quarta-feira, 13 de maio de 2009

EIS O PÂNICO




Após o milagre de Glen Davis no jogo 4, o Orlando Magic levou outra facada na noite de terça-feira. Com uma incrível pane no quarto período, o time da Flórida deixou evaporar 10 pontos de vantagem e perdeu de novo, deixando o Boston Celtics abrir 3-2 na semifinal do Leste. E agora não é só Shaquille O'Neal que solta farpas em direção ao técnico Stan Van Gundy, a quem chama de "mestre do pânico". O rol das críticas ganhou um reforço de peso: Dwight Howard, o principal jogador do elenco.

À beira da eliminação, o fogo amigo se instalou em Orlando. O pivô cobrou publicamente do treinador mais jogadas desenhadas para ele e criticou algumas substituições feitas por ele no jogo 5.

"No ataque, eu tenho que receber a bola. Você não vai conseguir vencer muitas partidas se o seu jogador de garrafão faz apenas 10 arremessos. Precisamos fazer um trabalho melhor nesse aspecto. [...] Nosso técnico tem de perceber que, quando um certo quinteto está dando conta do recado, é preciso deixar esses atletas na quadra".

O sonho do jogo 7 ainda não é impossível. Mas se Stan Van Gundy não consegue impedir críticas públicas de seu principal jogador, amigos, parece que Shaq estava certo.

13 comentários:

Unknown disse...

Caras, é uma coisa que eu e um monte de gente vem falando há tempos: pq catzu o D12 não recebe a bola nos momentos decisivos do jogo? Ontem ele ficou limitado a 12 pontos. O Alston não tá acertando nada, e o Turkoglu tá jogando machucado tb tá bem aquém do que se espera dele. o aproveitamento é bem melhor com jogo de garrafão que arremesando de fora. Se jogar simples, ganha. Se o Orlando não consegue ganhar do Boston sem o KG, uau, hora de repensar.

RAO* disse...

hauesheHUEheu SHAQ EH O CARA HAHA! GOGO DIESEL!

RAO* disse...

Concordo com o Howard com relação as substituições, mas isso dificilmente vai mudar, é um mal cronico dos técnicos da NBA, por mais que o jogador entre bem em quadra, ele tem que volta pro banco e dar lugar pro titular devolta, muitas vezes eles se se preocupam mais com os minutos dos jogadores em quadra do que com suas atuações, nos playoffs teve um jogo do Spurs ( eu torço pro spurs) em que o Gooden entro super bem, fez uns 8 pts, e ai do nada o Pop vai lá e tira ele de quadra, só volto depois de um tempão totalmente fora do jogo e num fez mais nada q prestasse... é pra deixa qualquer um maluco, ainda mais o Howard que ta ali jogando, tentando ir pra frente...

Anônimo disse...

O D12 Não recebe a bola, pq é o jeito do Magic jogar focando na jogada de perimetro, bolas de três, D12 n é o cara nos fundamentos ofensivos, mas ele n precisa tanto já que no momento ele consegue pular por cima de todo mundo.

F.Pamplona disse...

Fazendo um comparativo com o futebol, podemos dizer que o Stan Van Gundy é o Cuca da NBA. O cara monta um bom time, baseado principalmente no poder ofensivo, encanta a Liga e na hora decisiva amarela. É maluco, xinga os jogadores, berra com a arbitragem e fica com aquela cara de depressivo o jogo inteiro. Além disso, o SVG substitui muito mal: se o cara começou jogando, ele tem que ter mais minutos que qualquer reserva, mesmo que esteja jogando muito mal. Ontem, Pietrus e Battie estavam fazendo um ótimo quarto final, quando o treinador os tirou e... bom, o final vocês já sabem. Ele gosta de mostrar que a vitória teve o dedo do técnico. Sem contar a obsessão pela estratégia com quatro jogadores baixos e o excesso de chutes de três pontos. Turko e Nelson têm ótimos aproveitamentos em infiltrações, já Lewis e Lee são ótimos nos chutes de meia-distância. Sem contar o monstro Howard no garrafão. Magic tem por obrigação trazer um treinador melhor na próxima temporada, principalmente que jogue com um PF de verdade ao lado do Howard (com Lewis de SF) e use mais os lances que citei antes. Ah, sim, com o psicológico em dia... Abraços!

Unknown disse...

Foi um final de jogo do Orlando digno de Brasil em pré-olímpicos. Chutes tresloucados de 3, falta de jogo de garrafão, técnico totalmente perdido. O placar dos últimos 5:40 min foi 17-3 pro Boston, sem nenhum FG convertido por Orlando. Uma vergonha.

PauloRJ disse...

Rodrigo, acho que o problema do time do Orlando não é só o técnico amarelar, eles simplesmente não tem um esquema tático que permita o Orlando ser campeão, pois é um "jump shooting team".

Quando a bola de perímetro deles está caindo eles conseguem ganhar de todo mundo, quando não está caindo eles simplesmente perdem!

O que me impressiona é que eles tem um pivo dominante, logo deveriam variar mais as jogadas, jogar mais "inside-out", atacar mais a cesta...como era o Orlando de Shaq e Penny...como não fazem isso, fica mais fácil de marcar.

Também faz falta um jogador para os momentos de decisão...O Orlando simplesmente não tem um jogador de segurança...o mais perto é o Torkoglu, para quem eles entregam a bola no final, mas ele está anos-luz atrás do Pierce, Ray Allen, Kobe, Lebron, Billups, etc...

Maickel disse...

bynum + odom + walton + powell por d12 + turkoglu já huaeuhae

Bruno disse...

Concordo com a comparação feita acima do Stan Van Gundy com o Cuca, mas acho o Cuca melhor que ele.
O Magic tem um time interessante, que pode vencer o Celtics mas, qualquer um dos dois, mesmo completos, pararia no Cleveland.
Por último Dwight tem um problema similar ao de Shaq:nos minutos finais dos jogos fica dificl para eles receberem a bola pois ambos são péssimos arremessadores de lances livres.E o Howard tem um repertório ofensivo limitado.
Acho que o Celtics vai prosseguir, pra perder pro Cavs.

Unknown disse...

Sinto discordar de vc Bruno, mas dizer que o Boston completo pararia no Cleveland é um passo um pouco grande. Aí seria o Cavs a ter que mostrar serviço e não os C's. Com O KG o Boston é completamente outro time defensivamente (o cara parece ter bola de cristal) e não tem ninguém capaz de marcar o KG do outro lado. Os caras já ganharam 3 jogos do Orlando jogando com o Scalabrine!!

André disse...

Na minha opinião, o Dwight Howard nem deveria estar em quadra no final do jogo. Se era necessário um arremesso de 3, ou uma tentativa de arremesso para conseguir 3 arremessos livres no final do jogo, ele não era capaz de fazer isso. Por sorte converteu o primeiro lance livre, mas era bem provável que errasse...

O técnico falhou por deixá-lo em quadra, não é por nada, mas o D12 ficou com o pior desempenho no tempo que ficou por lá, -6 pontos. Eu deixaria quem estava jogando bem.

Rafael B. disse...

Shaq lançou a macumba e olha o resultado... e ainda tinha gente que queria o SVG para melhor técnico...

MACACO disse...

Nego falar que o Boston completo para no Cleveland é de um levianismo surreal....