segunda-feira, 7 de setembro de 2009



Foi no sufoco, no sofrimento, no drama, como sempre acontece diante de Porto Rico. Com a última bola de Carlos Arroyo tocando caprichosamente no aro, a reação heroica dos boricuas bateu na trave. No fim das contas, o Brasil ficou com o merecido título da Copa América, prêmio justo para um trabalho muito sério feito por Moncho Monsalve & Cia. A correria na cobertura (escrevo às 5h20 da manhã em San Juan e preciso acordar às 8h30) não me permite um texto mais elaborado agora. Volto para o Brasil na segunda-feira e chego na terça. Aí a gente conversa mais, ok? Por enquanto, a caixinha continua toda sua. Muito obrigado a quem acompanhou os textos, concordando ou discordando, o debate é sempre o mais importante. Parabéns ao brasil, um forte abraço a todos vocês, e até a volta.

56 comentários:

Elder disse...

Primeiramente, legal demais termos ganhado! Tínhamos que começar com o pé direito este retorno (espero) ao "alto nível". Por um dois ou meio ponto, ganhamos de Porto Rico na casa deles sendo que lá o basquete é quase uma religião; jogar contra uma torcida fanática é sempre difícil e é bom que fosse assim mesmo, pra esse grupo se acostumar com a pressão que terão de enfrentar se quiserem conquistas mais altas do que essa. Bem, falado isso vou entrar em um assunto polêmico: Marcelinho Machado. Vi em outros tópicos o pessoal reclamando da convocação dele, reclamando que o irmão dele foi convocado tb, reclamando sobre o porquê de ele ser o capitão do time, reclamando que ele entrou no jogo, entre outras mil reclamações. Não concordo com nenhuma delas. O marcelinho pra mim, e o jogador, contando com os da NBA, mais completo que vi jogar e sem dúvidas, o mais habilidoso. Quando comecei a ver o Marcelinho Jogar pelo Botafogo, ainda jovem pelo campeonato carioca transmitido pela ESPN Brasil, fiquei maravilhado: um cara de 2,00 de altura e que jogava de armador (na época ele jogava de 1) que chutava de três, que tinha um domínio excepcional de bola e ainda por cima dava uns passes perfeitos, milimétricos e (às vezes) humilhantes. Vi que tínhamos futuro no basquete. PORÉM, o marcelinho entrou na tal maldição do sucessor do Oscar; depois que o Oscar parou, sempre tentavam achar o "novo Oscar", como ainda hoje tentam achar o "novo Jordan". Antes dele foi o Rogério, que é um ótimo jogador, mas foi eclipsado por essa "pecha" de sucessor do Oscar. Todos os dois, infelizmente, incorporaram esse personagem, que em última análise tem que ser interpretado como sendo alguém que chuta de três a cada vez que tem a posse de bola, mesmo que seja pressionado e não seja a opção correta naquele momento. Se o Moncho tivesse desembarcado no Brasil logo após o surgimento do Marcelinho e "enquadrado" ele em um esquema de jogo e Baixado a bola dele fazendo ele tirar essa carapuça de "sucessor do Oscar", não sei se teríamos hoje todas essas desventuras que, consistentemente temos tidos em torneios internacionais e acho que ele, Marcelinho, não seria tão contestado, pois, reafirmo, é o jogador mais habilidoso e completo que temos na seleção e, que ao longo do tempo se perdeu. O papel que ele desempenhou neste grupo foi perfeito: foi como sempre foi, o chutador de três, mas dessa vez, somente quando tinha alguma jogada desenhada pra isso ou quando ele estava completamente limpo pra chutar, não o vi (claro, deve ter tido alguma ocasião) forçar um tiro de três. Pra mim, o Marcelinho é um grande talento que foi desperdiçado pela falta de capacidade técnica (e de visão) dos técnicos brasileiros. Abraço a todos!

Unknown disse...

Elder, se você não viu Marcelinho forçar um tiro de três, então concluo que você não assistiu o jogo de ontem. Se você acha que ele é o mais completo, nunca deve ter visto um jogo de Leandro, Huertas, Varejão, Splitter, Alex, Guilherme.

Unknown disse...

Parabens para o Brasil, merecido campeao do torneio.
Sem duvidas algumas que tinha o plantel com maior qualidade.
Nos na Argentina estamos supercontentes de ter classificado como um time mais limitado em figuras.
Já tem debate no nosso pais quem tem que ir para o mundial além das estreias NBA ,particularmente tivemos uma desventagem muito grande no Beijing por nao ter um time mais longo de maior rotacao.

O Brasil parece ter madurado e evolucionado seu basquete para um estilo de jogo de conjunto.

Agora que vcs acham que tem que melhorar para enfrentar seleccoes de maior nivel como USA e as europeias?.
Abraco
Alberto

Mário disse...

Marcelinho é muito experiente, merece destaques a sua postura defensiva que cresceu muito e seu jogo coletivo que melhorou com o Moncho.

Ontem ele errou todas as cestas, mas pegou 6 rebotes, deu uma bela assistência pro Leandrinho e jogou para o grupo, apesar de ter errado tudo no ataque.

O grupo sabe da importância dele.

Enfim, foi um jogo heróico, pra matar do coração.

Os 3/4 o time jogou de maneira espetacular, depois acho que cansou, mas manteve a pegada até o final.

Marexal disse...

A maior vurtude do Brasil campeão da América é a defesa e não passa com certeza pelo Marcelinho e sim pela ida dele pro banco. Aí estão os maiores acertos do Moncho: padrão de jogo defensivo e escalar os melhores. O Alex já merecia ser titular nesse time há mais tempo. Giovanoni do pouco que vi, jogando de pivô foi muito bem. Pode ser testado na 3 também. Marcelinho não foi mal, a redução do volume de jogo dele fez bem até a ele. Enfim, campeões na casa deles! Leandrinho, Varejão e Splitter, nessa ordem foram os melhores.

cibele disse...

Cara, essa discussão do Marcelinho nunca acaba, né?

Eu, particularmente, não o acho completo. Concordo com o Marechal aqui em cima, em que ele diz que a melhora do time passa pelo fato do Marcelinho ter ido pro banco. Podem me chamar de puxa saco do Alex agora. Devo ser mesmo porque acho o Alex muito melhor que ele. E não é no lugar do Leandrinho que ele vai entrar, né?

Mas a gente acabou de ganhar o título, eu pelo menos não ia ficar falando mal do MM. Sou grata a ele, achei que ele foi muito mais equilibrado nesse torneio, mas longe de algo que me agradasse.

Foi mal se os comentários anti MM magoam alguns, mas essa é a vida. Algumas pessoas não gostam desse jogador e de seu estilo. Entendo que vocês queiram defendê-lo, mas fazer o que, ele não agrada alguns. Ninguém é unanimidade nessa vida em nenhum aspecto da vida, não só nos esportes ou no basquete. É vida que segue...

Herlanildo Campelo disse...

caramba o comentario do cara aí num dá nem pra ter resposta...rsrsrs
marcelinho o mais completo...é brincadeira, respeito o basquete dele, é experiente e merece ser o capitão mesmo, mas na final o cara deu umas amareladas pelos cantos da quadra e até entregando bolas.

Elder disse...

Pois é, eu acho, o Marcelinho o jogador mais completo da seleção. É só pegar a maioria dos jogos dele: O Cara dá passes sensacionais, pega rebote, pode jogar de 1, 2 ou 3; arremessa de 3. O cerne da questão é que ele foi MUUUUUUUITO mal aproveitado por seus técnicos e caiu nessa síndrome de "sucessor do Oscar". Se não tivesse acontecido isso, teria sido um dos grandes da história de nosso basquete. Obviamente, respeito a opinião de cada um que comenta aqui. Essa é apenas a minha análise sobre a carreira do Marcelinho, do que ele poderia ter sido se não fosse, acho eu, a incompetência de seus técnicos e mesmo culpa dele em ter entrado nesse papel de "sucessor do Oscar". Sempre fui um dos críticos do jogo chega-e-chuta do Marcelinho Machado, mas isso não cega a minha percepção de que ele poderia ter sido um grande jogador (se corretamente aproveitado). Não comentei sobre, especificamente, esse torneio, mas sobre sua carreira e a pena de ter visto um grande talento ter sido desperdiçado. Um abraço a todos!

Rafael disse...

Bom dia a todos!!!

Olha Elder, vc enumerou as características do Marcelinho, ok, é qa sua opinião. Mas daí a falar que:
SE ele não tivesse sido aproveitado...
SE não tivesse caído no "obaoba" de ser o novo Oscar.
Ele poderia ter sido SE não fosse...
ELE PODERIA TER SIDO UM DOS GRANDES DA NOSSA HISTÓRIA!

Elder, SE não joga! SE não vive!
Vc usou tudo na condicional, futuro do pretérito!
Conclusão: nada se concretizou, então... ele sim pode ter sido um bom jogador, mas longe de tudo o que PODERIA ter sido. E aí, não interessa se ele tinha ou não qualidades que não foram aproveitadas... o que vale, o que conta é o que ACONTECE, não o que ACONTECERIA SE TIVESSE...
Se a bola do Arroyo caído nós não estaríamos aqui felizes! Entendeu a diferença?

É BI-CAMPEÃO, BRASILLLLL!

abs
Nao discuto a importância dele p. o grupo como capitão! Mas, de resto, foi promessa não ocncretizada!

Anônimo disse...

BRASIL BI-CAMPEÃO !
Viva e obrigado aos nossos campeões e guerreiros:
Huertas, Leandrinho, Alex, Varejão, Splitter, Machado e Guilherme.
Voces 7 são os nossos herois, cada um com sua especialidade e habilidade.
Duvido que qualquer outra equipe de 7 tivesse conseguido esse feito, essa raça, essa união, e o TÍTULO nessas condições, jogando a final contra 10.000 fanaticos portorriquenhos e mais 3 arbitros meio miopes no final da partida.

PARABENS ! Que presente voces nos deram. e que CALA-BOCA aos inimigos.

TXUPA Corneteiros.

Unknown disse...

Parabens Rodrigo !!!!! excelente cobertura, muito obrigado..
Grande Abs..

Elder disse...

Colocando o dedo (novamente) na ferida, outro que é muuuuito mais armador do que os outros que estão por aí é o Valtinho. Pena que tenha cabeça fraca e tenha tido algumas lesões. Mas, pra mim, é o melhor armador que o Brasil tem. Digo que ele (valtinho) é outra vítima desse estilo de jogo medonho e desorganizado que perdurou do Pan de Indianápolis até antes dessa Copa América. SE esse estilo de jogo tivesse sido abolido depois do Pan ou pelo menos depois das Olimpíadas de 96 teríamos tido a chance de pegar uma boa safra de jogadores que foram desperdiçados por ela. Minha opinião! Um abraço a todos!

Tomás disse...

Qndo ganhamos a copa américa em 2005 não dava pra ter esperança, o time jogava mal e ganhou pq o leandrinho meteu 6 bolas seguidas de 3, contra uma argentina pior q esta q jogou agora. E naquele mesmo campeonato perdemos para porto rico na fase classificação.

Mas agora é diferente, há muito o que melhorar e ninguem esconde isso. Mas o basquete apresentado desta vez é DIFERENTE, nos da esperança, não de ganhar mundial ou olimpiada, no basquete é furo é mais embaixo, são muitas seleções de alto nivel, ao contrário do volei (gosto e torço muito pelo volei) onde são 4 ou 5 e olhe lá.

A nossa esperança é de sermos competitivos, chegar nas quartas do mundial, classificar para a olimpiada, e quem melhorar os resultados na categoria de base aos poucos (este ponto é muito preocupante).

Só não vê a verdade quem não quer.

jp disse...

Rafael; "SE não joga! SE não vive!"
falou tudo!

Acho o Marcelo Machado um bom jogador, em alguns momentos faz boas jogadas, em outros fica com a mao boa pra 3.. mas nada de espetacular, um bom jogador.

no meu modo de ver, o MM acaba se tornando o melhor jogador da equipe por onde joga, mas isso nao é refletido na seleção pois enfrenta defesas inferiores em ligas nacionais e também disputa o espaço de 'jogador do time' com menos jogadores do que na seleção.

jp disse...

Sobre a Copa America;

acho que ficou clara a instabilidade do Marcelinho Huertas, todo jogo no sportv diziam 'é, hoje o Marcelinho huertas nao está bem' . Mas em um ou dois jogos ele resolveu jogar, inclusive um com vários floaters, estilo Tony Parker! fora isso, errava passes de transição basicos.. fraco.

jp disse...

A dupla Varejao-Splitter deu pro gasto ofensivamente, devido ao fraco nivel tecnico defensivo da competição. Mas na minha opiniao sobraram na defesa! muito legal de ver essa dupla defendendo.

jp disse...

Sou fã do Moncho Monsalve, aquele jeitao de tecnico bravo que nao gosta de gracinha. Ganhou a competição com seu estilo europeu, aquela movimentação ofensiva de 5 jogadores (até por isso nao vejo nada demais nao levar outro '1' pq nesse estilo de jogo o armador passa a ser apenas um 'levador de bola da defesa para o ataque', afinal ele também entra na movimentação); a variação de defesa pra cada momento propicio da partida.

Mas nao gostei da rotação de reservas ser tao fraca.. na primeira partida contra Porto Rico se nao me engano apenas 6 jogadores entraram em quadra! entao pra que ter um time de 12 jogadores? Penso que a rotação deveria ser mais rica, e de jeito nenhum ser como foi contra o canada, faltando 3, 2 minutos coloca os 5 reservas direto.

leo aracaju disse...

Acho que o Brasil evoluiu muito mesmo. Defensivamente temos totais condições de fazer um grande mundial. Spliter e Varejão fazem um trabalho sensacional.

Mas nosso ataque é sofrível. Sem Leandrinho (ou num dia ruim dele) o Brasil não vence nenhum dos grandes da Europa.

O nosso quinteto titular é muito bom. Mas a nossa total falta de armadores e ala reservas nos torna um time muito deficiente.

Mesmo com Nenê e Paulão nosso time terá sérias dificuldades num mundial porque nosso número de armadores e alas de alto nível é muito pouco. Marcelinho Machado mostrou que em nível ele não resolve de jeito nenhum.

Moncho fez um bom trabalho? Com certeza!!!!

Mas não podemos se esquecer que o nosso comparativo anterior ERA SIMPLESMENTE INEXISTENTE!!!!!! Lula e Hélio Rubens são muito defasados no jogo internacional.

Uma coisa que até hj não entendo (e tenho que ser coerente com o que disse antes da copa América) foi esses reservas convocados.

Se o Moncho sabia que só utilizaria 7 jogadores por que deixou de chamar garotos mais promissores? As convocações de Duda e Diego são muito inexplicáveis, tanto pela bola deles como pela idade.

O que quero dizer com isso tudo é o seguinte: A troca do treinador não pode ser visto como um passo pra trás.

Eu se fosse dirigente conversaria com os jogadores muito claramente. E exporia minha vontade de mudar (principalmente para que o novo treinador ficasse um bom tempo no Brasil – coisa que o Moncho já disse que não pode). Só deixaria de mudar o treinador se os jogadores fossem completamente contra.

O BRASIL PRECISA DE UM TREINADOR ESTRANGEIRO QUE POSSA AJUDAR A MUDAR A FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOGADORES DE BASE!!!!!!!!! E pra isso tem que permanecer um pouco no Brasil.

Walter Z disse...

Parabéns a todos desde o PRESIDENTE até o ROPEIRO, não interessa é CAMPEÃO

Unknown disse...

Entendí e concordo com o Aracajú em parte.A grande falha na renovação vem das gestões anteriores. Tem-se que exigir a participação de 3 jovens de 19 anos e menos, a cada time inscrito na NBB. É assim nos países da Europa onde o basquete é levado a sério. O Aracajú viu no nosso banco, uma renovação(????) com jogadores de 27 anos. Não é culpa deles. A insegurança que eles passam(alguns) chega a ser muito grande. Mas, algué falou que tivemos que levar o que restou de uma convovação canhestra no tocante ao time B. Deu certo, apesar de tudo. Deu certo pela postura do Moncho e obidiencia tática dos profissionais.Se dependesse de mim, deixaria o Moncho orientando(ele mora na Espanha) e repensaria a convocação para a Turquia.

cibele disse...

Pra quem se interessa:

Espanha x Sérvia, agora, na Bandsports.

jdinis disse...

Valeu cibele!

Anônimo disse...

Parabens ao Grego que contratou o Moncho.
Nao podemos esquecer dele deste visionario.

Anônimo disse...

Rodrigo publicando os mínimos detalhes da comemoração lá na globo.com;;; deve ter ido pra "noite" portorriquenha junto com os pequenos... hehe

Anônimo disse...

verdade
Parabens ao Grego,Carlinhos,Mantega e cia!!
Belo trabalho.

cibele disse...

Pra quem achava que o presidente da CBB ia botar um técnico croata (era isso?):


"Gostei muito [da experiência de um estrangeiro como técnico da seleção], mas acho que devemos dar preferência para os treinadores nacionais. Não digo para o pessoal que está aí há muito tempo, mas buscar novos ventos, uma nova filosofia", disse Nunes.

Anônimo disse...

Nao vou me iludir com esta conquista.
Em nada esta gestao ajudou a conquista, ao contrario,um planejamento pifio,uma confusao diplomatica no super four,uma amadorismo total, a chegada de um surpervisor que gerou uma polemica danada.
O credito se tiver tem que ser dado a gestao anterior que colocou um tecnico estrangeiro que somente nai foi demitido por causa de um CONTRATO.
Tudo continua igual,a base sem refencia alguma,uma confederaçao com obrigaçoes eleitoreiras com as federaçoes e que ja esta dando uma confusao do diabo para administrar.
Sei la, nao vejo nada diferente,por isso nao entrarei neste oba, oba.
Tenho a certeza que nao estamos no caminho certo.Tenho esta convicçao,este resultado deve-se exclusivamente ao Moncho e aos jogadores.

Anônimo disse...

JOTAPE:
Voce deve estar de sacanagem , só pode ser...
Cresce, e aprende a ver o basket verdadeiramente praticado no mundo afora, pra depois fazer comentarios menos bizarros.

Parabens aos heroicos gladiadores: Huertas, Leandrinho, Alex, Varejão, Splitter, Machado e Alex.
Voces 7 deram muito sangue em quadra e venceram a COPA AMERICA, pra orgulho de nós basketeiros brasileiros DE VERDADE !

Anônimo disse...

Ops... falha minha , faltou o GUILHERME, sorry.

Alfredo Lauria disse...

Rodrigão, parabéns pela cobertura rapaz.

Exceção na grande mídia!

Anônimo disse...

Rodrigo, assino embaixo do Alredo Lauria.
Parabens.

bigmanrj disse...

Parabenizo o Rodrigo pela cobertura no globo.com, e rebote.

Aguardo sua análise final sobre a Copa América.

Quem criticava a vinda de um técnico europeu agora vai dizer o que? Lembrando que Moncho não é dos melhores escalões e emsmo assim deu padrão defensivo ao time.

jp disse...

Não entendi seu comentário, Anônimo. Nao to dizendo nada como dono da verdade, longe disso. só coloquei minha opiniao, respeitando as outras. (: bem, novo no basquete nao sou.

Anônimo disse...

jotapê esse negocio de não ter armador reserva atrapalha e muito, mesmo o time jogando ofensivamente com 5. O que não é tão incomum assim, pra o basquete ser coletivo a bola não tem que passar na mão de todo mundo, cada jogador tem que fazer sua parte, um bloqueio uma movimentação qualquer q atraia a defesa adversária.

Bruno disse...

Não pude assistir o jogo final, somente os últimos 30 segundos, e achei fantástica a vitória, não só pelo título em si, sempre bom, mas especialmente para habituar esses jogadores a conquistas, resgatar uma cultura de vitórias no basquete brasileiro e, ainda por cima, ganhando de um rival jogando em casa.
Foi uma bela campanha do Brasil, ancorada por uma bela defesa, e um ataque equilibrado mas, ainda previsível e carecedor de mais opções.
Gostei muito do trabalho técnico, tático e psicológico que o Moncho fez com a seleção, restabelecendo nos jogadores a alegria e comprometimento em jogar pela seleção.
Pela idade e limitações físicas e logísticas que o Moncho possui, é razoável supor que ele não deve ser uma solução a longo prazo como treinador da seleção, mas seria importante que ele ficasse até o Mundial e, se possível até as próximas olimpíadas.
Mas parabéns aos jogadores e comissão técnica pela grande vitória, e tomara que a CBB tenha inteligência e sensibilidade para tomar decisões corretas e não colocar o trabalho realizado em risco.

leo aracaju disse...

Essa entrevista do Carlos Nunes foi um balde de água fria.

Seria a favor de outro treinador ESTRANGEIRO. Mas se for pra ser um do bRasil (como ele insinuou na entrevista) eu digo: FICA MONHCHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

hehehe

obs: pelo jeito vai pintar o Neto. Andaremos pra trás de novo...

cibele disse...

Quando falei que ia ser o Neto, uma galera duvidou...
Agora é aguardar pra ver hahaha

Leo Aracaju disse...

Qual o currículo do Neto para ser treinador da seleção??????

O resultado do sub-19???

Aquele resultado foi graças ao talento individual dos garotos. Principalmente do Paulão que fez um campeonato perfeito. Valeu por três jogadores.

Porque no aspecto tático aquele time era horrível. Era bagunça pura. Arremesso adoidado. Igualzinho ao nosso estilo PERDEDOR DE ANTES!!!!!

NETO NÃO!!!!!!!

Morais disse...

Moncho tem q permanecer ate o Mundial. Apos poderemos pensar em substitui-lo por outro estrangeiro de mais nivel, como um processo de melhora continuo, um upgrade. Acredito que na proxima convocação ele já esteja pensando em reformular nosso banco e na questão da armação, que foi arriscado e no Mundial não daria certo. Qto ao NETO ser o tecnico indicado a substitui-lo , pelo menos por enquanto como qquer outro tecnico brasileiro, não esta preparado mmo com a lavagem cerebral 24 h por dia que foi a convivencia com o Moncho. Nenhum tecnico brasileiro tem preparo p assumir a seleção agora. Desconhecem coisa basicas do jogo, como ficou claramente demosntrado na trajetória do Moncho em nosso pais. De 100% (quase) contra sua permanencia a frente da seleção a unanimidade da sua continuidade. As pessoas em geral se deram conta do TOTAL DESPREPARO dos tecnicos brasileiros. Agora, talvez seja a hora de uma "abertura dos times a tecnicos competentes de outras nações" que tb seria interessante. Necessitamos de um choque de competencia.

Anônimo disse...

Olá pessoal

Bem por partes:

1) Quanto a Copa América houve sim uma evolução;
O Brasil jogou mais passando a bola e aproveitando o tempo de jogo(fora alguns momentos do Marcelinho - coisa normal p/qualquer jogador, Mas que para ele sempre pesa mais);

2- O time só tomou mais de 70 pontos apenas no 1º jogo contra o Porto Rico; Mesmo enfrentando alguns times da América é uma evoluçao, se compararmos com outras competições e se levarmos em conta que a caracterísitca dos times era muito ofensiva como o próprio Porto Rico e a República Dominicana.

3- O Brasil ganhou jogos em montos decisivos , quando estávamos acostuamdos a perder independente do adversário, issomostra maturidade;

4 - O time encaixou um bom quinteto titular e aplicou uma rotaçao segura (curta mais segura), tendo em vista as opções reduzidas pelas contusões e dispensas;

5 - Marcelinho Huertas continua evoluindo na posiçao um , o que era dificl para ele sempre acostumado a decidir com arremessos quando começou no Brasil. (mais um ponto para o aperfeiçoamento com trabalho com técnicos no exterior);

6 - A boa utilização de Marcelinho Machado , completo ou não , hoje ele não é mais tão afoito no lances de 3 (com exceção do último jogo - mas ele foi útil durante todo campeonato)


Para não dizer que tudo são flores:

Faltou um outro armador para , mas para isso não temos tantas opções;
Valtinho também não é mais aquela unanimidade e sempre tem um motivo particular que atrapalha, mas ele poderia ser usado como o Marcelinho, seria útil.

O ideal seria trablhar com a formaçao de uma nova opção, e formar jogadores com mais visão de jogo e que fique feliz em passar bolas
Infelizmente leitura de jogo não tem sido o forte de nossos armadores;
Com a palavra os técnicos "formadores" do Brasil.

Interrogações:

Duda e JP ainda serão opções???
Por onde anda o Marcus?


RESUMO:

Brasil defendeu mais, jogou mais de acordo com o basquete moderno atual, como todos pediam; Penou um pouco no fim contra Porto Rico, mas dessa vez ganhou;

PS. Destaque para mim foi na derrota do 1º jogo contra Porto Rico.
Foi quando na minha opinião o time teve garra , reação para diminuir aquela difernça de 19 pontos com tudo contra a torcida , árbitros e o ambiente.
ISSO SIM FOI UMA GRANDE NOVIDADE.

QUANTO AO MONCHO:

Se for para inovar como diz o Sr. Nunes, teria que ser um nome que não trabalhou na formação de nenhum jogadores que estiveram na seleçao do Brasil nos ultimos 20 anos, sem radicalismo, mas senão prevalece o corprorativismo, e um fica escondendo o erro do outro.

Pois é só olhar para os fundamentos de quem ficou no Brasil ate hoje sem sair.

ALGUÉM CONSEGUE VER ALGUMA EVOLUÇÃO??

COM HUMILDADE SENHORES TÉCNICOS BRASILEIROS.

Abraços

SANDROSAMPA

eZ disse...

Gostei do Garrafão.
Segurou a bronca na Defesa e com Nenê, fica equilibradíssimo, já que dos 3, ele é o melhor ofensivamente e pode correr ao lado do LB, p fechar os contra-ataques.

Quanto a discussão sobre o MM, com altos e baixos q ele teve, p mim ele é uma peça importantíssima como nosso 6o. homem. Ao contrário dos q reclamam da rotação enxuta, eu creio q 7, 8 caras na rotação tá de bom tamanho, usando o resto para emergências, como faltas, contusões, cansaço excessivo ou alguma variação diferente.

Ficou claro que não temos técnicos aqui no Brasil. Temos, no máximo, professores de educação física, daqueles q mandam formar 2 filas de bandeja e quem errar paga suicídio. É monstruosa a diferença. Espero que algum time daqui tenha coragem o suficiente e contrate um cara de fora, ao invés dos hélios, lulas e chupetas.

Ficou claro que falta um armador, p revezar com o Huertas, e se moncho ficar, essa vai ser o maior desafio. Achar um cara, convencer o valtinho a jogar 15min por jogo ou sei lá. Mas precisa de um cara lá

Não adianta reclamarem do Marcelinho forçar bolas e jogar 'a la oscar' as vezes, pq pensem. Péssimos hábitos são tão difíceis de perder quanto manter bons hábitos. O cara joga algumas semanas na mão do moncho e depois joga pelada o ano inteiro. Fica difícil né ?

O Alex foi muito bem como nosso Stopper. Como já disse antes, p mim ele é o cara mais importante do time titular. Nosso ponto de equilíbrio. Quanto ele está bem atrás, a defesa vai muito, muito bem. Sem ele senti alguns pontos de desiquilíbrio que refletem lá embaixo com pivôs chegando atrasados, cometendo faltas e o time tomando bolas de fora ou perdendo rebotes. Sem falar q ele ainda desafogou em alguns jogos, com aquele arremesso estranho ( eu brinco com um amigo q todo canhoto tem uma mecânica estranha hehehe ).

Gostei bastante do time.

No começo o Leandrinho tava forçando bolas, querendo chutar ou bater. No decorrer da competição o time se adaptou ao seu jeito q a porcentagem foi absurda. Ele é a bola de segurança no contra-ataque e transições mais rápidas. É impressionante. Com ele e o Nenê, o contra-ataque do brasil vai ficar absurdo!

Creio que o time vai muito forte p o mundial, caso o moncho fique, com a rotação:

Splitter/Varejão/Nenê no garrafão
Alex/Marcelinho/Leandrinho nas asas
Huertas/?/Marcelinho/Leandrinho na armação.

O resto taí p completar. Parabéns para o time, que como disseram ai, recomeçou, após a era negra q se iniciou com o título do Pan de Indianápolis.

Que essa diferença brutal entre o antes e o depois se reflita no NBB.

Que venha mais e mais pessoas aqui comentar, xingar, reclamar, elogiar.
Que tenhamos bons jogos aqui e nos encontremos em um ginásio, em um bar. Que discutamos o basquete, que todas as pessoas passem a se interessar mais. Que tenhamos gente competente na imprensa e que os donos do basquete comecem aos poucos largar o osso e deixar o esporte sobreviver.

Apesar das 'brigas' fico feliz em ver tanta gente acompanhando e comentando jogo de verdade e não só ver a nba e comentar estatísticas e táticas baseados no tempo jogando nba live e nba 2k no videogame.

Morais disse...

Passada a merecida euforia da otima campanha e principalmente e melhor ainda, mudança de postura da nossa seleção é hora de começar a pensar na indispensavel reformulação dos integrantes do banco. Diego e Duda não tem nenhuma, NENHUMA condição de estar. Olivinha é raça e tal mas o Mundial vai ficar grande, muito grande pra ele. JP destoa, é baixo p/ posição, lento e p/ Mundial num vai dar. Tavernari, hoje, num sei..tenho duvidas, deveria estar no grupo pra disputar a 12 vaga. Um armador, precisamos urgentemente achar um armador diretor de jogo, pode ate ser o Fulvio que, em boa condição fisica pode vir a ser, mas tem a provar na quadra e fora dela. Tem tb o Fernando Pena ou ainda o menino q não me lembro o nome é Brasileiro/espanhol e jogou direitinho o Mundial U20, que joga na Espanha na segunda divisão. Certamente deve haver ou aparecer mais alguem. É obrigatório observar varios jogadores com REAIS condições de estar num Mundial, jogadores mais "feitos", com rodagem em ligas fortes. Até la, pelo que sei o Shamell deve estar naturalizado. Paulão já é uma realidade. Fioroto, q agora vai ter uma temporada na Espanha, tem que ser muito observado, na minha opinião, hj já eh mais util na rotação q o JP, ainda temos o Caio Torres, Murilo e Morro. Pra mim Baby tb não dá, é só força fisica e mais nada, só faz diferença aqui no Brasil, sobra força e falta tecnica e cabeça(muita). Qto aos demais, HOJE não mudaria nada e mais o Nene se ele puder/quiser(?!), ai sobram poucas vagas que tem que serem bem preenchidas para não termos surpresas desagradaveis que sempre acontecem em preparações e mmo durante este tipo de competição. Aguardo comentarios e sugestões dos amigos. Abç

Unknown disse...

caros blogueiros, boa noite!
a equipe, atletas participantes (inclusive reservas) e o moncho, foram excelentes na copa américa, razão pela qual deixo de acrescentar comentários à competição e passarei a expor algumas idéias sobre a preparação para o mundial da turquia e o mundial propriamente.
marcelo huertas, leandro barbosa, anderson varejão, tiago splitter e maybner nene são "quase" unanimidades entre os que conhecem de basquetebol. a eles eu acrescentaria, em uma convocação p o mundial 2010, alex garcia e guilherme giovanoni, do elenco da copa américa 2009. assim, ficariam faltando cinco (05) jogadores p completar a equipe. é "quase" unânime, também, que não temos um 3ala alto e q saiba arremessar) e um essencial reserva p a 1 (armador de fato).
duda, marcelinho, diego, olivinha e jp batista estiveram na retrocitada competição. todavia, entendo q, ALÉM DELES, merecem ser observados com atenção os seguintes atletas:
RAFAEL FREIRE (base, 1,90 m., nascido em 1992, pretendido pelo murcia, da ACB) tido como o FUTURO melhor armador da liga espanhola;
FABRÍCIO DE MELO (central, 2,13 m., 125 kg, nascido em 1991, "contratado" por syracuse, da NCAA) tido como o FUTURO segundo melhor pivô da NCAA;
PAULÃO PRESTES, que será o pivô titular do murcia,da ACB;
VÍTOR FAVERANI, que será ala-pivô do murcia,da ACB (alguém, talvez o moncho, precisa colocar a cabecinha desse garoto no lugar - age como o marquinhos);
FERNANDO PENA, já citado nos post acima;
VÍTOR BENITE, já muito comentado anteriormente;
MARQUINHOS, ótima opção p a posição 3 (a mais carente do País);
MURILO, ótima opção p a posição 4;
BABY, ótima opção p a posição 5.

assim, na minha opinião os jogadores a serem convocados seriam, utilizando o linguajar norte-americano:
PG huertas; rafa freire.
SG leandrinho; alex.
SF varejão (mesmo sem saber chutar); giovanoni e marquinhos.
PF splitter; faverani.
C nenê; paulão; fab melo.

estaríamos levando poucos jogadores de perímetro, mas estaríamos levando nossos melhores jogadores, além de dois jovenícissimos atletas q iriam estar se ambientando p o futuro (e não jogadores de 27/35 anos).

desculpem o longo post e acredito que debates de idéias são sempre bem vindos.

abraço,
jeferson.

Unknown disse...

só p concluir:
é essencial a manutenção do moncho, não porque ele seja excelente, mas porque ele é bom e ESTÁ fazendo um ótimo trabalho;
maiores informações sobre o fab melo no seguinte endereço: http://sports.espn.go.com/ncaa/recruiting/basketball/mens/news/story?id=4422138

abraço,
jeferson.

Morais disse...

Caro Jefferson, Otimo comentario e sugestões. Vai ai minha opinião a respeito da sua,,rsrsr.
Otimas lembranças de Marquinhos (tem que provar q não é traira e pode ser perdoado pelos demais jogadores), Benite (humm sei não mto mkt e parece mimado demais), Fab Melo (mto bem lembrado). Qto a Rafa Freire sua familia ja declarou ao Lance que ele não jogará pelo Brasil já que estão vivendo na Espanha e pretendem ficar por la. Vitor Faverani pode ser uma grande opçao se sua cabeça estiver no lugar, ele tem tudo pra dar certo, menos cabeça e atitudes, sei não, mas que eh pra acompanhar de perto isso é. Abç Jefferson, e aguardo a "treplica" rsrsrs e ainda a posição do Rodrigo neste assunto.

Hudson Nestor.. disse...

escreve no blog ai como funciona o ranking da fiba pq o brasil foi campeao e ganhou 8 pts porto rico foi vice e ganhou 20 pts

Bruno disse...

Jefferson,
interessantes alguns nomes que voce colocou, são jovens talentos que podem no futuro ajudar muito a seleção (acho que o Faverani está ficando pelo caminho.Afinal ninguém fica como "prospect" para sempre)
E, também concordo que devamos levar nossos melhores jogadores, independente de alguns terem a mesma posição.
Agora a nossa formação alta sugerida, com Varejão,Nene e Splitter só daria para jogar em alguns minutos de alguns jogos:acho que o Varejão é um defensor sensacional e poderia se virar contra muitos times, mas no ataque o chute dele é inconsistente, e a defesa iria colpasar e dificultar para Nene e Splitter.
Acho que o time, no garrafão, teria que ser Varejão e Nene, com Splitter reserva dos dois, e o Paulão jogando uns minutinhos também.Seria o forte do time.
O Brasil com o que tem de absolutamente melhor, corretamente treinado, pode ficar em uma ótima colocação.

cibele disse...

Cadê o Rodrigo? Será que ficou tão cansado que pregou na cama e só acorda daqui a dois dias?

Enfim, esqueci de dar os parabéns pro Rodrigo pela cobertura. Imagino a correria em atualizar o Globo Esporte toda hora e ainda fazer o blog, que, álias, você faz porque gosta, porque quer, e o faz muito bem ainda por cima.


Espero que você esteja na Turquia ano que vem. Vou juntar grana pra ir também. Já que não posso ir no de futebol, vou querer ir no de Basquete.

Rodrigo Alves disse...

Já estou aqui, Cibele. Tive que dar uma dormida, né, ninguém é de ferro rs. Obrigado a você e a todo mundo que acompanhou a cobertura. Infelizmente a seleção ficou blindada demais e a gente não teve muito acesso para fazer matérias mais legais (tanto para o lado do divertimento como para apurar coisas como a possível saída do Moncho). Mas foi bem legal cobrir o torneio. Na virada de hoje para amanhã volto com o balanção, a promoção e outros textos. Valeu!

Anônimo disse...

Tem o Adonis Sousa que parece ter se decidido pelo Brasil e é um cestinha nato. O Vitor Benite pode ser lapido como foi o Marcelinho Huertas. O Faverani e o Marquinhos precisam ser "domados na marra" pois o talento deles serviria muito à seleção. Fora com o Murilo, Zé Ruela, que não quis ralar em Israel para "brilhar" no Brasil. O Moncho queria fazer dele um jogador 3 e ele fugiu...

Anônimo disse...

caríssimos, bom dia!
caros bruno e morais, entendo q ambos estão cobertos de razão. nosso grande problema, em termos de atletas, hoje, é a posição 3. não temos NENHUM jogador de nível internacional; o segundo ponto fraco é a posição 1, na qual somente temos o huertas.
com relação aos jogadores em condições de disputa, é uma pena o RAFA FREIRE não querer jogar pelo brasi, o que é perfeitamente entendível (temos q entender que basquete é um esporte profissional e a imagem do jogador FICA arranhada quando disputa competições por seleções pífias, como tem sido a brasileira nos últimos anos, à exceção desta copa américa); com relação a MARQUINHOS e FAVERANI etc., apesar de não termos muitas opções melhores, ambos são somente prospect mesmo.
por fim, com relação aos titulares, teremos q utilizar, obrigatoriamente, três formações na 3: alex (muito baixo), guilherme (fraco, em termos internacionais), ou varejão (não sabe chutar), complementando a seleção com marcelo, lendro, tiago e/ou nenê.
abraço,
jeferson.

p.s.: com relação ao adonis, concordo q tem q ser melhor observado (anônimo).

Anônimo disse...

Eu acho que a dupla de garrafão deveria ser a mesma da Copa America, Splitter e Varejão são bem melhores defensores. Claro que o Nene vai melhor no ataque mas a opção parece ser por uma maior segurança na defesa. Aliás surpreendeu a participação do Varejão que jogou muito melhor do que eu esperava. Eu acho até que ele foi melhor que o Splitter em ambos os garrafões. Não dá para basear as habilidades de um jogador por uma série de playoff onde ele teve de enfrentar o animal do Dwaight Howard. Em tempo, no jogo contra o Brasil o Scola deitou em cima do Tiago, com o Anderson a coisa não foi tão fácil...

Morais disse...

Jeferson - Qual sua opinião sobre Shamell na sel. brasileira?Marquinhos tem que aprender sobre relacionamento em grupo, aparentemente, ainda o vejo como um jogador tecnicamente muito bom mas muito brando e pouco intensso, alem da defesa zero. Faverani tem que ser domado mmo, é fraco de cabeça e essa temporada deve ser decisiva pra para o futuro dele, é acompanhar pra ver. No grupo de 12, deveriamos ter 1 ou no maximo 2 vagas pra proxima geração alem de já se pensar na geração que sucederá imediatamente (2/3 nomes q possam real/te entrar na rotação) alguns da atual na casa dos 26/27 anos ou mais pra o proximo ciclo olimpico. Poderiamos jogar com 8 ou 9 jogadores (10 seria muito bom mas é dificil), como fazem praticamente todos os times de nivel. Abç

Anônimo disse...

caríssimos, boa tarde!
concordo c o anônimo, tanto é q sempre defendi o varejão aqui (já q muitas opiniões são q ele é péssimo ou, no máximo, reserva da nba); acredito q o varejão seja um dos 20 melhores big men do planeta (não à toa joga ao lado de lj). quanto ao splitter, acho-o ótimo, mas jogou menos do q eu esperava na copa américa. nenê é puro físico e ótimo no ataque.
respondendo a vc, morais, acredito q o shamell esteja no mesmo nível do guilherme giovanonni, ou seja, ainda acho q nossa maior deficiência seja na posição 3. com relação aos demais jogadores citados, concordo em número, grau e gênero.
abraço,
jeferson.

Anônimo disse...

Além de jogar ao lado do Lebron os Cavs foram buscar é um cara pro lugar do "Z"...

Anônimo disse...

Eu tenho percebido, principalmente na NBA, que a posição 3 tem sido ocupada por especialistas defensivos. Só para citar: Michael Pietrus, Trevor Ariza, Ron Artest, Bruce Bowen - além do LeBron e do Paul Pierce. Parece ser essa a idéia do Moncho colocando o Alex e não utilizando o Giovanonni, nem tendo chamado o Marquinhos e o Jefferson William. Será que não seria o caso de prestar atenção na evolução de jogadores como o Marcus Vinicius Toledo e Guilherme Teichmann, que são bons defensores? Só que, no caso, eles precisam evoluir no chute de 3, visto que todos os NBA's citados se destacam nesse fundamento. Por outro lado, vejo como a "posição do cestinha" a 2 mesmo. Precisaríamos, em relação ao ataque, é de um bom reserva para o Leandrinho. Além disso, senti falta de um maior poder finalizador no Huertas. É ótimo, para a seleção, que ele seja armador ARMADOR, porém houveram horas que quem tinha de decidir era ele mesmo, afinal a bola estava em suas mãos...