domingo, 17 de maio de 2009

ENFIM, O DOMÍNIO




"Calar os críticos" é quase sempre uma expressão bem exagerada. A vitória inapelável do Los Angeles Lakers no jogo 7 contra o Houston Rockets, neste domingo, não apaga as dificuldades que o time teve ao longo da série diante de um adversário muito desfalcado. Por outro lado, é impossível não ficar impressionado com a atuação dos comandados de Phil Jackson na partida decisiva. E não foi com o individualismo
de Kobe Bryant que os líderes do Oeste chegaram à final
da conferência. Foi com equilíbrio e, acima de tudo, defesa.

Principalmente a defesa interior, que desta vez não deu chances a Luis Scola, limitado a 11 pontos. Se Yao Ming está em trajes
de passeio, parece óbvia a urgência dos Lakers em dominar o garrafão. Foi o que aconteceu no domingo, com 21 pontos e
18 rebotes do espanhol Pau Gasol. O domínio se traduz nas diferenças abissais de 55-33 nos rebotes e 10-3 nos tocos.

Com a derrota por 89-70, os guerreiros de Houston deixam o mata-mata de cabeça erguida - muito mérito para o técnico Rick Adelman. A equipe de Los Angeles, por sua vez, encara a partir de terça-feira uma carne de pescoço: o embaladíssimo Denver Nuggets. Quem será que conquista o Oeste? A caixinha é sua.

19 comentários:

Bruno disse...

Rodrigo, a vitória foi ótima, conquistada mais com defesa do que com ataque, mas a pergunta continua:por que a série chegou a 7 jogos?Por que a defesa não joga sempre assim?Por que Gasol e Bynum não jogam sempre como hoje?

Quanto ao duelo contra o Denver, os matchups são muito mais favoráveis ao Lakers do que Denver e Utah:como sempre, a posição de pg vai dar trabalho ao Lakers e Billups vai dominar o confronto. Porém Brown e Fisher não serão facilmente batidos por Chauncey, que não é tão rápido como Brooks ou tão forte como Deron Williams.Carter e Farmar também será equilibrado.
Na posição de SG Kobe não tem adversários, e deverá ter, em tese, a série mais fácil até agora. Jones e Smith não dão conta de Bryant e, para quem jogou contra Kirilenko,Artest,Battier e até Brewer, o que o Denver tem a oferecer é pouco. Se Smith sair do banco, o Denver terá boa vantagem pois Vujacic está mal. Se Sasha acertar a mão a chance do Denver vencer o confronto diminui muito.
Na posição 3 é óbvio que Melo é o melhor jogador e vai fazer os seus pontos. Ocorre que Ariza e, acreditem, Walton, costumam jogar bem contra ele e podem diminuir a sua eficiência.
Nos pivos o Denver continua sem ninguém para marcar Odom.
Nene vai ser fundamental:ele tem que ficar em quadra o máximo possível pois é o melhor passador dos pivos do Denver, o mais alto e atlético e o único com jogo de post.De qualquer forma o confronto dos big men deve dar Lakers e a série eu aposto num 4 X 2 ou 4 X 1 Lakers,obviamente se o time jogar firme TODOS os jogos.
Para o Denver vencer vai precisar acertar muito a bola de 3 pts, jogar uma defesa muito agressiva e conseguir pontos de contra ataque, e que seus pivos não tenham problemas com faltas e equilibrem os rebotes. Ou seja, muito difícil.
Tomara que o Lakers vença e que Nene jogue muito.

Russio disse...

Essa é fácil (de opinar) e difícil (de levar): Denver 4 a 2. Acho que os Lakers chegam desgastados diante de um adversário embalado e que não tem absolutamente nada a perder. Billups deve dominar a armação de jogadas, Nenê provavelmente fará uma guerra latina com Gasol e Bynum terá pela frente um Kenyon Martin preparado especialmente para ele. Quanto a Kobe, é fazer como o mestre Ary Vidal ensinou, quando falou sobre OScar: ele vai fazer 40 pontos por jogo. Temos que estar preparados pra isso.

Dead boy disse...

Lakers em 6 jogos.

Kobe vai pontuar muito (vaidade por enfrentar Carmelo).

Quero muito observar Billups.

Maickel disse...

Digo que lakers em 6 por torcer pro lakers não vai ser fácil não temos de admitir que o denver com billups é forte candidato ao titulo da nba, mas tem um DETALHE. quem e´que vai marcar o kobe no denver? NGM!!!!!!!!! e uma coisa é fato qdo um time descansa, e volta a jogar as coisas podem complicar por perder o ritmo.. olha o lakers qdo ganhou do jazz, perdeu a 1° pro rockets em casa

Rodrigo disse...

Tenho a impressão que contra o Nuggets o Kobe vai jogar muito, nao tem ninguem no Denver do nivel de Artest e Battier pra complicar a vida dele. Lembro que ano passado o Kobe passeou pra cima do Nuggets, apesar de que com a vinda do Billups eles sejam outro time. Lakers em 6 (se tudo ocorrer dentro da normalidade, sem apagões do time amarelo)

Jônathas Waldhelm disse...

ah, vai dar Denver

Anônimo disse...

O Lakers se entrar com desanimo total que teve em alguns jogos, terá a vida MUITO mais dificil com o Denver.


O Lakers tem algumas vantagens no confronto, entre elas que o Denver não tem uma defesa pro Kobe no nível do Houston.

Mas, aí entra no que falaram da vaidade do jogador e no duelo de cestinhas com o Melo.

Quem quiser aparecer menos pra torcida e jogar mais coletivamente, provavelmente será quem vai se dar melhor, entre os dois claro.

Mas com egos enormes, é complicado prever algo diferente de trocas de pontos entre os dois.

PauloRJ disse...

Rodrigo, depende de qual Lakers entrar em quadra.

Como tem o mando de quadra acredito que dê Lakers.

Se as 2 derrotas para o Houston sem Yao servirem para acordar e mostrar que tem que entrar em TODOS OS JOGOS como se fossem decisivos, sem dúvida vai dar Lakers.

Agora, se o Lakers das 2 derrotas em Houston entrar em quadra o Denver tem uma grande chance.

O meu palpite é Lakers em 6.

Marcos disse...

Eu espero que o Denver ganhe, seria muito legal ver 2 brasileiros na final. Espero Billups, Carmelo e JR Smith façam a diferença. Têm muito talento ofensivamente, e acho que é isso que se precisa para ganhar do Lakers. Espero que o Nenê também vá bem.

Anônimo disse...

"Se Sasha acertar a mão a chance do Denver vencer o confronto diminui muito."

É cada coisa que leio.....O dia que o Vujacic for decisivo em uma série de playoff a NBA chegou no fundo do poço.

Lucas Belchior disse...

Acredito que o Lakers vá vencer o Denver em 5 ou 6 jogos.

Não vejo o Denver conseguindo marcar o Kobe, pois no Denver não se tem um marcador do nível do Artet ou do kirilenko.

Acho também o Lakers com um elenco de apoio forte, pois tem jogadores como Odom e Vujacic (se esquentar a mão) que podem complicar a vida do Nuggets. Vale a pena ver como o Billups vai render nessa finas de conferência.

Penso também se não é mais viável deixar Bryant marcando o billups e o Fisher no Jones, pois acho que se o Kobe efetuar uma boa marcação no Billups o Nuggest não vai render.

Bom, Go Lakers Go

Bruno disse...

Ao simpático anônimo:

Sasha Vujacic é um jogador coadjuvante, óbvio. Não vai ganhar nenhum confronto, nem individual, muito menos a série. O que quis dizer foi que se ele acertar a mão, e se tornar o jogador efetivo que foi , por exemplo, na temporada passada, a chance do Denver vencer diminui muito, pois com exceção de Trevor Ariza, nenhum jogador do Lakers vem acertando consistentemente a bola de 3 pts, e esse é o papel do Sasha.
Agora se voce prefere pegar uma frase num comentário longo e interpretá-la da forma como fez, então eu que digo "É cada coisa que leio".
Por que não faz algum comentário que some alguma à discussão ao invés de ser um otário, ainda por cima sem nome?

Dead boy disse...

Billups vai cair de rendimento.

Cassiano disse...

Dead boy e suas previsões... hahaha, será que vai errar novamente e ficar séculos discutindo?

Dead boy disse...

Primeiro me espere errar, depois a gente vê isso, hehehe.

Rafael B. disse...

Concordo que Billups talvez caia em rendimento, se o Kobe ou o Farmar/Brown marcarem ele, porque se for o Fisher o Billups deita e rola. Acredito em um 4x1 Lakers, Lakers ganha as duas primeiras em casa, rouba uma lá em Denver e fecha em casa. É claro que isso só acontece se o Lakers entrar ligado na série...

Anônimo disse...

O lakers só vai calar os criticos se for campeão

Dead boy disse...

Só vai calar os críticos se for campeão com varrida na final. O povo pega pesado com os caras da Califórnia.

Unknown disse...

Acho que o mando de quadra vai pesar. lakers em 7. Concordo com o os dois que disseram que a maioria dos matchups estão do lado do LAL. Tb concordo que a tarefa será bem mais dura se o LAL não conter os apagões.