segunda-feira, 8 de junho de 2009

POR UM TRIZ




De fato, o jogo 2 foi outra história.
E até a história da série poderia ser outra a esta altura, se Courtney Lee tivesse concluído a ponte aérea no lindo lance que encerrou o quarto período. Mas o "se" ainda não existe no basquete e, mesmo aos trancos neste domingo, o Los Angeles Lakers venceu por 101-96, na prorrogação, abrindo 2-0 no confronto. Um enorme passo no caminho que leva ao troféu.

Não vou pregar Lee na cruz, como parte da imprensa americana começou a fazer logo após a sirene final. O calouro jogou pouco tempo (12 minutos), voltou à quadra na fogueira após a eliminação de Mickael Pietrus e fez tudo certinho no lance. Enquanto Hedo Turkoglu fazia o ótimo passe do meio da quadra, ele venceu a marcação de ninguém menos que Kobe Bryant, projetou o corpo no ar e pegou a bola levemente além da conta. Ao contrário do que parece, não é mole acertar aquela bandeja.

Lee à parte, o fato é que, após a pancada no jogo 1, o Orlando saiu
do buraco com uma tática semelhante
à de quinta-feira: usando Dwight Howard como isca. Bem marcado no garrafão, o pivô liberou bastante espaço no perímetro. E a diferença é que, desta vez, os arremessadores estavam prontos. Rashard Lewis foi fantástico (34 pontos, 18 no segundo quarto) e Turkoglu também teve seus momentos (22 pontos, 17 no terceiro).

O próprio Howard, apesar dos sete erros, terminou com expressivos 17 pontos, 16 rebotes, quatro passes, quatro tocos e quatro roubadas. Não chegou a ser o Super-Homem, mas foi um Clark Kent pra lá de honesto.

Voltando a Turkoglu, ele brilhou no quarto período, assumindo a criação ofensiva quando Van Gundy deixou Alston e Nelson no banco. Depois, com a saída de Pietrus, o turco fez um excelente trabalho de defesa em cima de Kobe, incluindo o belíssimo toco no fim do tempo normal (foto acima).

(Aqui, abro um parêntese. Tudo bem Stan Van Gundy jogar sem armadores, mas ele precisa arrumar um jeito de fazer isso sem deixar J.J. Redick em quadra nos momentos decisivos. É um jogador de NCAA, nada mais. Errou sete de seus nove arremessos e deu um passe bisonho na prorrogação que permitiu ao LA abrir seis pontos.)

Os Lakers jogaram o suficiente para arrancar uma vitória sofrida, porém crucial. Não que seja impossível a virada do Magic, mas é difícil prever três vitórias seguidas na Flórida.

Pau Gasol voltou a mostrar muita consistência, com 24 pontos e 10 rebotes. Lamar Odom, com 19+8, também foi bem. Kobe Bryant, apesar dos 29 pontos e oito passes, ficou longe daquele assassino que vimos no jogo 1. Cometeu sete desperdícios de bola e, no fim, sofreu para se livrar da marcação de Turkoglu. Ao menos, foi inteligente para distribuir o jogo em alguns momentos importantes.

É assim, com inteligência, que se ganha título. Mesmo na noite em que as coisas não funcionaram tão bem, Kobe & Cia deram um jeito de garantir o resultado. Com 2-0 na bagagem, a viagem para Orlando será bem mais agradável.

))) No Twitter do Rebote: a estatística ao lado dos Lakers, o feito de Howard e a tal "bomba" anunciada por David Stern.

16 comentários:

Maickel disse...

Orlando jogou melhor, só o que o time do magic é somente o trio. o pietrus ta nulo no ataque por que tem entrado pra marcar o kobe... e o elenco do lakers tá focado, o fisher voltou a jogar direitinho acertando arremessos importante sem HESITAR e roubou uma bola ao meu ver crucial.
Kobe forçou a última bola, acho que queria levar o crédito do arremesso, mas poderia ter passado pro ariza chutar ou pro ariza passar pro fisher bem em baixo, afinal o relógio ia zerar e iríamos ter overtime ou um buzzer beater... mas o nome do lakers pra mim vem sendo o odom que jogou pendurado e tudo e aos trancos e barrancos, ta jogando com tudo! Jogo 3 crucial pras duas equipes, orlando precisa vencer a todo custo enquanto o lakers precisa vencer pra estragar as pretensões do magic, e acho que kobe vai ser assassino nesse jogo porque não quer voltar pra decidir em casa!

Dinho disse...

jogo 3 crucial...na minha opinião não! que tem que ganhar é orlando...olha pressão sobre eles!
As jogadas do Orlando se resume a bolas de 3 e garrafão com Howard o que facilita a marçação do Lakers....os principais defeitos do Lakers falta de marcação de 3( perimetro) junto com inflitraçao...ai que orlando tá devendo é mto as inflitrações!

Bruno disse...

Rodrigo,vou discordar e concordar de você ao mesmo tempo,se é que isso é possível:JJ Reddick é um jogador de Ncaa, mas, por alguma motivo, achei que a presença dele em quadra ajudou o Magic a ter em quadra um jogador que se não foi brilhante, ajudou a mover a bola com mais paciência, e deu ao Orlando mais uma opção de 3 pts, visto que quando Pietrus sai com 6 faltas, e em razão de Alston e Nelson não terem feito nada, não se pode dizer que Van Gundy foi mal.
Pra mim o Reddick é uma espécie de Luke Walton pequeno, na medida em que não é um grande atleta, e tecnicamente é apenas razoável, mas parece ser um jogador inteligente que cumpre as ordens do treinador de forma correta.
Em comparação com o jogo 1, o Magic foi bem melhor, o Lakers bem pior, mas o resultado foi o mesmo. Odom, principalmente, e Gasol, além de um renascido Fisher foram as peças que fizeram a diferença no jogo (e as 8 assistências de Kobe).
Cabe um menção honrosa para a arbitragem que, se errou ao não marcar algumas faltas e violações para os dois lados, deixou o jogo correr nos momentos decisivos, como deve ser (violação do Gasol na bola do Lee no último lance do tempo normal, por exemplo)ao mesmo tempo que fez bom uso do replay.
Essa derrota deve doer muito para o Orlando por que o jogo saiu exatamente da forma como queriam e mesmo assim a derrota ocorreu.
Lewis e Turkoglu jogaram muito bem, o Magic dominou os rebotes, conseguiu ir a linha de lances livres e melhorou o percentual de acertos de quadra.Só faltou menos turnovers e melhorar a participação ofensiva do Howard, além de uma contribuição maior de qualquer point guard.
A impressão que fica é que o Lakers está muito focado, principalmente na defesa, e para o Magic vencer será necessário um jogo completo, com todos os setores do time funcionado, e isso tem que acontecer 4 vezes nos próximos 5 jogos.
Parece impossível, mas não é (vide Flamengo e Sport ontem) mas ficou improvável uma vitória do Orlando na série.

NETTO disse...

apesar do D-12 nao ter jogado tudo aquilo que poderia da para se dizer que o Magic chegou muito perto do maximo que esse time pode mostrar e mesmo assim perdeu para um Lakers que todos sabemos pode fazer muito melhor do que ontem, por isso acho muito difil que o Orlando vire a serie, nao acredito em uma varrida mais nao ficarei surpreso de acontecer, acho q da 4x1 lakers

Dead boy disse...

O Orlando está morto. A pressão no próximo jogo é imensa contra eles. Vem por aí o décimo título de Phil Jackson... Se ele nunca perdeu uma série depois de ter ganhado o primeiro jogo, imaginem depois de ter ganhado os dois primeiros...

Luiz Fernando Paes disse...

estatística que acho importante, e não tenho, será que você sabe onde achar?

quantas vezes o time de pior campanha, venceu as 3 seguidas em casa?

e até, quantas vezes o esse time venceu as 3 em casa, tendo perdido as duas primeiras?

grato!!

Bruno disse...

Luiz Fernando, salvo engano, no formato 2-3-2, o time que joga 3 seguidas venceu todas essas partidas somente em uma oportunidade:2006 (Miami)e, por jogar somente 3 em casa, já está definido que é o time de pior campanha.
Espero ter ajudado, abcs.

Rodrigo Alves disse...

Luiz Fernando e Bruno,

O Detroit também venceu as três seguidas em casa em 2004. A diferença é que já tinha vencido uma em Los Angeles (jogo 1) e, por isso, fechou a série em 4-1. O Miami tinha perdido as duas primeiras fora.

Abraços!

Anônimo disse...

Esse negocio de máximo minimo que cada time pode jogar é história, cada jogo é decidido em quadra, de como os times vão se postar taticamente, se os jogadores vão estar inspirados individualmente, dificil pro orlando virar mas não é impossivel.

Luiz Fernando Paes disse...

mas e nas outras tantas, nao teve nenhuma em que o time perdeu as duas, aí ganhou as 3, e acabou perdendo as outras duas de novo?

pq convenhamos, se o lakers for a orlando e não vencer nenhum das três, o jogo 6 vou até torcer pro magic dar uma de heat e fechar ..

a complicação está em ganhar 3 seguidas .. mesmo sendo em casa .. é muito improvável ..
torço pra ganhar pelo menos as duas primeiras, pra deixar a final mais equilibrada ..

valeu Bruno e Rodrigo
abs

Vitor Lakers WIN disse...

Se o Lakers não ganhar esse titulo, eu cometo suicidio. http://krazylakers.wordpress.com/

Rafael B. disse...

Kobe não jogou tanto, igual ao primeiro jogo, mas ajudou bastante organizando o time. Agora tanto ele como o Courtney Lee falharam em decidi, eu tava louco para ver um buzzer shot...
Agora ninguém vai falar do Rashard Lewis?
Jogou muito ele, junto com o Turkoglu. Gasol e Odom também foram bem, e até o Fisher meteu suas bolinhas...

Unknown disse...

Ah se marcassem aquela falta do Odom no Lee faltando menos de 1 minuto pra acabar o jogo. As coisas poderiam ter sido deiferentes...

Anônimo disse...

Ah se Kobe Bryant não jogasse no Lakers...

Heverton Elias

Fiel disse...

Juizada foi pessima pra todos os lados, dessa vez eu nao tenho moral para reclamar, pq tiveram erros pequenos e grandes para os dois lados. Alias, o Kobe nao tem moral nenhuma com a juizada, impressionante, e olha que eu estou comparando nem com o lebron, ou pierce, mas ate com o Iggy ...

Vagner Vargas disse...

O cara que falou a besteira de que o Magic jogou perto do máximo não deve ter assistido duas partidas do time na temporada inteira e agora vem dar palpite no escuro.