segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SOBRE BRASILEIROS E FRANCESES




Parker, Diaw e Turiaf viram as Olimpíadas de 2008 apenas pela televisão. Leandrinho, Varejão e Splitter também. A França e o Brasil não estavam lá em Pequim. Um ano depois, as duas seleções estão por cima. A equipe verde-amarela acaba de conquistar a Copa América, e os azuis continuam invictos no Eurobasket.

O que isso quer dizer? Que os dois estavam mal em 2008 e evoluíram muito para 2009? Hum, talvez seja algo por aí. Mas o cenário atual também nos ensina muito sobre as diferenças geográficas do basquete.

O Brasil melhorou, sim, como aliás já vinha melhorando no ano passado, mas é óbvio que os resultados também têm a ver com
o nível das competições. No Pré-Olímpico de Atenas, a turma de Moncho Monsalve, ainda no início de um trabalho, tombou diante de europeus como Grécia e Alemanha. Agora, em Porto Rico, faturou um torneio - com méritos, claro - entre adversários bem mais fracos do que encontramos no outro lado do Atlântico.



A França, que no ano passado não conseguiu superar os seus concorrentes da Europa, agora sobe a gangorra do continente e segue imbatível nas quadras da Polônia. Até agora, já meteu no bolso alemães, letões, russos, macedônios e croatas. E Tony Parker caminha com chances de ser eleito o melhor do torneio.

Alguns adversários, claro, estão capengando. A Espanha, por exemplo, voltou a perder, desta vez para a Turquia. Já com a corda no pescoço, enfrenta nesta segunda a Lituânia, que foi à semifinal em Pequim e agora não ganha de ninguém. Tem gente subindo e gente descendo, mas parece inegável que na Europa há um número muito maior de seleções de bom nível. O perde-e-ganha lá transcorre alguns degraus acima do perde-e-ganha aqui.

O otimismo com a seleção brasileira na Copa América não tem nada a ver com os adversários, e sim com o nosso próprio estilo de jogo, mais equilibrado, mais contido, mais coletivo. No ano que vem, aí sim, diante dos europeus, teremos um teste de fogo.

9 comentários:

Unknown disse...

Rodrigo, nenhum comentário sobre o Iverson?

Rodrigo Alves disse...

Marcel, como o caso do Iverson pegou a reta final da Copa América, acabei não comentando aqui. Em resumo, sou fã do Iverson, mas acho uma contratação ruim para o Memphis, não vai ajudar em nada no processo de valorização dos jovens da equipe. E o Iverson, após o "exílio" em Denver e Detroit, vai voltar a ter espaço para elevar suas médias de pontos, porém sem nenhuma chance de brigar por título. Talvez seja conveniente para ele, bom para o ego, mas não vejo grandes vantagens para nenhum dos dois lados. Abraços!

Fábio_Fortal disse...

Esse Eurobasket tá quase que ilógico... quase nao existe qualquer tipo de previsibilidade. Confesso que nao conhecia quase nada sobre a Macedônia, que ontem me deixou boquiaberto ao deixar a Alemanha, que mesmo sem Nowitzki conseguiu excelentes vitórias, sem chances algumas. Depois a Rússia tava ganhando fácil da Grécia, que com um pouco de ajuda da arbitragem encostou no placar.
Mas pelo pouco que acompanhei desse Eurobasket, uma coisa que me desagrada seria os 3 segundos no garrafao: pelos jogos que vi, se fossem marcados 50% dos 3 segundos, nao existia jogo. Sei que esse tipo de coisa aocntece em todo lugar, na NBA também, mas nunca ficou tao óbvio tais tipos de marcacoes. Prova de que arbitragem ruim existe por lá também...

Anônimo disse...

Vocês não acham que está faltando ao Huertas fazer o que o Parker faz? Ele que controla a bola, faz o pick and roll... Todos os grandes armadores distribuem a bola até onde é possível, mas quando a defesa fecha todas as possibilidades de passe e assistência eles partem pro pau. O Parker faz isso, Nash, Arroyo e por aí vai...

Anônimo disse...

No caso, huertas não tem tanta qualidade assim, e na seleção acho que esse tipo de jogada cabe mais ao Leandrinho mesmo. O Iverson é monstro, é um cara que merecia um titulo, no Memphis tá dificil de conseguir.

Unknown disse...

Rodrigo, concordo plenamente. O que eu disse em outros blogs, é que acho que o Iverson está indo pro Memphis só pra voltar a ser cestinha.

Anônimo disse...

Ele ta indo pro Memphis pq não teve outra oferta, que colocasse ele com bons minutos.

raul disse...

rodrigo esta devendo um artigo sobre o stockton, vou cobrar todos os dias.

Anônimo disse...

Raul, vc é parente o John Stockton ?
Primo?
Amigo?
Irmão?
Namorado?
Caracas, deixa de ser chato cara!!!
Ele vai colocar a matéria um dia...
Mas não é assim que ele vai por não...
Aliás, se fosse comigo, nessa pressão, eu não colocaria...só pra deixar vc p. da vida...kkk