sábado, 5 de setembro de 2009

ALGUNS PENSAMENTOS




Como a caixinha já deixou claro ontem, há pontos positivos e negativos para a gente extrair da partida contra Porto Rico. Mesmo sem Leandrinho, o Brasil arrancou forças sabe-se lá de onde para cortar uma diferença de 19 pontos para quatro. A cesta espetacular de Varejão a 12 segundos do fim garantiu o primeiro lugar geral e nos fez escapar da Argentina nas semifinais deste sábado, às 19h30. Ou seja, o time mostrou maturidade num momento difícil, em que parecia perder a cabeça, e ignorou uma torcida fanática para cumprir seu objetivo.

Dito isso, e dito também que eu tenho sido praticamente só elogios à seleção até agora na Copa América, vou me permitir ser um pouco ranzinza desta vez. Em primeiro lugar, achei exagerada a reação dos jogadores, aos pulos e gritos no meio da quadra, como se tivessem conquistado um título, sendo que tinham acabado de perder o primeiro jogo dentro da competição.



Ok, a reação foi incrível e a diferença caiu para o tal limite de cinco pontos. Até entendo esta alegria. Mas o que o resultado significa? Em resumo, significa que escapamos da Argentina nas semis, e pronto. Ficar em primeiro lugar não quer dizer nada, não dá vantagem de jogar em casa, de jogar pelo empate ou algo do tipo. A única vantagem é pegar um adversário teoricamente mais fraco. Além da moral pela reação, foi só isso que conquistamos.

Não estou dentro da cabeça dos atletas, acredito quando eles falam que festejaram apenas a reação e o fato de terem ficado em primeiro. Mas será que os argentinos também pensam assim? Imagino os caras no hotel, vendo a partida pela TV e pensando algo como "esses caras estão vibrando desse jeito só porque escaparam da gente?". Ou os canadenses pensando "a festa toda é porque vão nos enfrentar e nos consideram mais fracos?".

Pode ser bobagem, mas vendo ali do ginásio, achei um pouco exagerada toda essa comoção diante de uma – sim, não se esqueçam – derrota do Brasil.

E se a vantagem tirada foi de 19 pontos, isso é fruto de um basquete muito ruim praticado no segundo e no terceiro períodos. Sem Leandrinho, nosso ataque caiu muito e ficou meio perdido. A única opção era jogar a bola dentro do garrafão para Varejão e Splitter – isso, sim, continua funcionando muito bem e foi o que nos fez reagir. Mas antes disso o time caiu na armadilha do rival e desandou a chutar de três de qualquer jeito. Foram 21 arremessos de fora, com apenas oito acertos.

Do outro lado da quadra, a marcação de perímetro deu liberdade para os chutadores portorriquenhos. Acertaram 12 bolas – em todo o campeonato, só fizeram mais que isso (15) contra a República Dominicana, num jogo em que a defesa inexistiu dos dois lados.

Se é contra um adversário um pouquinho menos tresloucado, eles botariam a bola embaixo do braço e a missão de tirar uma diferença tão grande seria muito mais complicada.

Em todo caso, estamos nas semis e agora enfrentamos o Canadá. Promessa de jogo complicado, mas temos mais time, mesmo que Leandrinho não possa atuar. Só não podemos fazer da reação contra Porto Rico a oitava maravilha do mundo, apagando nossos erros e nos permitindo esquecer, por exemplo, que o placar final do jogo foi 86-82 para eles, não para nós.

39 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Relaxe e aproveite a classificaçao em PRIMEIRO lugar.

Perdemos uando podiamos, e por[elo placar que podiamos....é fato que no fim, mas o suor e dedicação permanente de nossos stletas nos trouxeram o PRIMEIRO lugar após 8 jogos de todos contra todos.

Vamos celebrar e confiar em um time que, mesmo jogando somente com 6 jogadores na noite de hoje representou e MUITO BEM o nosso pais!!!

Rodrigo Alves disse...

Concordo, anônimo. No geral, a seleção vem representando muito bem o país na Copa América. Por isso a cobertura aqui no blog tem muito mais de elogios do que de críticas. Só achei a reação ontem um pouco exagerada. Nada que comprometa a campanha. Abraço.

: disse...

Não é bom perder, mas a derrota leva a analisar algumas questoes dentro do time. Como corrigir alguns pontos da defesa e do ataque. A arbitragem foi ruim? Foi, mas quando náo foi ruim num jogo entre BRA x POR e San juan?

Entendo seu ponto vista sobre a comemoracao dos jogadores, mas naquela altura do jogo com a diferenca de 19 pontos, faltando 7 minutos, e com poucas chances de vitoria, provavelmente foi uma forma da comissao tecnica estabelecer um objetivo aos jogadores naquele momento, era aquilo ou largar o jogo.

Ta ruim mas ta bom....

Abraço

Rafael de Tabuleiro disse...

A única vantagem é pegar um adversário teoricamente mais fraco. Além da moral pela reação, foi só isso que conquistamos. O que mais poderíamos ganhar de vantagens? A reação foi incrível.

Anônimo disse...

Rodrigo.
Eu tive exatamente essa mesma sensação: toda aquela euforia desproporcional só iria encher de moral os argentinos e indignar os canadenses. É lógico que é preferível enfrentar os canadenses que os argentinos, mas eles não precisam saber que nós preferimos isso. Ou que desejamos isso a ponto de sairmos pulando feito cabritos por PERDER um jogo. Além disso houve pinceladas de um velho Brasil, com a insistência em bolas de 3 erradas, e a permissão da defesa aos chutes deles de fora. Ou seja, uma partida para não se repetir. Certamente há motivos para se estar feliz com o primeiro lugar, mas a comemorar não há nada. Tomara que tenhamos motivos reais de comemoração nos próximos 2 jogos.

Anônimo disse...

Acredito muito que o momento de euforia seja apenas pela reação ao final do jogo, depois de estar com o barco à deriva, com uma marcação bem mais forte e um pouco mais de sorte no ataque.
Quanto a arbitragem, não há o que se questionar...eles estão atuando como de costume, pois em uma pressão como aquela com casa cheia, isso é normal, principalmente porque tem um cara lá que é o pior deles, o "chefe" Geraldo Fontana, ele como árbitro, sem comentários, pois foi muito bom, agora, como "chefe" de arbitragem, deixa muito a desejar, pois o que ele passa à todos, é que só no tempo que ele apitava, o basquete era bom...ele era o bom, então ele apitava só jogo de nível elevado...
Hoje o basquete na cabeça dele é muito fraco...lógico, ele não apita mais né??
Pra ser sincero, gostaria muito mais de ter um Renatinho com essa função (lógico que, quando parar) do que ter um Fontana (o mais **humilde** de todos).
A CBB teria que rever essa situação também, pois ele é o responsável pelos absurdos que acontecem aqui dentro do Brasil e na America do Sul.!

Unknown disse...

Rodrigo, concordo com você. Porém, o maior problema, para mim, foi o time começar a precipitar bolas de 3 como reação a Porto Rico, lembrando os tempos de Lula e o "vai que dá", não importa como. O primeiro quarto, no entanto, foi um alento para quem não assistia um jogo da seleção desde o Pré-Olímpico panamericano.

Bruno disse...

Jogar contra times caribenhos, especialmente contra Porto Rico, o mais qualificado de todos,e meio que uma equipe da NBA jogar contra o Phoenix Suns do D'Antoni: o adversário demora a entender que não pode jogar no ritmo deles que, no caso de Porto Rico, é basicamente arremessar de 3 pts acertando ou errando e, de vez em quando, tentar algo em baixo com os pivos.
Acho que assim como Suns na NBA, jogar mais vezes contra Porto Rico vai ensinar a Brasil como jogar contra eles.
E, quanto ao jogo em si, foi equilibrado por 40,42 minutos:a diferença foi no final do 3 quarto (PR abriu 12 pontos em 2 minutos) e no 4 quarto (o Brasil tirou 10,12 pontos em 2,3 minutos) tudo isso sem Leandrinho, com Moncho desqualificado no final, com a arbitragem tendenciosa, enfim, contra tudo e todos.
Por isso e que acho que eles tem direito sim de comemorar o resultado do jogo pelas circunstâncias, e não por fugir da Argentina ou enfrentar o Canadá.
E, por último gostaria de dizer que para o Brasil é melhor pegar a Argentina se nos classificarmos para a final e, se Leandrinho não jogar, o jogo contra o Canadá será muito complicado.

cibele disse...

Primeiro de tudo: Rodrigo, esqueça o que os argentinos tão pensando ao ver a partida porque ganhando, perdendo, enfrentando esse ou aquele, com time A ou B, eles se acham os melhores.

E concordo com o anônimo ai em cima, a reação foi, bem, pela reação, essa noção que mesmo com a adversidade da torcida e da arbitragem, eles conseguiram tirar a diferença. Claro que foi meio fora de proporção, mas não acho que isso importe (ainda mais se for pra levar em consideação o que os outros pensam). E pra ver a metade do copo cheio, digo que pelo menos eles não devem entrar abatidos.


E duvido que eles vão esquecer dos erros. A não ser que eles muito burros. Os erros foram gritantes até pra mim que nem sou tão entendida assim de basquete. Duvido muito que o Moncho deixe as críticas serem esquecidas (alias, ele errou bastante também).

E pra completar, não acho que você foi ranzinza. Foi realista, não tem que tapar o sol com a peneira como alguns anônimos querem...

Unknown disse...

Rodrigo, temos q ver o outro lado tb, o donos da casa estavam cabisbaixos como se tivessem perdido o jogo.

Foi uma derrota com gosto de vitória p/ Brasil e uma vitória com gosto de derrota p/ Porto Rico.

Roby Porto disse...

Comemorar derrota não é lá tão louvável... Não precisava daquele pula pula. Seria mais honesto um singelo e contido high five.

Agora essa questão de ficar preocupado com o que os argentinos ou canadenses vão pensar sobre o ocorrido, na verdade pouco importa.

O Brasil quis sim evitar um confronto contra a Argentina. Era a melhor opção. Pra mim é claro como o dia. Ou alguém em sã consciência acredita naquele discurso batido do "pouco importa o adversário"? Então tá, né... Queria ver - medidas as proporções -, se fosse pra evitar uma partida contra os EUA numa segunda fase de olimpíadas.... melhor pegar a Lituânia (pra manter o nível) ou o LeBron? Todo mundo ia vibrar, não? Ia ser difícil, mas não praticamente impossível.

A Argentina está num melhor momento. Começou mal, perdeu duas, mas se encontrou e não tem ninguém machucado. Os caras conhecem o esquema tático desde criancinhas. É muito mais fácil pra eles voltar a jogar bem do que pra nós, que ainda estamos tentando exorcisar uma mania desesperada de definir sem equilíbrio. Isso tá chegando, mas às vezes some... como ontem.

Evitando a Argentina a gente poupa o Leandrinho ainda mais. Acho que ele joga mesmo assim contra o Canadá, mas não vai ser tão imprescindível. O time do Rautins joga mais quadrado, é mais previsível. Nosso jogo encaixa melhor. Não acho isso desreipeito. E sim, é mais fraco que o nosso. Problema deles. Sorry.

Voltando ao Brasil... fomos uma caricatura do que vimos até então na Copa América. Foi o Brasil sem padrão de jogo das últimas campanhas, e espero que não seja esse o Brasil de verdade. Estávamos progredindo claramente. O estilo de jogo portorriquenho é muito parecido com o que jogávamos não faz muito tempo, então não tem desculpa desaprender a marcar uma equipe assim.

Já tô de saco cheio desse Ayuso comemorando com seu bracinho em "xis"

BOZO disse...

Temos um técnico que convoca 7 jogadores para uma competição internacional importante e um time que comemora um derrota ridícula.
E isso é o basquete brasileiro no seu melhor momento em anos. Lamentável.

Christian disse...

E dos juízes nenhum comentário, meteram a mão nos lances que provocaram as faltas técnicas as faltas foram claríssimas e outros lances do jogo vergonhosos, o Peter Jonh Ramos sempre agarrava o marcador para fazer o giro, dois deles foram claros, num lance ele ficou uns 7 segundos no garrafão.
Foram 8 pontos de faltas técnicas isso significa que teríamos ganho se não fosse o trio de covardes e os jogadores sabiam disso por isso a comemoração, primeiro lugar um confronto mais tranquilo sem rivalidade e com uma equipe pior reconhecidamente e em segundo como eu disse na bola o Brasil fez mais pontos, tirando as faltas técnicas, há muito tempo em partidas internacionais que não vejo árbitros tão parciais e covardes como os de ontem, pareciam algumas arbitragens brasileiras em alguns ginásios, baixo nível vergonhoso.
Ontem o time deu pane com as faltas técnicas, além dos pontos das faltas foi o momento em que o time correu mais que bola, chutou de 3 e tentou individualizar.
Além disso ontem Porto Rico acertou tudo dos 3 mesmo algumas vezes com mão na cara, como uma bola do Arroyo e outra do Vassalo.

Unknown disse...

Acho quer vc inverteu a ordem.

Quem deve está aliviado são os hermanos por não enfrentar o Brasil agora.

Vc viu o jogo pelo ângulo mais crítico rabugento...rs

A comemoração não foi por correr da Argentina, afinal, nos vencemos os hermanos e eles que devem ter respirado aliviado.

E sim pela reação em um jogo que tudo parecia contra, jogamos com uma defesa ruim, Leandrinho ficou no banco, a arbitragem, as faltas técnicas, a expulsão do Moncho.

Então menos, bem menos.

Guardem suas cornetagems para uma derrota que NÃO VIRÁ.

: disse...

Outro ponto que pode ser ventilado sobre a atitude de Monncho nesse jogo contra a arbitragem, é já pensando numa possivel final contra Porto Rico. não acredito que a arbitragem terá a mesma postura numa hipotetica final entre as equipes.

Agora do Ayuso ta na hora de alguem fazer alguma coisa contra ele, não dá pra todo jogo ele deitar e rolar...

Estou torcendo para que final seja contra eles. Temos que espantar esse fantasma...

RAO* disse...

vou copiar e colar meu post no balanacesta

aff, pare Rodrigo, o Brasil tava sem o Leandrinho, com uma rotação de 6 jogadores, Huertas jogando 40 minutos de jogo, depois de Porto Rico abrir quase 20 pts eles cortam pra 4 sem o técnico com uma cesta de 3 do Varejão. Tem que mais é vibrar, fizeram bonito, eu acho q a vibração foi mais pelo feito do que pelo fato de não pegar a Argentina, seleção mostro muita raça e união, com a qualidade dos jogadores, com a tática do Moncho e com essa energia, podemos ir longe no mundial. Não gostei do post de vc e nem do Balassiano, por sinal foram iguais -.-

RAO* disse...

Sem falar no Splitter que começou no banco, acredito que nem iria jogar ou ia jogar pouco, quando entrou, me pareceu meio sem confiança ainda no joelho mas depois começou a jogar seu bom basket e fez umas 3 cestas desconcertantes fora os outros 14-15 pts =p

Lulu disse...

Desculpe Rodrigo, mas acho que é procurar pelo em ovo. Quem já foi atleta sabe que numa situação daquela tem mais é que comemorar, e muito. Um jogo totalmente adverso, arbitragem pilantra, torcida enfurecida, faltas técnicas, o melhor jogador fora, etc, tem mais é que comemorar. E que se dane o que vão pensar argentinos e canadenses. Já ganhamos dos dois, eles é que devem estar preocupados com o Brasil. Acho que é querer criticar o que não precisa ser criticado. Agora, se quiser falar que não jogou bem, tudo bem. E isso acontece, ainda mais nas condições do jogo. É perdoável. Acho que um olhar positivo é merecido. Não que não haja problemas. Há e acho que o maior é termos só 7 jogadores (contando o Machado). Mas o padrão já mudou bastante, isso é claro. E ainda faltam Nenê, Paulão e Baby. Voltando, na situação do jogo x Porto Rico, tinha mais é que comemorar muito. Mostraram garra em comemorar. Se não comemorassem, tinha gente que ia dizer que eram frios, que não estavam nem aí... E a reação foi mesmo maravilhosa, contra tudo e contra todos. Não podemos esquecer: o Brasil foi o primeiro colocado na primeira fase, já está no Mundial e acho que é a equipe mais respeitada da Copa América. O título, pra mim, tanto faz. O que valia era a classificação para o Mundial.

thiago-ma disse...

Concordo com Lulu! Sempre fui crítico demais com a seleção brasileira e continuo sendo, não acho que essa equipe esteja próxima da ideal, ainda tem muita coisa principalmente nos aspectos ofensivos a se desenvolverem, agora, a reação de ontem, mesmo com o jogo já decidido,de tirar 20 pontos e conseguir a meta mínima de perder de menos de 5, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS(!!!!!) isso sim, me deu tesão de ver, mesmo cometendo erros, o "sangue nos olhos" falou mais alto! a seleção não esmoreceu, conseguiu terminar em primeiro, conseguindo o direito de enfrentar sim um rival com menos recursos o que pode propiciar uma rotatividade maior no time, descansando os jogadores mais importantes, o ginásio e PR não comemoraram, ficaram calados! E ainda por cima atrapalhar a vida de PR que amanhã tem q ganhar de qlq jeito dos Argentinos pra n decepcionar a torcida local! Essa reclamaçãozinha preocupada com a opinião de argentinos e canadenses me cheira a complexo de inferioridade! eu comemorei não por isso, mas pela reação, pela raça de tirar esses 20 pontos e cumprir o papel e a vantagem SIM de enfrentar SIM uma equipe menos talentosa na semifinal, pra botar tudo em quadra na final de amanhã!!!problema de certos nerds basqueteiros de mesa de escritório é dificuldade de sentir os nervos dentro da quadra!!
À luta galera!!!!

Rafael disse...

Pela imagem ao final do jogo com os portoriquenhos cabisbaixos e a sua fanática torcida calada, fica óbvio, claro e nítido que nossa comemoração foi mais que natural, válida e merecida! Depois de tudo o que vimos no jogo, técnica, tática e arbitralmente falando foi válida SIM e ficamos em 1º.

E outra: Argentina? Cabadá? Quem garante que uma parte da "cabisbaixisse" dos portoriquenhos ao final do jogo, não foi também por ter que cruzar com los hermanos na semi hoje?

Citando uma frase da minha mãe mando um recado aos corneteiros de plantão:
vão chupar prego p. ver se vira parafuso!!!

Vamos Brasil!

abs

jdinis disse...

Acho que a derrota e a comemoração deixaram bem claro (PARA MIM, PELO MENOS) em que patamar estamos: melhoramos mas ainda falta MUITO para o Brasil chegar à elite do basquete mundial.

- O Leandrinho não jogou mas a Argentina, por exemplo, está sem Ginobili, Nocioni, Oberto e Delfino, sem falar de Pepe Sanchez/Walter Hermann e o armador reserva Figueroa (machucado);

- O Moncho NÃO QUIS levar armador reserva e o Huertas joga 40 minutos todo dia. É lógico e normal que ele já esteja ficando cansado, com o jogo marcado e sua produção caia.

Sds.

cibele disse...

Mas se a Argentina tá sem X ou Y, problema deles. O negócio é que Leandrinho estava fora e caimos um pouco em rendimento ofensivo.

E se o Rodrigo escreveu um post, digamos, negativo (nem acho tanto), não quero nem ver o Balassiano. Rodrigo é um cara equilibrado, não achei nada demais o que ele disse. Só não concordo nesse lance em pensar no que os outros times vão pensar. Como já enumeraram, Porto Rico ficou cabisbaixo. Se pra eles não importasse, nem pediriam tempo no final, só deixariam a partida rolar.

E quer saber? O jogo entre Porto Rico e Argentina hoje vai ser SUPER desgastante, acho que temos que ficar felizes que o time acordou e conseguiu tirar a diferença. Claro que temos que olhar os defeitos, mas pelo menos agora não estamos com os defeitos mascarados, de repente se ganhassemos podiamos disfarçar os erros. Acho que realmente podemos melhorar.

Anônimo disse...

Acho que não escapamos da argentina,ferramos eles isso sim.
Se chegarmos à final é melhor jogar contra argentina - campo neutro e se for com Porto Rico aguenta coração.

Belotto disse...

Descordo totalmente em um ponto...

Você deve ter visto o jogo entre Argentina e Panamá na primeira fase, e a Argentina jogou esse jogo como final de vampeonato, estava 30 pontos de vantagem e os caras gritando na orelha dos panamenhos e obanco pulando a cada lance livre certo, e no final tds os jogadoresse abraçaram no meio da quadra....pq??pq era a PRIMEIRA vitória dos argentinos no campeonato. Ou seja, marcou a reviravolta..
O jogo de ontem teve o mesmo carater, a comemoração foi de um time sabe que agora tem mais cara de time, e que se fosse antes...em vez de cortar a diferença, teria tomado de 35 no fim do jogo..
Fiquei muito contente com o ultimo quarto do jogo..mostrou q os caras tão afim de mudar a hist´oria recente do basquet brasileiro..

Abraçoo

Rafael disse...

Início da matéria de hoje, de Carlos Rosa, do El Nuevo Dia, periódico de San Juan:

En el papel fue una victoria. En lo emocional fue una dolorosa derrota.
Puerto Rico desperdició una oportunidad única para alcanzar el primer lugar y así cruzar con Canadá en las semifinales de hoy en este Torneo Premundial.


Nós comemoramos a derrota e a 1ª colocação e eles choraram a vitória...

Como a maioria aqui falou... a garra, o brio, a honra de vestir a camisa da Seleção que tanto reclamamos que os caras não tinham... ontem se mostrou!

(matéria completa: http://www.elnuevodia.com/caeelultimoinvicto-612052.html)

Anônimo disse...

Achei desnecessária a comemoração, mas deve ser que no final eles mudaram a meta para perder por menos de 5 pontos e comemoraram isso. Claro que deveriam saber que o que vale é vencer.

Christian disse...

Aliás que clima de enterro no ginásio após a "Vitória" por 4 pontos, nem parecia isso, Porto Rico cabisbaixo e a torcida no ginásio calada, isso mostra que não foi só o Brasil que comemorou e Porto Rico lamentou o resultado. Time mostrou espírito de reação mesmo num cenário terrível, arbitros covardes e parciais, torcida contra e um time da casa empolgado.

carlos disse...

sempre tem um anônimo descerebrado pra comentar. Força Brasil

Anônimo disse...

Rodrigo, já falaram muito por aqui, então vou complementar só um pouquinho.

Achei importante a comemoração pelas condições do jogo. Arbitragem ruim, entre outras coisas. E sem o leandrinho, que é o nosso melhor jogador.

Foi muito bom ver Porto Rico sair cabisbaixo.

Pelo menos foi um jogo que o Brasil não ficou passivo e teve atitude, ao contrário dos outros jogos que perdemos no passado.

Um abraco

Marcelio Leal

Anônimo disse...

Rodrigo, permita-me comentar seus comentarios:
1. O Brasil jogou somente com 6 jogadores
2. O Huertas jogou os 40 minutos sem nenhum descanso enquanto os portorriquenhos rodaram todos os seus jogadores. Porque nao cobra a entrada de alguem para substitui-lo como Duda, para que o Huertas possa render 80% a 100% ?
3. Leandrinho foi poupado e nao jogou.Será que não dava pra ele jogar mesmo? E se fosse o Huertas, será que teriamos o Duda em quadra 40 minutos?
4. Spliter jogou no sacrificio e com dores, so no 2o. tempo.
5. Arbitragem foi uma merda e totalmente a favor de Porto Rico, se tiver tempo reveja a partida e constate como eu o fiz. É revoltante.
6. É totalmente compreensivel a revolta dos 6 jogadores brasileiros em quadra, e a comemoração era mais no sentido de terem tirado 20 pontos atras de um jogo nessas circunstancias acima mencionadas e apesar do alto indice de acerto dos portorriquenhos em chutes de 3, e de um jogo ROUBADO, com 4 faltas tecnicas dadas de uma so vez ao Brasil, e apesar de tudo isso conseguimos uma reação de dar orgulho a qualquer atleta. Se voce nunca foi atleta não sabe o que isso significa, eu sei e muito bem o que é isso.
7. Era a camisa do Brasil que esses atletas vestiam, nao era a do Flamengo ou Brasilia, ou Paulistano ou Pinheiros e eles tem todo o meu respeito.
8.Tenho a convicção que se qualquer ex jogador com essa mesma camisa da seleção brasileira teria tido o mesmo orgulho do feito conseguido apesar de tadas as adversidades.
9. Achava que voce era um jornalista diferenciado da grande maioria do basket brasileiro, mas com seus comentarios ardilosos comporta-se como essa minoria que analisa pelo lado mais simplista e sensacionalista.
10. Lamento seus comentarios e sou frontalmente contra a sua essencia.

ASSINADO,
Ex jogador de basket e profundo conhecedor do basket atual no Brasil e no mundo.
Voce tem muito a aprender de basketball. Viva , vivencie, viaje e aprenda muito, que te faz muita falta.
Voce e tantos outros jornalistas podem enganar ou desinformar algumas pessoas mas a min NÃO !

Anônimo disse...

É isso aí cara , totalmente de acordo com sua analise precisa contra esse post infeliz do Rodrigo

Anônimo disse...

Comparar o Suns Da NBA com Porto Rico foi até engraçado, a seleção é totalmente desacreditada ninguem deposita confiança neles, os jogadores sabem disso, quando a diferença chega ao patamar de 20 pontos, é dificil de tirar sem ter confiança as criticas passam a ser verdade, e se tornam muito pesadas pra se reverter a situação dentro do jogo. Quando Porto Rico abriu os 20 pontos, o Brasil sem Leandrinho, poderia ter entregado os pontos de vez e pensado "estamos classificados", mas eles lutaram até o final pra se manter em primeiro, não deu pra conseguir a vitoria mas eles jogaram BASQUETE, que é o que importa.

E enquanto ao Phoenix, na minha opnião, não foi o estilo 7 seconds or less, que impediu eles de serem campeões, Raja Bell e Amare tiveram contusões e desfalcaram o time em momentos criticos. E David Stern Suspendeu Diaw e Amare, por motivos escusos.

Anônimo disse...

Tambem concordo com o anonimo anterio. Rodrigo voce pe=isou na bola

Anônimo disse...

repentindo, minha mensagem- Rodrigo pisou na bola. Falou sem pensar

Anônimo disse...

O que é a NBA no basket internacional? Apenas BUSINESS com muito SHOWTIME.
Querer comparar basket da Fiba (Sulamericano, Panamericano, CopaAmerica, Mundial e Olimpiadas) que é o que interessa e importa ao Brasil e a todas as outras equipes mundiais, fora os EUA com a NBA é o mesmo que discutir o de sexo dos anjos.
Vamos cair na real e pensar em fazer um basket cada vez melhor e de resultados, como o fizeram a Argentina, a Grecia e a Espanha no mundial. E os EUA tiveram que levar o que tem de melhor e treinar muito para nao perderem a OLimpiada de Pequim na final para a Espanha.
De resto é elocubração sem nenhum objetivo.
ACORDEEM para a realidade!

Rafael disse...

É por aí mesmo, galera!
Pouco tempo atrás, os jogadores, na maioria das vezes, eram julgados e cobrados pela tal falta de garra, orgulho, tesão, honra à camisa da Seleção, enfim, tudo o que ontem ao final do jogo nós vimos que os que ali estão têm SIM e demonstraram isso!

Bruno disse...

Sempre tem um anônimo "expert" pra comentar em cima de comentários que nem leram direito ou, leram e não entederam:
quando falei do suns e de Porto rico, disse que ambos jogam um estilo de jogo fora do padrão e que leva temo para acostumar a jogar contra.
Não disse que jogam igual, até por que não é o caso.
E o SUNS nunca ganhou a NBA com o D"antoni pq não jogava defesa, por que Amare é um pipoqueiro, e por que o spurs era mais time.

Anônimo disse...

Bela reação, mas preferia a Semi contra a Argentina e a final contra Porto Rico, para aumentar ainda mais a bagagem do time em jogos complicados.
Mas vai lá que pega Argentina nas semis e perde..

Anônimo disse...

Bruno, eu apenas comentei não era pra vc ficar chateado nem nada, e eu não quis dizer que o suns e porto rico jogam igual, quis dizer que o suns tinha tatica, Porto Rico se baseia apenas em chutes de 3. Eu não sou expert, mas a minha opnião é a de que o Suns não ganhou um campeonato, porque em 2006 não tinha nem amare nem raja bell e não foi nem contra o Spurs esse ano, com lesões, e no outro ano teve toda aquela confusão que acabou com a suspensão de Amare e Diaw, o spurs perdeu Horry, no jogo que amare voltou ele fez 38 pontos...então acho que pipoqueiro não cabe.

Concordo com o anonimo que é ex jogador...eu tive a oportunidade de jogar basquete no colégio e mesmo sendo de um nivel muito baixo. Um jogo com as caracteristicas desse contra Porto Rico, onde os jogadores tem que buscar na raça. TEM QUE SER SEMPRE COMEMORADO.