sábado, 26 de setembro de 2009

PASSAPORTE CARIMBADO




Diante de sua adversária mais complicada até agora na Copa América, a seleção brasileira cumpriu sua melhor atuação em Cuiabá. Na noite deste sábado, a equipe dominou as cubanas, principalmente no segundo tempo, quando se impôs no ataque e na defesa. Aos 36 anos, Helen mostrou o quanto ainda pode ser útil: anotou 24 pontos e meteu seis chutes
de três em oito tentativas.
Com isso, o Brasil passa para a final de domingo, às 21h30,
e de quebra cumpre o seu objetivo maior no torneio continental: garantir a vaga no Mundial da República Tcheca, em 2010.

É claro que vai ter gente lembrando – com razão – que, na hora da verdade, quem botou a bola embaixo do braço e decidiu foi o grupo de veteranas. Além de Helen, atuaram bem Adrianinha
(12 pontos e cinco assistências), Alessandra (oito pontos e oito rebotes) e Mamá (8+4). É claro que, num jogo contra as cubanas (mesmo capengas, sem Plutin e Boulet), a experiência pesa. Mas a caminhada de altos e baixos ao longo do torneio mostra que é preciso fazer um planejamento muito criterioso a partir de segunda-feira: das nossas veteranas, quais estarão no Mundial?

Mais cedo ou mais tarde (certamente mais cedo), será preciso dar responsabilidade às meninas novas. É com elas que o Brasil vai caminhar daqui em diante. Na República Tcheca, contra EUA, Austrália e as europeias, o nível será outro. Tudo precisa estar muito bem planejado, não concordam?

Mas antes disso, claro, temos uma decisão pela frente. Que venha Argentina ou Canadá no domingo, e que o Brasil repita a ótima atuação contra as cubanas. Parabéns às meninas
e à comissão técnica pela classificação, vamos em frente.

15 comentários:

Osama_Lakers disse...

Oi Rodrigo! Pois é, me surpreendi com o jogo de hoje - muito mais consistente que o de ontem. Helen foi incrível e o resultado nã deixa margem a dúvidas: domínio total em quadra. Mas a continuação é realmente preocupante, pois as novatas precisam começar a jogar, ter a responsabilidade, etc e tal. Continuamos na torcida!
1 abraço,

Anônimo disse...

E que venha o mundial!!!!!

Anônimo disse...

Foi ótimo ver a felicidade e o sorriso das nossas estrelas do basquete após a conquista da vaga. Parabéns meninas! Bassul, torço por vc tb.

Unknown disse...

Parabéns meninas pela vaga

TROPA DE ELITE... disse...

Claro que com a vaga garantida tudo vira festa...
Foi o melhor jogo da seleção, fizemos contra ataques excelentes, marcamos boa parte da partida, de forma eficiente, proporcionando varios erros das adversarias .
Gosto da Elen e acho que ela pode estar no mundial...e torcer para ela estar com a mesma precisão da partida de ontem, pois varios alguns de seus arremessos, foram totalmente irresponsaveis, numa chegada de contra ataque e sem rebote...a quem diga que isso é personalidade
Alessandra motivada tbm é importante para estar em quadra nas dosagens necessarias
E a continuidade desse grupo...Kelly, Palmira e até Natalinha, será que poderiamos ter a tão clamada e reclamada renovação...sangue novo...quem sabe: Clarissa, Izabela e Mariana Camrgo?
Mas isso tudo vai ser decidido mais pra frente...até pq, nem o tercnico sabemos ainda quem será...Hortencia renova com Bassul?
De qualquer forma, vou torcer sempre para que o melhor aconteça para o basquete brasileiro e principalmente o feminino.

Leonardo Rodrigues disse...

Acho que o mais marcante no jogo de ontem, além da alegria das veterenas (o sorriso no rosto de Helen e Alessandra), foi a resposta da torcida, muito legal ver as meninas sendo reconhecidas, muito legal ver Adrianinha, Helen e Alessandra sendo aplaudidas cada vez que entravam em quadra. Sou fã incondicional dessa seleção, tão vitoriosa e tão pouco reconhecida.

Após ouvir a fala da Hortência, não tenho dúvidas que ela está certa, a seleção precisa vencer para trazer mídia e investimentos para o basquete feminino, exatamente por seguir essa linha de raciocínio, não acredito que o Bassul seja mantido, pq para conquistar resultados em nível mundial é importante a presença da Iziane.

Enfim, mesmo que escasso, ainda existe talento, está ou estava faltando trabalho sério e organização.

Parabéns meninas!

Anônimo disse...

Tirar o Bassul só por causa da Iziane? Jamais. Ela não faz falta. Depois de tudo que ela fez, pode ficar de fora. O time é muito mais unido sem ela!

thiago disse...

concordo, Iziane já demonstrou muitas vezes o seu caráter falho e egoísta. O desprezo à seleção em função do seu próprio ego,já deixam claro que ela não é uma atleta digna de vestir a camisa da seleção. não importa se ela é a atleta brasileira mais conceituada do momento, o basquete é um jogo coletivo e autruísta, o individualismo é uma característica morta há muito tempo nesse esporte, isto é, se vc não for o Michael Jordan.

thiago disse...

concordo, Iziane já demonstrou muitas vezes o seu caráter falho e egoísta. O desprezo à seleção em função do seu próprio ego,já deixam claro que ela não é uma atleta digna de vestir a camisa da seleção. não importa se ela é a atleta brasileira mais conceituada do momento, o basquete é um jogo coletivo e autruísta, o individualismo é uma característica morta há muito tempo nesse esporte, isto é, se vc não for o Michael Jordan.

Alan de Faria disse...

a seleção precisa ter a Erica, agora. Esta, sim, fará uma grande diferença na seleção. O BR tem um bom elenco... Mas, para bater europeias, EUA e Austrália (sim, elas podem!), é preciso treino, treino e mais treino!

Anônimo disse...

Tbm concordo que a seleção sem Iziane está muito mais unida e que ela nunca DEMONSTROU SE DOAR PELO GRUPO. Mas para estarmos entre os 4 do mundo novamente será necessário a presença dela... e a fala da Hortência não nega que pra ela uma boa jogadora vale muito mais do que um bom técnico. O tempo todo ela fala: "sinto falta de uma jogadora que ponha abola debaixo do braço e decida". Essa já é a resposta de que o Bassul se despede agora... uma pena!

Anônimo disse...

Concordo anônimo de cima!

Isso mostra que ela ainda encara o basquete de atualmente como o basquete da época que ela e Paula jogavam, um basquete totalmente INDIVIDUALISTA. Pra ela valerá a Iziane arremessando e decidindo do que um jogo coletivo... aliás, essa senhora entende de aspectos táticos do basquete? Tenho minhas dúvidas...

Anônimo disse...

Não tem nenhum técnico no momento para substituir o Bassul, tem suas falhas, mas o trabalho está sendo feito aos poucos e vai dar resultado. Agora, tirar ele pra colocar outro e começar tudo do zero de novo, só pra trazer a Iziane fominha? estrela que se acha? Hortência, não faça isso.

Leonardo Rodrigues disse...

Qual a diferença do jogo da Iziane para o jogo da Palmira que foi convocada? O que adianta uma jogadora arremessar menos e acertar 1/6 nos 3 pontos e menos de 50% nas bolas de 2 como a Fernanda? Quem possui maior experiência internacional.

Pura utopia, pura bobagem, puro egoísmo e egocentrismo também do Bassul. Embora errada no episódio, a Iziane foi muito corajosa e correta ao não querer mais jogar com ele como comandante, pois confia no jogo dela e agora não se entendem como pessoas.

Queiramos ou não, agente goste ou não, a seleção precisa mais da Iziane q vice-versa. Ela não precisa se submeter a fazer o que não quer.

E mais, pra contestar sua presença na seleção, tem q jogar mais que ela e poucas jogam.

David disse...

A seleção feminna me surpreendeu. Está em melhor estágio do que a masculina. muito diferente da olimpíada. Agora o Bassul parece er implantado seu esquema de jogo. Não há vestígios da passagem do Barbosa no time.
As veteranas jogaram muito, mas o Brasil precisa descobrir armadoras mais jovens. Também não acho interessante jogar com 2 armadoras.A Micaela precisa de mais tempo de quadra. é uma ótima jogadora. Com a Érica no time, Máma e Alessandra disputarão posição. Em alto nível não dá pra ter as duas em quadra. As duas compensam a falta de técnica com raça, mas contra os grandes não dá. A Fernanda Beling também foi muito bem, baita jogadora.
Mas a melhor notícia da Copa América é a Francieli. Muito talento. Seria ótimo se fosse treinada para jogar de três. Tem jogo habilidade para isso. É muito rápida. Precisa aprender a arremessar de longo. Tem tudo para ser uma boa jogadora da posição 4, mas de 3 será uma das grandes. Esse time, com a Érica repete no mínimo o quarto lugar de 2006. Se a Iziane voltar, enquadrada no espírito da equipe, dá até para pensar em pódio.