quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GERSON, 50 ANOS




A geração de Oscar e Marcel ficou conhecida pelo poder dos arremessos, mas não dá para esquecer que também havia gente embaixo da cesta. Um dos nomes mais importantes daquele garrafão era Gerson Victalino, ou só Gerson, se você preferir. O pivô completa hoje 50 anos de idade e ganha uma homenagem aqui no Rebote. O mineiro de 2,05m mora em São Paulo, onde mantém um salão de beleza com a sua mulher, Jandira. Mas ainda está nas quadras, atuando pelo time de veteranos do Pinheiros e pela seleção brasileira de masters. Um dos heróis do Pan-Americano de Indianápolis em 1987, Gerson fala sobre aquela geração, mostra otimismo com a equipe atual e diz enxergar traços de seu estilo de jogo no catarinense Tiago Splitter. Parabéns ao campeão, e vamos logo para o papo.

- REBOTE - Depois da sua geração, o Brasil passou por maus bocados, com a ausência nas Olimpíadas, e agora volta a viver alguns momentos de otimismo. Como você vê o estágio atual da seleção?
- GERSON - Nossa seleção está em um estágio muito propício, com ótimos atletas. Este é o momento para o nosso basquete voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Estou muito otimista com a produção desta equipe. Pelo que pude notar na Copa América, podemos esperar
uma equipe bastante competitiva para o próximo Mundial.

- E na sua posição, como estamos? Que tal os pivôs da seleção?
- Temos grandes pivôs hoje, estamos muito bem representados no garrafão. Gosto muito do Tiago Splitter. Acho que o estilo de jogo dele se parece muito com o meu. Vendo o Tiago jogar, lembro que eu tinha essas mesmas características. Gosto também do Anderson Varejão, é um jogador muito versátil.

- Na sua época, a seleção jogava muito em função de grandes arremessadores como Oscar e Marcel. Como era o tratamento para os pivôs naquela equipe?
- Nossa equipe era bem definida. Nós, pivôs, tínhamos uma função muito importante, pegando todos os rebotes, fazendo a marcação com muita agressividade e dando sustento para as jogadas ofensivas do Oscar e do Marcel.

- Olhando para trás, qual o sentimento em relação àquela época? E a melhor lembrança?
- Minha maior lembrança não poderia ser outra senão a conquista do Pan de Indianápolis em 1987. Hoje olho para o passado e me alegro de ter contribuído com a história do nosso basquete.

11 comentários:

raul disse...

rodrigo esta devendo um artigo sobre o stockton, vou cobrar todos os dias.

Anônimo disse...

O Splitter, se ficar com o arremesso do Gerson, se tornaria um dos 5 melhores pivôs do mundo.

Eliana disse...

Bela reportagem, lindas fotos.
Como o Gerson estábonitão, parabéns!

Unknown disse...

boa tarde!
ainda garoto vi o gérson jogar o pan. p mim o "grande" jogador brasileiro; ótimo arremesso e, principalmente, ótimo defensor (se não me engano o único da geração); tinha esperanças q 'pipoca' e josuel seguissem os passos do gérson, mas passaram longe. todos falavam no oscar, no marcel e no israel, mas o gérson era o sustentáculo da equipe, com rebotes, tocos e mt defesa.
parabéns pela matéria.
abraço,
jeferson.

Unknown disse...

rodrigo, boa tarde!
ao contrário do célio, não acho q o raul esteja sendo um chato. como o stockton foi o maior point guard da nba (verdadeiro), reforço a solicitação sobre o artigo.
abraço,
jeferson.

Bruno disse...

Que ótimo jogador foi o Gérson.
Excelente defensor, ótimo timing para tocos e rebotes.
Apesar de baixo, tinha braços com o comprimento de um jogador com 10 centímetros a mais.
Se tivesse um arsenal ofensivo maior, e um pouco mais de peso para aguentar o choque dos Sabonis da vida, teria sido um jogador de ainda mais destaque.
Se juntasse a habilidade atlética do Pipoka, com o jogo de post do Josuel, e o físico também (de 1992, claro) com a defesa do Gérson daria um pivozaço.
Enfim parabéns pelo aniversário deste jogador importantíssimo na história do basquete brasileiro.

w disse...

Que maravilha, parabéns pela reportagens.

marcelo marques disse...

parabens rodrigo pela materia e gerson pelo aniversario

Anônimo disse...

Alguem sabe dizer quanto esta ganhando um jogador de franca?
por exemplo caue, marcio

Fiel disse...

Sensacional !
Gerson é mito demais ! Um dos meus idolos de infancia, certamente !

Qdo morei em Bauru, vi alguns jogos dele pelo nosso Coringao, junto com o Rock Smith detonavam o pobre Luso, na epoca Bauru tinha um time sofrivel, apesar de muita raça dentro e fora de quadra !!

Mineirinha disse...

Esse homem dava show em quadra.Se naquela época hovesse a abertura de hoje na nba, ele certamente muito brilharia por lá.Sinto muitas saudades de vê-lo jogar.Parabéns pela matéria e felicidades Gerson,afinal dia 17/9 está aí de novo.