quarta-feira, 6 de maio de 2009

A ESCOLHA DAS COMPANHIAS




O teor dos discursos de Carlos Nunes e Grego na cerimônia de posse prova que, de fato, não houve ruptura na CBB. Cartolas admitem, e mais, exaltam o fato como símbolo de união. Para nós, que sempre esperamos uma forte guinada no dia em que Grego deixasse a entidade, fica um sentimento de frustração.
É um tal de "agradecemos o legado" para lá, "estou contente" para cá, e a impressão é de que tudo continua como antes.



Conforme conversei ontem à noite com o Fábio Balassiano, que já tinha escrito sobre o assunto, só vejo uma saída para Carlos Nunes não se perder: que trate de se cercar com bons nomes. Com a saída de Grego e toda a rejeição que ele despertava, é mais fácil atrair gente boa. E o primeiro nome escolhido foi o de Hortência, que vai cuidar do basquete feminino. Bola dentro.

É claro que, para este cargo, a melhor opção talvez fosse Paula, que tem mais experiência administrativa. Mas fiquei surpreso e bem impressionado no papo que Hortência teve com jornalistas nesta terça. Mais do que disposta, ela me pareceu preparada.



Falou com propriedade sobre assuntos cruciais como categorias de base, fortalecimento dos campeonatos internos, participação de ex-jogadoras e - batendo muito nesta tecla - a implantação de uma filosofia tática, técnica e física para ser adotada em todos os níveis do basquete brasileiro, da garotada até os profissionais.

Se vai funcionar na prática, só o tempo dirá. Mas as ideias são boas. E só as boas ideias de pessoas com prestígio podem salvar uma administração que já começou sob o signo do continuísmo.

17 comentários:

Adriano disse...

estou com vcs, Rodrigo, mas aquela declaração da Hortência quanto ao Rubinho... Até foi engraçada e os detratores do Barrichello dirão que é a verdade, mas achei gratuita, irresponsável e ridícula. não foi um bom início para ela tbm. Claro q ela, campeã mundial e melhor jogadora do mundo de sua geração, tem propriedade para falar muita coisa, mas não tinha por quê falar de um cara que não tem nada a ver com basquete e que, apesar de todas as críticas que sofreu, está há quase duas décadas na Fórmula 1.

Anônimo disse...

Vejam no site www.supercopanordeste.com o roubo no Ceará, Federação devendo mais de um milhão de reais e o President comprando avião para uso particular.

Anônimo disse...

Estão confundindo democracia com contínuismo, caso houvesse briga,ações judiciais seria melhor. Obama e Bush parece que não ensinaram nada ninguém. O modelo de eleição no Brasil é o mais difícil de ser alterado, essa mudança tem que ser valorizada.

Dead boy disse...

Foi gratuita a declaração de Hortência sobre Rubinho, mas pelo menos quebra a monotonia do país campeão do "politicamente correto", onde um piloto fracassado, com oito milhões de anos de carreira e vários deles competindo pela melhor escuderia, não conseguiu nunca ganhar um título. Pelo contrário, só passou vergonha, entregando primeiro lugar, etc. Enquanto isso, Galvão continua gritando: "RRRRRUBENSS BARRICHEEEEELO", como se ele valesse alguma coisa. Se Hortência vai fazer algo de bom, eu não sei. Mas começou dizendo o que deve ser dito.

Henrique disse...

Excelente a Hortencia assumir um posto, que outros assumam o quanto antes.

E sobre a declaração, achei desnecessária, porém engraçada demais hahahahaha

Marcelo disse...

formula 1 nem esporte naum é


e tem gente q defende essa porcaria e as pessoas q fazem parte dela

Alexandre Estefan disse...

Dead Boy, não vou discutir se Rubinho é ou não fracassado, mas a Hortência está ocupando um cargo onde a união será muito importante e ser politicamente correta também será.
Se é para falar mal de alguém, que fale do Grego.

Rodrigo, estava lembrando que no meado dos anos 90 havia um bom time no estado do Carlos Nunes, que era o Corinthians, o que ocorreu com essa equipe na gestão desse homem para que ela saísse da disputa do Nacional?

Guilherme disse...

Apesar de estar um tanto cético quanto à existência de uma ruptura, creio que a simples saída do Grego já é um avanço para o basquete brasileiro, pois abre as portas da CBB para pessoas capazes que estavam afastadas, como é o caso da Hortência.
Sou do RS, e conheço bem a história do Corinthians. O clube é de Santa Cruz do Sul, cidade que possui a economia baseada nas empresas fumageiras, que bancavam os custos da equipe de basquete adulto. A retirada do clube do cenário nacional se deveu a proibição da participação de empresas desse gênero no esporte.

Anônimo disse...

Não gostei do teor da entrevista da Hortência. Ao contrário do Rodrigo, ela me parece despreparada.

Que ela seja inteligente e coloque pessoas competentes, com conhecimento em gestão, na sua equipe.

E estão fritando o Bassul mesmo?? Ela vai colocar quem? O Vendramini!?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Concordo que a Rainha falou o que não devia em relação ao Rubinho, porém, dizer que ela é despreparada é um equívoco. Graças a Hortência o basquete feminino brasileiro conheceu um dos poucos projetos que deram certo na modalidade: a criação do time do Paraná e suas categorias de base. Mas pela falta de patrocinador a equipe fechou, entretanto vários núcleos de formação iniciados naquela época se mantiveram por um longo período. Qto ao Vendramini, ele é um excelente treinador, que fez parte da geração mais talentosa de treinadores do Brasil, como Maria Helena, Lais, Heleninha e Ferreto. Não estou defendendo a saída do Bassul, torço pela permanência dele, mas menosprezar um treinador do gabarito do Vendramini é que não dá pra aguentar! Vamos torcer para que a Hortência coloque um ponto final nessa discussão sem fim entre Iziane Star, como ela se denomina e o Bassul. Vale a torcida. E força para a Rainha

Anônimo disse...

Bruno

Acho esta havendo muito oba-oba com a Hortencia,que já demonstrou com a utilizaçào do nome do Barrichelo e inclusive os termos por ela usado já demonstra o que o preparo não é tanto assim.
Discordo,projeto Paraná,acabou porque ela recebia 30.000,00(o parocinio era de 150.000,00) e nem lá aparecia,isto foi até 2002,trabalho,só recentemente apareceu em cidades como S.J.dos Pinhais,cidade do presidente da FPB, e Medianeira e Toledo(sempre teve basquete feminino) quais foram os resultados do Paraná em campeonatos nacionais nestes 7 anos?
Assisti a uma clinica da Cbb, e o Barbosa em sua palestra disse que estava havendo no basquete feminino desde 2005 uma uniformização nos treinamentos,fisico',técnicos e táticos.O Guidetti também nesta mesma clinica confirmou,então acho que a Hortencia não vai apresentar novidade,pode sim melhorar,ou mudar mas pelo que ouvi já vem acontecendo.
O Vendra fez sim um bom trabalho no basquete sempre acompanhando a Hortencia,não sei se seria uma boa troca,acho que o Bassul não pode ser totalmente responsabilizado pelo seu fracasso,mas que ele é bem menos do que pensa, é.

Alexandre Estefan disse...

Valeu pela informação Guilherme, realmente eu não sabia que o tinha ocorrido.

Anônimo disse...

Minha opinião é que estão superdimensionando a frase da Hortencia sobre pé de chinelo, sigo Barichello, mais uma vez os idolos são perseguidos cerceados por dar uma opinião (ISSO NAO INTERESSA PARA NÓS BASQUETEIROS E NÃO SE COMPARA AS CAG...AS DITAS E FEITAS PELO GREGO);

Tem muita gente na mídia que gostaria de dizer o mesmo e na democracia ela tem o direito de falar, como nós fazemos aqui;

Mantendo o FOCO sobre a Iziane, acredito que uma conversa franca com a Hortência será mais útil que discussão na imprensa na época do corte.

Não devemos absolvê-la do que fez , mas não adianta condenar eternamente e isso nao significa pedir de joelho para ela voltar;

Nosso basquete até hoje está cheio de teóricos mas que na~prática nãoconseguiram foramr jogadores dentro do discurso que fazem na imprensa: tiopo defesa, 5 contra 5 e blá bla´bla´ coisas que não se realizam nos jogadores que formam.

Passou da hora de mesclar com gente que esteve dentro de quadra que podem ser úteis como Hortência e Paula - DANDO-SE TEMPO IGUAL OS QUE SAIRAM TIVERAM E SE NAO FORAM COMPETENTES QUE CRITIQUEMOS;

Muito fácil para mídia ou para nos Blogueiros sermos duro e diretos com a Hortência mas muitos não eram muito diretos assim quando falavam e entrevistavam os cartolas que sairam e aí estão.

Acho que devemos ter muita calma e ponderação nessas horas, já que se trata de uma tentativa de reconstrução não devemos a princípio ficar presos a rancores anteriores;

Esperar dar tempo e depois avaliar.

abraços.

Anônimo disse...

Vamos concordar: a Hortencia conseguiu o que muitos tentaram e não conseguiram COLOCAR O BASQUETE NO NOTICIÁRIO NOVAMENTE!!!!! ponto para ela: cesta de 3!!!!! tá todo mundo comentando!!!!!

Paulista

PIZZA disse...

Cercar de nomes bons...concordo...mas só elucidem minha atormentada cabeça...a Hortencia vai voltar a jogar? Pq não é possivel que se acredite que a incontestavel rainha das quadras irá organizar nosso basquete feminino.
Acho até importante ter ex-atletas numa comissão de apoio...mas para uma candidatura que alardeava o profissionalismo da entidade, não consigo ver a rainha a frente de algo assim...vide o comentario estapafurdio ao piloto brasileiro.
Mas se for para dar certo...tentemos a rainha...provavelmente vira o mão santa no masculino.

ELEITOR disse...

Eu indico uma comissão do senado brasileiro para assumir a logistica dos campeonatos de base...passagens aereas não faltarão.