terça-feira, 15 de setembro de 2009

EUROPA AFUNILANDO




Hoje e amanhã são dias de vida ou morte no Eurobasket.
O torneio esquenta de vez com jogos que vão definir as oito seleções das quartas de final. Nesta terça, entram em quadra as equipes do grupo E, onde todo mundo ainda tem chance. França e Grécia, classificadas, jogam pelo primeiro lugar da chave, simples assim. Depois vem uma briga de foice. Para a Rússia (foto), terceira colocada com seis pontos, basta uma (provável) vitória sobre a Macedônia, que ainda sobrevive graças ao surpreendente triunfo sobre os alemães. A Croácia enfrenta a Alemanha na partida encardida do dia, ambas com cinco pontos na tabela e chances de avançar.

No grupo F, Turquia e Eslovênia já carimbaram o passaporte para as quartas e, assim como França e Grécia, duelam pela liderança da chave. A Espanha, que tem seis pontos e boas chances de classificação, garante a vaga se vencer a Polônia, dona da casa, com cinco pontos. A Sérvia, que tem seis, passa se bater a já eliminada Lituânia - aliás, que decepção, hein, os semifinalistas olímpicos não conseguem ganhar de ninguém. Para ficar mais claro, dê uma olhada no quadrinho abaixo com a classificação.



Só lembrando, quatro de cada grupo avançam para o mata-mata, e os seis melhores ao fim do torneio garantem o direito de disputar o Mundial da Turquia em 2010. Já tem suas apostas? Então fique de olho no site oficial, depois a gente comenta aqui.

17 comentários:

Tomás disse...

Até hoje não consigo entender pq a Fiba usa esse método de 2 pontos para vitoria e 1 para derrota.....seria bem mais simples contar as vitórias, assim como faz a NBA. As vezes nos deparamos com aberrações na tabela, como quando as Ilhas virgens que já estavam eliminadas na copa américa, e estavam com 4 pontos na 3ª posição, por terem 4 derrotas. Que patético!!!

Unknown disse...

Um daqueles convites para o mundial vai ser usado para a Lituânia, sem dúvida.

raul disse...

rodrigo, esta devendo um artigo sobre o stockton, vou cobrar todos os dias.

Unknown disse...

Tá passando em algum canal o Eurobasket?

Alexandre Estefan disse...

A Turquia que vem me surpreendendo, ainda tem o Okur para entrar nesse time, e jogando o Mundial em casa.. sei não.. vai ser díficil de bate-la.

Unknown disse...

O unico time invicto até a agora Turquia junto a Grécia para mim são os favoritos, sem desmerecer Espanha que pra mim corre por fora, os demais uma incognita.
Também acho que um dos convites vá para os Lituanos devido a sua história, um outro deve ir para a Grã Bretanha devido a proximidade dos jogos de Londres para o time não fazer tão feio em casa, ganhar mais experiência,sobram outros dois convites que não faço ideia. Outro dia ouvi um comentarista dizer que a Itália nao deveria ficar de fora, eu discordo pois o time so conseguiu a prata olimpica e nada mais, nem da Euro deste ano ta participando.

Tomás disse...

Lembrando que há um limite de convites. Um continente não pode receber mais que 3 convites. Obrigatoriamente pelo menos um não-europeu terá que ser convidado (acredito eu será a Rep. Dominicana, até pela falta de concorrentes). Na europa, os convites devem ficar com Lituania, quem sobrar de Alemanha e Croacia, e mais a Itália. E quem sabe, a Grã-Bretanha pelo motivo escrito no comentário acima, aí no lugar da Itália.

Luiz Fernando Paes disse...

pelo horário dos jogos, só tenho acompanhado via boxscore e lido algumas coisas ..

interessante notar a França liderando e invicta ..

com jogadores da NBA (mas kd o Pietrus do Orlando?) Parker, F. Pietrus, Batum, Diaw e Turiaf ..

com todo respeito ao trio mais alto aí, mas sou mais Nenê/Varejão/Splitter .. ou na pior das hipóteses, dá jogo ..

claro que o Parker desequilibra, mas num hipotético confronto com os franceses, colaria o Alex nele, e dá-lhe Leandrinho no ataque, mais bola no nosso garrafão, que é mais alto que o Francês ..

o Diaw até que é bom, mas Turiaf e Batum me parecem bem meia-bocas ..

por não assistir não sei o estilo Francês, nem a fórmula pra estar tão bem, mas fico mais confiante com o Brasil no Mundial ..

definitivamente, acho que completos e com o Moncho, podemos encarar os europeus de igual pra igual ..

Alexandre Estefan disse...

É, a Grã-Bretanha pode formar uma seleção forte com a dupla Deng e Gordon em quadra, não briga por medalha, mas fica bem mais interessante.
Em tese o campeonato nacional é levado em conta também na hora do convite e o Italiano tem história e talvez seja o mais forte dos times que vão ficar de fora.
Já na politica dentro da Fiba, a Sérvia é forte e se ficar de fora acredito que fica com um dos convites.
Também é díficil acreditar que a Alemanha fique de fora..
São várias opções para esses convites, alguém terá que ficar de fora.

cibele disse...

Eu sinceramente não entenderia um convite a Italia. Já morei lá e nunca vi uma viva alma que gostasse de basquete. E também dizem que o campeonato de lá é super desorganizado.

E outra, eles nem foram ao Europeu. Sou muito mais chamarem seleções que pelo menos foram ao Pré-Mundial. Eles nem isso fizeram. Ai os caras nem foram ao Europeu e são premiados.

Mas vai entender né...

Hudson disse...

oi
queria sugerir a voces me ajudarem achar ou fazerem uma “aula”sobre os jogadores altos que sao jogados para pivos
e pq e o seguinte era treinado por um professor e eu jogava de ala agora entro um treinador tem o seguinte pensamento o mais alto e com maior impulsao vai para pivo no caso do meu time eu, eu nunca joguei de pivo na minha vida,minha principal caracteristica e a infiltraçao eu jogando de pivo perco essa caracteristica alem do mais como pivo nao aprendo muitos passes e cesta de longa distancia onde sou bom entao queria que me ajudassem com esse artigo falando que os grandes nao sao pivos tem grandes que tem um controle de bola melhor do que quem e menor normalmente os mais altos sao mais rapidos onde e mais preciso nas alas, com exemplos de baixo jogadores que viraram pivos e grandes armadores ow alas pesso que me ajudem e tambem coloque mais algumas dicas sobre basquete para ele nao achar que vou estar entregando esse artigo so por causa que eu estou jogando de pivo
obrigado

Anônimo disse...

O problema de enfrentar a França é que se podemos colocar o Alex para marcar o Tony Parker eles podem colocar o Michael Pietrus para marcar o Leandrinho. Aí vamos precisar e muito do Huertas...

Rafael disse...

Cibele, o italiano é sim fanático por basquete; depois da F1 e do calcio, sem dúvida!
De esperar jogador na porta do ginásio e encher o saco na balada ou night (como dizem os cariocas); bem como fizeram com o Ronaldinho há poucos dias no Milan.
Vc tem Roma, Siena, Milano, Treviso, Bologna (que até então tinha 2 times e era conhecida como Basket City) que participam inclusive de Euroleague.

abs

Rafael

Anônimo disse...

Raul, vc é parente o John Stockton ?
Primo?
Amigo?
Irmão?
Namorado?
Caracas, deixa de ser chato cara!!!
Ele vai colocar a matéria um dia...
Mas não é assim que ele vai por não...
Aliás, se fosse comigo, nessa pressão, eu não colocaria...só pra deixar vc p. da vida...kkk

cibele disse...

Rafael, desculpe, mas vou discordar educadamente de você hahaha

Como eu disse, morei lá e não vi nada disso. Eles são muito mais fãs de vôlei e, como você disse, F1 e futebol. Não vamos esquecer de motovelocidade e esportes como o ciclismo. Eles dão super cobertura pra esses. Embora futebol detone todos esses outros juntos. Agora basquete nunca senti isso que você tá falando. Alias, mais fácil eu ver uma nota falando de campeonato brasileiro na Gazzetta do que ver algo sobre basquete.

Claro que não conheci todos os italianos, mas do ponto de vista de mídia, de cobertura e interesse público, nunca vi nada. Não disse que eles não tem times fortes, que não tem uma liga forte (apesar de nunca ter visto uma só partida). Pode até ser que seja muito boa. E não to falando que na Italia nao tem uma meia duzia de fanáticos, eu só acho que basquete ta longe de ser esporte de massa e que tenha qualquer apelo maior. Acho que é um interesse bem reduzidinho.

Eu só me referi a isso porque disseram outro dia que os convites levam em conta muitos fatores, inclusive popularidade do esporte no país. Eu nunca senti basquete como sendo parte de um fervor público.

Se fosse só por esse quesito, pra mim estariam fora. E ainda mais que eles nem foram pro Europeu. Mas cada um com sua opinião, né?

Rafael disse...

Claro, Cibele! Sempre educadamente.. rs.. mas debatendo!

Eu morei em Treviso e em Siena, por isso eu falei. Os caras são meio malucos sim...
Em Treviso tem a Ghirarda (complexo esportivo com restaurante, ginásio, etc...)
Tem cobertura da Sky (tv a cabo de lá), é que no ano passado teve um farfé por causa de numero de clubes participantes, o nosso tapetão, rs... mas, eles tem sim, trabalho de base, uma "lei" que obriga os times a manterem um under 19 (giovani); mas, como vc disse, é uma opinião!!!

abd

Anônimo disse...

Por favor, faça logo a matéria sobre o John Stockton, para ver se esse Raul para de encher o saco!!!