domingo, 20 de setembro de 2009

AGORA, SÓ FALTA O OURO OLÍMPICO




A vitória por 85-63 sobre a Sérvia neste domingo não comprova apenas a qualidade de uma geração incrível de jogadores da Espanha. Nomes como Pau Gasol (que craque!), Juan Carlos Navarro, Jorge Garbajosa, Rudy Fernández, Marc Gasol, Felipe Reyes e outros menos famosos se juntaram para formar um dos melhores times de basquete da história. E no meio deles já está Ricky Rubio, o adolescente de apenas 18 anos que tem tudo para transformar o futuro desta equipe em algo ainda mais agradável. Ou seja, o título comprova também que o trabalho compensa.



O que falta para esta turma chegar ao topo do planeta? Uma vitória sobre os Estados Unidos e um ouro nas Olimpíadas.

Não é pouco. Mas todo o resto eles já têm. O título deste domingo preenche a incômoda lacuna de um currículo que já tinha seis pratas europeias, incluindo três nas últimas cinco edições. Em 2007, uma derrota dolorosa em casa, diante da Rússia. Agora, a redenção inapelável, com uma campanha que começou tímida, mas depois enfileirou surras homéricas sobre pesos-pesados como Lituânia, França, Grécia e, agora, a Sérvia.

É uma potência do basquete, que hoje paira bem acima de seus concorrentes europeus. Fruto de um trabalho exemplar que começou muito longe, quatro décadas atrás, com a massificação da modalidade nas escolas. O resultado está aí - e, pelo visto, deve ficar aí por muito tempo. Ainda bem.

A cereja do bolo, claro, seria subir no degrau mais alto de um pódio olímpico. A Fúria já bateu na trave duas vezes, sempre esbarrando nos rivais americanos. Em 1984, eles perderam para universitários como Patrick Ewing, Chris Mullin e um tal de Michael Jordan. Em 2008, vocês lembram bem, todos nós fomos brindados com aquela final espetacular, mas os craques da NBA acabaram levando a melhor.



É possível quebrar o tabu e conquistar em Londres-2012 o título que falta? Difícil, mas plenamente possível. Garbajosa terá 34 anos e não deve segurar a onda fisicamente (já não segura hoje, imagine em 2012). De resto, continuará sendo um timaço. Gasol, Navarro e Reyes, com 32, ainda poderão jogar em alto nível. Fernández, Marc Gasol e outros coadjuvantes estarão ali na casa dos 27. Sem contar Ricky Rubio, que deve estar voando com 21.

Será que dá para derrubar os americanos em Londres? Diga aí.

26 comentários:

Anônimo disse...

mais e o sergio rodrigez, jose calderon... e o raul lopez continua na NBA????e o sergio llull foi draftado esse ano??? muitas perguntas pra vc rodrigo hehehe

André

Unknown disse...

Creio que a espanha não vai conseguir derrotar os americanos tão cedo, a nova safra de atletas americanos é indecente, nais a espanha terá um ponto forte sobre os americanos: o garrafão!
Mais de qualquer formo todos os confrontos entre esses dois times serão muito bons e disputados, são as maiores potencias do basquete no planeta!

Anônimo disse...

Com o coach K no comando da seleção americana acho dificil, mas pra 2012 não vejo a Espanha com superioridade no garrafão não, Dwight Howard se continuar evoluindo vai ser ainda mais dominante em Londres.

Unknown disse...

Dwight Howard com certeza vai estar bem mais dominante, sem duvidas ele é o pivô mais dominante da atualidade e em 2012 ele vai estar em seu auge (eu acho) mais o problema é que ele será o unico.
Mais espero que até lá, Greg Odem, Josh smith e kevin Love estejam jogando o que eles podem jogar, aí sim o EUA ficaram iomparaveis!

Anônimo disse...

A pátria da laranja em um patamar mais acima e logo em seguida a fúria.

Depois vêm o "resto".

Esse é o panorâma que eu vejo para os anos vindouros.


Alexandre

Anônimo disse...

eu vejo EUA, Espanha e Argentina talvez num mesmo patamar. Tem ainda França, Russia, Alemanha, mais eu vejo as 3 primeiras citadas como dominantes(com seus times completos) na atualidade.

Anônimo disse...

depois de assisitir o jogo de hoje, tem gente querendo técnico croata !!!!

Anônimo disse...

Argentina é sempre Argentina... brigam até por cuspe á distância!!!

Morais disse...

Não ganharão dos USA...vai dar jogaço, mas da US no final. US estão na frente da Espanha, por enquanto. Com o nivel de organização e trabalho a longo prazo aliado a pesquisa e estudos do Basket que se faz na Espanha e o pouco trabalho e a soberba dos US, a surpresa virá, nao tenho duvida. É só questão de tempo. Se os amigos se lembrarem a menos de 10 anos pensar em pensar sobre essa possibilidade era impensavel.

Anônimo disse...

Pues ahi viene el 3º de los gasol (Adrián), tiene 15 años, mide 2,05 mts., se calcula que llegarà a los 220 mts., y con un fisico igual al de Pau.

Anônimo disse...

Acho que tudo depende da preparação americana. Se a preparação for seria e o time montado corretamente, eles não perdem pra ninguem.

Não assisti ao jogo contra a Servia, mas contra a Grecia foi um show de basquete.

Time fantastico que hoje tem o MELHOR JOGADOR DO MUNDO NÃO AMERICANO; PAUL GASOL.

Abs

Alexandre Reis

Dead boy disse...

Difícil ganhar dos EUA. Em 2008 os americanos nem levaram todos os bons jogadores (faltaram Garnett, Pierce etc.) e ganharam. Em 2012 não deve ser diferente, a menos que levem o time Z.

Duda 11 disse...

Acho que a Espanha tem chances de ganhar dos EUA! É muito díficil, principalmente pelo nível de comprometimento desta nova equipe americana. Mas o fato de a seleção espanhola possuir jogadores que estão juntos há vários anos e um ótimo entrosamento pode dificultar a vida dos americanos. Talvez o ponto falho seja a falta de um ala-pivô para ajudar mais o Gasol, já que o Garbajosa está em fase final de carreira.
Mas é bom lembrar que o Calderón estará de volta em breve, o que só fortalece ainda mais o time!

Duda 11 disse...

Acho que a Espanha tem chances de ganhar dos EUA! É muito díficil, principalmente pelo nível de comprometimento desta nova equipe americana. Mas o fato de a seleção espanhola possuir jogadores que estão juntos há vários anos e um ótimo entrosamento pode dificultar a vida dos americanos. Talvez o ponto falho seja a falta de um ala-pivô para ajudar mais o Gasol, já que o Garbajosa está em fase final de carreira.
Mas é bom lembrar que o Calderón estará de volta em breve, o que só fortalece ainda mais o time!

Anônimo disse...

Dead Boy, seja bem vindo novamente. heheheehe. tbm concordo q vai depender muito da qualidade dos jogadores que os EUA levarem, e a mentalidade com qual eles irao a Londres.

raul disse...

Acredito que a Espanha pode ganhar dos EUA é difícil mas podem vencer, a final das olimpíadas foi uma prova disso, só contar com o Howard no garrafão não significa garantia de vitória, um fator determinante será a mentalidade com que a equipe dos EUA jogar, como tambem a Espanha por que se pensarem que é possível a vitória sairá, a equipe é muito técnica e tem uma ótima defesa um pega muito bom.Espero que num futuro próximo possamos colocar um Brasil em condições de disputar de igual para igual com equipes desse nível!!

Lucas Belchior disse...

Enquanto o KObe jogar e defender as cores do USA Team, nenhuma equipe no mundo vai ganhar deles. E convenhamos o que joga esse Pau Gasol, é incrível e pode se notar também, que os atletas NBA que jogaram este europeu estão bem acima das outras ligas do mundo, por mais que se fortaleça o basket eu ropeu, atarvés de muita injeção de dinheiro a NBA vai ser e sempre será dominate.

Ricardo Afonso Brito (rasbrito) disse...

Dwight Howard não tem 0,0001% do basquetebol do Gasol.. a "sorte" dele é ser fisicamente impressionante. Apenas por este motivo ele é estrela.. assim q os anos passarem teremos mais um Shawn Kemp da vida.. ANOTEM ISSO!

Qto ao time espanhol, fantastico.. mas nao esqueçamos que a Sérvia tem, alem da tradição, uma geração prestes a explodir.. a final do euro é apenas uma previa do que esta por vir..

Anônimo disse...

nenhuma seleção é imbativel, tanto prova q a mesma Espanha e foi prata e jogo di igual pra igual com os EUA, um ano atraz tinha perdido o europeu pra russia, e dois anos depois a russia naum classifica pro mundial... naum so o basket mais o esporte é imprevisivel, c fosse o Brasil tinha ganhado a copa de 2006

GUGA disse...

A Espanha em 2008 fez uma baita final olímpica sem o Calderon...é uma seleção experiente e que joga junta há muito tempo, acho que é a única(atualmente) com capacidade para bater os EUA.O fator decisivo nesse resultado se chama KOBE BRYANT...sem ele os EUA perdem...um abraço

Anônimo disse...

USA: CP3, Carmelo, James, Wade, Stoudamire, Deron, Roy, Bosh, Durant, Granger, Harris, Okafor...

Como podem dizer que a seleção atual dos USA é um lixo????

Anônimo disse...

Quantos anos Tim Duncan e Kevin Garnett terão em 2012?

Nei Bahia disse...

Rodrigo, a Espanha já deveria estar nas cabeças em 2004, acabou eliminada no único dia que o time americano na ocasião jogou bem, pra vc ver como foi inusitado, o grande nome do jogo foi Stephan Marbury. Foi no primeiro jogo eliminatório e como a primeira fase dos EUA foi um lixo, eles acabaram em quarto lugar e cruzaram com Gasol companhia. Depois acahram que eram os f..es, e perderam pra Argentina, que foi medalha de ouro sem ter passado pela Espanha. As grandes injustiças do esporte ocorrem as vezes longe dos holofotes, a gente acaba lembrando só das disputas de medalha.
Mais uma coisa Rodrigo;lendo sobre Gerson, me lembrei de outro mistério do basquete: Brasil em Los Angeles, 1984. O time estava muito bem, fez um pré olimpico sensacional em São Paulo, boicote soviético, enfim, tudo pra dar certo. Ficamos em quinto numa chave com 6 times e fomos disputar de 9º a 12º. Quase todos estão pro aí, provavelmente de fácil contato, infelizmente só 11 jogadores (saudades de Adilson!!), além da comissão técnica. mexa nesse baú pra gente.

Anônimo disse...

"USA: CP3, Carmelo, James, Wade, Stoudamire, Deron, Roy, Bosh, Durant, Granger, Harris, Okafor..."

naum é lixo, mais naum é imbativel

Lucas Belchior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Belchior disse...

Sobre o comentáario acima, com o KObe jogando fica imbatível, é muito poder de decisão, ele põe jogos na NBa no bolso quem dira no nivel abaixo que é o resto do basquete mundial.