segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O TÍTULO, A EVOLUÇÃO, AS DÚVIDAS




O primeiro período contra a Argentina foi mesmo de gelar a espinha: será que o pesadelo estava de volta? Não estava, ainda bem. As meninas do Brasil se reencontraram, abriram o segundo quarto com 15-0 e botaram as hermanas no bolso. Vitória por 71-48, título muito merecido na Copa América. Mais que a conquista em si, o que me deixa satisfeito é ver que uma equipe afogada em problemas desde a fase de preparação conseguiu evoluir bastante dentro do torneio. E esse crescimento veio justamente contra as rivais mais fortes - apesar de, ok, não haver rivais realmente fortes na nossa vizinhança.



A seleção melhorou bem na técnica e na tática, sobretudo na defesa, que se encontrou após a decepção contra a República Dominicana. De lá para cá, ninguém mais nos meteu 60 pontos: 45 do Canadá, 59 de Cuba e 48 da Argentina. Preso às suas teimosias, mesmo debaixo de uma chuva de críticas (inclusive daqui), Paulo Bassul conseguiu fazer o time jogar melhor.

O mais curioso é que isso aconteceu justamente quando Franciele decaiu (atuações discretas na semi e na final) e as veteranas subiram. Na semi, Helen brilhou. Na decisão, foi a vez de Silvia (foto). Nas duas vezes, Alessandra e Adrianinha se apresentaram muito bem.

É claro que nada disso apaga os tropeços anteriores e o fato de que, no Mundial, o buraco é muito mais embaixo. Por isso nossa missão nos posts e nas caixinhas é continuar debatendo e tentando encontrar respostas. Bassul sai ou fica? Iziane volta? Érika finalmente vai defender a seleção? Helen e Alessandra estarão na República Tcheca? E as mais novas, terão uma chance de verdade para ganhar terreno?

Tudo isso a gente pode discutir ao longo da semana. O basquete feminino costuma atrair opiniões bem distintas, o que é bom. Em todo caso, não faz mal nenhum festejar o título agora. As moças e a comissão técnica merecem a conquista, estão de parabéns.

19 comentários:

Anônimo disse...

Estão todos de parabéns! O Brasil cresceu na hora certa e bateu os 3 principais adversários com uma "muralha" na defesa como descreveu a técnica canadense.
Venceu as 3 partidas com grande diferença de pontos. Lembrando que no Mundial em 2006 ainda com Iziane, Érika, Janeth, Cíntia e CIA derrotamos as Argentinas por apenas 2 pontos de diferença em SP.

Anônimo disse...

Senhores, é bom nao desejar a queda do bassul. Se ele cair, a técnica vai ser a janeth e não creio que ela seja melhor.

cibele disse...

Parabéns pras meninas. Título merecido. Espero que venha com pés no chão e pensando já no Mundial. Que os problemas sejam corrigidos :)

IGOR...O HERCULÓIDE disse...

Algumas caracteristicas de Hortencia se assemelham com o Oscar Schimdt...são referencia no basquete brasileiro e mundial, laterais, eximios arremessadores e gostam de trabalhar com treinadores que se submetem as suas vontades.
Alguns treinadores possuem esse perfil necessario para o cargo...vamos aguardar

Elen fantastica no sabado, com seus arremessos irresponsaveis caindo e sendo ovacionada por todos...ontem com a mão descalibrada, teve sua pessima atuação encoberta pela conquista

Alessandra e Elen, devem permanecer na seleção e serem utilizadas em doses homeopaticas

Rodrigo, vc acha que ainda tem espaço nessa seleção para Kelly,Palmira e Natalinha?

A Iziane vai voltar mas a Hortencia tem que saber que ela não tem o mesmo amor por estar na quadra, como a rainha...e o que escrevo, não significa só jogar por amor...até pq as duas são profissionais...enquanto a Hoertencia queria estar sempre em quadra jogando, a Iziane mostra um tremendo descaso com o esporte que a projetou.

@lisangelo disse...

De positivo: um grupo que conseguiu se entrosar e, quando uma das jogadoras nao esta rendendo, aparece outra para ocupar a vaga;

De negativo: a impressao que ficou eh que tem muita gente dando palpite na CT. Quando acontecer algum resultado negativo vao pipocar ideias de varios salvadores da patria, mas a responsabilidade final vai estourar nas maos do Bassul.

eZ disse...

Sinto o Bassul meio perdido.

O nível desse torneio foi ridículo, logo, vejo uma brecha para arrumar-se um "Moncho" para o time feminino.

Não dá fazer uma análise do time com uma competição desse nível.

Duda 11 disse...

Achei importante o título da Copa América, apesar do nível fraco das equipes. Na verdade, o que tenho visto nos últimos anos é uma queda muito acentuada na qualidade das seleções femininas. Hoje, vejo apenas Austrália, EUA e Rússia como times de alto nível no mundo.
Quanto ao Brasil, acho que estamos em um momento de muitas dúvidas. No Mundial de 2010, Helen e Alessandra vão se despedir (acho que agora de vez!) e ainda sentimos a falta de peças de reposição.Infelizmente, ainda dependemos muito da Iziane, nossa única jogadora com características de cestinha. E agora, vale a pena apostar nela? Acho que na Érika podemos confiar mais!
Abs

Anônimo disse...

eu tenho uma pesada impressão de que o Miguel Angelo vai voltar...

ponto positivo do Bassul : defesa

Ponto negativo do Bassul : ataque trucado e sem criatividade e teimosia.

Anônimo disse...

OBSERVADOR

Gostaria de ver o Miguel de volta para a seleção dirigindo,Karen,Sil,Fernanda,Natalinha,Palmira,no lugar de Paula,Hortencia,Branca,Janete,Adriana Santos.Nos tirariam uma grande dúvida em relação ao Miguel.
Ataque truncado,concordo,e sem absolutamente um conceito definido,isto ainda porque o Rodrigo o considera um estudioso e grande conhecedor de basquete,imagine se não fosse.
Defesa-marcou quem?O time do Canadá era só concentrar a defesa na armadora,jogo dentro inexistia.
Cuba,este time é uma loucura e um desconhecimento de jogo que chega a dar dó,de ver o fim de um país que já chegou a ser medalhista olimpico,sem jogadoras altas tipo Yamele,e Plutin,e as de fora depois que aposentou a Licet,que acabou com o jogo no Equador,no campeonato`Sulamericano de clubes.
A Argentina v trouxe o que sobrou de seu melhor momento que foi no mundial em S.Paulo.
Então temos de aguardar uma competição de um nível melhor para um melhor julgamento.

Leonardo Rodrigues disse...

Tb fiquei com a impressão de que o Miguel irá voltar e não desgostei da idéia, muito pelo contrário, ele é mais aberto a renovação, trabalho que fez muito bem quando apostou na juventude de Leila, Alessandra, Tuiú e Helen no mundial da Austrália, assim como na Silvinha Luz nas Olimpíadas.

Sem falar que abriria as portas da seleção pra Iziane, que queiramos ou não é fundamental para que joguemos em alto nível. Melhor apostar em seu jogo irresponsável do que o responsável de jogadoras que não são capazes de jogar em nível internacional.

Estou confiante em um grande trabalho por parte da Hortência na seleção. A volta da Alessandra e Helen foi um tiro certeiro, principalmente pela forma carinhosa com que foram tratadas pela torcida, elas mereciam esse carinho, nos deram muitas alegrias.

Anônimo disse...

Miguel? Ahh gente, sinceramente, vcs querem voltar no tempo! Não temos mais Paula e Hortência.. Os tempos são outros.

Anônimo disse...

Realmente não há porque alterar a Comissão Técnica. O trabalho está só começando e os resultados positivos já apareceram em pouco tempo. Temos um grupo unido e tudo o que precisamos é de tranquilidade para um projeto de longo prazo.

@lisangelo disse...

Soh que conforme declaracao oficial, a comissao tecnica vai ser alterada. Basta a Janeth querer. Deve ser dificil trabalhar assim, sabendo que mesmo obtendo resultados o seu cargo jah de antemao possui dono.

Leonardo Rodrigues disse...

Não vejo nenhum problema a Janeth assumir o cargo de técnica da seleção no futuro, basta ela se preparar pra isso.

Não entendo também essa rejeição ao Miguel, é o técnico mais vitorioso do basquete feminino, seja com Paula e Hortência ou sem, apenas ele conseguiu um título mundial e um vice olímpico.

jdinis disse...

O nível do basquete mundial feminino é completamente diferente do masculino. É MUITO mais baixo.

Em Pequim, com um pouco mais de sorte (e competência) o Brasil teria ido muito mais longe. Basul melhorou, parou com as substituições seguidas e sem justificativa.

Não entendo é a expectativa pela Iziane. Já mostrou que não é nenhuma Hortência, mas se acha o máximo. Na minha opinião, soma pouco e prejudica muito. Se fosse mais uma jogadora (e não a SUPERSTAR) seria útil. Não é o caso.

Em função do apoio e investimento no basquete feminino (não tem compeonato decente, não tem investimento na base, etc), acho que o Brasil está no maior patamar possível (sem contar com foras de séries como Hortência e Paula).

Sds.

Marcia disse...

Miguel sem Paula, Hortência e Janeth seria uma piada. Milagre desse nível não existe.
Iziane é palhaçada. Acha que é a Hortência, mas não chega nem aos pés da rainha. Nem em basquete, muito menos em caráter,dignidade e atitude. Só pensa nela. Basquete é um jogo coletivo, e só depois que Paula e Hortência aceitaram isso é que o Brasil vingou. FORA IZIANE! Uma mulher que provou e assumiu que se considera mais importante que a seleção brasileira não merece vestir a camisa do Brasil. Nem Hortência e Paula mereceriam se tivessem demonstrado esse caráter.

Anônimo disse...

Ótimo Marcia. Assino embaixo.

Anônimo disse...

Que mané nda, Iziane errou mas alguem já parou realmente pra ver o que pode ter acontecido? Nos treinos, vestiario e tudo o mais? Banir uma atleta da seleção pq ela teve uma briga com um tecnico, que não é dono da verdade, não é certo, e ninguem pode definir o carater da Iziane, nda a ver isso, na seleção é pra jogar os melhores, e quem for jogar tem que encontra uma comissão tecnica também formada pelos melhores, que não é o caso da comissão atual. Treinar 2 meses inteiros pra não ter um ataque estruturado é dificil...

Marcia disse...

Caráter se define por atitudes, sim. E a dela foi vergonhosa. Nem precisa ter sido atleta para saber que existe ume hierarquia a ser seguida em qualquer equipe. E não foi apenas uma briga. Ela reitera sua posição, não foi algo feito de cabeça quente, que a pessoa depois se arrepende. Ela repetiu várias vezes que aquela é a posição dela, que ela tem que jogar mais, que ela é a melhor, que ela está lá pra aparecer fazendo pontos, pra ganhar o dinheiro dela. Então vai pra casa! Ela não tem bom caráter, e ponto. Basquete é coletivo, ou vc aceita isso ou vai fazer outra coisa que se adapte mais ao seu egocentrismo babaca. E se ali na comissão estão os melhores ou não, é relativo, questão de opinião, como em todos os esportes. Mas, se vc está lá tem que aceitar e respeitar quem está no comando. Senão, vai plantar batata!