domingo, 10 de maio de 2009

CADÊ O APITO?




Que o Denver está jogando o melhor basquete do Oeste, eu não discuto. Ao contrário, acho ótimo que, após os fracassos dos últimos anos, o time tenha se tornado a sensação destes playoffs. Mas o que aconteceu na noite de sábado foi ridículo. Os Nuggets só conseguiram a vitória na casa do Dallas e os
3-0 na série por causa de um erro grosseiro da arbitragem.

A 6 segundos do fim, os Mavs venciam por dois pontos e tinham mais uma falta para cometer antes do limite que manda o rival para os lances livres. Carmelo Anthony recebeu a bola e, quando preparou seu movimento, Antoine Wright fez o que qualquer defensor faria: uma falta. Como os juízes não marcaram, Wright insistiu no lance e cometeu outra falta, desta vez mais ostensiva. Nada de apito. Carmelo, então, subiu para o chute de três e virou o jogo para o Denver no último segundo. Ainda não viu o lance?



Duas horas após a partida, a NBA soltou uma nota reconhecendo que houve um erro e a falta em Melo deveria ter sido marcada.

Agora, o Dallas tem todo o direito de chorar suas pitangas. A série poderia estar 2-1 para o Denver, com mais um jogo no Texas para os Mavs tentarem o empate. Com o erro, está 3-0,
ou seja, está mais do que definida. O triste é saber que não é
a primeira, nem a segunda, nem a décima vez que os homens
do apito cometem um erro bizarro no basquete americano.

E o soprador que estava perto da jogada era Mark Wunderlich,
o mesmo que, no último playoff, deixou de marcar outra falta grosseira, de Derek Fisher em cima de Brent Barry, ajudando
a decidir o jogo 4 da final do Oeste. Diante disso, ficamos com
a frase do técnico Rick Carlisle, que deu a ordem no pedido de tempo para o Dallas cometer a tal falta a que tinha direito:

"A arbitragem tem que ser uma ciência, não uma arte".

É isso. Pena que a NBA esteja cheia de cientistas malucos.

23 comentários:

Sergio disse...

E o LeBron ?

kkkkkk

Unknown disse...

o que vc não postou é que a arbitragem ROUBOU o jogo inteiro pro Dallas, aquilo foi ridiculo, Deixaram o time intairo do Denver com 5 faltas, mas o Birdman que saiu bem cedo, bola presa era falta po Dallas, Rebote Ofensivo do Denver, falta pro Dallas, o Dirk peidava, falta pro Dallas, o Ronaldo fazia um gol, falta pro Dallas. Na NBA a arbitragem é caseira, mas nesse jogo foi o fim, roubaram tanto q no ultimo lance nem deram falta, achando que o Melo ia errar. Se FU*** LEGAL!

Marão Caetano disse...

Eu não vi o jogo, mas qdo fiquei sabendo do lance eu fiquei matutando aqui, pensando se tinha sido uma tentativa de roubo pros Mavs ou não... Parece que não fui só eu.

Vinsanity disse...

Eu discordo da sua opinião Rodrigo.
Eu assisti o jogo e a arbitragem foi bem tendenciosa para o lado texano.
Concordo com o Fernando Luiz, todo contato em que o time de Denver levava vantagem, era sempre considerado falta e o contrário era lance legal de jogo.
A arbitragem deixou de marcar várias faltas escandalosas a favor do Denver, por que marcaria aquela em cima do Carmelo?

Anônimo disse...

Mas na boa, foi ingenuidade do jogador que marcava o melo, foi erguendo os braços sem o juiz nem relar no apito, ficava em cima dele pow, continuava tentando fazer a falta.

Messo disse...

o antoine Wright foi ingenuo na marcação do melo....

e o arbitro errou na partida inteira para ambos os times, principalmente para o Dallas...

o q ocorre eh q a arbitragem no basquete da nba vem caindo de rendimento a alguns anos...

Anônimo disse...

Não vi o jogo, portanto não posso falar sobre a arbitragem.

Mas, vamo lá pessoal, dizer que foi ingenuidade do Wright é loucura. Falta é falta. Ou vocês queriam que ele abraçasse ou desse um tapa no Carmelo pra tomar uma flagrante?

mayrink12 disse...

Rodrigo, eu vi o jogo inteiro, e a arbitragem estava querendo dar o jogo pra Dallas o jogo inteiro.
Denver jogou contra a arbitragem o jogo inteiro.
Os juízes chegavam a ser ridiculos.

Lances como o do andersen numa bola que carter roubou e foi pro ataque fazer bandeja sozinho eles deram 2hrs depois.
O nene que foi contestar um arremesso, e continuou normalmente, depois do nada eles vão e marcam 5hrs depois

então no final eles torciam era para o melo errar o arremesso, a sorte do denver e azar do dallas e arbitragem, foi que ele acertou.

Daniel disse...

LAMENTAVEL

agra

Anônimo disse...

O que o Jones falou faz sentido, os arbitros acharam que ele iria errar, e pra favorecer o Dallas não deram a falta.
Mas a questão aqui, e aí compreendo a crítica do Rodrigo, é que querendo ou não favorecer, eles erraram, e se não deram a falta achando que iriam favorecer o Dallas erraram propositalmente, o que é pior.

Heverton Elias

rubensborges (rbfn04) disse...

Deram a lei da vantagem pro Melo. O Stu Jackson deveria demitir todos os árbitros depois da temporada, e pedirdemisão logo depois. Tá feia a coisa nesses Playoffs

Marcos disse...

A falta foi evidente, a arbitragem errou feio mais uma vez.

Fabio_Fortal disse...

Também achei que foi falta... mas vendo uma série de Playoffs tao física, confesso que achei a falta um tanto quanto "leve demais". A primeira impressao que tive foi que o jogador deu um toquezinho de leve e depois levanta os bracos com aquele ar de "nao fiz nada". Tipo, até eu mero amador sei que em uma situacao dessas o jogador deve dar um tapa mesmo, aquela martelada que nao deixa dúvidas e impede o cara de continuar com a bola, mas nao foi o que eu vi. Mas esse nao seria o tipo de lance que em uma situacao normal o jogador do Dallas reclamaria que nao foi nada. Enfim, lance polemico, mas isso é Playoffs, né?
Abraco!

Joao Marcelo disse...

Como disse o companheiro ali em cima, ainda mais na NBA, FALTA É FALTA.
NBA que as vezes chega a ser chato por causa de tantas faltas bestas e essa que foi mto na cara, não é contada como falta.
Ridiculo!

Como diz o slogan:
"NBA. Where Amazing Happens."

Alfredo Lauria disse...

Houve a falta, sem dúvida.

Mas acho que o Wright teve uma grande parcela de culpa.

No meu entender, o Melo forçou no primeiro momento uma falta, a fim de não desperdiçar segundos preciosos. O juiz não caiu na dele e o Wright, que tb não queria marcar uma falta tão cedo e sem ataque à cesta, levantou os braços para dizer que não fizera nada.

Isso talvez tenha confundido o juiz quanto a intenção ou não do Wright fazer uma intencional.

Agora, falta ou não no segundo lance, como é que o Wright desiste do lance daquele jeito? Num lance daquele, você só desgruda depois de ouvir o apito.

Alfredo Lauria disse...

Por fim, colo duas afirmações do Marc Stein sobre o choro-rô do Dallas (rs):

1)There's no guarantee that the Nuggets wouldn't have won this Game 3 anyway

2) You'd be hearing a lot more about how peeved Denver was with the officiating if not for those two.

The Nuggets privately fumed about the foul trouble that plagued all their big men, as well as the fact that Dallas was called for just three team fouls in the fourth quarter. However …

If the refs are involved, with Cuban and his Mavs in the middle of the mayhem, you know where the spotlight is going.

Anônimo disse...

O Dirk encenou o jogo inteiro e o Nuggets foi muito mais prejudicado do que o Mavs...Sorte foi a do Carmelo de acertar essa de 3.

Trocar os juízes ia ser bom para a proxima temporada.

Anônimo disse...

O que eu posso dizer pro Antoine, qd vc quiser fazer uma falta pra parar o relógio, bata direito, neh pra dar umas porrada d leve e deixar o cara chutar n, bate q nem Rondo bateu no Miller no Primeiro Round. Sabe nem bater ....

Alexandre Estefan disse...

Não achei nada demais a não marcação, já vi erros piores da arbitragem. Méritos do Carmelo que mesmo recebendo falta, estando pressionado(não pelo marcador) mandar essa bola.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Achei muito bem feito. É extremamente antidesportivo aquele tipo de falta (a la Spurs) para evitar que o adversário faça 3 pontos. O Mavs não pode ficar chorando por causa de uma artimanha como esta.

Alfredo Lauria disse...

Os jogadores do Celtics também afirmaram que o Wright tem grande parcela de culpa:

Among the Celtics' players, the lingering impression was that Wright was as much at fault as anyone because he did not commit the foul in the proper manner -- especially when he had the perfect opportunity at the moment when Anthony bobbled the ball before regaining control and sinking the game-winning shot.

http://sports.espn.go.com/nba/playoffs/2009/news/story?id=4156063

Luiz Hoffs disse...

Assim como outros companheiros acima, eu vi o jogo inteiro e posso afirmar que houve favorecimento durante todo o jogo para o Mavs. Aliás, assistindo esta série, a impressão que se confirma, é a de que os árbitros da NBA são mesmo caseiros.
Quando estão em Denver, deixam as jogadas fluirem mais, favorecendo o jogo "pesado" do Nuggets. Quando em Dallas, apitaram tudo e mais um pouco, deixando os pivôs de Denver "pendurados" bem cedo na partida.
Enfim, é só minha opnião, de forma que acho equivocado focar apenas no lance derradeiro de um jogo repleto de marcações controversas...
abaços!