sábado, 19 de setembro de 2009

OS GREGOS SEGURAM A FÚRIA?




Após dois jogos eletrizantes na sexta-feira (Grécia e Eslovênia garantiram suas vagas para o Mundial, batendo Turquia e Croácia), o Eurobasket entra no fim de semana com a disputa afunilando nas duas pontas. Na chave dos times perdedores, a França pega a Turquia às 7h, e a Rússia enfrenta a Croácia às 9h15, ambos os duelos valendo o carimbo no passaporte. Vou estar no SporTV para comentar essas duas partidas, mas elas provavelmente já terão terminado quando o amigo encontrar este texto no sabadão.

Então vamos nos concentrar na chave dos vencedores, que tem Sérvia x Eslovênia às 16h e, antes disso, um jogaço reeditando a decisão do último Mundial em 2006: Espanha x Grécia, às 13h30.

A Grécia arrancou uma vitória dramática sobre a Turquia, num duelo que carrega extrema rivalidade e peso histórico até longe das quadras. O império turco dominou os gregos entre os séculos 15 e 19, mas nas últimas décadas, com a bola laranja, o domínio é o inverso. E assim foi na sexta-feira, graças ao bom jogo coletivo, com destaque para Spanoulis, autor de 23 pontos.

A Espanha, que atropelou a França anteontem, volta à quadra no sábado para reencontrar a equipe que derrotou de forma impiedosa na final de 2006, no Japão. Naquela ocasião, a Fúria nem precisou de Pau Gasol, que estava machucado. Agora, o elenco está completo. Ainda assim, promete sair faísca.

Guardadas as proporções, a trajetória dos espanhóis no Europeu parece um pouco a da Argentina na Copa América. As duas começaram tropeçando e foram se acertando ao longo dos torneios. Outra semelhança: ambas sob o comando de um craque dentro do garrafão - Gasol de um lado, Luis Scola do outro.

Em Porto Rico, os hermanos abortaram a recuperação justamente na semifinal, perdendo para os donos da casa. E a Espanha, será que também vai frear nas semis? Será que a Grécia consegue sua vingança? Ou a esta altura ninguém mais segura a Fúria?

6 comentários:

Anônimo disse...

qual canal ds Sportv? Fantasma?

RAO* disse...

"mas elas provavelmente já terão terminado quando o amigo encontrar este texto no sabadão"

verdade, soh acordei agora xD queria ter visto o jogo da frança /=

mas espanha e grecia vai ser jogao, mas vai dar espanha ctz xP

cibele disse...

Acho que vão passar (pelo menos um desses dois jogos) em VT.

E acho que a Grécia não consegue vencer a Espanha.

cibele disse...

Se Roby Porto me permite, vou reproduzir o que ele disse no Twitter:

Rússia x Croácia às 19:30hs em teipe no SporTV2 com os comentários do Rodrigo Alves.

RAO* disse...

btw, bonito o uniforme grego ein :o

Alexandre Estefan disse...

O elenco espanhol é forte d+, os Gregos podem equilibrar e até vencer, mas vão ter que acertar tudo da linha de 3, dosar bastante o jogo e defender d+.