sábado, 27 de junho de 2009

MAIS UM CAPÍTULO




Eu sei que o povo fica bravo quando aparecem críticas ao basquete feminino, mas não há como evitar. O que aconteceu no jogo 1 da final do Paulista, com os dois melhores times do país em quadra, simplesmente não pode passar em branco. Para começo de conversa, o duelo, mesmo na prorrogação, terminou em 51-50. Na vitória de Ourinhos sobre Americana, os aproveitamentos somados foram de 33,5% nos chutes de dois, 16% nos de três e 46% nos lances livres, sem contar os 45 desperdícios de bola e um incrível segundo quarto com o placar de 9-3 para Americana - sim, Ourinhos, o pentacampeão nacional, conseguiu a proeza de fazer três pontos em um quarto.

É claro que a solução do problema passa por um trabalho de longo prazo nas categorias de base, na capacitação de técnicos, no intercâmbio, no fortalecimento da modalidade fora de São Paulo, nas clínicas de fundamentos, e por aí vai. Já conversamos sobre isso milhões de vezes. Mas não dá para ignorar a parcela de culpa das jogadoras que estão em quadra agora. Na maior parte do tempo, elas atuam sem um pingo de responsabilidade, chutando, passando e driblando de qualquer jeito, quando dá na telha, sem o menor compromisso com o jogo coletivo.

A lucidez é um artigo tão raro que a foto de Carina chega a ser uma homenagem. A ala de Americana foi um dos poucos pontos positivos, com 17 pontos e 13 rebotes. Do outro lado, Mamá anotou 13 e 14. Em terra de cego, foram mais do que rainhas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito irônico a melhor jogadora não ter sido convocada para a seleção. Aliás, a Carina sempre foi muito injustiçada.

Anônimo disse...

No jogo 4 da final da WNBA em 2006, o Sacramento Monarchs marcou apenas 2 pontos no quarto perído. Pior que o Ourinhos.

jdinis disse...

Discordo quanto a não ter existido "o menor compromisso com o jogo coletivo". Jogo coletivo ocorreu, o problema foram as inúmeras falhas individuais. A Karla, por exemplo, na maior parte do jogo não arremessou alopradamente como as vezes faz.

Quanto a Carina, a muito tempo é uma das jogadoras mais regulares do Brasil. Quase não erra, tem bom arremesso, é lúcida na decisão de qual jogada executar. E não acho isso por conta dessa partida apenas.

Sds.

Anônimo disse...

Pegar rebote num jogo com um aproveitamento desses, deve ser incrivelmente dificil!!!!

Waltecir disse...

O q é este técnico de Ourinhos Urubatan?!?! Pediu tempo faltando menos de 30s p o final d jogo, perdendo por dois pontos. Qualquer técnico bom saberia q sairia do meio da quadra, ELE NÃO SABIA, já estava pedindo p fazer saída de pressão do fundo da quadra de defesa, quando uma atleta interveio e disse q a reposição era do meio. PUTZ!! Daí ficou o restante do tempo tentando desenhar na prancheta uma formação em coluna sem a menor convicção p sair do meio. Perdeu tanto tempo desenhando e apagando, pensando, q não desenhou qual jogada ou movimentos elas fariam nesta posse. Lamentável ele dirigir um time de adulto(ele pode ser muito gente boa), mais ainda sendo de Ourinhos.

Anônimo disse...

A Caria é pivô e não ala. Se informe melhor antes de criticar...