segunda-feira, 1 de junho de 2009

A ESTRADA DE LEBRON JAMES




Quando eu era moleque, torcia pelo Chicago Bulls, e tive a sorte de começar a ver NBA um pouquinho antes de Michael Jordan tomar a liga de assalto. O normal seria que os seis títulos me transformassem num torcedor fanático, mas o que aconteceu foi o contrário. Hoje não chego a vibrar ou sofrer com o time, mas fico espantado como nós, no Brasil, criamos uma relação de amor e ódio com o basquete americano.
A distância não impede, por exemplo, que tantos brasileiros adorem ou detestem jogadores de altíssimo nível como Kobe Bryant ou LeBron James.

A introdução acima, claro, se deve à enxurrada de críticas dedicadas a LeBron após a eliminação diante do Orlando Magic. Duas semanas antes, o senso comum fazia do rapaz um gênio. Hoje, muita gente lhe prega o incômodo rótulo de amarelão.

Sou do grupo que ainda vê em LeBron muito mais momentos geniais do que amarelões. O que ele fez neste playoff é coisa de gente grande, e o amadurecimento pode elevá-lo ainda mais.

Agora, é lógico que esse amadurecimento passa por absorver fracassos. E não adianta tapar o sol com a peneira: apesar dos grandes momentos no mata-mata, LeBron e o Cleveland fracassaram na final do Leste, assim como fracassaram na decisão de 2007 contra o San Antonio. Não há o que apague isso.

O que nós vimos agora ajuda
a comprovar a tese de que é muito difícil ser campeão na NBA sem ter pelo menos dois jogadores de elite no elenco. LeBron ganhou o reforço de
Mo Williams (foto) para esta temporada, e eu continuo afirmando que o armador fez
o Cleveland escalar muitos degraus. Mas o mascote do blog, claro, não está na elite
da elite. Na hora que a coisa aperta, ainda está abaixo de um Gasol, de um Odom, de um Turkoglu ou de um Lewis, só para citar os escudeiros de Kobe Bryant e Dwight Howard na final que se aproxima.

O elenco do Cleveland não é perfeito, mas isso também não tira a culpa de LeBron, que cometeu erros infantis em momentos decisivos de algumas partidas - assim como decidiu outras de forma espetacular. Errou ainda ao fugir dos repórteres ao deixar o ginásio do Orlando. Ninguém, claro, é obrigado a falar com a imprensa, mas não é essa a atitude que se espera de um líder. Ele deveria ser o primeiro a procurar os microfones e se dirigir
ao seu torcedor. Em vez disso, saiu de fininho, derrotado.

Para piorar, não cumprimentou Dwight Howard na quadra e deu a infeliz declaração: "Para mim, é difícil parabenizar alguém depois de ter perdido. Sou um vencedor. Não se trata de ser antidesportivo ou algo do tipo. Se alguém te derruba, você não vai dar os parabéns. Sou um competidor. É isso o que eu faço. Não faz sentido ir até lá e apertar a mão dessa pessoa". Triste.

A eliminação e as atitudes pequenas não chegam a comprometer a carreira de James ou tampouco fazem dele um amarelão incorrigível. Afinal, há muita estrada pela frente. Mas só é possível cruzar essa estrada aprendendo com os erros. E o processo inclui os rótulos, é inevitável. É preciso carregá-los com dignidade até o momento de se livrar deles. No caso de LeBron, não tenho dúvidas, esse momento vai chegar. Você não acha?

60 comentários:

Bruno disse...

Rodrigo, discordo diametralmente da parte em que você diz que o Mo Williams não é um Gasol, Odom,Hedo ou Lewis.
Com exceção do Gasol, que é um all star e estrela do basquete mundial, os outros são jogadores que em suas carreiras sempre foram coadjuvantes. Todos são bons, mas não são cracaços, exatamente como Mo Williams.
Lembrando que o Cleveland ainda tem role players de primeira linha como Delonte West e Anderson Varejão e o Ilgausakas que, mesmo não jogando nada contra o Magic, já foi all star duas vezes, a última em 2005.Nem Odom nem Turkoglu foram selecioandos para o all star, por exemplo.
O elenco de apoio do Lebron não é tão ruim assim, ficou ruim para justificar a derrota e, principalmente, para a amenizar o fracasso pessoal do Lebron.
Eu como torcedor do Lakers acompanho, por exemplo, muito mais o Kobe do que Lebron, e posso dizer que me incomoda a percepção que se tem do Lebron de que nada que ele faça é errado. Se ele não passa a bola é por que o time é fraco e ele tem que decidir (Kobe fez isso uns 3 anos quando tinha Smush Parker, Brian cook e Kwame Brown no time) e todo mundo chamava ele de fominha.
Se Lebron é mal educado na hora da derrota é super competitivo, se erra uma bola decisiva é por que estava muito cansado carregando o time nas costas até ali, etc.
Em suma, tá na hora da imprensa colocar nas costas do Lebron uma boa parte da responsabilidade pelos insucessos do time, da mesma forma que faz quando ele acerta um game winner, quando é o mvp, por que é dele o papel de protagonista da equipe, e dele a responsabilidade de decidir, é dele, principalmente, o papel de fazer os outros jogadores do time parecerem melhores do que são, em suma, é dele o papel de elevar uma franquia que é competitiva ao nível de campeã, é nisso ele vem falhando, mesmo jogando muito bem.

Clube de Handebol Japy disse...

Concordo com Bruno em seu argumento sobre Mo Williams. Eu, particularmente, acho ele muito mais efetivo que D-Fish, por exemplo. E sempre defendí nos meus posts o que o Bruno falou sobre elevar a franquia, sobre liderar seus colegas. Falta essa aura à LeBron. Existem dois jogadores que sempre cito aquí, como exemplo de líderes e que elevam o jogo de seus colegas: Garnett e Kobe. Garnett é um jogador que eu gostaria de ter na minha equipe aonde eu fosse, pela sua capacidade técnica e por como ele incendeia o time. Independente do placar, ele SEMPRE está ao lado de seus companheiros incentivando, colocando fogo e fazendo seus companheiros acreditarem que se precisar comer o taco da quadra vai te ajudar a vencer, que coma então. A liderança que Kobe exerce é diferente, e prá mim um pouco mais efetiva. Ele lidera pelo aspecto técnico e psicológico do jogo. Sempre disposto a fazer seus colegas participarem do jogo, sempre atento à parte técnica e tática, com um QI de jogo altíssimo, discretamente ele chama a atenção de seus colegas de time, dá dicas, muitas vezes sacrifica seu jogo ofensivo em prol da defesa, e assim comanda o time, colocando outros prá produzirem ofensivamente em seu lugar, ou seja, ele quer que todos se envolvam no jogo, além do fair play de ser um bom perdedor. É o mesmo tipo de liderança, por exemplo, que exercia um Magic Johnson, um MJ. Quem assistiu o ducumentário do Spike Lee viu isso. São dois tipos de líderes que você sabe que sempre estão atento a você e ao jogo, que elevam seu jogo, te fazem participar e se sentir parte importante do esquema. É isso que eu acho que falta pro Kobe. E não acho que seja porque ele tem apenas 24 anos, porque ele está na liga a um bom tempo, já deveria ter desenvolvido isso. Não nego que ele vá ser um jogador marcante para a liga nós próximos anos, mas posso citar prá você um grande exemplo de dois dos melhores de todos os tempos em sua posição que nunca conseguiram um anel sequer: Karl Malone e John Stockton, jogadores muito mais maduros e conscientes que LeBron. Espero que LeBron não entre prá essa galeria de notáveis sem títulos.

PauloRJ disse...

Rodrigo, concordo inteiramente com o Bruno no que tange ao Mo Williams, e acho que o Orlando fez um mau negócio dando um contrato máximo para o Rashard Lewis. Ele é um jogador muito bom, mas daí para ter um contrato máximo ele teria que estar entre os top da posição dele, e na posição 4 eu posso citar vários muito melhores do que ele: Tim Duncam, KG, Dirk, Amare, Bosh. Estes merecem o salário máximo, ele como está num nível abaixo teria que receber um pouco menos...

Com relação ao Lebron, infelizmente faltou espírito esportivo, e, para ser vencedor como ele se considera, 1o tem que vencer...e antes tem que aprender a perder...

Gosto muito do jogo dele e já o considero um HOF, mesmo que o jogo dele não evolua mais, mas essa derrota e a fuga da quadra mostram que ele ainda precisa amadurecer como pessoa...

Dead boy disse...

Sobre Mo Williams, concordo. Mas eu o coloco no mesmo nível de Hedo. E abaixo de Gasol e Odom, desde que estes estejam com vontade de jogar.

Bruno, acho que Varejão é um péssimo role player. Ele não garante nem os rebotes que devia garantir. Um cara da altura dele e que joga embaixo da cesta devia fazer pelo menos 12 pontos por jogo.

Sobre LeBron ter de assumir a responsabilidade pela derrota... Veja: ele carrega o time nas costas. E no último jogo ele ainda foi o melhor do time. Aliás: teve alguma partida dos playoffs - ou mesmo da temporada regular - em que ele não tenha sido o melhor do time? Não acho que ele deva assumir o ônus da derrota. Ele é culpado por quê? Porque não fez um triple-double? Porque fez menos de 45 pontos? Pelo amor de Deus, culpar um jogador por isso é uma injustiça do tamanho do universo. Principalmente quando o time todo marca você e os seus colegas não aproveitam o espaço.

Quantos jogadores fizeram mais que 25-7-7 em alguma partida desses playoffs? Em resumo: estão culpando o cara porque ele não teve uma atuação digna de melhor do mundo; teve uma atuação digna "apenas" de, digamos, um dos cinco melhores do mundo. Mas é um fracassado mesmo!

Leo Aracaju disse...

Concordo plenamente com vc Rodrigo.

Kobe quando era molequinho tinha o shaq do lado pra ganhar anel.

O Lebron fez de um timeco um time vencedor. Ele ainda vai ganhar muitos anéis.

E se não ganhar nem por isso sua carreira será menor. Ou será que a carreira do GRANDE KARL MALONE, por exemplo, não vale nada por não ter um título?

Muito mais do que taxar o Lebron de amarelão (isso é uma puta ignorância) temos é que parabenizar o Orlando que chegou onde ninguémn acreditava.

Anônimo disse...

A NBA é o campeonato de basket mais rentável, organizado e disputado do mundo. Sem dúvida. Mas é muito cruel também. Houve falhas de LeBron James na final do leste, claro que houve, mas dizer que o cara é amarelão, que ele não faz juz a fama que tem? Exagero. Na minha opinião os erros dele só foram potencializados porque saiu de quadra perdendo (falo sobre os erros em quadra), mas não é nada que não vinha sendo falado sobre ele. Inclusive alguns desses erros serviram de argumento para aqueles que achavam que ele não merecia o troféu de MVP, mas como o Cavs saiu líder do temporada regular e os números do LeBron são brutais, tudo nao passou de um detalhe. Quanto ao comportamento fora de quadra, me parece algo relacionado a idade (maturidade). Vários jogadores nessa fase da carreira fizeram coisas parecidas, vide Kobe Bryant que até hoje é visto como marrento, chato convencido, individualista por causa dos erros quando estava no seu quinto ou sexto ano de Liga. Infelizmente a NBA tem uma maneira cruel até de reconhecer a qualidade de seu jogadores, por exemplo, eu fico indignado quando assisto um All Star Game, ou uma final da liga e depois de um jogo parelho, um jogador do time vencedor recebe o troféu de MVP, enquanto do lado perdedor um jogador que teve uma atuação mostruosa não leva o prêmio simplesmente porque o MVP só vai para o lado vencedor. Tipo, se ganha é Rei, se perde é amarelão. Acho injusto, e cruel. Sou torcedor do Lakers, mas não dá pra mandar pelos ares tudo que o LeBron fez nessa temporada, simplesmente porque não teve um grande time do seu lado. Acredito que tudo isso que estão dizendo sobre LeBron, só está sendo dito porque o Orlando é quem chegou lá. Como Orlando não era o favorito, chegou na final do leste considerado limitado,que suas bolas de 3 estavam caindo mais por sorte do que por técnica, virou moda detonar o Cavs. Se fosse um Boston Celtics que tivesse eliminado o Cavs, talves o estrago na imagem de Lebron e Cia, não seria tão grande, fato que a meu ver é até uma injustiça para com o Orlando, porque continuam tratando esse time como um time limitado, ao invês de reconhecerem a qualidade do time. E que isso sirva de aviso para nós torcedores do Lakers, e que sirva de aviso para Kobe, Phil Jackson e Cia.

Heverton Elias

Dead boy disse...

Além disso, que onda de bom-mocismo é esse? Acho perfeitamente humano não querer cumprimentar o vencedor. LeBron não ficou nem 1% menor para mim porque deixou de ir lá cumprimentar Howard. Tampouco por evitar a imprensa. Ele é pago pra jogar basquete. Pra quem quiser ver Miss Simpatia, a NBA não é o lugar.

Sergio disse...

De tudo que foi dito sobre Lebron, o fundamental é que, mesmo sendo um jogador fenomenal, falta a ele a liderança necessária para trazer o time consigo. Por mais que a sua performance pessoal seja espetacular, ela não é capaz de se traduzir em um título. Transmitir a confiança e a compreensão do jogo aos seus companheiros de equipe é o que lhe falta, coisa que Kobe foi capaz de assimilar observando MJ. Isso não é tarefa fácil, pois exige amadurecimento pessoal, coisa que os fatos demonstram que Lebron ainda não tem. O próprio MJ demorou a conquistar essa capacidade de trazer consigo seus companheiros, e no início de carreira na NBA era um pouco como Lebron, fazia 50 pontos e o time não era campeão. Foi preciso o próprio amadurecimento e o auxílio de Phill Jackson para dar o passo a mais: além de jogador espetacular, se tornar o líder de uma dinastia vencedora, o que fez dele o melhor jogador da história. A pergunta é: será que Lebron pode adquirir esse amadurecimento pessoal e se tornar um líder vencedor? Acho que capacidade para amadurecer e ganhar equilíbrio emocional ele tem, mas será necessário alguém que o auxilie e o oriente nesse sentido, alguém como PJ foi para MJ. Para mim isso é que é o mais difícil, encontrar um líder que o oriente a ser líder. Seu atual técnico mais parece seu fã. Mas eu torço para que isso ocorra, o basquete ganharia com isso.

Sergio disse...

Dead boy.
Lebron é pago para ser um profissional do esporte. Para mim a NBA, por mais que tenha se tornado um negócio, não é nada além disso: o palco de um esporte, que por definição tem um vencedor e um perdedor, nem empate tem. Se Lebron é incapaz de assimilar uma derrota no seu esporte, e se vê como um competidor que só se digna a cumprimentar outro competidor na vitória, está longe de ser o "vencedor" que ele vê em si. Até admito que ele possa não querer falar com a imprensa naquele momento, ela tem mais a ver com o negócio e menos com o jogo. Mas não cumprimentar a quem esteve em quadra com ele, mostra que ainda há um longo caminho a percorrer. Entender que a competição termina quando acaba o jogo, cumprimentar o oponente e assimilar a derrota não vai fazer dele a Miss Simpatia, mas vai aproximá-lo mais da capacidade de ser o vencedor que ele atribui a si. Ser "humano" é isso: compreender que exatamente por se ser humano, pode-se ganhar e perder, e qualquer coisa além disso é se ver como super-homem ou deus grego. Acho que, de leve, de passagem, e por alguns milésimos de segundo, Lebron, quem diria, teve o seu momento Iziane. Isso é humano? Claro, mas é preciso reconhecer que foi uma pisada na bola, e não uma atitude normal.
Um abraço

Dead boy disse...

Sérgio:

Respeito sua opinião, mas discordo de tudo. NBA é um esporte de vencedor e perdedor e é normal não gostar da derrota. Com tanto sofrimento, se ele fosse cumprimentar Dwight e outros naquela hora eu o acharia um mercenário. Na verdade ele ganhou pontos comigo ao sair tão sinceramente ressentido do jogo. Ele tem espírito vencedor. E, conquistando ou não a simpatia dos torcedores, fãs e imprensa, vai abrir, à base de marretadas, o seu caminho para entrar no grupo dos 10 ou 12 melhores da história.

NETTO disse...

Concordo com o que o Dead Boy falou sobre o LeBron, o kra jogou muito bem sim na ultima partida, quase ninguem consegue as medias que ele conseguiu nesse jogo, agora, soh pq ele nao foi expetacular como as outras partidas vem gente ai meter o pau nele, e ele tivesse conseguido essas medias desse ultimo jogo na temporada inteira jah seria o suficiente para ser um dos grandes nomes da liga nessa temporada, ai agora estao criticando o kra soh pq ele foi bem melhor que isso e no ultimo jogo nao conseguiu ser tao expetacular.

Dead boy disse...

Meu Deus... Eu, tendo de sair em defesa de LeBron. Se alguém aqui voltar a me chamar de hater, eu vou ficar muito ressentido.

Renato disse...

A cultura americana em geral (não só a esportiva, mas também a de negócios) tem essa coisa do "one man show" do "self made man", do Jesse James que vai lá sozinho, só com o seu .38, no pôr do sol, e resolve a parada, limpando a cidade dos bandidos.

O problema é que essa molecada tipo Lebron James e Kobe Bryant acaba acreditando que eles realmente têm a obrigação de incorporar o personagem que criam em torno deles. Que se eles não colocarem a bola embaixo do braço e não garantirem ao menos uma dinastia de 3 títulos (1 só é pouco), não estarão fazendo o que são pagos pra fazer.

Isso não é só caso do Lebron James. Juro que só consegui assistir até a metade do documentário "Kobe doin work", exatamente pq Kobe Bryant se acha ali o centro do universo, como se fosse o poço de sabedoria do basquete, o cara que comanda os companheiros, que distribui elogios como bençãos, que manda o técnico botar ele em quadra, que "resolve". Que esta seja a imagem do Kobe vendida comercialmente, ok. Mas que ele próprio acredite na conversa é algo bem diferente (e errado).

Infelizmente, Dwight Howard está indo na mesma linha, dando uma escovada no técnico na frente dos jornalistas, com aquela conversa de "me dá a bola". Ridículo. Quando o time ganha, é por causa dos superstars, mas quando perde é porque "o elenco de apoio não fez o serviço"?

Dead boy disse...

Mas, Renato, é isso mesmo. Sem LeBron o Cavs teria tido uma das piores campanhas da Liga. Todas as vitórias foram por conta dele. E nas derrotas ele não jogou mal. Jogou bem. Então é óbvio que, se o elenco fosse melhor, o time não perderia. Do mesmo jeito, é óbvio que, se o elenco fosse melhor, as vitórias não seriam creditadas a ele.

PauloRJ disse...

Dead Boy, não concordo com vc sobre sair da quadra sem falar com ninguém por um único motivo: As estrelas da NBA não são pagas somente para jogar basquete, eles são pagos para fazer o business funcionar!!! Não sei se você sabe, mas um jogador pode ser multado pela liga se for convocado para a entrevista depois do jogo e não comparecer...

Se não fosse pelo lado business eles não conseguiriam fechar contratos de mais de 100 milhões de dólares com seus clubes (não haveria dinheiro para isso), muito menos contratos ainda maiores do que esses com NIKEs da vida...

Acho que cumprimentar o adversário é reconhecer que o adversário teve mérito e foi melhor, e ter a humildade para saber que é necessário melhorar para conseguir chegar lá...eu só o consideraria mercenário se ele fosse para a festa de comemoração do Orlando...

Acho realmente que ele estava P! da vida e deveria ficar com a expectativa gerada com esse time, mas existem outras maneiras de mostrar que não se conforma (por exemplo o Kobe, depois de pedir para sair do Lakers pq não tinha time, começou o trainning camp do ano passado, quando todos os jogadores se apresentam, dizendo: Eu sou o Kobe Bryant e estou aqui para ganhar o campeonato! A partir daí todos se dedicaram aos treinos e aos jogos e chegaram às finais).

Para mim é uma questão de maturidade e faz parte do processo de aprendizado...se ano que vem ele perder o fair play de novo, aí ao invés de "humano" ele vai ser arrogante mesmo...esse ano ele ainda tem o benefício da dúvida...

Dead boy disse...

Quer saber? Em termos de business, isso gera mais marketing pra ele e pra liga do que se tivesse cumprimentado. Estaríamos falando sobre isso caso ele tivesse dado um abraço e um tapinha parceiro nas costas do Dwight? O mundo quer isso: gente reagindo como gente. Eu, pelo menos, não gosto de super-homens morais que perdem e vão lá cumprimentar o outro com um sorriso humilde no rosto.

Renzo disse...

Rodrigo,

Guardei algumas pedras para lançar em LeBron...

Também comecei a assistir NBA na mesma época em que você e me acostumei a ídolos que impressionavam a todos não só dentro da quadra, mas fora também, principalmente com suas firmes e respeitáveis atitudes. Quantas foram as vezes em que jogadores como Jordan, Magic e Bird deram entrevistas logo após duríssimas derrotas, sempre mantendo o semblante compenetrado, respeitando o adversário e tentando projetar uma reabilitação futura.

O que LeBron fez depois do jogo é "coisa de moleque", mimado que é por seus patrocinadores, mídia, fãs e quem mais que seja. Por mais que se seja admirado como ídolo que é, isso foi algo absolutamente reprovável. Ninguém pode negar! Todos nós somos "witnesses"!

Nessa temporada, vimos um LeBron dando show em quadra, elevando o nível de seu jogo, mas ainda mantendo atitudes infantis, sem muito sentido, como se - para atrair todas as atenções - fosse necessário fazer algo além do que simplesmente jogar seu maravilhoso basquetebol.

Realmente, aquela palhaçada de tirar fotos imaginárias antes das partidas nunca pegou bem, assim como aquela besteirinha de ficar jogando talco para cima como se fosse uma "magia" ou coisa que o valha. A todo momento, LeBron parece encucado em mostrar a todos "-hey! essa é minha marca registrada! não me comparem a ninguém!", como se isso fosse necessário, como se supostamente seu jogo não tivesse uma assinatura toda sua, exclusiva, consolidada, autêntica, de absurdo talento...

LeBron joga muito, é o futuro da NBA, inequivocamente será campeão em algum dia, mas precisa controlar sua cabeça se quiser se tornar, de fato, o grande mito criado sobre sua figura.

O Zé Boquinha foi profético ao chamar a anteção de todos quando, ainda ao fim da temporada regular, transmitiu um jogo na ESPN em que Cleveland foi humilhantemente surrado por Orlando. Disse Zé Boquinha que os Cavs estavam descontraídos demais, sem concentração, sem gana, e que aquilo poderia tornar a acontecer nos playoffs, que nunca aceitou isso nos times que treinou, etc etc.
Dito e feito.
No mata-mata, duas inapeláveis varridas e a confinaça novamente transbordando. Veio o castigo com a derrota para o incansável Orlando, curiosamente liderado por outro jovem superstar que já havia batido James na preferência do público como campeão de votos no All-Star Game, e que sempre parece bem ciente de suas limitações, ponderado em suas opiniões e dedicado a se aprimorar.

Os holofotes em cima de LeBron nos impediram de enxergar que, independentemente do que ocorra nas finais, essa foi a temporada de Dwight Howard.

Dominante, esforçado, trabalhando sempre em cima de suas deficiências, discreto fora das quadras, um monstro dentro dela.

Seus braços não exibem tatuagens, seu corte de cabelo é discreto, militar. Não usa faixinha na cabeça e seu bigodinho é sem graça. Um sorriso feliz, aberto, sincero e muita simpatia. Uma força exuberante no garrafão, um atleticismo comparável ao de LeBron e muita vontade de crescer.
Este é o Dwight que vai para sua primeira final contra o brilhante Kobe, que - mesmo multicampeão, experiente e consagrado -, ainda tenta provar para si mesmo que pode vencer como protagonista.
Aliás... sob este aspecto, será que o futuro guarda sina semelhante a LeBron?
Só o tempo dirá...

PauloRJ disse...

Dead Boy, eu não esperava um sorriso humilde cumprimentado o D12, e sim um rosto P! da vida...mas ainda assim cumprimentando rapidamente e indo embora...

PauloRJ disse...

Renzo, excelente post. Se o D12 tiver um jogador de perímetro da qualidade que o Shaq sempre teve (Penny, Kobe e Wade) certamente ele vai conseguir vários títulos da NBA...

Bruno disse...

Dead Boy, acho o Varejão um dos principais big man defensivos da NBA. O cara não para de se movimentar, na defesa e no ataque, nunca desiste das jogadas (foi o único jogador do Cleveland a continuar correndo no final do jogo 6 contra o Magic)consegue/simula diversas faltas de ataques e faz as pequenas coisas no jogo de basquete que ajudam o time a vencer (box out, screens, etc)que não aparecem no boxscore.
A torcida do Cleveland o adora, e muita gente boa na NBA gostaria de te-lo no time. Ele fez a sua parte.

Quanto ao Lebron o meu ponto de vista é simples:joga muito, mas tem mais nome do que resultados, por enquanto. A mídia o vê sempre da forma mais positiva possível e não o responsabiliza como deveria quando as coisas dão errado.É isso.

San disse...

Eu tenho uma opinião minha:

LeBron > Kobe

Hoje acho ele mais completo. Respeito quem acha o contrário, e espero que vcs respeitem minha opinião.

Rodrigo disse...

lebron falhou ? pq ele cometeu TOs no Game 4 ele falhou ? Uai, o kobe que todos amam aqui no brasil cometeu 7 tos em um jogo e 4 no último quarto. lebron foi muito decisivo.

DAS MÉDIAS ASSUSTADORES E RECORDES DE TODOS OS TEMPOS QUE ELE BATEU NESSA SÉRIE NINGUEM FALA NÉ, COM 24ANOS ESSE CARA BATE RECORDE ATRÁS DE RECORDE E LEVA O CLEVELAND CADA VEZ MAIS LONGE. QUEM DECEPCIONOU FOI O TIME NÃO O LEBRON.

Em 2007 foi diferente pq James teve uma série contra o SPurs ruim, mas nessa ele fez 40-8-8 um absurdo falar que ele fracassou.

Mas tudo bem né, AQUI NO BRASIL É ASSIM, KOBE NO CEU E LEBRON NO INFERNO

Anônimo disse...

O Lebron, n jogou bem, n é pelas estatisticas, é pelo quanto ele ficou apagado no jogo, cometeu uns erros não muito comuns, o que é normal ninguem consegue acertar 100% sempre, isso não torna ele um amarelão, e em relação a ele não cumprimentar D Howard, e n falar com a imprensa, isso de n aceitar a derrota, é falta de maturidade que ta faltando a ele durante o jogo e no pós jogo tb.

O Cleveland não é um time tão ruim como tão pintando, o Magic é que é dificil do Cleveland Bater.

Sergio disse...

Quem fala que LeBron não tem boa cabeça e se acha o maximo não sabe metade da vida dele e de suas atitudes. A atitude de receber o MVP na escolha que se formou, os eventos que ele faz em Akron para crianças carentes, o menino que ele "adotou" após perder os pais em um tragico incendio e por ai vai. O pessoal fala muita bobagem sem saber, só pelo que escuta e vê em um momento de frustação dele.

Leo disse...

sergio, esses dias vi um video no youtube do james dando uma bicicleta para um menino que era fãzão dele, muito massa, ele foi até um clube aonde estava o menino e fez essa surpresa. mas como vc disse, tem gente que fala muita besteira sem saber.

rubensborges disse...

Lembram do jogo na Final do ano passado que o Kobe fez uns 16 pontos? Ninguém chama o cara de amarelão. O LBJ ainda é guri, calama galera...

Diego disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Fv37ykpYk84&feature=related

se ele ñ fosse humilde não falaria que o kobe é o melhor e que se espelha nele. não voltaria a sua escola antiga, não contrataria seus amigos de infancia para ser seus agentes, e por ai vai....

Alberto disse...

LeBron já disse ontem que o Magic mereceu e foi melhor. O pessoal vê desrespeito dele pq quer ver mesmo, coisa de quem não gosta dele.

Como já falaram, LeBron é um cara, uma pessoa muito boa e consciente, não subiu a cabeça. Só perguntar pra quem já jogou com ele, vc vê por ai declarações dos jogadores, quem viu aquele documentarios no USA TEAM viu o quanto ele é querido pelos companheiros.

"LeBron é sensacional. Não só como jogador, mas como companheiro de equipe como pessoa" - Ben Wallace ontem

Dead boy disse...

Que mundo chato este, que valoriza as ovelhinhas de rebanho que andam em fila sem saber por quê, e menospreza os que são autênticos.

Cumprimentar Dwight por quê? Na boa... Se meu time surra o adversário, eu não fico feliz por receber um cumprimento raivoso do adversário, que me cumprimenta obrigado, somente para receber aplausos do mundo por conta do `fair play`.

E em nenhum momento ele desmereceu o Orlando. Não disse que ganharam por sorte. Atitude ruim foi a do Denver, insinuando compra de resultados - coisa que nunca deve ser dita nem de brincadeira.

Renzo: modere os elogios a Howard. Ele saiu detonando o coach, e isso foi uma atitude fora de quadra que, se fosse LeBron quem tivesse feito, todos criticariam.

leonel disse...

Pessoal,

Ainda vejo falhas na composição de elenco do Cavs. Não pode gastar tanto em salário Sczerbiak (é assim que se escreve?) e Ben Wallace.

Sobre o técnico, é inegável que falta experiência. Se quieserem um título pra já, troquem. Ou apostem no longo prazo com ele.

Lebron tinha que cumprimentar o adversário, mesmo que rapidamente. E tinha que dar entrevista. Ser o mais pago e a estrela também colocar a cara na frente nas horas ruins

Tiago disse...

Ele colocou, deu entrevista na manhã seguinte. James já provou ser um cara respeitoso, só não sabe disso quem acompanha pouco a NBA ou não gosta dele.

Anônimo disse...

Pois é, como já disseram em posts anteriores, hoje em dia o cara não precisa "apenas" ser um super jogador, ele tem que ter uma marca, um "brand", que o diferencie dos outros (acaba que todos se diferenciam e todos ficam iguais ao mesmo tempo). Esse negócio de ser "bad boy" já vem da época do Barkley, que fazia os comerciais da NIKE justamente explorando esse seu lado. Mas uma coisa o difereciava daqueles que estão aí agora, ele realmente era "mala", hoje os jogadores querem, forçadamente ter essa aura de "mal exemplo". Se o Lebron é um "vencedor" primeiramente tem que demosntrar em quadra, efetivamente. Enquanto isso ele "apenas" é um super jogador, com números sensacionais e com muito dinheiro. Infelizmente vencedor ele será quando ganhar um campeonato, coisa que ele, até agora, não conseguiu. Gostaria de ver os jogos finais das outras séries que ele "varreu" os adversários... aposto que ele está lá comprimentando (humilhando?!?!?!?!?) os jogadores dos times que perderam. Então, comprimentar só quando eu ganho, quando eu perco, não?!??!? Pois é!

Dead boy disse...

Bons tempos aqueles em que craque era quem entrava em quadra e jogava bem. E ponto.

Hoje o craque tem que cumprimentar adversário, dar entrevista, aparecer no MTV awards, contracenar com Hannah Montana, andar na montanha russa da Disney... Se não fizer tudo, isso não é craque. Então tá.

Dead boy disse...

Aliás, é por isso que a NBA tá virando circo. Um ano Dwight põe a capa do Super-Homem e enterra, no outro vem o baixinho usando uma bola verde pra simbolizar a kriptonita, e aposto que ano que vem o LeBron se inscreve no torneio de enterradas e vai fazer a cravada campeão fantasiado de Bozo.

Eu quero menos cordialidade, menos fair play, menos boçalidade, menos gentlemans, e mais BASQUETE, puro e simples.

eZ disse...

um artigo interessante sobre Mike Brown q achei e concordo plenamente, principalmente com as cagadas do tecnico, em negrito: z e varejao solo contra d12, big ben correndo atras do lewis no perimetro, o diminuto west pegando o gigante turkoglu e vou alem .. toda hora q big ben encaixava a marcacao no d12, ele saia do jogo, e jogou miseros 14 minutos. ridiculo.. acho q isso mostra pq lebron saiu puto, pq big ben quer aposentar, varejao vai testar o passe livre epor ai vai .. debandada geral e lebron no knicks em 2010 =)

Mike Freeman of CBSSports wrote a column titled "What can Brown do for Cavs? Not very much" in which he said: "Mike Brown, the smart leader of the Cleveland Cavaliers, is a good coach. There's little question about that. Reasonable people can't dispute it. It also cannot be argued that the reigning Coach of the Year in Brown is receiving one of the more public and painful coaching beat-downs we've seen in a long time. ... Van Gundy has outwitted and outsmarted Brown, straining almost every conceivable tactical and emotional advantage out of his Orlando team while frustrating Brown and his Cavs." There's more but you get the idea. A Google search of "Mike Brown outcoached by Van Gundy" yields a healthy number of results. And one writer at NBA Fanhouse thinks Mike will be fired during the offseason.

Brown did so much wrong in this series it's hard to make a master list, but just a few of his boo-boos included feeding Zydrunas Ilguaskas and Anderson Varejao to the lions (via sticking them against Dwight Howard in single coverage), putting Delonte West (who's 6'4") on Hedo Turkoglu (who's 6'10"), having LeBron James cover Rafer Alston, asking Ben Wallace to defend Rashard Lewis at the three-point line at the end of Game 4, failing to utilize a deep bench (Sasha Pavlovic got five minutes in Game 6, and Joe Smith never got out of his warm-ups), etc. Hell, half the time he wasn't even addressing his team during timeouts. (I'm not the only one who noticed this.) Bottom line: His CotY award was a sham. Not that he isn't a good coach in certain respects -- his players get after it on defense and seem to respect him -- but seriously...the fact that he has a CotY trophy in the bag when Jerry Sloan has NEVER won one keeps me up at night. That and the Internet porn. Okay, it's mostly the Internet porn. But that other thing has me pretty upset too. Wait, what was I talking about? Right! The Cavaliers. To be fair, it wasn't all Mike Brown. It was also...

eZ disse...

p mim o lebron pegou o bone e foi embora puto com o seu querido tecnico q cagou muito e n fez nada p ganhar o jogo ...

mto,mto fraco ...

Bruno disse...

Dead Boy, feliz ou infelizmente, hoje o cara que é estrela tem que se adaptar a essa realidade de popstar.
Dentre outros motivos, por isso eles ganham tanto dinheiro. Jordan, Magic e Bird construíram essa NBA em que a imagem é tudo, levaram o basquete a todos os cantos do mundo.
Então , se Lebron é o novo "cara" na linhagem de mega stars, TEM que fazer o mesmo, ou seja, dar entrevista na vitória e na derrota, cumprimentar os adversários etc (como fizeram os acima citados).
Por isso e por questão de educação.

Bruno disse...

eZ, na boa, para cada matéria criticando o Mike Brown, tem outra dizendo que independente do que ele tentasse, os match ups favoreciam muito o Magic, então não seria tão culpa dele assim.
Na verdade todo mundo teve culpa menos o Lebron, claro, que é intocável.
O que ninguém fala é que se teve 40 pts de média contra o Magic foi por que a defesa do Magic queria exatamente isso, e neutralizar os outros 4 (missão cumprida)Kobe e Wade também tiveram jogos contra o Magic de 40 e 50 pts, respectivamente, e perderam. A defesa do Magic é assim, eles desafiaram Lebron a vencer a série sozinho ou arrumar um jeito de envolver seus companheiros nos jogos, e o "Choosen One" falhou nas duas missões.

Pedro Ivo - Jornal dos Sports disse...

Parabéns pelo texto Rodrigo. Muito bom !
Um abraço

eZ disse...

Cara, ng ta dizendo q o time do cavs ganharia se n fosse o tecnico. Mas q deu raiva ver os jogos, isso deu. O ultimo jogo foi ridiculo. Acho q do jeito q o magic tava jogando, seria dureza mesmo. Alguem ia sobrar e ganhar o jogo. Mas como eu disse, q o tecnico e ridiculo, isso eh. e vou mais alem. A nba ta sofrendo uma crise tecnica enorme. Nao esta havendo uma boa renovacao. Os times agora n cansam de trocar de tecnico. Cagadas atras de cagadas. E bem, a serie mal chegou a ser decidida individualmente na minha opniao. Ela foi sim decidida mais por erros taticos e decisoes tecnicas ( ou ausencia delas )

Maickel disse...

Varejão foi quem amarelou, teve momentos do jogo em que recebia a bola na linha pontilhada e como o D12 o marcava, ficava com receio de arremessar e devolvia a bola (se livrava da), jogando frente a sua torcida até que fez cestas importantes no jogo 5 onde cavava a falta e conseguia os pontos. mas jogar bem em casa é obrigação e fora é superação de quem quer vencer.

Quanto ao Lewis, ele não é PF, é um SF, ele e o turko são alas pequenos, mas como o esquema do orlando é 4 fora do garrafao arremessando e o D12 la dentro. da pra dizer que o orlando tem 4 armadores, 4 alas. o alto valor do lewis só compensa numa coisa, ele não é o grant hill que ganhava pra ficar lesionado, o cara vem jogando e foi importante na série.

Lebron James: cometeu erros em alguns momentos importantes como qualquer outro jogador, mas teve culhões pra fazê-lo, tentou passar algumas bolas e viu que o apoio estava tremendo, hesidanto muito, não da pra culpar o cara. o Orlando mostrou na temporada regular (apesar de ter sido 2-1 sendo 2 jogos em casa) que tinha time pra complicar o estilo de jogo o cavs, assim como o celtics, e talvez o bulls no leste que poderiam fazer isto. o garrafão do cavs é LENTO, zidrunas perde pra um velho de 60 anos (vide o dick baveta correndo no allstar) hahahuahua o varejao ta lento, o big ben é nulo no ataque. sobraria o joe smith que era a 4° opção.. qdo puseram james numa espécie de power foward o cavs foi la e complicou o jogo do magic.. fica a questão, algum allstar vai ir pro cavs? (FA's) Iverson, T-mac, kidd?
Lebron vai pro nets pra jogar com harris e carter (que baita trio né?) torço pra ele, se quiser vir pro lakers jogar com o kobe, é dinastia por 6 anos hauhauha

Anônimo disse...

Concordo com um comentário feito aí em cima: "Bons tempos aqueles em que craque era quem entrava em quadra e jogava bem. E ponto.".

Realmente! as vezes me dá uma saudade da década de 50, do meu MINNEAPOLIS LAKERS... Do GEORGE MIKAN. Ah! Bons tempos!!!!

Dead boy disse...

Bruno: hoje o cara tem que se adaptar a essa rotina.

Mas adaptar-se a essa rotina faz dele uma estrela da NBA, não um craque.

Pra mim, LeBron é craque e essa discussão de ele ter ou não cumprimentado é uma piada.

Se, depois do estouro do cronômetro, ele tirasse uma carteira de cigarros do bolso e acendesse um Marlboro, isso não diminuiria um milímetro o que ele fez em quadra.

Quando vejo basquete, eu julgo o que o cara faz em quadra. Só isso.

Saber se ele cumprimentou ou não só mostra se ele é ou não estrela, o que pra mim interessa pouco ou nada. Eu quero saber o que ele faz nas 4 linhas.

João P. disse...

Rodrigo, concordo com quase tudo o que voce disse.. muito boa essa analise de estar no ceu e no inferno em duas semanas, independente de ser no brasil ou nos states.. mas discordo totalmente do Para piorar, não cumprimentou Dwight Howard na quadra e deu a infeliz declaração: '"Para mim, é difícil parabenizar alguém depois de ter perdido. Sou um vencedor. Não se trata de ser antidesportivo ou algo do tipo. Se alguém te derruba, você não vai dar os parabéns. Sou um competidor. É isso o que eu faço. Não faz sentido ir até lá e apertar a mão dessa pessoa". Triste. '
por que 'triste'? nao entendi. ele se explicou, disse que nao quer ser antidesportivo nem nada. mas a queda dele foi grande. todo mundo já tinha apostado no cavs nas finais e ele nao correspondeu. tem todo o direito de parabenizar o dwight quando estiver de cabeça fria. muito melhor a sinceridade que ele teve do que cumprimentar falsamente outro jogador só pra sair bem na foto.
até!

jp disse...

eZ, muito bem lembrado! Eu ficava indignado de ver Ben Wallace, um poste no ataque, mas em alguns momentos encaixava muito bem defensivamente o dwight ai o treinador colocava ele no banco. mas acima disso, D. West defendendo Turkoglu foi uma sacanagem enorme. Em certos momentos o cavs jogava com D.Gibson, Mo Williams, D.West, lebron e Smith de Center! contra a equipe alta (e ainda assim agil) do orlando. incrivel.

rubensborges disse...

Vocês querem mais basquete, um basquete melhor na NBA? Uma palavra: Corte.
Cortar algumas equipes, voltar para o, no máximo, começo dos anos 90. Times demais dilui o talento...

Bruno disse...

Dead Boy, você tem razão que o que importa é o que o cara fez nas quatro linhas. Perfeito. Mas deixar de cumprimentar o adversário ocorreu nas quatro linhas e, mesmo sendo com o jogo terminado, tem relação direta com ele. Trata-se de uma atitude antidesportiva, contrária à uma pseudo ética do jogo, a suas tradições. Portanto tem relação com o jogo.
Já se o Lebron fizesse como voce sugeriu, e acendesse um cigarro ou abrisse um six pack de cerveja no meio da quadra, isto definitivamente não mudaria absolutamente nada em relação ao Lebron jogador. Eu, particularmente, iria até virar mais fã dele, por que o cara ia demonstrar mais personalidade, e não seria apenas o manequim falante que é.
Mas você está certo em mais uma coisa: existem assuntos melhores para serem discutidos do que Lebron e suas falhas, até por que ele já foi pra cada, né?
Já está mais do que na hora de um post falando sobre a final.abcs

Lucas Belchior disse...

O lebron é igual ao Hamilton, só comprimenta quando vence, isso é patético, é homem e o melhor quando ganha e quadno perde sai fora, ´e muleque ainda.

Kobe comprimentou o Garnett nas finais do ano passado, comoJordan, Bird, MAgic comprimentavam seus adversários.

Lebron é craque, sem dúvidas, mas não aje como um vencedor. Até mesmo, porque aidna não o é.

Cassiano disse...

Varejão é mais um jogador...nunca será protagonista...é um ABSURDO achar que esse cara tem capacidade de fazer a diferença na seleção brasileira...
Cagão...só "sabe" marcar...se bem que não garante rebotes e é muito fraquinho pra jogar em baixo...no ataque, PÍFIO...não sabe ARREMESSAR, não tem culhão para ir pra cesta...
Decepcionante...embora totalmente esperado...

Posts brilhantes...como o de Bruno em relação a Mo Willians e Renzo em relaçao a D-12...

Abraço a todos..

Orlando disse...

LeBron errou pela primeira vez fora de quadra na liga e é crucificado aqui. O pessoal como já disseram, não lê nada, James é uma puta pessoa, qd erra pela primeira vez pq tá nervoso é crucificado. Se fosse assim com Kobe ele estaria na cadeia já....fez coisa um "pouco" mais sérias.

Bruno disse...

Orlando,
discordo do Lebron ser uma "puta pessoa", e eu assumo que isso seja um elogio a ele.
No meu caso, minha impressão de que ele não é uma "puta pessoa" decorre exatamente do fato de que leio muito, talvez até demais e, nessas leituras, já vi muita gente dizendo que o Lebron mascarou muito depois de virar profissional, que membros da USA Basketball estavam absolutamente revoltados com o comportamento do cara na estadia dele com a seleção, enfim, que o cara é uma prima donna.
A saida dele do jogo 6 foi atitude de perdedor, de moleque, e nós todos fomos "testemunhas" disso.
Em tempo:não é minha intenção ensinar nada a ninguém, e nem sei de onde você tira suas informações da NBA, mas tem muito colunista chapa branca, muita matéria publicitária envolvida, as vezes mais do que informação (digo na imprensa americana, claro)e convém desconfiar de certas situações digamos, convenientes (ex:Lebron receber o troféu de MVP na sua escola de 2º grau).Abcs

Dead boy disse...

É óbvio que receber o MVP na escola é PURO marketing. Alguém tem dúvida disso? Eu posso até imaginar como ocorreu: LeBron acordando em sua cama king size (afinal, ele é o king mesmo...), dá um superbocejo, duas empregadas gostosas trazem o café da manhã, aí ele recebe um telefonema no celular. É o empresário dele: "James? O MVP é seu, como você sabe. E o melhor lugar para você receber o prêmio é no seu colégio. Imagine a publicidade positiva! Já está tudo arrumado".

E assim por diante.

É por isso que eu avalio o cara dentro das quatro linhas. O que ele joga, o que ele faz. Não fico me perguntando se LeBron ou Kobe são bons camaradas ou sujeitos que eu convidaria pro churrasco de domingo. Não me importa se ele joga talco pro alto ou se o Birdman é mau caráter ao fazer dancinhas em quadra contra os Lakers.

Jogador é jogador. Eu quero saber se ele consegue dar o passe, pegar o rebote, fazer a cesta.

Pro resto, não tou nem aí.

Carlos disse...

O empresario do James são seus amigos. Ele falou que confia em seus amigos de infancia. Foda.

Orlando disse...

Bruno, gostaria que vc me mostrasse aonde leu essa bobagem que o LeBron era odiado no USA Team por suas atitudes. Cara, foi exatamente o contrário que saiu. Assista o documentário no YouTube ROAD TO REDEMPTION, lá mostra como o pessoal gostava do James. E outra, existe enquete da Sports Illustrated que pergunta aos jogadores da NBA qual o cara que gostaria de jogar ao lado, não só pelo que faz dentro de quadra, mas principalmente fora de quadra. LeBron ganhou com 70%, todos falando que ele é "Nice Guy to be around"

http://www.youtube.com/watch?v=ymnatD8qP60

Olha o Kobe falando um pouco dessa personalidade do James. Lá tem umas imagens do USA Team.

Jason Kidd sobre LeBron: "He is a valuable person, its amazing how he envolve his teemates of the court. When my son meet him, he becomes the most lebron james fan in the world"

Ou seja" LeBron é uma pessoa valiosa, é impressionante como ele nos envolve fora das quadras. Meu filho quando conheceu ele, se tornou o maior fã do mundo do LeBron"

Tem um video no YouTube de Kidd e seu filho chegando pro All Star Game e LeBron juntos. O James conversa, brinca com o filho do Kidd.

Dead boy disse...

Qual a diferença prática de LeBron ser simpático fora de quadra?

Bruno disse...

Orlando,

vou procurar o link, mas acho difícl que encontre, pois li faz muito tempo.
Se não me engano, o maior problema ocorreu na primeira vez dele na seleção em 2004, por, dentre outras coisas, exigir privilégios e coisas do gênero.
Mas não quer dizer que seja verdade, assim como esse show dele na escola em que estudou também não.
Minha opinião sobre ele é a mesma;joga muito, tem mais nome que resultados, e me parece mais preocupado em se tornar um popstar do que qualquer outro jogador de basquete.
Volto a dizer, muita gente na imprensa americana (e brasileira também, você viu o relato do Paulo Antunes da ESPN, no domingo, durante o jogo de baseball, em que ele falou que o Lebron o tratou péssimamente em uma tentativa de entrevista meses atrás, e o Kobe foi super educado, surpreendendo o próprio jornalista, que achava que seria o contrário?)que dizem que o Lebron é mascarado, sempre cercado pela sua entourage de marketeiros, seguranças e "amigos".
Se é verdade eu não sei, mas uma coisa eu sei:ele não é uma unanimidade como "cara legal", longe, muito longe disso.

Elemento disse...

O Varejão é talvez a figura mais simpática da NBA. É um cara que sorri para os adversários, que segura os companheiros que querem "brigar", que é defendido por todos no time quando alguém quer brigar com ele... A torcida o adora...

Em função disto, muitos não fazem uma avaliação crítica real do seu basquete e pegam muito, mas muito leve com ele. Até acho ele defensivamente útil (aplicado, se doa ao time, boa noção de posicionamento, etc.). Já no ataque ele é muito fraco, o que o torna incompleto. Acredito que uma equipe que quer ser campeã da NBA não pode se dar ao luxo de ter o Varejão como titular e o Ben como reserva... Acho que nem na seleção brasileira o Varejão deveria estar, com todo o respeito.

Já o Lebron, é um monstro, mas não "paga de simpatia" forçada pra ninguém. Às vezes, pega-se no pé dele além do que ele realmente merece.

Sergio disse...

o bruno se engana muito....o james é um cara simpatico, e adorado por todos. basta pegar as opiniões de outros jogadores sobre ele fora de quadra, mas o bruno é mais um que gosta do kobe e então quer o mal do lebron e que todos odeiem ele.

Alfredo disse...

"keep hearing that he disrespected the Magic. Oh, really? Is this the same Magic that jacked up a shot in the final seconds of a blowout"

Pois é, parece que LeBron cometeu um crime, precisa ser assasinado pq não comprimentou e nem deu entrevista. Uai, o Howard deu um chute de três no último segundo de uma vitória garantida, quem vê NBA sabe que isso lá não se faz. Mas só falam do LeBron, pois ele que perdeu e saiu derrotado. Que coisa, Brasil odeia o LeBron.

Lucas_Suns_RJ disse...

Não acho que o LeBron seja um amarelao, acho ele o mais eficiente do mundo. Teve uma infelicidade, nao axo q seja porque ele amarelou nem nada, axo que o cansaço teve um papel grande nisso. Mas o verdadeiro motivo de EU nao conseguir hoje dizer que o Lebron eh o MELHOR do mundo, eh a decisão do ultimo minuto, q se o Lebron for fazer essa decisão, seja de 3 ou ateh um infiltraçao, eu nao vou ter tanta certeza que a bola iria entrar, quanto eu teria se fosse o Wade ou o Kobe. Apesar de eu saber que o LeBron eh o mais eficiente e o mais regular, para mim, ele esta atras do Kobe e Wade

E discordo de voce com relaçao ao Mo Willians, com exceçao do Gasol, o Mo tem tanta chance de decidir o jogo quanto aqueles que voce citou