sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A ATUAÇÃO QUE MAIS ME MARCOU




Após abrir 2-0 na final de 1997 da NBA, o Chicago Bulls parecia caminhar a passos largos para o quinto título, quando o Utah Jazz promoveu uma reviravolta na série. A equipe ganhou duas vezes seguidas em casa, com direito a atuações memoráveis de John Stockton. No jogo 5, também em Salt Lake City, a torcida fanática transformou o Delta Center em um caldeirão, confiante na virada. Como se não bastasse o baque das duas derrotas, os Bulls tinham um Michael Jordan com gripe, febre, dor de cabeça, rosto inchado e sem dormir, sofrendo os efeitos de um vírus estomacal que o fez vomitar o dia inteiro. Sua atuação naquela partida, nitidamente debilitado, foi além dos limites humanos. Dos jogos que eu vi ao vivo pela TV ao longo
de toda a sua carreira, talvez tenha sido o que mais me marcou.

Para escrever este texto, peguei o DVD na noite de ontem e revi a partida inteira. Deve ser a quarta ou quinta vez que vejo, e a cada reprise fico mais impressionado. É claro que, em termos de números, não dá para comparar com aqueles 63 pontos contra o Boston, ou 69 contra o Cleveland. Mas estes eu só vi depois, em VT. Aquela exibição contra o Jazz eu acompanhei ao vivo, no sofá, incrédulo enquanto aquele homem doente fazia chover na TV.



A ideia de Phil Jackson era poupar Jordan ao máximo naquela noite, mas o resto do time não parecia disposto a ajudar. Nos primeiros quatro minutos, só ele pontuou, e o Utah abriu 9-4. Logo depois, a diferença pulou para 23-9, e chegou a 16 no segundo quarto. Michael percebeu que era preciso jogar sério. Anotou 17 pontos só no segundo período e equilibrou as ações.

Após descansar boa parte da terceira parcial, fazendo apenas dois pontos, Jordan viu o adversário abrir cinco na virada para os últimos 12 minutos. É aí que a coisa começa a ficar realmente impressionante. No início do último quarto, o craque se agiganta:

- Corte para a direita na lateral, cesta com marcação dupla.

- Deslocamento rápido e fadeaway certeiro da cabeça do garrafão.

- Rebote na disputa com Ostertag e assistência para o outro lado da quadra, onde Kukoc acerta de três.

- Arremesso de três dele próprio.

Estes quatro lances aconteceram em só três minutos e fizeram a vantagem do Utah cair de oito pontos para um empate em 77-77.

Nos últimos dois minutos, quando obviamente estava ainda mais castigado pela condição física precária, Jordan foi decisivo.

- Após uma finta em Bryon Russell, soltou mais um fadeaway mortal e cortou a vantagem do Utah Jazz para apenas um ponto.

- Com 45 segundos no relógio, um lance livre convertido empatou o placar em 85-85. O segundo ele errou, mas ficou com o rebote. Na sequência da jogada, marcado por Hornacek, Jordan atirou a bomba de três pontos a 25 segundos do fim. Era o golpe final.

Ostertag ainda enterrou para diminuir a diferença para um ponto, com 15 segundos, mas o Utah inexplicavelmente não fez falta e, de mão em mão, a bola chegou até Luc Longley, que ampliou para 90-87. Faltavam seis segundos para terminar e, no pedido de tempo de Jerry Sloan, nasceu a cena famosa: Jordan caminhou para o banco, destruído, nos braços de Pippen, carregando com ele uma incrível linha estatística de 38 pontos, sete rebotes, cinco assistências, três roubadas e um toco.

Diante da televisão, em 1997, eu mal acreditava no que via. Ontem à noite, 12 anos depois, continuava difícil acreditar.

E você, tem seu jogo preferido de Jordan? Diga aí na caixinha.

16 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente eu não tive a oportunidade de ver nenhum jogo dele ao vivo, esse do famoso FLU, é um dos meus preferidos, eu já tive que jogar doente e é muito dificil, e ele conseguiu ser dominante como o de costume com estatisticas que seriam muito boas para qualquer jogador em seu estado normal. O primeiro jogo das finais de 92 contra os Blazers de Drexler, foi incrivel não só pela atuação de Jordan mas o Bulls destruiu aquele jogo, e o marcador de Jordan com aquela cara de "desisto não tem o que fazer, quem sabe um outro dia eu consigo atrapalhar ele um pouquinho". Outros tantos jogos são inesqueciveis, o Bulls dos anos 90 era um time realmente incrivel, mesmo só tendo assistido os jogos pela internet, é incrivel assistir a intensidade que aquele time jogava e principalmente Jordan e Pippen.

Anônimo disse...

continuando>> outra coisa que é incrivel assistindo os jogos de Jordan é o famoso Trash Talk, e um deles que eu nunca vou esquecer é um no all star game que ele fala "Mutombo it's for you" e acerta um lance liver de olhos fechados...

Francisco Pereira disse...

Acompanhei a carreira de Jordan desde a temporada 92/93, do terceiro título, contra os Suns. Acompanhei aquelas finais, a aposentadoria, a volta, os outros três títulos, a volta com os Wizards, etc... Difícil escolher um jogo preferido, mas acho que escolho o jogo 6 das finais de 98. Pippen se machucou com 1 minuto de jogo e estava debilitadíssimo. MJ colocou o time nas costas, controlou o jogo todo, fez 45 pts, além do roubo de bola no Malone e do arremesso certeiro no final. Simplesmente fantástico. MJ é único e sempre será o melhor de todos os tempos.

eZ disse...

Bem, se é p escolher a que mais me marcou e não a melhor atuação em si, não lembro que ano q foi, mas foi a primeira partida no Madison depois da volta do baseball.

55 pontos, colocando o starks para dançar e eu puto, muito puto no sofá de casa.

Essa me marcou muito, pq quadruplicou o ódio que eu sentia pelo bulls, q era o time da moda, igual o lakers hj em dia. Torcida
arco-iris.
Acho q até minha vó via jogo do chicago e eu ganhei diversos 'presentes' como bonés e camisetas 'de basquete'.

Q ódio daquele jogo :)

Wilian disse...

Este jogo é fantástico... vale a pena investir no DVD da dinastia do Bulls... tem 6 jogos completos.

Destaco tbm o jogo 1 das finais deste ano... onde MJ selou a vitória no último segundo.

Acompanho a carreira dele desde as olimpíadas de Barcelona, que foi ali que nasceu o meu amor pelo basquete. Vendo o Dream Team jogar. Tenho MJ como o meu jogador favorito e o maior atleta do século XX.

Recomendo tbm a leitura deste livro: Michael Jordan - A história de um campeão e o mundo que ele criou. Acho que já li este livro umas 5 vezes. O trecho do livro que fala sobre a olimpíada de 92 é épico.

No mais... vou passar o dia apertando F5 no Rebote para ler mais histórias, mesmo conhecendo algumas.

Ricardo disse...

Rodrigo,

Acompanhei boa parte da carreira dele e infelizmente, como torcedor do Knicks q sou posso afirmar q todas as partidas do Jordan, contra o Knicks, no Garden, são impressionantes...Pat Riley q o diga!!!
Bons tempos em q eu tinha o prazer de ver Knicks x Bulls e morrer de raiva do Jordan a caba bola q ele acertava...coitado do John Starks!!!
Hj a raiva virou admiração!!
Dificilmente veremos um cara como ele novamente...

Valeu!

NETTO disse...

RODRIGO, FAZ UMA LISTA AI COM OS DVDS DE JOGOS Q VC TEM, VAI Q O PESSOAL AI RESOLVE PEDIR UMAS COPIAS, VC PODE GANHAR UM DINHEIRO COM ISSO, HEHEH. EU POR EXEMPLO, COMPRARIA ALGUNS. INCLUSIVE ESSE JOGO AI.

Anônimo disse...

O que masi me marcou foi aquele (também contra Utah Jazz) em que ele rouba a bola de Malone há poucos segundos do fim, e joga um balde de água fria na torcida do Jazz. Era a última posse de bola do Jazz, se não me engano, acho que o jogo estava empatado. Era o sexto jogo da final contra o Utah, era na casa do Jazz.
Com isso o Bulls praticamente tinha a última posse de bola. Não é preciso dizer que a bola foi para Jordan, que driblou seu marcador, fez a cesta. O Jazz ainda teve uma outra posse, mas não converteu. Era o último jogo de Jordan em plena forma, no ápice de sua carreira. Ele voltaria depois pelo Wizard. Mas pra min aquele foi realmente a despedida do melhor de todos os tempos. Porque marcou? Porque ele decidiu o jogo, decidiu o título. Eu posso dizer pros meus netos. "É, vovô não viu Pelé jogar não, mas eu vi Jordan jogar, vi seu último grande jogo, seu último título. Vi ele pulando pra comemorar, e levantando as mãos mostrando os seis títulos com os dedos. É, bons tempos aqueles, bons tempos"

Heverton Elias

Anônimo disse...

Sugestão para o próximo post. Qual o grande jogo ou jogada de Jordan que vc não viu ao vivo e hoje quando vê na TV ou no You Tube vc se pergunta "O que eu tava fazendo nesse dia que eu não vi isso?".

Heverton Elias

Anônimo disse...

Também assisti esse jogo. Madrugada, pela bandeirantes, do sofá da minha sala! Dá para acreditar? A tv aberta me proporcionou isso um dia! E foi maravilhoso! Noites em que minha mãe não dormia por causa dos meus gritos e pulos na sala! E olha que eu nem torcia para o Chicago (sou Lakers!), mas sempre amei o bom basket.

Nostalgia total!

Anderson Carmo

Bruno disse...

Acompanho a nba desde 87/88.
Como sou torcedor fanático do Lakers, e tenho Earvin "Magic" Johnson como meu maior idolo no basquete, sempre torci contra Jordan, e me arrependo disso até hoje, por que depois de muitos anos me rendi ao talento impressionante desse fenômeno do esporte.
Dentre incontáveis jogos sensacionais dele, me lembro de um, pouquíssimo importante, mas que me marcou:foi em 1997, inicio daquela temporada, e Lakers x Bulls no United Center:o time de garotos do Lakers (Eddie Jones,Nick Van Exel,Kobe,Shaq) vinha fazendo grande campanha, e abriu vinte e poucos pontos contra o Bulls, campeão.
E numa reação sensacional,Jordan,kukoc e Pippen mostraram ao então jovem time do Lakers quem era o time a ser batido e viraram o jogo.Foi um jogo memorável de temporada regular.

Jose Rodrigo disse...

Também sou da turma que viu o Jordan acabar com o time do coração. No meu caso, a dor é mais forte, pois a coluna e os comentários forma quase todos em cima de partidas com o Jazz...

Realmente, até hoje eu sinto a perda daqueles títulos. Sabe aquela sensação de que perdeu uma oportunidade única... Jogadores como Stockton e Malone serão difíceis de encontrar pelo Jazz, não só pela habilidade como também pelo amor ao time. Hoje temos BOO$$er!!!

OPS!!! escapei do tema sem querer... Realmente o Jordan era demais. O maior. Inigualável.

Agora, sem querer comparar, pois Jordan era um ET, outro jogador que também vi fazer coisas impossíveis foi o Reggie Miller. Acho que o pessoal de NY atrai esses jogadores...

RENY SIMÃO disse...

Lendo o 1o. comentário do Heverton Elias chego a conclusão que a idade avançada teve pra mim algumas vantagens:
Tive a felicidade de assistir Pelé, Vlamir, Amauri e Jordan jogarem!

Reny

Anônimo disse...

Pois é, eu também sou Lakers. só que eu comcei a conhecer basket no fim da era Jonhson e auge da era Jordan. Era triste ver os holofotes em outro time, daí, a ideía do jogo inesquecível que eu não vi rsss

Heverton Elias

Fiel disse...

Porra, eu sou outro nostalgico que tb assisti esse jogo, com a mesma surpresa, incredulo ... Eu como nao era torcedor do Bulls tb odiava o time, mas confesso que depois do primeiro tri eu passei da torcida contra para a total admiração !

Preciso baixar esses jogos classicos!!

Anônimo disse...

Você tem ou sabe quem tem o livero (A História de um Campeão e o Mundo que ele criou", se puder me ajudar lhe agradeço. e-mail: julio.piuci@outlook.com . Atenciosamente. Julio