quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MONCHO VAI OU FICA?




Na quarta-feira, o técnico Moncho Monsalve foi muito claro e direto sobre a sua situação à frente da seleção:

"Eu gostaria de continuar, claro. Nunca treinei uma equipe deste nível. Mas preciso ver quais são os períodos em que precisariam de mim. Infelizmente não posso ficar no Brasil durante oito ou dez meses no ano, tenho meus compromissos na Espanha. E é claro que também falaremos de dinheiro. Além disso, eu sei quem é o Carlinhos, conheço o trabalho extraordinário do senhor André Alves (diretor técnico) e do senhor Vanderlei (diretor do masculino), mas quero saber exatamente qual será meu grupo de trabalho na seleção. O que posso dizer é que, se eu continuar no basquete, será com o Brasil. Se eu não continuar
no basquete, continuarei com minha mulher, Yolanda
", afirmou.

Minutos depois, o presidente Carlos Nunes reconheceu que hoje a CBB não tem condições de pagar a Moncho um salário de alto nível, mas afirmou que isso pode vir a se tornar viável:

"O salário que for justo para ele não será um fator impeditivo. Hoje a CBB não tem condições de pagar em nível europeu, mas este bom momento da seleção pode nos proporcionar isso com patrocínios".

Muito já se falou sobre o vaivém de Moncho, e até agora ninguém da CBB defendeu publicamente o treinador. Sinto falta de uma declaração do tipo "estamos muito satisfeitos com ele e vamos fazer tudo para que ele fique". O tom aqui é sempre de "vamos conversar, vamos ver o que vai acontecer". Seguimos na dúvida.

20 comentários:

Fabio_Fortal disse...

Uma coisa é certa para mim: se o Moncho nao ficar para o Mundial, podemos deixar qualquer otimismo de lado. Assim, também acho Rodrigo, que declaracoes de mais boa vontade e satisfacao com o trabalho do Moncho por parte da CBB ajudariam.

Thiago_ma disse...

A 1 ano do mundial acredito que uma troca de técnico seria bastante perigosa,além disso, Moncho iniciou um trabalho que ainda não se solidificou apesar dos bons resultados obtidos. em jogos de alto nível a seleção ainda não foi testada, porém é entusiasmante a atitude racional da equipe em quadra e acredito totalmente que se continuar com Moncho pelo menos uma atuação DIGNA, com classificação dos grupos no inicio do mundial ocorrerá. Sem moncho corremos o risco de sucesso ou fracasso. prefiro a segurança com pouco tempo assim!

Thiago_ma disse...

A 1 ano do mundial acredito que uma troca de técnico seria bastante perigosa,além disso, Moncho iniciou um trabalho que ainda não se solidificou apesar dos bons resultados obtidos. em jogos de alto nível a seleção ainda não foi testada, porém é entusiasmante a atitude racional da equipe em quadra e acredito totalmente que se continuar com Moncho pelo menos uma atuação DIGNA, com classificação dos grupos no inicio do mundial ocorrerá. Sem moncho corremos o risco de sucesso ou fracasso. prefiro a segurança com pouco tempo assim!

Alexandre Estefan disse...

Precisamos de Moncho em tempo integral, há muito o que fazer, o Brasil está jogando melhor, sendo racional em quadra, mas só batemos em bebado por enquanto.
Torneios como esse podem enganar.
E se estamos a 1 ano do Mundial, faltam 3 para as Olímpiadas, então se for trocar, que troque o quanto antes.

Alexandre Dias disse...

O Moncho conseguiu o primeiro passo que é o mais importante para o sucesso, que é ter o grupo nas mãos. É fácil notar isso, basta ver as entrevistas dos jogadores. Acredito que todo esforço é válido para manter ele.

rao* disse...

Se tirar o Moncho quem vai entrar no lugar? Não dá, ele tem que ficar pelo menos até o mundial, e a CBB tem que valorizar o trabalho dele e fazer o possivel para mante-lo, se Lula Ferreira estivesse comandando este time não estariamos tão bem. Tenho medo é que a CBB ache que o time está formado, é forte, e não precisa do Moncho tanto assim...

Unknown disse...

É claro que não conhecemos toda a didática do Sr. Moncho mas, conhecemos as dos técnicos que navegam pela NBB. O que vemos? Palavrões, Pití, xingamentos e outras atitudes e, muito pouco sobre algum "desenho" inteligente.Resultado? Vejam no comportamento do banco da seleção onde predominam os oriundos do comportamento técnico da NBB. A dificuldade tático-disciplinar é enorme.São franco metralhadores do tipo " abriu, manda!". O vinda do Sr.Moncho mostra que o "romance" tem mais páginas.É preciso sair do "run and gun" marcelínico. Eu gostaria que o Sr. Moncho permanecese para que melhor se visse até onde ele poderia transferir, principalmente,êsse cabedal tático, técnico e comportamental.

cibele disse...

É, se trocarem de técnico já sabemos o estilo. Vão trocar em cima da hora e botar um técnico nacional. Lembro do escândalo da época onde alguns diziam que no Brasil tinhamos muitos técnicos competentes (e pelo visto, baratos)

Se o cara não consegue pagar o Moncho, vão conseguir pagar quem, ora bolas?

E realmente seria essencial terminar esse projeto. O alvo dessa campanha não era a Copa América, era o Mundial. Deveria ter iniciado ano passado, melhorado agora e solidificar e colher os frutos no Mundial (nem que seja não ser eliminado na primeira fase).


Mas mais uma vez vai ter essa interrupção e vamos começar tudo de novo. Espero que não. Mas pelo que vi, o Moncho já está meio que falando que não rola :(

Alexandre Estefan disse...

Não dá para comparar Moncho ao Lula Ferreira.. sabemos que a diferença é enorme.
Mas ao mesmo tempo que Rodrigo sente falta da CBB falar "estamos muito satisfeitos com ele e vamos fazer tudo para que ele fique".. não seria bacana o Moncho falar algo como "Quero muito continuar treinando o Brasil, é só o começo do trabalho e temos que nos dedicar muito em busca de melhorar ainda mais."

Isso de falar que tem seus compromissos na Espanha e que quer ficar ainda menos tempo no Brasil me deixou com o pé atrás.

Lembro-me que 99% dos comentários aqui a 2 meses era reclamando que Moncho não acompanhava a NBB, que estava demorando para começar os treinos, que os jogadores estavam treinando sozinhos por essa demora, as convocações absurdas.. vamos aplaudir os acertos, sem esquecer dos erros.

Será que se Moncho estivesse acompanhando a NBB de perto não teria opções melhores que Diego e Duda para a seleção ? Não acharia um jovem de talento que merecesse estar entre os 12 para ganhar experiência ?

O trabalho realizado é melhor que o da era Lula, mas não poderia estar melhor?

E quanto a ter o grupo na mão por conta de entrevista de jogador... muitos defendiam o Lula..

Duda 11 disse...

Tb acho que a CBB deveria dar mais moral para o cara! Ele mudou completamente o jeito de a seleção jogar, e para melhor! às vezes, parece que a CBB não está satisfeita com alguma coisa, mas não diz. Está na hora de segurar o Moncho...Abs

Fabio_Fortal disse...

Ué, se a questao for os jogos do NBB é só enviar as gravacoes. Nao vejo a necessidade de manter o Moncho o tempo inteiro aqui no Brasil, embora seja importante que ele venha algumas vezes, como nos playoffs do NBB, por exemplo, aproveitando para aplicar palestras para os treinadores daqui. Com certeza o Moncho é "pagável". Afinal, conseguimos mantê-lo por todo esse tempo. Sinceramente, ele nao me parece o tipo de técnico que pensa mais no lado financeiro. E vejamos só:
1. "Nunca treinei uma equipe deste nível."
2. "O que posso dizer é que, se eu continuar no basquete, será com o Brasil."
3. "O salário que for justo para ele não será um fator impeditivo."

O que me parece a verdadeira incógnita é o que a CBB está disposta a pagar. Fica entao a cargo do Sr. Carlos Nunes interpretar o quao justo é essa evolucao da selecao nacional.

NETTO disse...

ele tem q ficar, eh muito importante a permanencia dele para o mundial, estou muito otimista com essa selecao para ano q vem se conseguirmos integrar ai nesse time nene, baby e mais um bom armador, nessa copa america vemos uma selecao sem rotacao pela fragilidade do banco, mais com esses tres jogadores a mais no time vejo um Brasil com um time forte com os titules e com reservas a altura.

cibele disse...

Pois é, audiovisual serve pra isso mesmo. Será que nunca ouviram falar em olheiro também? No futebol tem isso...o Dunga mesmo não aparece presencialmente em todos os jogos. Acompanha os campeonatos europeus pela TV, vez ou outra vai em alguma partida e pronto (embora eu não me lembre dele ter ido). O que é essencial é que ele possa se reunir quando os jogadores possam (ou seja, uma vez ao ano, mas bem antes do que foi feito esse ano - mais tempo de trabalho). Seria legal que ele viesse para os playoffs, como o Fabio disse.

E se for por grana, acho uma vergonha. Não é possível que cobrem tanto e não é possível que não consigam essa grana. Que Confederação xinfrim é essa que a gente tem.

Luiz Fernando Paes disse...

o que o Leandrinho tem feito na Copa América é espetacular

76% de aproveitamento de 2pts, prum cara que é ala/armador é impressionante

tudo bem que muitas das cestas são em contra-ataques, ou contra defesas esburacadas, mas o nosso Barbosa tem muito mérito

parabéns Leandrinho!

Alexandre Estefan disse...

Ainda acho que um jogo visto em vídeo é diferente do que é visto em quadra.
E essas opções poderiam ter sido usadas( e acredito que foram ) neste período pré-Copa América, mesmo assim estamos sem reservas para Huertas e para o garrafão.
Campanhas como a do Pan e desta Copa América costumam tampar o sol com a peneira.
A seleção está melhor do que com Lula, mas ainda é pouco.

Me desculpem ser do contra, não costumo ser corneteiro, mas sonho com o Brasil voltando a ser top5 do Mundo e olhando nosso time com outras seleções fico achando que isso é possivel, ontem ouvindo o eterno diabo loiro, na opinião dele o Brasil tem que melhorar bastante para brigar por uma 8ª posição no Mundial, mesmo achando mto pessimismo.. algo acima disso só com muito trabalho e dedicação total.

cibele disse...

Alexandre, acho que a gente só ta tentando achar alternativa pro Moncho não sair. E corneteira eu serei se voltarmos com esses técnicos com o pé no passado que temos aqui. Porque convenhamos, deve ter um bando de técnico brasileiro ai que se acha capaz e que deve estar doido pra tomar o cargo do Moncho. Então eu prefiro Moncho com taipe do que uns Netos da vida vendo os jogos in loco toda vez. Ainda mais porque sou contra com a desconstrução do trabalho no meio, onde nem chegamos ao objetivo final no Mundial.

eZ disse...

Infelizmente eu vejo um lob dos paneleiros 'donos do nosso basquete' ganhando força. Alguns 'comentaristas', técnicos e outro 'coronéis' que 'lucram' com o 'analfabetismo' das pessoas. Muitos desses carase vão ficar ridicularizados, sem emprego e vão perder a boquinha que os sustentam há anos. Sem falar que 'educar o povo' fará com que apareçam novas gerações de jogadores com melhor conhecimento do esporte e novos técnicos, que em pouco tempo poderão adquirir algum lugar treinando alguma equipe com uma filosofia nova, uma outra maneira de ver o jogo. Eu acho um absurdo em plena era de youtube, twitter, streaming, tv a cabo, pay per view, mtos do nosso 'povo do basquete', inclusive comentaristas e técnicos, sabem ler uma jogada na euroliga ou sequer o q se passa na nba. Duvido que alguém sequer chegou a pensar na idéia de 'poxa, se aqui no brasil tudo tende ao run n gun, pq eu não vou lá e faço uma clínica com o D'antoni' ou "Poxa, será q se eu for lá ver a summer league e conversar com alguns caras, não posso de repente convencer alguns caras jovens a jogar 6 meses ou 1 ano aqui, para rolar um intercâmbio ? Pelo menos com relação a bagagem tática vinda da NCAA ?' Nesse período de vigência da era Oscar, quantos foram os 'senhores' que se interessaram em aprimorar a defesa com o basquete truculento e catimbado que tomava conta do mundo nos anos 90 ?

é ridículo.

São professores de educação física que se orgulham e fazem questão de serem chamados de professor e só. Encostam a barriga, entram na panela e trabalhar q é bom, nada. Lembram das filinhas de bandeija nos treinamentos do Lula ? E das invenções do Hélio Rubens que faziam o ataques estourarem sempre pq os jogadores ficavam perdidos ? E os manuais de auto-ajuda ? Alguém acha que esses caras se reciclaram ?

pq num vai um cara desse ser auxiliar de alguém na europa ? Ou qq coisa do gênero ?

eles não quere largar o OSSO!!!!

simples assim.

O moncho e a ascenção da seleção é uma ameaça para todos eles.

E se não bastasse isso, olhem para as meninas! Logo logo teremos uma final de campeonato nacional terminada em 6x4, 4x2. É ridículo.

Eles vão derrubar o Moncho com certeza, botar alguém da panela lá e dizer 'não queriam renovação ? Tá aí!'
Vão fazer corpo mole para renovar com o moncho para depois dizer q 'foi ele q não aceitou'. "ah, europeu é mascarado. A realidade financeira deles é outra".

Creio q o moncho já deve estar de saco cheio de ter q trabalhar com esses caras, já deve ter batido de frente com muita gente e tb não está nem um pouco com vontade de ficar e ter q aguentar isso.

Ele vai sair e teremos mais do mesmo, infelizmente.

eZ disse...

e o que se questiona nem é o fato do Moncho ser um bom ou péssimo técnico.

é o fato da diferença entre ele e todos os outros 'entendidos' de basquete que temos aqui ser gigantesca!

Se quisessem arrumar as coisas mesmo já haveria alguma solução a longo prazo do tipo algum curso de pós graduação de educação física em basquete ou algo do tipo, com estágio como auxiliares de times e coisa assim, escola de técnicos, fortalecimento de ligas juvenis, importar alguns nomes, para intercâmbio, fazer acordo com times do exterior, unificar um campeonato com a argentina, sei lá. As opções são inúmeras.

Se quisessem resolver o problema, são mutias, muitos caminhos q podem chegar a um resultado.

mas fazer isso seria assumir que há problemas. Quem vai ser humilde a ponto de dizer que precisa mudar ? Vocês acham q os caras vão dizer "oh, eu não entendo muito disso, mas me proponho a aprender. Paramos no tempo e acho q devemos nos reeducar."

Tá todo mundo pouco se fudnedo para o esporte. Daqui há um tempo o Rodrigo faz q nem o melchíades, se enche e abre uma fábrica de biquini ou vai virar correspondente na austrália.

hahaha

Anônimo disse...

PERGUNTINHA BOBA :
Se o Moncho sai, quem garante que todos os jogadores que se apresentaram este ano voltem no ano que vem ?

LEO ARACAJU disse...

O treinador que se comenta para o lugar do Moncho É UM CROATA!!!!!

Então a filosofia é basicamente a mesma.

As pessoas tem memoria curta. Criticavam o fato de Moncho não vir ao Brasil. Agora tão dizendo que el pode assitir por vídeo.

QUE NADA!!!!!

O Brasil precisa de um treinador ESTRANGEIRO que fique pelo menos durante boa parte do NBB no Brasil.

Precisamos de um treinador ESTRANGEIRO que vá acompanhar o TREINAMENTO dos clubes no Brasil.

Precisamos de um trinador ESTRANGEIRO que COVERSE PESSOALMENTE com os treinadores brasileiros.

Precisamos d eum treinador ESTRANGEIRO que DE PALESTRAS NO BRASIL.

Caso contrário quando Leandrinho, Vraejão, Spliter, Huertas se aposentarem o basquete do BRASIL ESTARÁ MORTO E ENTERRADO.

Não se enganem com essa competição.

Ta muito legal mesmo. Mas para CLASSIFICAR e JOGAR uma olimpíada o Brasil precisa melhorar MUITO A SUA BASE!!!!!!!!!!