sexta-feira, 25 de setembro de 2009

QUANDO O PLACAR ENGANA




É possível jogar mal e ganhar por 59 pontos de diferença? Lógico que é. Nos 121-62 de sexta-feira, essas quase seis dezenas de vantagem no placar a favor do Brasil se explicam, claro, pela incrível fragilidade defensiva da República Dominicana. Para
se ter uma ideia, a equipe caribenha tem apenas três jogadoras com mais de 1,85m, sendo que uma delas é uma adolescente que acaba de completar 15 anos. Técnica e taticamente, é uma seleção sofrível, que só empobrece o torneio.

Diante disso, o ataque verde-amarelo cumpriu sua obrigação, emplacando 38 assistências e 121 pontos. Destaque para Franciele (23), Helen (20), Alessandra (14) e Adrianinha (10, oito passes). Quem viu o jogo, contudo, sabe que no outro extremo da quadra o cenário era lamentável. Nossa defesa foi preguiçosa, acomodada, sem pressão, sem vontade, e só acordou um pouquinho no último quarto. Diante de cinco quase-cones, levamos 62 pontos. Após tanto treino, é muito preocupante.

Sobre Franciele, vou tentar não ser muito repetitivo. Continuo achando o mesmo que escrevi há quase duas semanas: ela simplesmente não pode ser reserva neste time. Não pode. Na sexta, além dos 23 pontos, Fran pegou 10 rebotes, deu dois tocos, duas assistências, roubou uma bola e acertou 11 de seus 13 arremessos. Está jogando muito mais que qualquer outra pivô do elenco, inclusive Alessandra, que vem tendo atuações sólidas. Sabe-se lá o que ela ainda precisa fazer para ganhar a vaga.

10 comentários:

Unknown disse...

Algum link????
Vasculhando a internet e nada, encontrei alguns na sportv maso jogo ta na sportv 2, então nada ate agora

Unknown disse...

http://pt-br.justin.tv/eventosaovivo

link para o jogo

Unknown disse...

Levar 22 pontos deste time dominicano no primeiro quarto... não pode

Leonardo Rodrigues disse...

A minha leitura do jogo da seleção é que vai de encontro com a filosofia momentânea que a Hortência espera da seleção, a busca por um basquete espetáculo. O Brasil jogou hj unicamente com a intenção de atacar e fazer muitos pontos, que é o que o "público leigo e alvo" gosta.

De positivo ficou a oportunidade de treinar o contra-ataque, o fato de ver a Natalinha jogando bem, de ver a Adrianinha e Helen mantendo um ótimo aproveitamento nas bolas de 3 e constatar que a Fran é hoje a melhor jogadora da seleção.

De negativo, o fato da Silvinha ainda não ter conseguido soltar o seu jogo ofensivo, embora goste de sua postura defensiva e a constatação de que a Palmira não tem condições de jogar em nível intercional, sua única bola efetiva é o tiro de 3 pontos e mesmo assim com rendimento pífio.

Enfim, entre prós e contras as virtudes foram maiores que os defeitos.

Unknown disse...

Sigo dizendo "Basquetebol é um jogo de passes" . Se vc não sabe "passar" então, não sabe jogar. Hoje eu vi passe que passou a 1m de altura da companheira. Passe com excessiva força. Passe que era para uma e, foi parar nas mãos de outra etc. etc.
A finalização das nossas pivôs embaixo da cêsta é um exercício de incredulidade. Não acreditamos que passaram tanto tempo da vida treinando e jogando para produzirem essas cenas. Melhor nem treinar....
Tudo isso num momento em que o basquete mundial dá saltos qualitativos bastante significativos. A Argentina ja encostou no Brasil. O Chile ja encostou na Argentina. Cuba se renova . E nós? Descendo degráus...
Creio no que a Hortência tem falado mas,não vejo onde ela poderá "comprar" excelência a curto prazo. É isso...

Anônimo disse...

Essa menina de 15 anos deve ter ficado bem feliz...eu ficaria...

Anônimo disse...

Rodrigo

Nao consigo entender essa tua discordância. Se a Franciele é reserva pouco importa no basquete moderno de hoje. Interessa o quanto ela joga.
Quem sabe a Mamá que está entrando de titular faça bem ao grupo, ou tenha sei la oq outra qualidade que nao tecnica somente.
Deixa a Francile de reserva mesmo, para um pouco de implicar. Ser reserva ou titular hoje é uma diferença muito tênue, a nao ser no aspecto que diz respeito ao ego!!!
Que tal pensar sobre isso?
Abraço
Cataria

@lisangelo disse...

Diria que a Adrianinha hoje, eh a peca fundamental do time, e ao contrario do masculino, tem uma reserva capaz. Soh que alguem deveria dar uns toque pra Natalia pq as vezes ela fica muito afobada e precipita o passe.
Disposicao nos temos, porem pecamos nos fundamentos, com excecao da 'menina Fran' que possue um bom arremesso e assim converte grande parte dos seus lances.

Helton disse...

Como a Helen faz bem a essa equipe.

Anônimo disse...

Deu para ver bem o qto a Helen faz bem a equipe, ontem na final...