sábado, 16 de maio de 2009

NBB: A HORA DO MATA-MATA




Ao longo da fase regular, acho que dá para dizer que o Novo Basquete Brasil passou no teste. Não sem mancadas, claro. Dentro da quadra, vimos vários jogos de nível muito ruim. Fora dela, decisões polêmicas na parte disciplinar, trocas de ginásio não previstas, estatísticas online que dão pane a todo instante. Mas ainda assim o campeonato não chegou a sair dos trilhos, mostrou equilíbrio entre as equipes e viu jogadores importantes em grande forma. Os oito times que chegam aos playoffs têm qualidade para fazer um bom mata-mata. Tomara que seja.



A grande dúvida em relação ao Flamengo é saber onde é sua casa. Sabe-se lá onde o time vai mandar seus jogos ao longo dos playoffs. Em resumo, é um absurdo que alia a ausência de ginásios viáveis no Rio e a falta de planejamento do clube - ou eles não imaginavam que chegariam a esta fase? Em todo caso, o Fla é o favorito da série, em qualquer quadra . O elenco é o melhor do país, a defesa evoluiu bem durante o torneio, e as armas ofensivas são muitas: Marcelinho, Baby, Jefferson, Hélio, e por aí vai. O Pinheiros tem dois jogadores em excelente fase - Olivinha e Marquinhos - mas ainda assim parece ser pouco para avançar.



Aqui está o grande duelo das quartas de final, recheado de rivalidade e bons jogadores. Com Alex, Valtinho, Arthur, Diego & Cia, o Brasília é um dos óbvios candidatos ao título. Mesmo disputando torneios paralelos, o time teve poucas oscilações no NBB e chega ao mata-mata carregando essa consistência na bagagem. Do outro lado da quadra, há o inverso: Franca sofreu com as lesões foi o rei da instabilidade durante a primeira fase - tanto que terminou numa decepcionante sétima posição. Se realmente tiver Felipe e Márcio Dornelles de volta, a equipe de Hélio Rubens tem condições de complicar bastante a vida de Lula Ferreira.



A boa campanha do Minas se explica pela boa qualidade do elenco em quase todas as posições e pela tentativa do técnico Flávio Davis de jogar um basquete mais equilibrado do que costumamos ver por aqui. As opções são consistentes tanto no perímetro, com Sucatzky e - principalmente - Shipp, como no garrafão, com Ricardo e - principalmente - Murilo. Para surpreender, o Bauru precisará bastante do americano Larry Taylor, o peladeiro que funciona. Apesar do individualismo de Taylor, o time de Guerrinha cuida bem da bola e conta com os chutes de Fischer e pivôs decentes como Filé e Mãozão. Ainda acho pouco para avançar.



É o confronto mais equilibrado deste início de mata-mata. Joinville alia características bem distintas: um ataque alucinado nos arremessos de três e uma defesa que, quando funciona, pode ser a melhor do país. Se Manteiguinha mantiver a calma ofensivamente e passar isso para seus companheiros, são muito boas as chances de avançar. Limeira não repetiu a bela campanha do Paulista, mas tem armas muito perigosas, especialmente agora que o ótimo Shamell voltou de lesão. E não é só isso: Nezinho, Renato e Teichmann também podem dar dor de cabeça aos catarinenses.

12 comentários:

Dead boy disse...

Simplesmente por termos um campeonato que conseguiu chegar ao fim, com playoffs e tudo o mais, já é infinitamente melhor do que a zona que estava nos anos anteriores. Até espaço no Globo Esporte o basquete teve. É um primeiro passo razoável.

adriano disse...

bela apresentação, Rodrigo. meus palpites são Flamengo, Franca, Minas e Limeira... abraço!

Anônimo disse...

Bem, Rodrigo. Muito bem.

Acho que devemos bater palmas e agradecer ao NBB. Como você mesmo disse, o campeonato esteve longe de ser um primor técnico, mas não podemos esquecer que, há dois anos, quem dissesse que iria ter um campeonato nacional de basquete com transmissões ao vivo de várias partidas e até um jogo das estrelas iria ser entregue a algum hospital psiquiátrico.
Enfim, apesar de tudo, acho que serviu pra dar um empurrão no esporte. Com certeza, ano que vem o campeonato terá menos erros organizacionais como aquele episódio do desafio das enterradas, entre outros.

Meu palpite? Flamengo campeão em cima do Brasília numa série equilibrada.

Marcos disse...

Minhas apostas:

Flamengo
Brasília
Minas
Limeira

Anônimo disse...

o limeira será campeão aposto com quem quiser

NETTO disse...

na minha opiniao, conseguimos dar um passo muito grande em busca de uma reabilitacao do nosso basquete, soh pelo fato de termos e liga e de chegarmos ate aqui, mostra o quanto evoluimos, falta agora apenas a evolução dentro das quadras mais isso vem com o tempo, e com muitas mentes abertas que vejam q nosso estilo de jogo eh ultrapassado e q temos que melhorar muito nesse quesito, no mais td anda muito bem, divemos um fds das estrelas com maracanazinho cheio e td o mais, mais o trabalho tem q ser continuo, ano apos ano, nao da pra chegar ano que vem e querer mudar td, tbm seria interessante um campeonato com mais times, que possa ser dispultado praticamente o ano todo.
No mais, torço pro meu mengao, jah q em campo o time soh decepciona, entao que nos de alegrias em quadra!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Realmente muita coisa tem evoluir,isto inclui vc também comentando como se fosse um velório.
Também comentarios bairrista,tipo bem carioca precisa acabar.
Nunca vi vc em um jogo em SP,se vc esta investindo em sua carteira de comentarista não adianta ficar aí no RJ.
cara
Este foi o maior Campeonato de todos os tempos,e media de público alta,show em várias arenas,comissao disciplinar independente e do mais alto nível e um nível técnico equilibradissimo.
Quer comparar com Nba e Liga Europeia,lógico que não da.Porém se vc não esta satisfeito, tem que ir para a ESPN, pois esta na emissora errada.
Ficar comentando e criticando somente os chutes de 3 e marcação ja ficou muito chato.
Parabéns a LNB e a rede Globo que foi a única emissora a apostar no Basquete.Ambos estarão resgatando em breve a condição de 2 Esporte no Brasil e assim elevar o nível tecnico dos jogadores e também dos comentaristas.

Marcelo disse...

o amigo acima vive no mundo maravilhoso do pedro bial

aahahahahhahaha

bigmanrj disse...

Algo que gostaria muito de ler é a opinião dos amigos e do Rodrigo sobre a renovação do basquete brasileiro. Todo campeonato tem suas revelações. Quais são as 2 ou 3 principais revelações deste campeonato e o que esperar destes jovens que se destacaram?

NETTO disse...

O ANONIMO AI EM CIMA QUE FALO QUE O RODRIGO COMENTA COMO SE FOSSE EM VELORIO, PQ NAO SE IDENTIFICA, FILHOF DA PUTA DO CARALHO!!! NAO EH HOMEM NAO!!!

Anônimo disse...

O Netto,
Falei mentira!!!!!
O Rodrigo esta tendo uma chance de ouro para ajudar o basquete.Fica em cima da mesma tecla do chute de 3.
Quem assisti a um jogo de basquete na TV,e que não conhece o basquete profundamente ,após estes tipos de comentario muda o canal,afinal para que assistir esse basquete tão ruim.
Ao invés de ajudar atrapalha.pq não ir ao vivo nos jogos comentar?
Pq não colocar estatisticas dos jogadores e do campeonato na tela da TV,tipo nba.
E principalmente pq não ficar animado?parece que faz o que não gosta.Acho que deveria falar com o mestre Wlamir e aprender um pouco.
Como sou amigo do Rodrigo prefiro não me identificar
O Rodrigo
Pq

marcelo disse...

pra mim a revelação desse campeonato é o betinho muito bom jogador