quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BOLA QUICANDO NA EUROPA




Ainda na ressaca da Copa América, é hora de cair dentro do Eurobasket. Aliás, já passou bastante da hora, né, afinal o campeonato já teve três dias de ação. Hoje temos folga, e amanhã começa a segunda fase de grupos. Para quem está meio por fora, vale dizer que estão em jogo seis vagas para o Mundial de 2010. Da fase inicial, avançaram os três primeiros dos grupos A, B, C e D. Agora, formam-se os grupos E e F, sendo que quatro de cada passam às quartas de final. Assim como na Copa América, as seleções carregam os resultados da etapa de abertura, exceto os jogos contra os eliminados. Então a nova fase começa assim:



Os invictos até agora são Grécia, França e Turquia. Os gregos aproveitaram um grupo teoricamente mais tranquilo e passaram sem sustos. O pivô Ioannis Bourousis brilhou contra Macedônia e Croácia, depois descansou contra Israel. A França vem sendo liderada por Tony Parker (foto), com média de 19.7 pontos. Seu fiel escudeiro Boris Diaw também tem feito bonito. Com a dupla em forma, a equipe passou por Alemanha (sem Nowitzki), Letônia e Rússia. Os azuis parecem mordidos na tentativa de se recuperar da decepção de não terem ido às Olimpíadas de Pequim. A Turquia (com Hedo Turkoglu, sem Mehmet Okur) bateu Polônia, Lituânia e Bulgária.

Espanha e Lituânia deram uma reateada na primeira fase. Os atuais campeões mundiais, com Gasol e Rubio (foto), perderam para a Sérvia na estreia e sofreram para vencer a Grã-Bretanha e a Eslovênia (esta última na prorrogação). Os lituanos, semifinalistas em Pequim-2008, só ganharam da Bulgária, eliminada. Por isso,
só carregam para a 2ª fase as derrotas para Turquia e Polônia.

Vale ficar de olho nas transmissões do Bandsports, nos piratas da vida e no site oficial do torneio. Você tem conseguido ver os jogos? Já tem suas apostas? O debate está aberto na caixinha.

8 comentários:

Anônimo disse...

Minha internet é lenta de mais..uma carroça...n consigo ver nda nos piratões da net...e n tenho tv fechada...ô dificuldade pra assistir jogos de basquete...

Anônimo disse...

Não tenho conseguido abrir os links do Roja Directa. Espero com ansiedade as transmissões do SPORTV, mas parece que só a partir das quartas-de-final, certo?

Igor Lima disse...

Rodrigo, você concorda que a Lituânia fora do mundial é muito melhor pro Brasil? Esse time que ta jogando ai não é sombra do que o titular pode fazer e com certeza no Mundial iriam levar a força máxima que é muito melhor que Croácia, França, Eslovênia, Polônia.. etc..

F.Pamplona disse...

Vale ressaltar que um dos grandes destaques do torneio até o momento é o pivô Marcin Gortat (POL), do Orlando Magic. Apoiado pela torcida, o principal jogador dos anfitriões tem médias de 17,3 pts (5º), 11,3 rbs (2º), 2,3 blk (1º) e 63,2% FG (4º).

O esforço do Magic em mantê-lo no elenco faz cada vez mais sentido. Além de ser o backup perfeito para o melhor pivô da liga (Dwight Howard), o time evitou que o Dallas ficasse ainda mais forte e que o Houston tivesse um bom substituto para o lesionado Yao Ming. Não são rivais por vagas nos playoffs, mas equipes que poderiam ganhar moral na NBA e até conseguir duas vitórias sobre o time da Flórida nos confrontos já agendados.

E olha que na temporada 2007-2008 e até a metade da última regular season, tínhamos que ouvir o Zé Boquinha tirando sarro do Gortat nas transmissões da ESPN. Ele calou muitos críticos nos playoffs, principalmente contra os 76ers, e mostrou uma evoluição incrível desde que entrou na Liga.

Apesar de ser torcedor do Magic (acho que já deu pra perceber, hehehe), torço muito para que o Gortat seja transferido para outra pequipe ao final da temporada, para que seu potencial seja melhor aproveitado. Por estar valorizado, poderá ser trocado por bons jogadores, transação que será ótima para todos os lados.

Um abraço!

raul disse...

o balanço da copa américa foi realmente muito positivo para a seleção brasileira e não dá para negar que o sucesso obtido tem um grande responsável, chamado Moncho, o cara deu um padrão de jogo ao time, tanto na defesa quanto no ataque, mesmo ele afirmando e nós tambem observando que o time ainda precisa evoluir no ataque, mas nem tem comparação a seleção que foi comandada pelo lula no pré-olímpico e essa que foi campeã em san juan.
Agora vem o pessoal ai da CBB dizendo que não garantem o Moncho para o mundial, fala sério.
Acredito que nós que gostamos de basquete , do bom basquete temos que defender a permanência do Moncho na seleção, já tem muitos treinadores brasileiros ai metendo o bedelho de olho no cargo, mas não estão fazendo muita coisa para aprender, e ainda com essa conversa mole de que o técnico é estrangeiro e tudo mais, papo furado, aumentem o salário do Moncho, façamos clínicas principalmente com os técnicos e vamos abrir a nossa mente para novos horizontes, pois parece só parece que o pior já passou!

Unknown disse...

Dae Rodrigo e rapaziada do quadradinho...... eu to tentando assistir algum jogo desse campeonato...... mas nao estou acertando as horas..... alguem sabe que horas comeca os jogos do europeu?

Tiago Risério disse...

Não sei se é liberado aí no Brasil, mas La Sexta, a TV ABERTA que transmite o Eurobasket aqui pra Espanha, também o faz pela internet. E não só os jogos da ÑBA (como eles chamam por aqui a seleção espanhola), mas de todos os jogos que estão passando ao vivo. O site da sexta é www.lasexta.es

cibele disse...

Leonardo, normalmente é de manhã. mas outro dia consegui assistir servia e espanha a tarde.

Na programação consta que amanhã tem jogo as 10:30 e as 13h, mas não fala qual jogo é.