram nem para ficar entre os possiveis tecnicos a serem votados para o jogo das estrelas.(ah, so pode ser inveja dele ne! hehehe)
O fato do Marcelinho falar da maneira como falou com o tecnico mostra total falta de comando e de respeito que um tecnico deveria exigir. Duvido que o Bernardinho, Luxemburgo, Phil aceitariam um grito voltado para o tecnico dizendo: MUDA A PORRA DO TIME CARALHO! e simplesmente fossem la e mudassem, mudando completamente o que erradamente o proprio tecnico vem fazendo durante o campeonato que e nao mudar nunca.
Seria legal se o Rodrigo, como reporter, conseguisse essas informacoes de dentro do Flamengo sobre o relacionamento do tecnico com os jogadores.
Ser torcedor do Flamengo e muito bom sim, como eu sou, mas quem sabe voce apenas nao consiga ver certas coisas que acontecem no basquete por nao acompanhar ha tanto tempo ou mais profundamente.
Boa sorte ao Mengao nas finais contra Brasilia, mesmo com esse tecnico, nessa temporada.

Victor Dames disse...

Leia de novo, gafanhoto: ninguém comparou Chupeta com Phil. Só disse que se o americano é referência na sua área, deve ser bom segui-lo, e qualquer técnico que se preze deve faze-lo. E você admitiu isso, embora afirme com impressionante convicção que o treineiro rubro-negro não o faça...

Olha, sinceramente, você deve ter fontes muito boas. Nem em 30 anos de flamenguice eu poderia saber se o que o Chupeta lê ou estuda. Também não vi textualmente o que Marcelinho disse nesse jogo, então tiro o chapéu pra sua leitura labial. Também acho que jornalistas como o Rodrigo deveriam apurar isso, porque até agora não vi nenhuma notícia sobre relacionamento de jogadores e comissão técnica no Fla, ao contrário, o que transparece para nós, reles torcedores que acompanham superficialmente o time, é que o ambiente é muito bom. Imagino que um fato assim não passaria desapercebido da imprensa...

Abraços!

Anônimo disse...

Seria muita ignorância de um elenco prestes a ser campeão detonar o técnico e trazer a mídia para algo ruim...

O Rj todo sabe (quem acompanha basquete e é do ramo) que o relacionamento não é lá essas coisas.

O problema é que há muita política e jogo de interesses...

O Chupeta é bom técnico de base... agora de adulto não tem credencial... O Fla vence pelo talento de seus jogadores e nada mais...

Anônimo disse...

Quem sabe apos o termino do campeonato possa se apurar isso nao e. Seria bem interessante.
E realmente transparece claramente que o relacionamento nao e bom. Vejo os jogadores fazendo caras e bocas alem de se distanciar em pedidos de tempo. Fora o que eu ouco de pessoas de dentro, mas como nao fui eu que ouviu nao vou colocar aqui, mas que e muito mais pesado e.

Victor Dames disse...

Tampouco é muito curioso que só agora esses comentários apareçam, pra um elenco que joga junto, com a mesma comissão técnica há mais de um ano. Se os jogadores não fazem isso pra não desestabilizar o time na reta final, inclusive tendo que desmentir qualquer insatisfação, como já fizeram Baby e Jefferson, há quem faça justamente o contrário com essas insinuações...

Seja lá o que há, se é que há algo, pode ser decorrente até do desgaste natural do tempo em que os caras estão juntos. Mas daí a acusar o Chupeta de incompetência, acho que é um passo grande demais, e em falso.

Abraços!

Anônimo disse...

Não sei se o colega Victor se lembra na seleção era a mesma coisa... não havia problema algum e depois o que aconteceu todo mundo sabe, nem preciso dizer...

os próprios jogadores diziam isso e...

Victor Dames disse...

Qual problema, o do Marquinhos? Mas aí não foi só ele com o Lula? O mesmo no feminino, não foi só a Iziane com o Bassul? Não sei se no Fla o ambiente é tão generalizadamente ruim assim como estão falando... Voto novamente pela apuração de tais fatos após as finais...

Abraços!

Anônimo disse...

Nao e questao de acusacao. E questao de avaliacao. E notorio a falta de controle do grupo e insatisfaco. Isso ja foi explorado e muito nesse topico. Agora se vc realmente ve qualidades taticas no modo de jogar do Flamengo, por favor me abra os olhos, pq eu e 99% das pessoas que acompanham basquete nao veem. E me mostra tambem instrucoes de qualidade que ele coloca nos seus tempos.
Espero q eu nao esteja falando com um parente ou amigo do Chupeta ne, pq ai entende-se logo pq o defende tao enfaticamente...

Victor Dames disse...

Mas que defesa? Eu por acaso disse que acho ele o melhor técnico do NBB, que deveria estar na seleção, coisa e tal? Só não vejo esse demérito todo que você e 99% da sua turma veem. Não acho o Chupeta nem pior ou melhor que grande parte dos técnicos do NBB. Pra mim ele nada deve ao Lula, ao Guerrinha, ao Flavio Davis, ao Hélio Rubens. Pra falar a verdade, tem até gente melhor que ele e esses que cito, como o João Marcelo e o Luiz Felipe. Como se houvessem grandes técnicos no Brasil, pelos resultados que colecionamos nos últimos anos com a Seleção...

Nem conheço o Chupeta pessoalmente. Nada posso ter a favor dele para defendê-lo cegamente. Mas também não posso ter nada contra para atacá-lo gratuitamente, como aqui vem sendo feito.

Abraços!

Anônimo disse...

Bom, acho que chegamos ao fundo do poco nesse seu ultimo comentario. Se voce realmente acha que ele esta no mesmo nivel de Helio Rubens, Lula, Flavio Davis e Guerrinha. Temos que rezar para que voce seja o unico e que voce nao seja diretor de time ou em posicao de contrata-lo, ou da cbb ou algo assim...

Anônimo disse...

Se vc não tem nada para defender ou atacar deveria ficar calado...

Até pq ao contrário de vc muitos frequentam a Gávea!!!!

Até para o Chile perdemos no Sul Americano.

Victor Dames disse...

Sei, frequentam com que identidade, se sequer assinam seus posts?

Frequentava mais a Gávea quando era sócio. Me basta acompanhar nos ginásios, estádios, tv's, jornais... A cobertura é melhor que essa visão deturpada de vocês...

E o que esses bambas fazem de tão espetacular assim para se diferenciarem de um treineiro tão simplório quanto o Chupeta? Necas... Então onde eles são diferentes do malfadado rubro-negro? Em nada...

Abraços!

Anônimo disse...

Bom, como falei antes, se essa e realmente a sua opiniao, e vc nao e parente nem amigo dele e realmente acha essas coisas sem interesse algum por tras chegamos ao fundo do poco!!!!!!!
E quem sabe essas pessoas nao colocam seus nomes aqui justamente porque podem ser la de dentro do time e conhecer bem. quem sabe?

Victor Dames disse...

Porque fundo do poço? Ninguém pode discordar aqui não? Somos todos ovelhas? Se vocês acham que tempo técnico é para fazer algo além de chamar a atenção para situações de jogo e combinar jogadas, então começamos a cavar o fundo do poço...

E se vocês tão minando o time de dentro, como insinua-se, então a superação do Flamengo tem que ser mesmo grande, pra vencer até os agentes duplos...

Abraços!

Anônimo disse...

hahaha, estou convencido que voce tem relacao com o "tecnico"!
Se os jogadores estao insatisfeitos com o tecnico a culpa e dos jogadores! hehehe. O tecnico esta sempre certo! Ninguem pode falar nada contra o Chupeta hein!
Chupeta nao chama atencao de nada nem chama jogadas. se limita a falar vai la e joga q vcs sao melhores.
Ovelha e quem vai na onda de q se o time ganhou e pq o tecnico q e bom. Coisa de torcedor fanatico que nao conhece basquete ou com relacionamento com o tecnico.

Victor Dames disse...

Diante das suas "certezas", tenho dúvidas se você sabe ler, ou se acompanhou basquete no Brasil pelo menos nos últimos cinco anos. Onde eu disse que a culpa é dos jogadores? Quer dizer que o Chupeta não chama jogadas? Só porque ele raramente usa prancheta? Quer dizer que não é importante o técnico passar o panorama do jogo aos comandados? Então joga no lixo 80% dos técnicos brasileiros...

Eu tenho relaciomento é com minha mulher, camarada. Esse seu discurso contra "amiguinhos" de treinador é muita criancice pro meu gosto, demonstrando sua total incapacidade de argumentar algo que se sustente. Alías, o que você até agora não apresentou foi um argumento, apenas "achismos". Vê se cresce, rapaz. Assim você aparece, e sai do anonimato.

Abraços!

Anônimo disse...

hahaha, valeu Victor Dames! Se todos os argumentos colocados aqui sao achismos ne! Ou vou ter q repetir todos os fatos pra vc se recordar de algo q nao seja de seu interesse??
Nao chama jogadas nao eh por nao ter prancheta, nao chama pq nao as sabe, nao sabe para q utiliza-las e em q situacoes. E q panorama do jogo ele passa?? Vamos la e joga!! isso e panorama??
Voce q ate esse momento nao demonstrou nenhum argumento que sustente vc considerar o Chupeta com meritos de alguma coisa a nao ser de ter um time muito superior q os outros dado pra ele de bandeja.
Tudo q eu argumentei foram fatos baseados em eventos que aconteceram(reacoes de jogadores e marcelinho em especial, os tempos mediocres que ele usa nos jogos, as substituicoes, ou falta delas, q ele utiliza nos jogos, a falta total de padrao tatico do time, fato esse obvio que ate o Wlamir se sentiu obrigado a reclamar na sua comunidade do orkut apos o jogo entre Flamengo e Pinheiros, o fato de ele nao ter sido nem mencionado entre os selecionaveis para o jogo das estrelas estando com o time em primeiro lugar, e a sua fama de preguicoso e ignorante no meio do basquete q parece q so vc nao quer ver ou saber).
Vc pode continuar com a sua defesa sem base em nada e achar q isso vai convencer alguem, mas se falar besteira aqui eu vou responder com fatos e vai ficar aqui registrado voce goste ou nao! Melhor vc desistir e ir falar pro seu amigo q se ele nao estudar e trabalhar daqui a pouco ele ta dando treino pro infanto de novo.

Victor Dames disse...

Vamos lá, ilustre "desconhecido":

Eu sou mesmo muito ignorante, não entendo os códigos que o técnico e os jogadores usam pra chamar jogadas, só identifiquei o tal "hang loose", mas não tenho idéia do significa; provavelmente você, de sua imensa sabedoria basquetebolística, vai dizer que não significa nada; quanto a substituições, basta você ver as estatísticas e ver que há reservas com pelos médias de cerca de vinte minutos de jogo; onde eles arrumaram esses tempos, quem os colocou na quadra, eu não sei, me diga aí; quanto ao suposto destempero do Marcelinho, assisti uma meia dúzia de jogos no Maracanazinho, e nunca vi nenhuma reação dessas, talvez porque ele mal tenha saído de quadra nessas vezes; numa que ele sai, numa única reação nervosa na quadra, e não fora dela, você, com seus olhos de lince, vê uma crise de relacionamento entre o técnico e todos os jogadores; e quanto ao Mestre Wlamir, ele até tem razão quanto a falta de padrão, mas ele se referia ao basquete praticado no NBB, e não especificamente apenas ao Fla (embora tenha criticado o Chupeta na ocasião, o mesmo ao qual ele rasgou elegios na conquista do Sul-americano).

Os fatos o contradizem, rapaz. O que você diz é aquilo que você acha que vê. O que quer que você esteja tomando, deve tá perdendo o efeito...

Pra ver se você entende bem claro: na minha opinião, o Chupeta não é nenhum gênio, mas tá longe de ser um ignorante. E não se preocupe com a base do Fla, estamos bem servidos por lá com o Igor.

Abraços!

Anônimo disse...

hahaha, vc nao cansa ne!E mais uma que voce coloca que demonstra sua relacao com o "tecnico". Defendendo o pupilo dele o Igor q ja e protegido dele no Flamengo ha mtos anos. Conhece todos os tecnicos da base do Flamego? Defendeu so ele pq? O tecnico do Mirim??? Ele garante a continuacao do Flamengo ne! hahaha. O base do Flamengo esta sucateada. Nao e culpa do Igor nao, ele e esforcado. E falta de estrutura do clube e abundancia de politicagem.
E meia duzia de vezes no maracanazinho?? So isso pra vc ter essa analise toda sua baseada em nada? Marcelinho nao reclamou q ele saiu do jogo nao! Ele pediu pra sair! E ordenou q o tecnico mexesse na equipe! Pq se nao ia perder o jogo por omissao do tecnico.
Entao ter jogadas quer dizer q ele sabe usa-las! Parabens vc descobriu q existem sinais de jogadas no basquete! Se quiser te explico como funciona a jogada hang loose.
Existem reservas com 20 min por jogo?? Se tem e so o Fred. O Coloneze uns 12 por jogo e o resto deve ser menos de 10. E a questao principal e saber quando coloca-los, e nao a quantidade de minutos apenas.
Bom, se vc quiser releia os posts anteriores. Ha mtos fatos e pouca acao do seu protegido!
E novamente, sou Flamenguista! Torco pelo MEngao e acho q ele merece mto mais q isso q ta ai!

Victor Dames disse...

Ah, finalmente saquei, você deve ser alguém de olho na vaga do Chupeta, querendo derrubar o cara... Diante desse seu conhecimento basquetebolístico, só pode ser essa a explicação, pra você reconhecer as colocações alheias e se contradizer tanto. Acho que é você que precisa reler antes de escrever, a cada post você muda os fatos pra adaptá-los as suas críticas sem fundamentos... Até reconhecer que o Fla tem jogadas combinadas você reconheceu!

Qual o problema do jogador pedir pra sair, com o jogo sob controle? E fazer isso de forma veemente parece ser apenas decorrente do calor do jogo.

Seis jogos permitem uma análise próxima até para um leigo como eu. Um jogo (ou um momento desse jogo, como você insiste), só um gênio como você...

Outra coisa, dá uma pesquisadinha antes de escrever bobagem: o Fla tem quatro reservas com mais de 10 min por jogo, sendo que dois deles tem mais de 15, ou seja, participam de quase metade do jogo, em média. Qualquer imbecil sabe que a maioria dos times tem uns três ou quatro reservas que realmente servem para algo. Até este.

O Fla é democrático, tem lugar pra todo tipo de torcedor, inclusive aqueles que pirateiam o time, como você. Espero que não se decepcione com o título que há de vir.

Abraços!

Anônimo disse...

hahaha, vc e muito mediocre nas suas colocacoes e e obvio q nao entende de basquete. O minimo q um tecnico tem sao jogadas. Se nem jogadas o time tivesse ai seria o fim do mundo ne. Como alias sao as suas colocacoes. Fim do mundo e fundo do poco.
E pode deixar q nao me interessa o cargo de tecnico do Flamengo nao. hahaha, ate pq se fosse o caso nao estaria aki discutindo com um completo lunatico e estaria sim fazendo politicagem dentro do clube q e o q ele faz e muito bem.
E parabens de novo! Se deu ao trabalho de ir ver as estatisticas!! Aeee!! So que como vc nao entende nada, acha q os 10 minutos por jogo estao otimos pros jogadores q estao ali no banco ne? E o Fernando Mineiro por exemplo so tem 10 por jogo pq tiveram jogos de play-off que nem entrou. Vc realmente acha q jogadores como ele, Fred, Coloneze, ALirio, Wagner merecem esse tempo de quadra apenas? E nao foi so essa vez que o Marcelinho falou nao! Assista mais q 6 jogos. E uma constante! Esse tecnico nao tem o respeito de ninguem no grupo e isso e otimo.
Alias ontem teve uma materia no DrafBrasil de como foi o treino na arena! hehehe. O tecnico Chupeta nao falou nada e apenas assistiu o Rachao! hahaha, prestes a jogar uma final de nacional! NAO FALA NADA???? Quem acompanha sabe q isso e normal desse tecnico. Mas quem acha q sabe comentar algo, fica com fanatismo babaca falando besteira e achando q sabe alguma coisa.
E realmente 6 jogos nao e o suficiente nao. Assiste mais e depois se presta a comentar algo de basquete. A sua mediocridade chega a ser ridicula. E uma pena q o Flamengo tenha torcedores como vc preenchendo comentarios em blogs de basquete.
O titulo e muito provavel q vira sim! E fico muito feliz com isso, so que vira com a superacao dos jogadores mesmo tendo um tecnico tao mediocre.
Faz q nem ele! Nao sabe o q falar, NAO FALA NADA! Quem sabe assim vao deixando vc no lugar q vc ta, na base da omissao!

Victor Dames disse...

Acabei de crer que você é mesmo uma sumidade em basquete. Se você acha que o Fernando Mineiro tem bola pra jogar mais que 10 min por jogo, você só pode ser maluco. E o Alírio fez um ótimo nacional ano passado, só jogou pouco neste NBB porque se recuperava de lesão. Tirando esses, quem sobra? Fred, Colonoze e Wagner. E quem as estatísticas, que V.Sa. também parece ter espiado, indica como os reservas com mais tempo de jogo? Se você souber te dou um biscoito...

Alías, é isso que você merece, como um papagaio falastrão que se demonstrou: falou, falou, é só deixou óbvio que tem algum problema pessoal com o Chupeta. Não sei que politicagem é essa que mantém ele no cargo, até quando mudam a direção do basquete...

Nada do que você argumentou se sustenta. Disse que o cara não chamava uma jogada nos tempos, e reconheceu que o time tinha jogadas treinadas. Disse que os caras não usa os reservas, e nomeou os que tem mais tempo de jogo... Quero ver qual vai ser a sua próxima mordida na própria língua... Cuidado pra não se envenenar!

E desde quando rachão serve pra falar alguma coisa? Qualquer professor de educação física, até um bem ruim, vai lhe dizer que serve apenas para recreação... Tenho dúvidas se você já jogou alguma coisa na vida... Talvez damas...

Já tá tão sem argumentos que partiu pra agressão pessoal... Lamentável que você não possa sustentar um debate civilizado... Pode voltar pra sua "comunidade basqueteira", creio que o esporte ficará melhor sem você e seus asseclas...

Só espero que você não seja da equipe do Draft Brasil, um ótimo site. Se for, tomara que não tenha contaminado seus colegas com essa mentalidade tacanha e medíocre...

Abraços!

Anônimo disse...

Realmente nem ler vc sabe mais ne!
Ter jogadas nao quer dizer q se chama as jogadas e sabe utiliza-las.
Fernando Mineiro merece sim mais q 10 minutos por jogo. Foi importantissimo no nacional do ano passado e em varios momentos do sulamericano. Alirio ja esta recuperado de lesao desde de antes do sulamericano. E os outros 3 definitivamente merecem mais tempo. E a questao como ja te ensinei antes nao e apenas a quantidade de tempo e sim o momento. Nao mexer no time num 1o ou 2o tempo inteiro em diversas ocasioes, principalmente quando o time esta indo mal e burrice.
A direcao de esportes olimpicos sofre muita influencia de outros diretores. Aprenda um pouco e vai saber o pq do Chupeta ter costas quentes com a Patricia Amorim e vice presidente de financas do clube, o Cheirinho. Se quiser eu te ensino isso tbem. Pq obviamente vc nao sabe nada de dentro do clube.
E leia a materia do DraftBrasil antes de falar merda. O treino inteiro foi um RACHAO! Sem ele abrir a boca. Esse realmente e o momento de rachao ne! Na semana da final do Brasileiro.
Vc continua se afundando mais e mais nos seus comentarios ridiculos e mostrando total falta de conhecimento do meio e do Flamengo.
E novamente, acredito e torco pela conquista do Flamengo, apenas acredito q o Flamengo merece algo melhor q esse tecnico. Mas seu fanatismo nao deixa vc ver isso.
Estuda mais um pouco e ve se assiste pelo menos todos os jogos das finais antes de ficar comentando em blog de basquete.

Victor Dames disse...

Cara, sua lógica é até engraçada. Quer dizer que quando as jogadas, a defesa sai combinada do tempo, não foi chamada pelo técnico? Quem chamou então, o Raul?

O Alírio só voltou ao time praticamente no 2o turno do NBB. Se você perdeu essa porque tava em frente a TV vendo NBA, problema seu.

Agora, querer dar mais tempo pros reservas foi a gota d'água das asneiras que você disse aqui. Se eles jogarem mais do que jogam, vão ter mais tempo de quadra que os titulares? Então muda o time desde o começo!

Realmente, o Fernando merece mais tempo de quadra, pra fazer aqueles arremessos de três totalmente tortos e fora de hora. Descobri de quem você puxa o saco.

E quanto as costas quentes do Chupeta, não entendi o que ele ainda faz lá se sua "madrinha", segundo V.Sa., já deixou o clube (a meu ver lamentavelmente, embora o João Henrique venha fazendo um bom trabalho).

Quanto as citações, transcrevo, já que deve ser muito difícil pra você ir lá no site e ler: "O técnico Paulo Chupeta fez algumas substituições e alternou a defesa em alguns momentos, mas de maneira geral, praticamente não interferiu no 'rachão'." Isso é ficar só assistindo? É o máximo que se faz num recreativo, comum as vésperas de decisão em algum dos dias de treinamento, em qualquer modalidade coletiva. Qualquer idiota sabe disso.

Eu finalmente entendi o que você quer. Como todo "dono da verdade", quer ter a última palavra, que eu me dê por vencido. Pra satisfazer sua imensa maturidade, eu me rendo. Afinal opinião é igual a bunda, cada um tem a sua. Eu fico com a minha opinião e você pode ficar com a sua bunda.

Abraços!

Anônimo disse...

hahahaha, valeu comediante! Alem de ignorante se acha engracado!
Se vc assistisse alguma coisa veria q nada e combinado no tempo. Os jogadores decidem o q fazem na quadra.
Esses jogadores q vc menosprezam ja mostraram o quanto jogam fora do Flamengo e dentro do Flamengo. Se vc entendesse de ritmo de jogo e manter a confianca do jogador saberia do q eu to falando, mas isso e muito para sua cabeca. Afinal quem defende a qualidade do Chupeta como tecnico obviamente mostra sua ignorancia!
Se soubesse das coisas de dentro do clube saberia q a Patricia Amorim apesar de nao ter um cargo politico atual, tem muita influencia dentro do clube e vai ser candidata a presidente do clube na proxima eleicao.
E nossa, mudar jogadores no coletivo e falar pra mudar de zona pra homem de vez enquando requere muita sabedoria ne! E recreativo??? O treino foi todo um recreativo entao ne! hahahaha Se vc acha q basquete e igual a futebol vc realmente tem q desistir e parar de falar merda!
Voce falar que vai parar de falar foi a coisa mais sabia que vc disse em todos os seus posts!
Fica com seu fanatismo babaca e enfia aonde vc quiser!

Victor Dames disse...

Valeu, cara, vota na Patrícia então. Eu votaria. Mas demonstrando de que você tá mais por fora do que camisinha usada, tá confundindo a credibilidade dela com influência interna... Se tivesse a segunda, ainda tava no cargo, né, ô gênio?

Fanático, eu? Quem é que perdeu a linha há muito tempo só porque teve a opinião contestada? Eu não defendo ninguém em particular, só aquilo que vejo. Se tiver que falar que o Mineiro não está jogando nada, qual o problema? Ou você é muito amigo do cara pra criticá-lo? O mesmo vale pro Chupeta: custa ter a prancheta preparada quando pedir um tempo, pra facilitar a combinação de jogada?

Só falta você me dizer agora que quando as partidas tem baixo nível técnico, como muitas vistas no NBB, a culpa é dos treinadores... Ué, mas não são os jogadores que decidem o que fazer em quadra?

Cara, tu é recalcado demais pro meu gosto. E sua retórica é mais frágil que um graveto. Vai tomar um banho de água fria, valeu?

Abraços!

Anônimo disse...

ue!!! resolveu voltar??? Ta comentando la no Draft Brasil defendendo o tecnico tbem! hahahahahahahahhahahaa, vc eh um piadista!!! O cara la do site fala mal das substituicoes e vc vai la retrucar!!! Tu e ridiculo!!!!Manda email pra SPortv tbem pra reclamar do Leandrinho q falou a mesma coisa!!!! hahahahahhahaha
E novamente, a patricia saiu pq esta na oposicao do grupo q esta la! Tenho q te ensinar tudo ne!
Continua criticando os jogadores mesmo! Ta certinho!! Os caras fazem tudo pelo Flamengo, jogam com 4 meses de salario atrasado, correm muito, aturam um tecnico desse e ainda vem um ze mane criticar os caras!
E sim, o Brasil precisa de tecnicos bons! Precisa q eles estudem mais, se preparem mais, esse e o caminho para melhorar! So q o teu amigo e bem pior q a media e so vc nao ve!

Anônimo disse...

Agora nao aparece mais ne Victor Dames! hahahaha, Se vc nao viu as reacoes dos jogadores hj ai pelo amor de Deus!

Victor Dames disse...

Ao contrário de você, tenho mais o que fazer...

Se você acha que os jogadores resolvem o jogo sozinhos, então você é mesmo o indicado pra técnico do Fla... Olha bem o que eles fizeram hoje, em especial o craque Marcelinho...

Não que eles não mereçam todo o respeito pelo que vem fazendo, mas nenhum time chega a lugar nenhum sem comando. O do Fla pode não ser o melhor do mundo, mas tem seus momentos de mérito, como o título deste post que começamos a comentar até V.Sa. impôr sua "sapiência" basquetebolística...

Não me surpreende você apoiar a intempestiva reação dos jogadores substituídos, com a arrogância que demonstrou até agora...

Pra não dizer que sou uma "viúva" do Chupeta, ele pecou muito neste jogo, já que declarou que os jogadores não exageraram nas tentativas de arremessos precipitados, apenas as bolas não caíram...

Dá uma olhadinha no jogo 3 e vê como o time mudou bastante a atitude, especialmente na defesa... Claro que a bronca do Baby ajudou, mas isso foi só uma senha para que o time botasse em quadra o que tinha capacidade pra fazer.

E é bom ver que você também lê o Draft. Eles são bem informados e tem blogueiros com opiniões variadas, o que dá uma perspectiva mais ampliada, e não essa mentalidade tacanha sua.

Quanto a Patrícia, não sei se você sabe, mas ela só foi pra oposição depois que saiu da diretoria. Não esperaria nada diferente dela, que tem ética. Não sei se você conhece o termo.

Outra coisa, acima de tude, ela é rubro-negra. E aposto que está vibrando com as vitórias do Fla, mesmo não estando mais a frente da direção da equipe. E não procurando culpados pelas vitórias, como uns e outros.

Abraços!