sexta-feira, 5 de junho de 2009

O VENENO DA SERPENTE






Quem viu Kill Bill vol. 2 sabe o que é uma Black Mamba. Em uma das melhores cenas do filme, Daryll Hannah, de tapa-olho, lê a descrição da internet enquanto o personagem de Michael Madsen agoniza no chão após levar uma picada no rosto. "O veneno da serpente", diz Hannah, "pode matar em 20 minutos". Não por acaso, Black Mamba é o apelido desse rapaz, Kobe Bryant.



Com a diferença de que, para matar o Orlando Magic no jogo 1 da final, ele precisou de menos tempo. Uns 12 minutos, digamos, aqueles 12 do terceiro quarto, quando o craque deu o bote fatal.



Com uma atuação espetacular nos três primeiros períodos, Kobe eletrificou o Staples Center e atropelou o Orlando. Antes de sair para descansar um pouco no último quarto, o camisa 24 anotou 36 pontos, oito assistências e sete rebotes. Não errou um lance livre sequer (7/7) e só foi cometer seu primeiro desperdício após acumular esses números, nos segundos finais do 3º período.



Após tomar fôlego, Kobe ainda voltou à quadra, a sete minutos do fim, quando a coisa já estava decidida. Terminou com 40+8+8, 8/8 nos lances livres e aquele solitário desperdício. Fantástico.



Apesar do show na vitória por 100-75, não dá para dizer que Kobe ganhou o jogo sozinho. Seus companheiros fizeram bonito na defesa, especialmente em cima de Howard. Perseguido em toda a partida, o pivô do Orlando até conseguiu soltar passes valiosos para os jogadores de perímetro. Mas a turma dos chutes falhou feio, e o Magic foi afundando até perder o rival de vista. Juntos, Lewis, Turkoglu, Alston, Lee, Nelson e Pietrus acertaram apenas 18 de 56 arremessos, aproveitamento pífio de 32%.

O jogo 2, claro, será uma outra história. Dificilmente o massacre vai se repetir, até porque Stan Van Gundy já deve estar pensando nos ajustes que vai fazer. Mas o fato é que Kobe
e os Lakers abriram a decisão mostrando que não estão dispostos a repetir os erros de 2008, contra o Boston. E algo me diz que a serpente ainda não gastou todo o seu veneno.

41 comentários:

Maickel disse...

O grupo do Lakers e principalmente o Kobe esttá muito focado, não vão querer perder novamente e kobe sabe que está no seu melhor basquete, a equipe tem colaborado, gasol e odom são fiéis, depois aparecem bynum e ariza que quando não colaboram ofensivamente, compensam defensivamentem, e até o luke walton tem jogado bem, como comentei antes, qdo isso acontece não tem pra ngm hahahhaha, mas o time do orlando errou muitos arremessos hoje porque foram pressionandos, o garrafão do cavs era lento demais e o do lakers não é 10%, são rápidos, fizeram um bom trabalho revesando o bynum/gasol no d12 e gasol/odom no lewis, e no ataque esses revesamentos tbm complicaram pra d12 e lewis marcarem. sem falar que não tem um cara no magic que vai parar o kobe, se ele não continuar a ter o aproveitamento que teve hoje, ele vai cavar mais faltas e lance livre pra ele é uns 85, 90%....
Mesmo torcendo para o Lakers, acho que o Nelson estragou o jogo do turkoglu, ele vai ter ritmo la pela quarta partida. porque vai mudar atmosfera, a série vai pra orlando e o lakers que saiba aproveitar disso

Anônimo disse...

Apenas uma palavra: UNSTOPPABLE !!!

Robert disse...

Eu como torcedor do Lakers preferia ver mais ajuda do Ariza, e menos chutes do Kobe, ele chutou 34 pra fazer 40 pts. Ruim ? Não. FANTASTICO

Mas eu não gosto desse jogo, gosto quando o LA joga no coletivo, hoje deu certo, mas a série é melhor que 7.

GO LA GO LA GO!!!

Maickel disse...

Concordo com você Robert, mas nesse caso tem uma questão a se levantar. o Ariza foi pouco aproveitado no jogo mas fez um bom trabalho no turkoglu, depois teve problema de faltas. o Kobe monopolizou porque ele viu que ninguém iria parar ele hoje e se os arremessos não caem, ele cava as faltas, ou quando dobra ele passa a bola, vide a bola de três do ariza, a jogada que ele passou pro gasol que passou em seguida para o odom fazer a cesta e sofrer a falta, este jogo "fominha" do kobe tem outro intuito, o da equipe render porque quem está sobrando ou recebendo o passe final está tirando muito proveito.

Pedro Laguna disse...

Jogo com cheirinho de varrida.

Previsão da série:
4x2 Lakers

Rodrigo disse...

Além da melhor atuação do Kobe em finais, o Lakers ganhou esse jogo na defesa. Limitar um time finalista da NBA a 75 pontos mostra que eles não são mais aquele time soft de antigamente, a postura é outra, é só você olhar pra expressão do Bryant durante o jogo e ver que os caras não vão largar o osso dessa vez.

Rodrigo disse...

Ainda assim o Lakers não pode se acomodar, esses dois jogos em casa valem por um praticamente, se perder o próximo vai pelo ralo tudo que conquistaram no jogo de hoje. E pro Magic é vital vencer o jogo 2, voltar pra casa com 2x0 na bagagem é entrar na UTI.

André disse...

Eu acho que essa final lembra uma pouco(UM POUCO) a final de 2 anos atras, quando o cavs fez uma serie fantastica com o detroit mas na grande final o conjunto do spurs deixou na cara q venceria! O magic é um time 8 ou 80... se a bola cai eles até deixam de passar a bola pro D-12... mas qod nao cai acontece oque aconteceu hj...
Alias, e o Jameer Nelson, qq vcs acharam?
Abracos

Adriano disse...

A

DO

REI

a edição da foto no post! Mandou muito bem!! Tu é o MVP depois dessa, Rodrigo!!! hahaha

o andré perguntou, eu respondo: o Nelson começou bem, mas tá claro que ele sente um pouco a falta de ritmo. Vamos ver se ele consegue se recuperar a tempo de tomar a titularidade e causar impacto, pq com a bolinha que o Alston tá jogando, vai ser a segunda varrida sofrida pelo Magic em duas Finais de NBA...

Anônimo disse...

Dividir a foto assim?


Isso que é gostar do Kobe!


Eu acho que esse jogo acaba com a moral de qualquer equipe. Também penso que o Jameer Nelson voltar logo nesse jogo é um pouco arriscado... Fora que tira qualquer confiança que o Rafer Alston foi ganhando nos playoffs com a equipe. 4 a 0 para o Lakers.

Renzo disse...

Eu disse no post de ontem sobre o Gasol... Lewis e Turko estão oscilando...
Ontem foram muito bem marcados. Howard, então, o que se dirá.
Belíssimo trabalho defensivo de LA.

Realmente, Kobe jogou uma linda partida ontem. Deu gosto de ver todos os seus movimentos, seu arrojo, sua determinação e precisão. Jack Nicholson aplaudia feito uma criancinha deslumbrada! Merece.

Mas nada decidido ainda.
O Orlando vai reagir.

Dead boy disse...

Isso é que é atuação de MVP. MVP das finais, MVP da NBA, MVP da década.

Danilo disse...

LeBron em 6 jogos, jogou assim em 4 contra o Magic. Eu disse antes da série, MAGIC NÃO PARA OS TOP. Kobe vai passear nessa série.

Bruno disse...

Espetacular atuação da defesa dos Los Angeles Lakers, provavelmente a melhor defesa que o time apresenta desde que Shaq saiu em 2004.
O time inteiro estava alerta e se movimentando na defesa e no ataque por todos os 48 minutos do jogo.
Kobe jogou um 3 quarto histórico, Bynum,Gasol e Odom DOMINARAM o garrafão dos dois lados e a defesa de perímetro foi ótima (mesmo os arremessos que o Orlando acertou sempre tinham um jogador de defesa fechando para atrapalhar).
Aos muitos que vinham elogiando o Stan Van Gundy, ontem ele foi triturado, e pagou caro por tentar marcar Kobe com um defesa individual.
Aposto que no jogo 2 ele vai mudar isso, e serão os outros jogadores do Lakers que terão que pontuar mais.Outro ajuste interessante para o Magic seria o de colocar em quadra por mais tempo o Gortat, que fez um ótimo jogo 1, e tem uma defesa de post talvez até mais sólida do que a do Howard, que é um excepcional help defender mas no post um contra um comete muitas faltas.
Por último, o jogo 2 passa a ser de vida ou morte para o Magic, por que se perder e voltar para casa 0-2, um abraço:raros são os times no formato 2-3-2 que ganham os 3 jogos em casa, então se o Lakers vencer os 2 primeiros já dá pra imaginar o time voltando para Califórnia com, pelo menos, uma vantagem de 3-2 para fechar a série em casa.

NETTO disse...

Chorem, lebronnenses!!! vcs estao diante do melhor jogador de basquete da ultima decada!!

Dead boy disse...

A década de 1990 foi de Jordan, os anos 2000 são a década de Kobe. Inquestionável.

Fiel disse...

Pior jogo do magic nos offs, conseguimos nos superar, sem defesa (nao so no kobe), aproveitamento pifio, lewis cagao,se escondeu.
O primeiro periodo o lakers foi muito mal, fez muitas faltas bobas, tremeu tb e o magic nem com isso conseguiu ganahr confiança e moral. Entao Kobe apareceu, e realmente ele nao é lebron, que é o segundo melhor jogador, mas muito atras do kobe !
Kobe prejudicou um pouco sseus numeros, se é que da pra falar isso, no final, qdo ai sim forçou alguns chutes, mas na maior parte do jogo foi perto da perfeição, muita raça e vontade, sem falar na tecnica. Sensacional mesmo !


Magic teve 23% de aproveitamento de FG em determinado momento. NElson voltou, e o que seria o unico ponto positivo, tb virou negativo, pq nessa o stan bobeou. Deixou o cara muito tempo em quadra, esfriou o ja frio Alston (ontem), e o nelson mostrou que nao da pra jogar muito tempo. SEria legal jogar aqueles primeiros minutos e so voltar em momentos com os times reservas, sairia com muita moral e uma escelente impressao, mas nao, saiu mostrando que ta sem confiança, com receio de contato (o que acho normal) e descontrolou ainda mais o time.
D12 foi muito bem marcado, mas nao com marcação simples o tempo todo, muitas faltas foram feitas, e duras, sim , porem perfeita a ação do Lakers, imo !

Ou seja, Lakers jogou o que sabe, com muita deteminação e o MAGIC afinou, nao jogou NADA !

Eu acreditava que se o magic quisesse algo, seria nesse jogo 1, agora, sinceramente é tentar ganhar uma ou duas em orlando para nao ficar tao feio ...

Apesar da amarelada, nao posso xingar o time (hj, com a cabeça inchada porem fria), por tudo o que fez, mas vamso fazer um jogo dois ao menos parelho, para ir para orlando com a serie perdida, mas com a honra presente.

PauloRJ disse...

Completando o Dead Boy, decada de 80 do Magic e Bird, de 90 do Jordan, 2000 do Kobe e Duncan (4 títulos, não dá para deixar de fora) e 2010 será do Lebron, Wade e D12.

Bruno disse...

Fiel, não desista do Magic tão facilmente, basta uma vitória no jogo 2 e tudo muda.
Playoffs é assim mesmo, os ajustes entre os jogos são fundamentais,Phil deu uma grande cartada, agora é esperar a reação do Magic. Abcs

PauloRJ disse...

Rodrigo, esse é o risco de um "jump shooting team"...se a bola não cair não tem como ganhar...

Me surpreendeu o Magic ter mudado o jogo contra o Cleveland e ter jogado inside out, normalmente é só pick and roll e arremessos de fora....ontem eles ensaiaram pouquíssimas bolas inside out e atacaram muito pouco a cesta....aí fica mais fácil marcar....

Playoff é jogo de ajustes, então acredito que o Magic vá fazer o dever de casa e variar mais o ataque e apertar mais o jogo...senão podemos ter uma 2a varrida do Magic...e aí mais do que nunca o D12 vai seguir os passos do Shaq, pois na 1a final da NBA com o Orlando o Shaq (mais Penny, Scott, Anderson e Grant) foi varrido pelo The Dream (mais Drexler, Cassel, Horry e Smith)...a 1a final da NBA a gente nunca esquece...principalmente os 4 lances livres que o Nick Anderson perdeu no final do jogo 3 e permitiram a varrida do Houston...

NETTO disse...

PauloRJ, se for citar o Duncan, entao nao podemos esquecer do Shaq, na verdade Kobe dividiu as atencoes no inicio da decada ate a metade dela com o Shaq, a segunda metade esta sendo dividida com o James. Shaq vez uma decadada de 90 extraordinaria, mais ai ele competia com Jordan neh, ai nao da pra comparar.

Dead boy disse...

Não acho títulos o maior dos critérios, senão Malone estaria no limbo.

Alguns jogadores ganharam muitos títulos nos anos 2000, mas entre esses três (Shaq, Duncan e Kobe) acho que Kobe tem inegavelmente um lugar de maior destaque na história, até porque além dos títulos ele tem recordes que os outros dois nem sonham em atingir, além de jogar 400 vezes mais bonito.

Clodoaldo disse...

Não sei, sou torcedor do Magic e acompanho a NBA desde 1991 com a chegada de Shaq no Magic.

Mas não sei qual a diferença das atualções do LeBron contra meu time e essa atuação do Kobe de ontem. Pra mim os dois estão no mesmo nivel. O James no primeiro jogo chutou menos, fez mais pontos, 49, deu toco, tudo. Mas o time do Cavs AI SIM, É MAIS FRACO QUE O LAKERS.

Mas quem acompanhou o LeBron jogando contra o Magic, não deveria achar o Kobe tão melhor assim.

Pudão disse...

Simplismente Kobe.

Anônimo disse...

Kobe jogou mt, e diferente de Lebron, sem desperdicios. Mas ainda n tem nada definido, o Orlando foi muito mal nos chutes, em parte merito do lakers, mas de qlqr forma alguns ajustes o orlando pode equilibrar a série

Baiano disse...

Excelente post...
parabens rodrigo.
Abraco

PauloRJ disse...

Netto, concordo que faltou colocar o Shaq, não só pelos títulos, mas pelo pivot dominante que ele foi...

Duncan é considerado como o melhor PF de todos os tempos, então ele tem que estar na lista também...

Dead Boy, concordo que os títulos não são a única maneira de se medir um jogador, e seria injusto com muitos jogadores, e valorizaria demais o Robert Horry, que tem mais títulos que Air Jordan...

Também acho que o Kobe joga muuuuito mais bonito que Duncan e Shaq, mas ambos foram até mais dominantes que o Kobe durante essa década...agora se tirarmos os homens de garrafão da lista ficaria: Magic e Bird, Jordan, Kobe, Lebron e Wade...

Fiel disse...

Clodoaldo, add nos no MSN, agora estao aparecendo os torcedores do magic, e antigos, o que é melhor (ropreto@uol.com.br).

Po cara, Lebron vai ser Genio, mas Kobe ja é, ele forcou no fim do jogo apenas, mas o cara tem muitos recursos ofensivos, Lebron é muita força, claro que tem tecnica, desdenvolveu seu chute de fora, mas Kobe é muito mais classico, acho que tem mais aquele Killer instinct e pra mim defende muito mais. Quem sabe Lebron ainda nao evolua e passe o Kobe, mas eu acredito que esta um pouco distante ainda, apesar desse ano do lebron e essa serie, especificamente, contra NOS !

E Bruno, nao é questao de desisitir, eu sou torcedor, mas gosto de basquete e acompanho a NBA de perto, claro que o Magic pode virar, mas pelo que vi o ano todo, acreito que sera bem dificil. Realmente desanimei demais com essa derrota e como ela aconteceu (aproveitamento pra la de pifio), mas vou continuar torcendo e muito, nao tenha duvida !

abraços a todos

Fiel

Dead boy disse...

PauloRJ:

Nos anos 2000, Shaq começou bem e terminou mal. Está quebrado há 3 ou 4 anos. Não dominou a década. Kobe, ao contrário, começou bem e está terminando como destaque do time na luta pelo título. Kobe está acima de Shaq porque arrebentou 10 temporadas seguidas, contra apenas 6 de Shaq. E nem estou falando pelos recordes individuais. Estou falando pelo desempenho geral ao longo dos anos.

Nesta década, Kobe tem 6 finais (contra 5 de Shaq e 3 de Duncan), melhor média de pontos da década, maior pontuação absoluta da década, maior pontuação em playoffs da década e mais de 25 triple-doubles (Shaq e Duncan nunca fizeram triple-double).

Shaq, por exemplo, nunca apareceu na seleção de melhores defensores, enquanto Kobe apareceu 7 vezes.

Os três aparecem 7 vezes na lista geral de melhores da NBA.

Parece que Kobe é mais completo (ataque + defesa + joga bonito + finais) e dominou mais.

Rafael B. disse...

Tá bom Dead Boy, frente a essas estatísticas não tem nem o que falar hehehe.
Kobe ainda vai dominar a NBA até os 34, 35 anos, talvez Lebron já tenha passado ele até lá tecnicamente, mas em questão de títulos e recordes o Kobe vai dominar.
Lembrem que Jordan jogou em alto nivel até os 35, Kobe chega lá.
Outra coisa acho que Kobe vai ser o maior pontuador de todos os tempos da NBA, ele vai passar o Kareem em breve.
Deixando as especulações de lado, nem Jordan tinha um instito matador que nem o Kobe tem para acabar com um jogo. Jordan tinha um jogo mais bonito, envolvente, mais me parece que Kobe quando quer acabar com um jogo ninguém para ele. No terceiro quarto ontem, quando, faltando 2 seg para estourar o relógio, com o Pietrus pendurado nele, ele arranjou um lugar para arremessar, sofreu uma falta e converteu a cesta, e saiu com aquela cara de determinação, me deu arrepios. Espetacular.

Obs. Eu acho Jordan melhor que Kobe e vi o Jordan jogar, não venham me lixar depois. Hehe.

Renato disse...

O homem realmente deu uma aula de bola ontem.

A única coisa que eu não gostei foram as caretas que ele ficava fazendo pra câmera. Mais falso que uma nota de 3.

E em casa, assistindo os pivôs do Lakers marcarem o Dwight Howard pela frente, e a ajuda vindo com velocidade pelo outro lado quando ele recebia a bola, só podia pensar no professor Paulo Murilo sorrindo lá na casa dele.

Bruno disse...

Deadboy, concordo Kobe é o jogador da década, por que os dois outros possíveis Shaq e Duncan estão se arrastando nos últimos anos, e Kobe continua voando.
Mas Shaq teve 2 triple doubles na carreira, sendo nesta década (2006, contra o Heat) e Duncan teve quatro triple doubles, todos na década atual, incluindo um na final contra o Nets em 2003.

Dead boy disse...

Eu realmente não sabia dos triple-doubles dos dois. Não tinha ouvido falar e supus que eles nunca tivessem. Valeu a observação.

Anônimo disse...

Internet Banda Larga: 120 reais
Notebook: 1600 reais
Ver Kobe Bryant fazendo 40 pontos numa final da NBA: Não tem preço.

Heverton Elias

Maickel disse...

Não vai ter como marcar o kobe, gasol e bynum estão fazendo excelente trabalho no corta luz e trancando o pietrus. as bolas de três do orlando não cairam em sua maioria e as do lakers tbm não...

se dobrarem no kobe, vai ter gente livre, e esse pessoal ta aproveitando, acho que o lakers vai fazer alguns ajustes pra forçar mais o d12. e a marcação do lakers foi boa o único que teve clara vantagem foi o lewis como ja era esperado, mas só até a entrada do odom..

PauloRJ disse...

Dead Boy, não acho que o Kobe tenha sido dominante a década toda...os 3 títulos iniciais do Lakers o dominante foi o Shaq, tanto que o Shaq tem 3 MVP das finais e o Kobe só vai ganhar o 1o esse ano se finalizar o trabalho (o que eu acho que vai fazer)....e o Shaq foi para 5 finais nessa década e ganhou 4...Shaq foi protagonista em 3 e coadjuvante em 1, Kobe foi coadjuvante em 3 e vai ser protagonista em 1...é difícil compará-los porque são jogadores completamente diferentes...

Uma coisa eles tem em comum, quando o Shaq dominava o jogo todos os coadjuvantes jogavam melhor por ter mais espaço....hoje os coadjuvantes do Kobe também jogam melhor porque também tem mais espaço para jogar...

NETTO disse...

PauloRJ, concordo que o Duncan eh um exelente jogador, com ctz um dos tres melhores PF da historia, mais qnto a dizer q foi o melhor a controvercias, nao sei se vc deu sua opiniao ou se ja fizeram algum tipo de eleicao para elege-lo como tal, maais nao se esqueça q te um tal de Malone e um Barkley concorrendo com ele. eheheheh

rubensborges disse...

Mas como o Kobe sempre tem que ser um pouco escroto (com o perdão da palavra) voltou só pra chegar aos 40...
e o Dwight provou que ainda é o Superboy... O SUperman está em phoenix, com 4 títulos, 3 MVPs de Finais, 2 MVPs de ASG e um de Temporada Regular

F.Pamplona disse...

Vitória merecidíssima de um time espetacular na defesa e comandado por um gênio no ataque.

Sou torcedor do Magic, mas admito que ser campeão passa muito mais por uma eventual instabilidade dos Lakers que pelo brilhantismo de Orlando. Continuo firme e forte na torcida, mas realista quanto aos rumos da série.

Um grande abraço!

joao p. disse...

hahahahahhaha muito legal o post Rodrigo, mandou bem!

Osama_Lakers disse...

BLACK MAMBA RULES!!!! GO LAKERS GO!!!